25/11/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Atividade 1
Para o professor:
1) Apresente a imagem aos alunos. Utilize um aparelho data-show para projetar a imagem ou providencie cópias impressas para cada aluno.
Disponível em: http://vivendociencias.blogspot.com.br/2011/10/analise-de-imagens-evolucao-humana.html. Acesso em: 11 novembro 2013.
2) Organize os alunos em duplas.
3) Registre no quadro os seguintes questionamentos:
- O que essa imagem representa?
- O ser humano evoluiu do macaco?
- Como ocorreu a evolução do ser humano?
4) Peça-os que discutam os questionamentos em duplas.
5) Organize os alunos em círculos e estimule a socialização das ideias.
6) Nesse momento, inicie a discussão sobre a evolução do ser humano. Estimule os alunos a refletirem sobre a ideia errônea de que o ser humano surgiu do macaco.
Atividade 2
Para o professor:
1) Com os alunos ainda em duplas, providencie uma cópia para cada dupla da reportagem:
- Nós não viemos dos macacos. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/nao-viemos-macacos-681472.shtml. Acesso em: 11 novembro 2013.
2) Peça aos alunos que façam a leitura da reportagem e elaborem um parágrafo explicativo sobre a ideia principal da reportagem.
3) Novamente, estimule a socialização dos registros.
Atividade 1
Para o professor:
1) Apresentar o vídeo para os alunos. Utilize um notebook e equipamento data-show ou a sala de vídeo da escola.
- A evolução da espécie humana. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A. Acesso em: 11 novembro 2013.
2) Após a apresentação do vídeo, solicite aos alunos que elaborem um texto de no mínimo 10 linhas abordando o conteúdo do vídeo.
3) Para isso, os alunos poderão trabalhar em duplas.
4) Sugira o seguinte título para o texto: Nós viemos dos macacos?
5) Combine uma data para a entrega dos textos.
Atividade 2
Para o professor:
1) Apresente a seguinte animação. Se for possível, é interessante cada aluno ou grupos de até três alunos acessarem em um computador para visualizarem a animação.
- Árvore da vida. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/arvore-vida-432386.shtml. Acesso em: 11 novembro 2013.
2) Solicite aos alunos que analisem atentamente o material e registrem, no caderno, possíveis conclusões acerca dos dados apresentados na animação.
3) Em seguida, discuta com os alunos que a ideia da ancestralidade comum é a base da Teoria da Evolução.
4) Por fim, retome os questionamentos do inicio da aula.
Sugestão de material para o professor:
- Nós viemos do macaco. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18880. Acesso em: 11 novembro 2013.
- Nós viemos do macaco? Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=277#top. Acesso em: 11 novembro 2013.
A avaliação deverá ocorrer durante todas as atividades. Em relação aos aspectos qualitativos, a colaboração, o envolvimento e o desempenho dos alunos serão avaliados. A produção de texto poderá ser utilizada para avaliação quantitativa.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!