Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças de 0 a 3 anos: Possibilidades de trabalho com a história da Galinha Ruiva

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar no desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Desenvolver atenção e concentração;

• Compartilhar um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio de contação de histórias;

• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;

• Manipular livro de literatura infantil;

• Participar de um momento de culinária;

• Degustar o prato preparado em parceria com os colegas.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 5 momentos, não necessariamente consecutivos, com duração aproximada de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

 

Essa proposta foi pensada para crianças entre 1 e 3 anos. Seu objetivo é ampliar o repertório literário das crianças e possibilitar o contato com situações diversas, como contação de história, culinária e atividades artísticas, trazendo assim, novos elementos para o desenvolvimento das diferentes dimensões humanas, das crianças pequenas (1 a 3 anos).
 

 

Primeiro Momento: Ouvindo a história da galinha ruiva

 

Materiais: Livro de história: A Galinha Ruiva, tapete e almofadas.

 

Duração: 30 minutos


Organize a sala de maneira acolhedora e convidativa para uma história, com tapete e almofadas. Depois convide o grupo para ouvir a história da Galinha Ruiva. Neste conto popular, uma galinha pede ajuda aos seus amigos: o gato, o pato e o cachorro para preparar um bolo de milho, mas eles não a ajudam e depois se arrependem. Após a contação, as crianças podem manusear o livro e o professor pode instigá-las a falarem sobre a história, fazendo algumas perguntas. Quais os personagens da história? O que a galinha fez? De que era o bolo? Quem ajudou a fazer? Os pintinhos ajudaram? 

 

galinha ruiva   clube do livro

 

Fonte: Arquivo institucional -NDI 2013- Fotografias Roseli Cunha

 

 

 

Segundo Momento: Quem sabe fazer pipoca?

 

Materiais: milho de pipoca, panela, aparelho de DVD, filme da galinha ruiva disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s

 

Duração: 30 minutos.

Convide as crianças a sentarem-se  em círculo e diga que quer lhes ensinar uma música nova e lhes mostrar algo. Após todas acomodadas, cante com elas a música da pipoca. Na parte do Plo-ploc ploc ploc, você pode convidar as crianças a pular.  Após cantarem e dançarem a música, mostre para elas o milho de pipoca, e pergunte se sabem para que serve. Em seguida despeje o milho em uma panela e explique que um adulto da escola irá fazer pipocas para o grupo comer. E enquanto isso todos podem se dirigir à sala de vídeo para assistir a um filme: A Galinha Ruiva. Combine com as crianças que após assistirem ao filme, que é curto (7 minutos), todos poderão saborear as pipocas.

 

 

Música da Pipoca

 

Uma pipoca estourando na panela,
Outra pipoca vem correndo conversar
Ai começa um tremendo falatório,
E ninguém mais consegue se entender.

É um tal de ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc

É um tal de ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc

 

http://letras.mus.br/cancoes-escoteiras/1400795/

 

roda

 

Fonte: Arquivo institucional -NDI 2013- Fotografia Roseli Cunha

 

 

 

Terceiro Momento: Quem já viu uma espiga de milho?

 

Materiais: espigas de milho, panela, água e sal.

 

Duração: 30 minutos.

 

Em uma panela, coloque algumas espigas de milho, deixe-as com pelo menos duas ou três camadas de casca, para que as crianças possam manuseá-las, e posteriormente ajudar o professor a descascá-las. Organize as crianças em círculo e diga que tem uma coisa para mostrar a elas. Em seguida pegue a panela com tampa, contendo em seu interior as espigas de milho, faça suspense, e aos poucos vá mostrando os milhos e questionando as crianças sobre o que se trata. Deixe que manuseiem as espigas e faça referência à história da galinha ruiva. Explique que a galinha e os pintinhos gostam de comer os milhos e que nós também podemos comê-los, mas precisamos cozinhá-los primeiro. Peça ajuda para descascar os milhos e colocá-los de volta na panela, depois lave-os, acrescente água e leve-os para cozinhar. Explique para as crianças que depois de pronto todas poderão comê-los.

 

 

galinha ruiva  galinha ruiva

 

Fonte: Arquivo institucional -NDI 2013- Fotografias Roseli Cunha

 

 

 

Quarto Momento: Comendo as espigas de milho

 

Materiais: as espigas de milho cozidas e pratos

 

Duração: 30 minutos.

 

Em uma mesa, reúna o grupo para degustar os milhos cozidos. Fale sobre sua cor, textura, cheiro e sabor . Após comerem o milho, instigue as crianças a manusearem os sabugos, e diga que algumas pessoas fazem brinquedos com eles, depois que estão secos. Leia a poesia abaixo  para as crianças, mostrando também as gravuras das bonecas. Convide então o grupo a levarem as espigas para o sol. Deposite os sabugos em um recipiente ao sol e deixe-os secando. Depois proponha ao grupo: Vamos fazer uma boneca dessas com a ajuda de nossos pais?

disponível em: http://albumarlise.blogspot.com.br/2009/10/boneca-de-sabugo.html

 

Boneca de Sabugo

 

No meu tempo de criança

Meu brinquedo inventei

No mundo do faz de conta

Com boneca de sabugo muito tempo eu brinquei.

 

Com linha tecido e agulha

Os braços e as pernas costurei

Hoje resolvi mostrar para a plateia

Esta maravilhosa ideia.

 

Uma boneca engraçada

Que eu fazia com a meninada

Se não fosse ela

Eu não teria nada.

 

No porão de minha casa

Tratava dela com carinho

Roupinhas, ela não tinha

Mas no meu imaginário

Ela era uma rainha.

 

O mais belo de tudo

Não foi só a boneca de sabugo

Abóboras e espigas de milho

Faziam parte dos brinquedos

Que tratava como filho.

 

Se tinham nomes, não lembro

Hoje até entendo

Que essa fantasia

Era a minha alegria.

 

Marlise Lori Müller

 

 

 

Quinto Momento: Conversando com as famílias
 

Materiais: Poesia impressa e as espigas de milho.

 

Duração: 30 minutos.

 

Converse com as famílias sobre o trabalho que está sendo realizado com as crianças e a ideia de fazer uma boneca com as espigas de milho. Envie para casa a poesia e uma espiga. A confecção das bonecas pode ser feita de duas maneiras: cada família faz a sua boneca em casa, com a participação das crianças e traz para a escola, num prazo determinado pelo professor ou, combina-se uma oficina com todas as famílias para a confecção das bonecas. A maneira de confeccioná-las fica a critério e criatividade de cada família, que irá se basear nas fotografias da poesia.  Após as bonecas ficarem prontas é importante socializá-las com todo o grupo, ou seja, organizar um momento onde todos possam manusear e brincar com as bonecas. Também é interessante deixá-las disponível na escola durante algum tempo para que as crianças possam criar novos enredos com esse novo elemento disponível.

 

Recursos Complementares

Filme da galinha ruiva

http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s

 

História digitalizada

http://www.escolovar.org/outono_milho_galiruiva.pdf

 

Letra da música da pipoca

 

http://letras.mus.br/cancoes-escoteiras/1400795/

 

bonecas de sabugo de milho

http://albumarlise.blogspot.com.br/2009/10/boneca-de-sabugo.html

 

Trabalhando a história: A galinha ruiva

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50950

 

Trabalhand stória: A galinha ruiva
Avaliação

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a história; ampliou seu repertório linguístico e imaginário, por meio da contação da história. E em relação ao preparo do milho, envolveu-se nessa atividade com interesse e autonomia; ampliou seus conhecimentos a cerca do milho. E as famílias, envolveram-se na atividade proposta; contribuíram para o bom andamento do trabalho; mostraram-se participativas e empenharam-se para ajudar a fazer essa proposta acontecer. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.