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Aprendendo a ler o mundo a nossa volta – TV Escola – Série: Um mundo de letras

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a função social da leitura e da escrita;
  • Descobrir a história da escrita e sua evolução;
  • Ler o mundo a sua volta;
  • Compreender que estamos em um universo letrado;
  • Explorar as letras do alfabeto;
  • Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Explorar diferentes portadores de texto;
  • Compreender características de diferentes gêneros textuais;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefoxutilizar as ferramentas: KWord, TuxPaint e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor:

Professor, esta aula integra à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: Um mundo de letras, o qual poderá ser acessado pelo sítio: “TV Escola”. Disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4304>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

 

Como já dizia Paulo Freire “A leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Antigamente, acreditava-se que a leitura e a escrita eram conhecimentos que deveriam ser ensinados passivamente para os alunos na escola, de forma como se estes, anteriormente ao seu ingresso, não trouxessem uma bagagem sobre esses aspectos.

Com os avanços nos estudos sobre o processo de aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética), e o surgimento do conceito de Letramento, passamos a compreender que desde a mais tenra idade as crianças apresentam hipóteses sobre a leitura e a escrita, sendo que o grau de aprofundamento dessas hipóteses varia de acordo com os estímulos que ela recebe e de sua inserção no contexto letrado.

Hoje entendemos que mais do que aprender a codificar e decodificar os símbolos linguísticos, é preciso que o indivíduo tome posse e saiba utilizar a leitura e a escrita nas diversas situações do cotidiano. Essa prática é denominada letramento, que se constitui no uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos.  

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012.

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Sensibilizando –roda de conversa

Professor, estamos inseridos em um mundo letrado. Dessa maneira, desde muito cedo as crianças convivem com a leitura e a escrita, e vivenciam inúmeras situações nas quais se arriscam em suas hipóteses sobre o sistema de leitura e escrita. Assim, para iniciar essa aula, nossa proposta é que realize com seus alunos uma roda de conversa e questione-os sobre a leitura e escrita e o seu uso no nosso cotidiano.

Dialogue com seus alunos questionando-os:

 

·         Como será que surgiu a escrita e a leitura?

·         Estamos em um mundo repleto de letras, textos e palavras. Vamos citar lugares onde vemos coisas escritas?

·         Para que utilizamos a leitura e a escrita no nosso dia a dia?

·         E em casa, para que utilizamos a leitura e a escrita?

·         Vocês acham importante aprender a ler e a escrever? Por quê?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.

Esse momento será relevante para investigar o interesse dos alunos pela leitura e a escrita, identificar se eles participam de situações que exigem a utilização desses conhecimentos, a pratica de leitura em casa (livros, jornais, revistas, dentre outros), bem como, perceber se eles compreendem qual é a função social da escrita e da leitura.

Para finalizar esse momento, entregue uma folha de papel A4 para cada um, e solicite que eles desenhem um lugar no qual eles frequentam e que há coisas escritas, sem ser a escola. Em seguida deverão realizar uma tentativa de escrita do nome desse lugar.

 

HÁ COISAS ESCRITAS NO (A) ...

 

 

 

Escrita espontânea do aluno: ______________________________

 

Realize a correção coletiva com os alunos, dessa maneira eles poderão refletir sobre a consciência fonológica na escrita convencional das palavras.

Se sua escola participa do Projeto UCA, seus alunos poderão utilizar os laptops para realizar essa atividade. Para tanto, eles poderão acessar o programa  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto) para escrever e as ferramentas de pintura do TuxPaint acessando (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar.

Exponha as atividades dos alunos em um painel na sala de aula, você poderá intitulá-lo: “Um mundo de letras”.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Como surgiu a escrita? É hora da história

É importante que os alunos entendam que a escrita foi inventada pelo ser humano, e que ela tem uma história de evolução para chegar ao alfabeto que temos hoje. Para tanto, nossa sugestão é que trabalhe com seus alunos a história da escrita.

Você poderá utilizar diferentes estratégias para isso: dramatização, livros, slides, vídeos, dentre outros recursos. O importante é que esse seja um momento mágico e também de aprendizagem significativa para as crianças.

Optamos nessa aula por dramatizar a história da escrita para os alunos. Dessa forma, as professoras se caracterizam de homens das cavernas e encenam como eles se comunicavam antigamente, como faziam para contar, e os símbolos que criaram para se comunicar até chegar aos tempos atuais.

Para esse momento, prepare o ambiente da contação de história. Diga as crianças que elas farão uma viagem no tempo, até o tempo das cavernas, solicite que fechem os olhos e quando abrirem já não estarão mais nesse lugar. Assim, você trabalhará o poder de imaginação e criatividade dos alunos.

Veja fotos desse momento, realizado pelas professoras Laís e Mariane, do 1º ano, da Eseba_ Escola de Educação Básica da UFU.

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Fonte: Imagem da própria autora– Aula de contação de história, professoras Laís e Mariane, 1º ano,  da Eseba - Escola de Educação Básica da UFU.

 

Caso opte por explorar a história da escrita por meio de vídeos, segue algumas sugestões a seguir:

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Fonte: Sítio: “Youtube – história da escrita”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Y7aYRcVcyXY>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

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Fonte: Sítio: “Youtube – A história da escrita”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zTEyARYeh9I>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

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Você também poderá trabalhar a história dos números, para tanto, veja uma sugestão no Youtube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=TF8W0B3Pai8>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

Veja também um vídeo que sugerimos como recurso para você professor, no intuito de aprofundar seus conhecimentos sobre a história da escrita.

 

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Fonte: Sítio: “TVEscola: A História da Palavra - A Revolução dos Alfabetos”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=T4VFpLDucBI>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

Após o momento da história, dialogue com seus alunos sobre o que eles compreenderam, verifique se perceberam como a escrita surgiu, sua evolução e sua importância. Verifique também se eles conhecem todas as letras do alfabeto, e proponha uma atividade para explorá-las.

 

Atividades...

Proponha a construção de um alfabeto móvel. Para tanto, organize sua turma em grupos de 4 alunos, entregue as letras do alfabeto impressas em uma folha de papel A4 para cada grupo. As crianças devem dividir as letras entre si e enfeitar, formando um alfabeto móvel do grupo. Veja um exemplo abaixo:

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Imagem da própria autora.

 

Você poderá colar as letras em um papel mais rígido, como papelão ou papel cartão, para que fiquem resistentes.

Disponibilize materiais para que os alunos enfeitem as letras: lantejoulas, glitter, colas coloridas, pedaços de papel coloridos, etc.

Depois você poderá propor que ainda em grupo, eles utilizem o alfabeto móvel para escrever palavras relacionadas à história contada, como por exemplo:

 

·         Nomes de personagens;

·         Lugar na onde aconteceu;

·         Objetos utilizados;

·         Dentre outros.

 

Importante: realize a reescrita com seus alunos, esse processo é muito importante para que eles reflitam sobre a consciência fonológica e também avancem em suas hipóteses de escrita.

Se sua escola participa do Projeto UCA, seus alunos poderão utilizar os laptops para realizar essa atividade. Para tanto, oriente-os a utilizarem o programa TuxPaint acessando (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para digitar as letras e enfeitá-las. Depois você poderá imprimir o alfabeto para seus alunos brincarem.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

O que está escrito na escola?

Professor, proponha aos alunos para que realizem um passeio pela escola, no intuito de investigar a função social da escrita. Para tanto, eles deverão observar o que há de escrita na escola e anotar. Disponibilize para cada aluno uma prancheta, folha e lápis para que eles anotem o que identificaram.

Utilizem uma máquina fotográfica para registrar esse momento. Caso sua escola participa do Projeto UCA, seus alunos poderão utilizar os laptops para realizarem essa atividade, tirando as fotos por meio da Webcam localizada na área de trabalho de seus computadores.

Em seguida, retorne para a sala de aula e possibilite que cada aluno socialize o que observou. Analise se eles perceberam as diversas formas de utilização da escrita nesse espaço e a função que ela ocupa.

Em seguida, proponha a construção de um “Jogo da memória” abordando os ambientes da escola e os nomes de cada ambiente. O objetivo é que, depois que os alunos realizaram o passeio e perceberam os vários ambientes da escola, placas denominando o nome de cada lugar, eles criem desenhos desses lugares e escrevam os nomes desses lugares. Dessa maneira, você poderá abordar mais uma vez as hipóteses de escrita e de leitura dos alunos, intervindo para que eles avancem na construção da consciência fonológica.

 

Veja um exemplo abaixo:

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Fonte da imagem: "Blog poesias preferidas". Disponível em: <http://poesiaspreferidas.wordpress.com/2013/04/02/leilao-de-jardim-cecilia-meireles/jardim-para-colorir/>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

 

Outra opção é construir o jogo utilizando as fotos retiradas pelos alunos dos espaços da escola que foram visitados.

Vocês também poderão produzir um texto instrucional ensinando as regras do jogo construído. Aproveite esse momento para abordar as características desse gênero textual e suas finalidades.

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Professor, os alunos convivem com a leitura e a escrita diariamente, mas o acesso a diferentes portadores de texto para muitos é limitado, por inúmeros motivos: financeiro, cultural, falta de hábitos de leitura e de escrita, dentre outros.

Nesse sentido, proponha uma “Atividade de casa” na qual elas deverão pesquisar um portador de texto e trazer para a escola. Explique a elas que vocês irão explorar esse portador, o/ os gênero(s) textual(ais) que ele porta,e suas funções.

Depois vocês irão montar cantos de leitura na sala de aula, abordando cada gênero textual. Eles poderão trazer portadores como:

 

·         Jornal

·         Revista

·         Livro de Literatura Infantil

·         Diário

·         Caderno de receita

·         Jogo com textos instrucionais

·         Catálogo

·         Mural

 

Envie um bilhete para os familiares explicando esta atividade, aproveite para abordar esse gênero textual.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construção de espaços de leitura na sala de aula

Professor, nessa aula explore os portadores de texto que os alunos trouxeram de casa na rodinha, abordando questões como:

 

·         O que é?

·         Para que serve?

·         Para quem foi escrito?

·         Como é o texto escrito nesse portador?

 

Explique a eles qual é a diferença entre portador de texto e gênero textual.

 

Você sabia?

Portador ou suporte de texto: é o instrumento que “porta”, veicula o texto.

Gênero textual: é o tipo de texto que tem uma funcionalidade e características específicas. São formas naturais que utilizamos a língua, possuem um formato próprio, usa um estilo de linguagem específica e circula em um dado contexto social e podem ser orais ou escritos. Ou seja, é a forma como escrevemos ou falamos na escola, em casa ou em outro lugar, por exemplo: se a mamãe vai ao mercado, ela precisa fazer uma lista de compra, isto é um gênero textual. Se a professora escreve um bilhete para os pais ou marca uma reunião para falar com eles também está utilizando gêneros textuais.

 

Você poderá fazer um quadro com eles em uma cartolina explorando os portadores e as seguintes questões:

 

Portador de texto

Gênero textual

Função

Características

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Construção de espaços de leitura na sala de aula

Professor, somos motivados a ler com diversos objetivos: entreter, informar, aprender, instruir, dentre outros. Nesse sentido, nossa proposta é que você utilize os portadores de texto que seus alunos trouxeram e monte diferentes espaços de leitura em sua sala de aula, separando os portadores de acordo com suas funções. Dessa maneira, as crianças poderão escolher os espaços de leitura de acordo com os objetivos que elas têm para ler: entreter, informar, etc. além do mais, ainda que não estejam alfabetizadas, é imprescindível que tenham contato com diversos tipos de texto para que avancem no processo de alfabetização, bem como realizem praticas de letramento. A construção de cantinhos na sala de aula é algo que pode atrair e incentivar os alunos a lerem.

Veja algumas sugestões:

 

·         Canto da receita

·         Canto da magia (nesse espaço você poderá contemplar histórias literárias, cantigas, parlendas, músicas, trava-línguas e adivinhas)

·         Canto da informação (jornais e revistas)

·         Canto de confidências (bilhetes, um diário da turma)

·         Canto dos jogos (diversos jogos com textos instrucionais)

Recursos Complementares

Material complementar para o professor:

Fonte: Sítio: "Slide Share - slides sobre gêneros textuais e tipos de texto". Disponível em: <http://www.slideshare.net/pnaicdertsis/generos-e-tipos-textuais-ppt>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

 

Fonte: Sítio: "Youtube - vídeo sobre gêneros textuais". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Ryy0Y7U7pzM>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: compreenderam a função social da leitura e da escrita; descobriram a história da escrita e sua evolução; realizaram leituras do mundo a sua volta compreendendo que estamos em um universo letrado; exploraram as letras do alfabeto; compreenderam que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras; desenvolveram a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras aperfeiçoando habilidades de leitura e escrita; exploraram diferentes portadores de texto; identificaram características de diferentes gêneros textuais e se utilizaram os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Lavina Lima, Prefeitura Municipal de Maracanaú , Ceará - disse:
    lavina@virtual.ufc.br

    30/03/2015

    Cinco estrelas

    Ótima maneira de se trabalhar a importância da leitura e da escrita. Parabéns!


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