25/11/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
• Avançar no desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Desenvolver atenção e concentração;
• Compartilhar um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio de contação de histórias;
• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;
• Manipular livro de literatura infantil;
• Participar de um momento de culinária;
• Degustar o prato preparado em parceria com os colegas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
Essa proposta foi pensada para crianças entre 1 e 3 anos. Seu objetivo é ampliar o repertório literário das crianças e possibilitar o contato com situações diversas, como contação de história, culinária e atividades artísticas, trazendo assim, novos elementos para o desenvolvimento das diferentes dimensões humanas, das crianças pequenas (1 a 3 anos).
Primeiro Momento: Ouvindo a história da galinha ruiva
Materiais: Livro de história: A Galinha Ruiva, tapete e almofadas.
Duração: 30 minutos
Organize a sala de maneira acolhedora e convidativa para uma história, com tapete e almofadas. Depois convide o grupo para ouvir a história da Galinha Ruiva. Neste conto popular, uma galinha pede ajuda aos seus amigos: o gato, o pato e o cachorro para preparar um bolo de milho, mas eles não a ajudam e depois se arrependem. Após a contação, as crianças podem manusear o livro e o professor pode instigá-las a falarem sobre a história, fazendo algumas perguntas. Quais os personagens da história? O que a galinha fez? De que era o bolo? Quem ajudou a fazer? Os pintinhos ajudaram?
Fonte: Arquivo institucional -NDI 2013- Fotografias Roseli Cunha
Segundo Momento: Quem sabe fazer pipoca?
Materiais: milho de pipoca, panela, aparelho de DVD, filme da galinha ruiva disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s
Duração: 30 minutos.
Convide as crianças a sentarem-se em círculo e diga que quer lhes ensinar uma música nova e lhes mostrar algo. Após todas acomodadas, cante com elas a música da pipoca. Na parte do Plo-ploc ploc ploc, você pode convidar as crianças a pular. Após cantarem e dançarem a música, mostre para elas o milho de pipoca, e pergunte se sabem para que serve. Em seguida despeje o milho em uma panela e explique que um adulto da escola irá fazer pipocas para o grupo comer. E enquanto isso todos podem se dirigir à sala de vídeo para assistir a um filme: A Galinha Ruiva. Combine com as crianças que após assistirem ao filme, que é curto (7 minutos), todos poderão saborear as pipocas.
Música da Pipoca
Uma pipoca estourando na panela,
Outra pipoca vem correndo conversar
Ai começa um tremendo falatório,
E ninguém mais consegue se entender.
É um tal de ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc
É um tal de ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc
Plo-ploc ploc ploc
http://letras.mus.br/cancoes-escoteiras/1400795/
Fonte: Arquivo institucional -NDI 2013- Fotografia Roseli Cunha
Terceiro Momento: Quem já viu uma espiga de milho?
Materiais: espigas de milho, panela, água e sal.
Duração: 30 minutos.
Em uma panela, coloque algumas espigas de milho, deixe-as com pelo menos duas ou três camadas de casca, para que as crianças possam manuseá-las, e posteriormente ajudar o professor a descascá-las. Organize as crianças em círculo e diga que tem uma coisa para mostrar a elas. Em seguida pegue a panela com tampa, contendo em seu interior as espigas de milho, faça suspense, e aos poucos vá mostrando os milhos e questionando as crianças sobre o que se trata. Deixe que manuseiem as espigas e faça referência à história da galinha ruiva. Explique que a galinha e os pintinhos gostam de comer os milhos e que nós também podemos comê-los, mas precisamos cozinhá-los primeiro. Peça ajuda para descascar os milhos e colocá-los de volta na panela, depois lave-os, acrescente água e leve-os para cozinhar. Explique para as crianças que depois de pronto todas poderão comê-los.
Fonte: Arquivo institucional -NDI 2013- Fotografias Roseli Cunha
Quarto Momento: Comendo as espigas de milho
Materiais: as espigas de milho cozidas e pratos
Duração: 30 minutos.
Em uma mesa, reúna o grupo para degustar os milhos cozidos. Fale sobre sua cor, textura, cheiro e sabor . Após comerem o milho, instigue as crianças a manusearem os sabugos, e diga que algumas pessoas fazem brinquedos com eles, depois que estão secos. Leia a poesia abaixo para as crianças, mostrando também as gravuras das bonecas. Convide então o grupo a levarem as espigas para o sol. Deposite os sabugos em um recipiente ao sol e deixe-os secando. Depois proponha ao grupo: Vamos fazer uma boneca dessas com a ajuda de nossos pais?
disponível em: http://albumarlise.blogspot.com.br/2009/10/boneca-de-sabugo.html
No meu tempo de criança
Meu brinquedo inventei
No mundo do faz de conta
Com boneca de sabugo muito tempo eu brinquei.
Com linha tecido e agulha
Os braços e as pernas costurei
Hoje resolvi mostrar para a plateia
Esta maravilhosa ideia.
Uma boneca engraçada
Que eu fazia com a meninada
Se não fosse ela
Eu não teria nada.
No porão de minha casa
Tratava dela com carinho
Roupinhas, ela não tinha
Mas no meu imaginário
Ela era uma rainha.
O mais belo de tudo
Não foi só a boneca de sabugo
Abóboras e espigas de milho
Faziam parte dos brinquedos
Que tratava como filho.
Se tinham nomes, não lembro
Hoje até entendo
Que essa fantasia
Era a minha alegria.
Marlise Lori Müller
Quinto Momento: Conversando com as famílias
Materiais: Poesia impressa e as espigas de milho.
Duração: 30 minutos.
Converse com as famílias sobre o trabalho que está sendo realizado com as crianças e a ideia de fazer uma boneca com as espigas de milho. Envie para casa a poesia e uma espiga. A confecção das bonecas pode ser feita de duas maneiras: cada família faz a sua boneca em casa, com a participação das crianças e traz para a escola, num prazo determinado pelo professor ou, combina-se uma oficina com todas as famílias para a confecção das bonecas. A maneira de confeccioná-las fica a critério e criatividade de cada família, que irá se basear nas fotografias da poesia. Após as bonecas ficarem prontas é importante socializá-las com todo o grupo, ou seja, organizar um momento onde todos possam manusear e brincar com as bonecas. Também é interessante deixá-las disponível na escola durante algum tempo para que as crianças possam criar novos enredos com esse novo elemento disponível.
Filme da galinha ruiva
http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s
História digitalizada
http://www.escolovar.org/outono_milho_galiruiva.pdf
Letra da música da pipoca
http://letras.mus.br/cancoes-escoteiras/1400795/
bonecas de sabugo de milho
http://albumarlise.blogspot.com.br/2009/10/boneca-de-sabugo.html
Trabalhando a história: A galinha ruiva
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50950
A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a história; ampliou seu repertório linguístico e imaginário, por meio da contação da história. E em relação ao preparo do milho, envolveu-se nessa atividade com interesse e autonomia; ampliou seus conhecimentos a cerca do milho. E as famílias, envolveram-se na atividade proposta; contribuíram para o bom andamento do trabalho; mostraram-se participativas e empenharam-se para ajudar a fazer essa proposta acontecer. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!