Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A espécie humana evoluiu do macaco?

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender o processo de evolução da espécie humana.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conceito de evolução e ancestral.
Estratégias e recursos da aula
  •  Imagem.
  • Questionamentos.
  • Atividades em duplas .
  • Produção de texto.
  • Leitura de reportagens.
  • Vídeos.

 

MÓDULO 1: Apresentação do tema

 

Atividade 1

Para o professor:

1) Apresente a imagem aos alunos. Utilize um aparelho data-show para projetar a imagem ou providencie cópias impressas para cada aluno.

Evolução humana.

Disponível em: http://vivendociencias.blogspot.com.br/2011/10/analise-de-imagens-evolucao-humana.html. Acesso em: 11 novembro 2013.

 

2) Organize os alunos em duplas.

3) Registre no quadro os seguintes questionamentos:

- O que essa imagem representa?

- O ser humano evoluiu do macaco?

- Como ocorreu a evolução do ser humano?

 

4) Peça-os que discutam os questionamentos em duplas.

5) Organize os alunos em círculos e estimule a socialização das ideias.

6) Nesse momento, inicie a discussão sobre a evolução do ser humano. Estimule os alunos a refletirem sobre a ideia errônea de que o ser humano surgiu do macaco.

 

Atividade 2

Para o professor:

1) Com os alunos ainda em duplas, providencie uma cópia para cada dupla da reportagem:

- Nós não viemos dos macacos. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/nao-viemos-macacos-681472.shtml. Acesso em: 11 novembro 2013.

 

2) Peça aos alunos que façam a leitura da reportagem e elaborem um parágrafo explicativo sobre a ideia principal da reportagem.

3) Novamente, estimule a socialização dos registros.

 

MÓDULO 2: Desenvolvimento do tema

 

Atividade 1

Para o professor:

1) Apresentar o vídeo para os alunos. Utilize um notebook e equipamento data-show ou a sala de vídeo da escola.

- A evolução da espécie humana. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A. Acesso em: 11 novembro 2013.

 

2) Após a apresentação do vídeo, solicite aos alunos que elaborem um texto de no mínimo 10 linhas abordando o conteúdo do vídeo.

3) Para isso, os alunos poderão trabalhar em duplas.

4) Sugira o seguinte título para o texto: Nós viemos dos macacos?

5) Combine uma data para a entrega dos textos.

 

Atividade 2

Para o professor:

1) Apresente a seguinte animação. Se for possível, é interessante cada aluno ou grupos de até três alunos acessarem em um computador para visualizarem a animação.

- Árvore da vida. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/arvore-vida-432386.shtml. Acesso em: 11 novembro 2013.

Árvore da vida

2) Solicite aos alunos que analisem atentamente o material e registrem, no caderno, possíveis conclusões acerca dos dados apresentados na animação.

3) Em seguida, discuta com os alunos que a ideia da ancestralidade comum é a base da Teoria da Evolução.

4) Por fim, retome os questionamentos do inicio da aula.

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- Nós viemos do macaco. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18880. Acesso em: 11 novembro 2013.

- Nós viemos do macaco? Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=277#top. Acesso em: 11 novembro 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante todas as atividades. Em relação aos aspectos qualitativos, a colaboração, o envolvimento e o desempenho dos alunos serão avaliados. A produção de texto poderá ser utilizada para avaliação quantitativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.