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Como funciona a memória flash dos pendrives?

 

27/08/2009

Autor e Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o funcionamento dos dispositivos de armazenamento das memórias flash ou pendrives, utilizados no cotidiano atualmente.
Demonstrar, através de pesquisas sobre as memórias flash e os pendrives, as aplicações da física nas tecnologias digitais.

Duração das atividades
Número de aulas: 01 de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de eletricidade.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

       O Professor pode iniciar a aula comentando sobre os dispositivos de armazenamento portáteis, como pendrives e cartões de memória, indagando aos alunos se eles conhecem o seu funcionamento, pois utilizam com frequência esses dispositivos. Para inicio de estudo, peça para que os alunos iniciem o estudo com a reportagem Liberdade de bolso:

VEJA ON-LINE. Liberdade de bolso: A memória flash e novos programas permitem carregar o conteúdo do PC num pen drive. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/280606/p_100.html> acessado em 16/08/2009.

        Utilizando os recursos de vídeo, e reportagens disponíveis nessa aula, o professor pode pode mostrar o funcionamento e as aplicações dos dispositivos de armazemamento, e a relação com a preservação do meio ambiente.

  

     Os dispositivos de armazenamento portáteis, memórias flash ou pen drives, são muito comuns entre os jovens, é possível armazenar uma quantidade muito grande de informações, como filmes, textos e música.

  •  Discuta com seus alunos como essa grande quantidade de informação pode ser utilizada como um auxílio na aprendizagem.
  • Incentive os estudantes a falarem suas curiosidades sobre o tema e registre-as para que possa ir discutindo e sistematizando no decorrer da aula.

        A memória flash é um dispositivo de armazenamento de informações portátil, esse dispositivo começou a tornar-se realidade com o avanço nos estudos de nanotecnologia, que permitiram desenvolver transistores de tamanho nanométrico, um nanométro é a milionésima parte de um milímetro, em um pendrive existem milhares desses transistores. As memórias flash estão substituindo os discos rígidos de computador, que possuem peças móveis e não tem muita resistência a impactos mecânicos.

         A memória flash é mais resistente a impactos e consome menos energia, o processo de gravação das informações é feito pela corrente elétrica que altera o estado dos transistores dentro do pendrive, sem motores ou outros componentes pesados.

Componentes internos de um pen drive

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Pendrive : Imagem disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Usbkey_internals.jpg/625px-Usbkey_internals.jpg > acessado em 18/08/2009  

        Na imagem temos os componentes internos de um pen drive, o chip de memória flash pode conter bilhoes de transistores, atualmente a

capacidade de armazenamento dos pen drives chega a 128 Gb.

     

      Para saber mais sobre dispositivos de armazenamento, memória flash e pendr ives, no site wikipedi a podemos encontrar in formações interessantes:Wikipédia: USB flash drive: Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive> acessado em 16/08/2009.

No vídeo a seguir temos o funcion ame nt o de uma memória flash, onde pode mos observar os tipos de memória e suas aplic ações.

Youtube: Como funciona a memória flash: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VevAFr5NcmU> acessado em 16/08/2009.

Roteiro de discussão do vídeo:

1 Observamos no cotidiano que a capacidade de armazenamento das memórias flash dobra a cada lançamento de um novo aparelho, existe um limite para esse aumento?

                

         No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes, realizarem uma pesquisa sobre dispositivos de armazenamento, para inicio da pesquisa, uma fonte interessante é a reportagem do site Terra:    Site Terra: Pendrive feito de milho: Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3612388-EI13540,00-Pendrive+feito+de+milho+e+apresentado+na+CeBIT.html> acessado em 16/08/2009.

Lista de pelo menos 5 sites para pesquisa, com breve comentário sobre o que o aluno deverá encontrar.

1 Como tudo funciona: Como funciona a memória flash: Disponível em: <http://informatica.hsw.uol.com.br/memoria-flash.htm> acessado em 19/08/2009    Esse site descreve o funcionamento dos tipos de memória flash, utilizadas em computadores e dispositivos portáteis.

2  O Globo: Diferenças entre pen drive, cartão flash e HDD: disponível em: <http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/04/14/memoria_portatil_especialistas_explicam_diferencas_entre_pen_drive_cartao_flash_hdd-426826548.asp>acessado em 19/08/2009    Nessa reportagem, especialistas comentam sobre a diferença entre pen drive, cartão flash e HDD

3 Intel.Gizmodo: Memória flash, perto do limite?: Disponível em:  <http://intel.gizmodo.com.br/conteudo/memoria-flash-perto-do-limite>acessado em 19/08/2009        Reportagem sobre nanotecnologia, apontando a questão da possível limitação da capacidade das memórias flash.

4 Dia a dia educação: Apostila da TV Multimídia: Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/arquivos/File/livro/livro.html> acessado em 19/08/2009        Apostila que ensina como trabalhar com conteúdos educacionais utilizando o Pen drive.

5 Inovação Tecnológica: Sucessoras da memória flash: Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110030311> acessado em: 19/08/2009    Nessa reportagem do site Inovação Tecnológica vamos conhecer as possíveis sucessoras das memó rias flash.Pesquisando em outras fontes, os alunos p odem utilizar o recurso d os blogs para disponibilizar a s sua pesquisas e compartilhar os comentários com os colegas de outras escolas.     

BLOG

É um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc.

No site www.escolabr.com, existem muitas sugestões de sites para o trabalho com blogs e a orientação pedagógica para isso.

Veja mais sobre blogs na educação no Portal do MEC em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198         

No Portal do Professor, vamos utilizar um recurso de aprendizagem para compreender a ordem de grandeza em que estão os transistores dentro de um pendrive:

Portal do Professor: Medidas e ordens de grandezas <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1287> acessado em 19/08/2009 

         Peça para que o alunos explorem o tamanho dos objetos, desde microscópicos até macroscópicos, um transistor de um chip de memória flash tem tamanho da ordem de nanometros, o que significa que é 80000 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.

      

Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:       

Os dispositivos de armazenamento portateis estão aumentando o acesso a informação, com o crescente aumento da sua capacidade, é possível carregar no bolso uma grande quantidade de informação, como video-aulas, audio-livros, imagens e livros digitais.       

Os pendrives, são conhecidos como memória flash, no cotidiano existem exemplos desse tipo de memória no computador, em que o sistema básico de funcionamento, chamado de BIOS, é uma memória flash de pequena capacidade, instalada internamente. Outros exemplos são os pendrives e cartões de memória, utilizados para armazenar documentos, imagens digitais, vídeos e outros formatos de arquivo digital. A memória flash dentro de um pen drive funciona com milhares de transistores de tamanho nanométrico, esses transistores funcionam como células que podem ser gravadas e apagadas milhares de vezes, cada vez que uma corrente elétrica passa por uma dessas células, os elétrons ficam "presos" em uma posição dentro da memória, caracterizando o estado de 0 e 1, ou ligado e desligado. Essa informação do estado de cada célula é interpretada pelo computador e faz parte dos arquivos que estão dentro do pendrive. Para modificar esse estado das células(gravar ou apagar arquivos), basta usar a corrente elétrica novamente, que é obtida quando inserimos a memória na porta USB do computador. Sugestão: o aluno poderá registrar suas aprendizagens no blog sugerido, onde o professor irá acompanhar e fa zer as intervenções necessárias.

Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos contribuir para a efetivação de atitudes de preservação no planeta. Sugerimos as seguintes questões para reflexão junto aos estudantes, no sentido de orientá-los na proposições que devem elaborar:

  • Quais as alternativas para o descarte do lixo eletrônico?
  • A redução do tamanho dos aparelhos colabora com o uso de insumos do meio ambiente? Como isso pode se efetivar na prática?
  • Que atitudes cada estudante pode assumir em relação ao consumismo?
  • Quais contribuições das memórias flash ou pendrives para a vida do ser humano na atualidade?


Referências utilizadas:

Revista Abril:  Liberdade de bolso: Disponível em: <http://veja.abril.com.br /280606/p_100.html>acessado em 18/08/2009

Wikimédia: Pendrive : Imagem disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Usbkey_internals.jpg/625px-Usbkey_internals.jpg > acessado em 18/08/2009

Wikipédia: Memória Flash: Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive>acessado em 18/08/2009

Youtube: Como funciona a memória flash: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VevAFr5NcmU> acessado em 16/08/2009.

Terra Tecnologia: Pendrive feito de milho: Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3612388-EI13540,00-Pendrive+feito+de+milho+e+apresentado+na+CeBIT.html>acessado em 18/08/2009

Recursos Complementares

Cefala.org: Funcionamento da memória flash: Disponível em: acessado em 18/08/2009
Avaliação

       

        A avaliação pode ser realizada através das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode considerar a discussão em grupo com os alunos, realizada na prática social final, através de perguntas sobre o tema o professor, na hora de perceber como o estudante utilizará este tema em seu cotidiano, ou mesmo como pré-requisito para o estudo de outros temas o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.

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