25/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Professor, esse tema é muito interessante e poderá ajudar os estudantes a repensarem e refletirem sobre o papel dos ídolos na vida deles.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/99/Luan%252BSantana.png&imgrefurl=http://es.
wikipedia.org/wiki/Luan_Santana&h=502&w=500&sz=327&tbnid=cdCOOXaU_xV3aM:&tbnh=132&tbnw=
_ck1bGsV1DkzPa9YiL3G8MUq_SSQ=&docid=unsb_pSr_aTJiM&sa=X&ei=odSEUuvNH4a_kQfOoICoCA&ved=0CEoQ9QEwAw
MÓDULO 1- PREPARANDO PARA ESTUDAR O TEMA.
ATIVIDADE 1- LENDO SOBRE O TEMA
Acesso em: 11 nov. 2013.
Idolos atuais versus personalidades atemporais
Em escala internacional, observamos exemplos como Justin Bieber e Lady Gaga. Nacionalmente podemos citar Luan Santanna. Esses são considerados alguns dos principais ídolos da juventude atual. Tais personalidades, muito se diferem dos ídolos de 30 ou 40 anos atrás. Hoje em dia, a qualidade não é mais fator determinante para o sucesso, a imagem é o grande diferencial. O conteúdo de uma música pode não ser de grande relevância, mas se ela for interpretada por um dos cantores considerados ‘bonitinhos’, ou se tiver um clipe com coreografias complexas e roupas inusitadas, o sucesso é garantido.
A efemeridade desses ídolos atuais é notável, diferente de ícones como Madonna, Michael Jackson, Paul Mccartney, Cindy Lauper, ídolos considerados atemporais, reconhecidos por seus trabalhos mesmo muitos anos depois do auge de suas carreiras. Essa diferença se dá pelo fato de que muitos daqueles que tomamos por ícones da atualidade serem imagens fabricadas pela mídia, cuja única função é a de vender uma maior quantidade de produtos.
ATIVIDADE 2 - DEBATENDO O TEMA
Professor, depois de lidos os textos e conversado com os alunos sobre a opinião dos autores, convide seus alunos a fazerem um breve debate sobre o tema.
Faça um círculo com os alunos em sala de aula, de modo que todos se vejam e por meio do roteiro de perguntas abaixo, promova um debate sobre o tema:
OS ÍDOLOS DE CADA UM: QUEM SÃO e POR QUÊ SÃO? |
ROTEIRO
1. Quais os ídolos de vocês atualmente na música, no esporte e na televisão?
2. Vocês compram produtos com imagens de seus ídolos? Por quê?
3. Vocês vão a shows de seus ídolos?
4. Qual a razão ou razões de seu gosto por este ou aquele ídolo?
5. De que forma esses ídolos influenciam a vida de vocês?
E outras.
ATIVIDADE 3 - LENDO TEXTOS SOBRE O ASSUNTO
Leve seus alunos para o laboratório de Informática e solicite a eles que façam a leitura dos textos:
Texto 1 - "O que significa ídolo"
Texto 2 - "Idolos e heróis", por meio dos quais compreenderão a necessidade de mais estudos que tratam do tema. Para fazer diferente, sugerimos a dinâmica a seguir:
Texto 1
O QUE SIGNIFICA ÍDOLO?
Está aí uma palavra que a maioria das pessoas talvez diga que conheça. Mas em minha opinião, talvez seja hora de olharmos com um pouco mais de profundidade o seu significado, principalmente na modernidade.
Na Bíblia, iremos encontrar a palavra ídolo, normalmente apontando para objetos que eram adorados, representando as divindades ou os deuses que havia na época. Veja este versículo: “Porquanto deixaram o SENHOR e serviram a Baal e a Astarote [ídolos]” (Jz 2. 13)
Um dos dez mandamentos fala claramente sobre os ídolos, que eram representados por imagens: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto” (Êxodo 20. 4-5)
Até nesse ponto acredito que não haja dúvida. O grande problema é que na modernidade surgiram novas modalidades de ídolos que se somaram as do passado. No passado, os ídolos eram normalmente deuses de culturas pagãs. Num passado não muito longínquo temos também a Igreja Católica canonizando “santos” que são abertamente adorados pela população [e por parte do clero], e por isso, eram ídolos.
Na atualidade, porém, um ídolo pode ser qualquer coisa. Um computador pode ser adorado, uma pessoa, um artista, um carro, o dinheiro, a carreira, o status, o sexo, a força, o poder, uma religião, um líder, um animal, etc. Nunca tivemos tantos ídolos como na atualidade. Os ídolos são quase disfarçados, porém cumprem o mesmo papel que no passado: tomar o lugar de Deus como O único a ser adorado. E, diga-se de passagem, Deus proíbe essa prática.
Texto disponível em: http://www.esbocandoideias.com/2010/12/o-que-significa-idolo.html Acesso em: 15 nov. 2013.
Texto 2
Ídolos e heróis
RONALDO HELAL
O ESPORTE, como fenômeno massivo, não se sustenta sem ídolos. Eles atraem as pessoas, estimulam o gosto e chamam a atenção até para modalidades menos populares.
Uma diferença entre ídolos do esporte e de outros universos, como a música, os torna ainda mais fundamentais como catalisadores de atenções. Ídolos esportivos são heróis, devido ao aspecto de luta que permeia seu universo. Ambos, ídolos do esporte e da música, tornam-se celebridades, porém só os do esporte são inexoravelmente considerados heróis.
Edgar Morin, em "As Estrelas de Cinema", chama a atenção para a diferença entre celebridade e herói. Enquanto o primeiro pode viver só para si, o herói deve compartilhar seus feitos com a sociedade.
Assim, no esporte, a vitória de um atleta é sempre a vitória de seu time ou de sua nação.
Quando, por exemplo, Ayrton Senna vencia e subia ao pódio com a bandeira do Brasil, sua proeza era compartilhada com os brasileiros. O mesmo se aplica a feitos em eventos como o Pan. Existe um caráter altruístico nos feitos esportivos, independentemente das idiossincrasias de cada atleta.
Esta característica heroica os transforma em paradigmas de anseios sociais e desperta o interesse da mídia, que trava relação dialética entre o noticiário, as ações do "objeto mitificado" _o atleta capaz de exercer fascínio_ e o contexto social.
A mídia não produz ídolos esportivos como bem entende. Os "constrói" privilegiando certos feitos e relegando outros a um plano secundário. Porém, a eficácia da "construção" está relacionada aos feitos do atleta.
Após a morte de Senna, mídia e sociedade se sentiram órfãs do ídolo e saíram em busca de outro. Tentou-se "construir" uma narrativa heroica em torno de Barrichello. Ainda que este fosse simpático e atencioso com a imprensa, a "construção" foi em vão. O que importa são as conquistas e a partilha destas com a comunidade.
Nas biografias de heróis geralmente são enfatizadas dificuldades na infância. Elas são verdadeiras. Mas o fato de a mídia enfocá-las contribui para a identificação dos fãs. No Brasil, isto é mais evidente, já que a maioria dos atletas vem de camadas menos favorecidas. Umberto Eco, em "Apocalípticos e Integrados", analisa o fascínio que o Super-Homem exerce e conclui que este reside no fato de que ele sai das vestes de um homem comum, Clark Kent, um sujeito atrapalhado, que não consegue ter sua amada.
No Pan teremos a chance de observar narrativas midiáticas em torno de nomes consagrados, que terão que demonstrar que continuam por merecer seu posto, e de "homens comuns", alçados à condição de "herói", em relação dialética entre mídia e os feitos do atleta.
A sociedade se mobiliza nestes momentos. Esportes menos conhecidos podem chamar a atenção e, dependendo da performance dos atletas, ganharem novo alcance.
Texto disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj1706200709.htm Acesso em: 15 nov. 2013.
ATIVIDADE 4 - FAZENDO FICHAMENTO
PROFESSOR, sugira aos estudantes que atentem-se para as ideias essenciais dos dois textos e, depois de discutidas, peça a eles que as organizem em fichamento, a fim de serem utilizadas na socialização.
Para que seus alunos façam um bom fichamento, sugira que o façam em duas partes.
1. Destacar algumas citações dos autores (as mais relevantes e concordar ou discordar;
2. fazer considerações pessoais onde seu aluno fará um resumo das ideias do autor (escrever o que compreendeu sobre o texto) levando em consideração as citações destacadas. Seria uma explicação das citações colocadas inicialmente - como uma interpretação do texto, uma reconstrução, onde o estudante pode expressar parcialmente uma opinião a respeito da ideia (para isso é bom que o aluno possua mais leituras a respeito do tema).
3. Entregar ao professor o fichamento para que ele o leia e retorne com um feedback.
MÓDULO 2 - CAMINHANDO PARA UMA PRODUÇÃO ESCRITA
ATIVIDADE 1 - LENDO TEXTO MOTIVADOR
Professor, leve seus alunos ao laboratório de Informática para que leiam o texto abaixo.
Peça aos alunos que entrem no link http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-r_N3nw9TK3k/Tgewuj6-hrI/AAAAAAAAAXM/9goLd8zcXko/s1600/catsf%2525C3%2525A3s.jpg&imgrefurl=http://restartclick.blogspot.com/2011/06/texto-para-as-fas-que-lutam-pelos-seus.html&h=638&w=1343&sz=633&tbnid=dAAgJaCeWBGtqM:&tbnh=90&tbnw=189&zoom=1&usg=__d3a7d6NhpFFN3-KSQlhusiR4v9c=&docid=9CDyD-r_V4i6WM&sa=X&ei=Y-GEUrK-DISskAea9ID4CQ&ved=0CFEQ9QEwBA para lerem o texto direto na tela.
ATIVIDADE 2 - ASSISTINDO A UM VÍDEO
Leve seus alunos ao Laboratório de Informática para acessarem o link http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/relacao-entre-fas-e-idolos-deve-ter-limites/2939871/ Acesso em: 15 nov. 2013, e assistirem ao vídeo "Relação entre fãs e ídolos deve ter limite".
Professor, converse com os alunos sobre a opinião dos entrevistados no vídeo. Eles concordam com o psiquiatra? Concordam com as respostas da psicóloga?
ATIVIDADE 3- PRODUZINDO UM TEXTO
Logo após terem lido o texto motivador e assistido o vídeo e, ainda, conversado sobre eles com o professor e colegas, os estudantes deverão escrever um texto de opinião, respondendo às perguntas:
Os textos produzidos devem ser entregues ao professor para que ele os leia e retorne o texto revisado (feedback) para os estudantes.
ATIVIDADE 4 - SOCIALIZANDO OS TEXTOS
A socialização dos textos deve ocorrer na escola e não somente na sala de aula, por isso, sugerimos que os alunos publiquem seus textos no blog ou site da escola.
Professor, os textos abaixo poderão complementar as informações para suas aulas sobre o assunto.
A avaliação da aula deverá ocorrer de modo processual, ou seja, ao longo de todas as atividades realizadas pelos estudantes. Desta forma, é importante atentar para a maneira como os alunos demonstram sua compreensão sobre o tema.
Em relação ao debate, observe se:
Em relação à escrita do texto de opinião. Observe se o estudante:
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