25/11/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Atividade 1: Motivação
Para o professor:
1) Para essa aula, peça aos alunos, em um momento anterior, que tragam fotos de quando eram crianças e fotos atuais.
2) Com as fotos, solicite aos alunos que se organizem em duplas e observem as fotos.
3) Peça-os que façam uma lista, no caderno, das transformações físicas observadas.
Sugestões de questões para a observação e registros dos alunos:
- Quais as transformações físicas vivenciadas por vocês?
- Quem são os responsáveis por essas transformações?
- Além das transformações físicas, ocorreram transformações comportamentais? Cite-as.
4) Organize um momento para a socialização das ideias.
5) Apresente a imagem abaixo. Utilize um aparelho data-show ou providencia cópias para os alunos.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u668368.shtml. Acesso em: 18 novembro 2013.
Atividade 2: O que é a adolescência?
Para o professor:
1) Providencie uma folha sulfite para cada aluno.
2) Peça aos alunos que registrem nessa folha o que significa a adolescência para eles.
3) Informe-os que poderão fazer um texto, poema, desenho, rescrever a letra de uma música, diagrama.
4) Nesse momento, deixe os alunos bem a vontade para exporem suas ideias.
5) Em seguida, prepare um painel para expor as produções dos alunos.
6) Convide o professor da área de Psicologia Escolar, caso a escola possua, para discutir com os alunos o tema.
Atividade 1: Exibição do vídeo
Para o professor:
1) Apresente o filme Diário de um adolescente, com Leonardo di Caprio, em uma sala de aula com aparelho data-show e notebook ou na sala de vídeo.
Disponível em: http://cinema10.com.br/filme/diario-de-um-adolescente. Acesso em: 18 novembro 2013.
2) Após o filme, discuta com os alunos sobre a fase de transformações ocorridas durante a adolescência e também sobre o uso de drogas.
3) Convide o professor da área de Psicologia Escolar, caso a escola possua, para discutir com os alunos o tema.
Atividade 2: Leitura e produção de texto
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos de até 4 pessoas.
2) Disponibilize uma reportagem para cada grupo.
Mudanças no sono antecedem puberdade. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u668368.shtml. Acesso em: 18 novembro 2013.
3) Peça aos alunos que façam uma discussão em grupo sobre os fatores que implicam na antecipação da puberdade.
4) Solicite aos alunos que organizem as ideias em um texto que deverá ser entregue.
5) Organize um momento para socialização das ideias.
6) Estimule os alunos a refletirem sobre as atitudes que desencadeiam as situações apresentadas na reportagem.
Sugestões de vídeos para o professor:
- Bicho de sete cabeças. Disponível em: http://www.bichodesetecabecas.com.br/. Acesso em: 18 novembro 2013.
Sugestões de reportagens para discussão com os alunos:
- Os desafios da adolescência. Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/os_desafios_da_adolescencia.html. Acesso em: 18 novembro 2013.
- Adolescentes começam a beber cada vez mais cedo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/adolescentes-comecam-a-beber-cada-vez-mais-cedo. Acesso em: 18 novembro 2013.
A avaliação será processual e ocorrerá durante todas as atividades propostas. Para aspectos qualitativos serão avaliados o empenho e a participação dos alunos nas atividades. As produções de texto e as discussões serão avaliadas de forma quantitativa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!