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Escalas termométricas - Para quê servem?

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os sistemas de escalas termométricas e as relações existentes entre elas, para que o estudante perceba sua aplicação no cotidiano.

Construir um termômetro e montar a escala apropriada para medir a temperatura para reforçar a idéia de escalas termométricas.
Duração das atividades
Número de aulas: 01 de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas , transmissão e unidades de medida de calor;

Conceito de temperatura de um corpo

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 01:

         O Professor pode iniciar a aula indagando os alunos se conhecem as escalas termométricas, e o por que da necessidade delas. Para inicio do estudo, peça aos alunos que visitem o site Sófisica: Escalas Termométricas. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Termometria/escalas.php> acessado 15/08/2009.

      


  

    

     As escalas termométricas estão presentes em nosso cotidiano, porém não são um padrão em todos os países, no Brasil utilizamos a escala Célsius, mas na Europa e Estado Unidos a escala utilizada é o Fahrenheit. Por outro lado, temos uma outra escala, chamada Kelvin, que é a mais utilizada nos meios científicos.

    Discuta com os alunos se a adoção de uma escala única seria útil, ou se não existem motivos para uma mudança como esta.

     Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir.

     Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias idéias de qual escala seja considerada a mais adequada. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.

      A conceito de temperatura de um corpo é um conceito microscópico, ou seja, a temperatura mede a agitação das moléculas d e um corpo, quanto mai or essa agitação, maio r será a sua temperatu ra. Mas como medir ess a agitação de forma di reta? Para resolver es se problema foram dese nvolvidas as escalas t ermométricas. Elas fun cionam baseando-se em estados físicos da matéria.

&n bsp;   A esc ala Célcius, é baseada no ponto de fusão e d e ebulição da água,par a determinar a escala célsius, um termômetro foi inserido em um recipiente com gelo, na posição em que o mercúrio par ou, fez-se uma marca no termômetro. O próximo passo foi colo car o termômetro em um recipiente com água e m ebulição, e novamente marcar o ponto no termômetro onde o mercúrio estabilizou. A distância entre esses dois pontos foi dividida em 100 partes , estava criada a escala célsius. A escala Fahrenheit, foi baseada em outros dois pontos fixos, o primeiro ponto fixo utilizado por ele foi uma mistura de água, sal e gelo, ele colocou o seu termômetro nessa mistura e considerou como sendo o zero grau da sua escala, o outro ponto escolhido foi a temperatura do corpo humano. A escala kelvin é também chamada de escala absoluta, pois utiliza como critério o ponto em que teoricamente não haveria movimentação das moléculas, caracterizando o zero grau kelvin. Em relação a escala célsius, o zéro grau kélvin estaria seria -273 K.

    .



 
Escalas termométricas

Escalas termométricas : Imagem disponível em: < http://usuarios.lycos.es/naturis/images/conten8.gif> acessado 15/08/2009.
       
        Na imagem temos as escalas termométricas e a relação entre elas.

Atividades:

1 Acesse o site Canaldotempo.com: Temperaturas: Disponível em <http://br.weather. com/weather/local/BRXX0232> acessado 15 /08/2009.

2 Na busca, procure pela temperatura da sua cidade, ou de uma cid ade próxima.

3 Utilize a equação que dá relação algébrica entre as temperaturas, e calcule a temperatura da sua cidade nas escalas Fahrenheit e Kelvin.

4 Equação da relação entre escalas:

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Para saber mais sobre escalas termo métricas e termômetros, no site da USP encontramos informações interessantes:


USP. Escalas termométricas. Disponível em: < http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/escala.htm> acessado 15/08 /2009.
 
 
   
         No video a seguir temos a história do termômetro, desde a construção até o desenvolvimento das escalas de temperatura.

YOUTUBE. História do termômetro. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=z6i7XzNW4Gs&feature=related> acessado em 15/08/2009
 

 
 
 


        
      1)    No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes, realizarem uma pesquisa sobre escalas de temperatura, para inicio da pesquisa, uma fonte interessante é o site da UEL(Universidade Estadual de Londrina)

    Termômetros : Disponível em: < http://www.fisica.uel.br/atomol/termometros.html> acessado 15/08/2009.

        Pesquisando em outras fontes, os alunos podem utilizar o recurso dos blogs para disponibilizar as sua pesquisas, no site escolabr.com é possível encontrar mais sobre blogs:
 
 


         Blog
< em>É um es paço gratuito, interativo, online, para dialogar c om seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. No site escolabr.com , existem muitas sugestões de sites para o trabalho com blogs e a orientação pedagógica para isso. Vej a mais sobre blogs na educa ção no endereço: http ://www.escolabr.com/por tal/modules/wfchannel /index.php?pagenum=1 2
 
 
 

 

        2) Utilizando um recurso do Portal do Professor, vamos construir um termômetro de água:

Portal do Professor: Termômetro de água: Disponível em: acessado 15/08/2009.

Termômetro de água

       Com esse experimento, pretende-se reforçar a idéia de escalas termométricas, os alunos vão construir o seu próprio termômetro, e m ontar a escala apropriada para medir a temperatura:

 

Experiência:

        Um termômetro de água pode ser construído usando um frasco com tampa

de borracha cheio de água. Através da tampa introduz-se um tubo que fica
parcialmente preenchido por água.
      Para definir uma escala, coloca-se inicialmente o frasco (bulbo do
termômetro) em um recipiente com gelo fundente e marcando a pos ição da coluna
de água. Para a outra referência é usada água aquecida (cerca de 60 graus célsius), também,
neste caso, é marcada a al tura da coluna. Um termômetro comum é usado para

determinar com precisão estas duas temperaturas.    

         Após a montagem do experimento:

  •     Peça aos alunos que comparem a temperatura medida com um termômetro comercial.
  •     Os alunos podem disponibilizar fotos e resultados do experimento em um blog, que foi construído na atividade anterior

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 Levar os alunos expressarem o seu entendime nto so bre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:

       Estudar as escalas termométricas auxilia na co mpreensão dos conceitos de calo r e temperatura, é através delas que entende mos que a        
   & nbsp;   temperatura é uma grandeza microscópica, e utilizamos as escalas para medir indiretamente a agitação das moléculas.

     Abrir uma discussão com a turma, comentando a utilidade dos termômetros e escalas de temperatura, em tempos de pandemia de gripe, com o auxilio de um termômetro, pode-se diagnosticar rapidamente um estado gripal pela medição da tempera tura, e tomar as providências necessária s para o não agravamento do caso.Verificar a variação da temperatura durante o semestre. Medir a temperatura da água que utilizamos em casa.

  


Referências utilizadas:

Sófisica: Escalas termométricas: Disponível em: <http://www.sofisica .com.br/conteudos/Termologia/Termometria/escalas.php> acessado 15/08/2009.

Escalas termométricas : Imagem disponível em: <http://usuarios.lycos.es/naturis/images/conten8.gif> acessado 15/08/2009.

Universidade Estadual de Londrina:  Termômetros: Disponível em: <http://www.fisica.uel.br/atomol/termometros.html> acessado 1 5/08/2009.

Instituto de Física da USP: Escalas Termométricas: Disponível em: <http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/escala.htm>     acessado 15/08/2009.

YOUTUBE. História do termômetro. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=z6i7XzNW4Gs&feature=related> acessado em 15/08/2009

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Termômetro de água Experimento prático
Recursos Complementares

Universidade Federal do Rio de Janeiro: Temperatura: Disponível em<http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/temperatura/temperatura.html>: acessado 15/08/2009.  

Avaliação


          A avaliação pode ser realizada através das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode realizar uma discussão em grupo com os alunos, através de perguntas sobre o tema o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • JARDEANNY ALENCAR SAMPAIO, PADRE LUIS FILGUEIRAS ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO , Ceará - disse:
    jardeannyalencar@hotmail.com

    22/02/2013

    Cinco estrelas

    Suas aulas são ótimas, estão servindo muito, obrigada!


  • mauricio, USAL - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR -BUENOS AIRES , Pará - disse:
    mauricioira@bol.com.br

    18/02/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a relação feita nas etapas do ensino aprendizagem!!!


  • rute luzia viana, EDER BERNARDES DOS SANTOS SOLDADO PM , São Paulo - disse:
    ruteviana@yahoo.com.br

    03/11/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da explicação do conteúdo,é visualizando que o aluno tem maior capacidade de aprendizagem.


  • Amélia, Ufes , Espírito Santo - disse:
    aameliadossantos@gmail.com

    10/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente ,pois me ajudou a planejar e entender com mais clareza o conteúdo.Para o entendimento do aluno é de qualidade,da caminhos para o aluno ir além da aula do professor.


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