23/09/2009
Rosângela Menta Mello, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Identificar os sistemas de escalas termométricas e as relações existentes entre elas, para que o estudante perceba sua aplicação no cotidiano.
Construir um termômetro e montar a escala apropriada para medir a temperatura para reforçar a idéia de escalas termométricas.Noções básicas , transmissão e unidades de medida de calor;
Conceito de temperatura de um corpo
Aula 01:
O Professor pode iniciar a aula indagando os alunos se conhecem as escalas termométricas, e o por que da necessidade delas. Para inicio do estudo, peça aos alunos que visitem o site Sófisica: Escalas Termométricas. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Termometria/escalas.php> acessado 15/08/2009.
As escalas termométricas estão presentes em nosso cotidiano, porém não são um padrão em todos os países, no Brasil utilizamos a escala Célsius, mas na Europa e Estado Unidos a escala utilizada é o Fahrenheit. Por outro lado, temos uma outra escala, chamada Kelvin, que é a mais utilizada nos meios científicos.
Discuta com os alunos se a adoção de uma escala única seria útil, ou se não existem motivos para uma mudança como esta.
Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir.
Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias idéias de qual escala seja considerada a mais adequada. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
A conceito de temperatura de um corpo é um conceito microscópico, ou seja, a temperatura mede a agitação das moléculas d e um corpo, quanto mai or essa agitação, maio r será a sua temperatu ra. Mas como medir ess a agitação de forma di reta? Para resolver es se problema foram dese nvolvidas as escalas t ermométricas. Elas fun cionam baseando-se em estados físicos da matéria.
&n bsp; A esc ala Célcius, é baseada no ponto de fusão e d e ebulição da água,par a determinar a escala célsius, um termômetro foi inserido em um recipiente com gelo, na posição em que o mercúrio par ou, fez-se uma marca no termômetro. O próximo passo foi colo car o termômetro em um recipiente com água e m ebulição, e novamente marcar o ponto no termômetro onde o mercúrio estabilizou. A distância entre esses dois pontos foi dividida em 100 partes , estava criada a escala célsius. A escala Fahrenheit, foi baseada em outros dois pontos fixos, o primeiro ponto fixo utilizado por ele foi uma mistura de água, sal e gelo, ele colocou o seu termômetro nessa mistura e considerou como sendo o zero grau da sua escala, o outro ponto escolhido foi a temperatura do corpo humano. A escala kelvin é também chamada de escala absoluta, pois utiliza como critério o ponto em que teoricamente não haveria movimentação das moléculas, caracterizando o zero grau kelvin. Em relação a escala célsius, o zéro grau kélvin estaria seria -273 K.
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Atividades:
1 Acesse o site Canaldotempo.com: Temperaturas: Disponível em <http://br.weather. com/weather/local/BRXX0232> acessado 15 /08/2009.
2 Na busca, procure pela temperatura da sua cidade, ou de uma cid ade próxima.
3 Utilize a equação que dá relação algébrica entre as temperaturas, e calcule a temperatura da sua cidade nas escalas Fahrenheit e Kelvin.
4 Equação da relação entre escalas:
2) Utilizando um recurso do Portal do Professor, vamos construir um termômetro de água:
Portal do Professor: Termômetro de água: Disponível em: acessado 15/08/2009.
Com esse experimento, pretende-se reforçar a idéia de escalas termométricas, os alunos vão construir o seu próprio termômetro, e m ontar a escala apropriada para medir a temperatura:
Experiência:
Um termômetro de água pode ser construído usando um frasco com tampa
de borracha cheio de água. Através da tampa introduz-se um tubo que ficadeterminar com precisão estas duas temperaturas.
Após a montagem do experimento:
Referências utilizadas:
Sófisica: Escalas termométricas: Disponível em: <http://www.sofisica .com.br/conteudos/Termologia/Termometria/escalas.php> acessado 15/08/2009.
Escalas termométricas : Imagem disponível em: <http://usuarios.lycos.es/naturis/images/conten8.gif> acessado 15/08/2009.
Universidade Estadual de Londrina: Termômetros: Disponível em: <http://www.fisica.uel.br/atomol/termometros.html> acessado 1 5/08/2009.
Instituto de Física da USP: Escalas Termométricas: Disponível em: <http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/escala.htm> acessado 15/08/2009.
YOUTUBE. História do termômetro. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=z6i7XzNW4Gs&feature=related> acessado em 15/08/2009
Nome | Tipo |
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Termômetro de água | Experimento prático |
Universidade Federal do Rio de Janeiro: Temperatura: Disponível em<http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/temperatura/temperatura.html>: acessado 15/08/2009.
Quatro estrelas 4 classificações
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22/02/2013
Cinco estrelasSuas aulas são ótimas, estão servindo muito, obrigada!
18/02/2013
Cinco estrelasmuito boa a relação feita nas etapas do ensino aprendizagem!!!
03/11/2012
Quatro estrelasGostei muito da explicação do conteúdo,é visualizando que o aluno tem maior capacidade de aprendizagem.
10/10/2010
Cinco estrelasExcelente ,pois me ajudou a planejar e entender com mais clareza o conteúdo.Para o entendimento do aluno é de qualidade,da caminhos para o aluno ir além da aula do professor.