Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RIO YANG-TZÉ - A questão energética na China

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer as principais questões ambientais, sociais e econômicas que envolvem o rio Yang-Tzé. 
- Entender os impactos provenientes da implantação de barragens e hidrelétricas.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Os estudantes devem ter noções da interdependência dos elementos naturais: hidrografia, relevo, clima, vegetação, fauna, e entender a importância das principais atividades econômicas como: indústria, agropecuária, transporte, geração de energia para o desenvolvimento das sociedades. 

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem, por meio do programa da série "Os rios e a vida - Yang-Tzé" disponível no canal TV Escola, a importância da água para a vida ressaltando a questão energética na China. Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

 

 

 hhh

No caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, sugerimos que as atividades sejam desenvolvidas em sala de aula. No entanto, as atividades também podem ser desenvolvidas em um laboratório de informática, se disponível, ou em sala de aula com o auxílio de um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Atividade 01

 

Rio Yang-Tzé: água e cultura

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os alunos sobre os diferentes usos da água no lugar onde vivem:

  • Quais são os usos que fazemos da água em nosso cotidiano?
  • Você conhece outras culturas que utilizam a água de maneira diferente da nossa? Em caso afirmativo, descreva este uso.

 

- A partir desses questionamentos, oriente-os a recordarem sobre a importância do uso da água em suas atividades cotidianas. Os estudantes devem relatar o que sabem sobre os usos que fazemos da água em nosso dia a dia.

 

- Ressalte a importância das águas dos rios para as religiões, tradição e identidade cultural de diversos povos e, posteriormente, destaque os usos cotidianos das águas do rio Yang-Tzé pelos povos chineses, um rio localizado na China, que é a via navegável mais utilizada no mundo. Problematize:

 

  • Você já ouviu falar algo sobre o rio Yang-Tzé e os usos e suas águas pelos povos chineses? Em caso afirmativo, o que você sabe sobre este rio?

- Medie uma roda de conversa para que possam expressar suas observações e opiniões e aproveite a "sementeira de ideias" para instigar a curiosidade dos alunos sobre os usos das águas do rio Yang-Tzé pela população chinesa. Para motivá-los, proponha uma "sessão cinema" para assistirem ao documentário da série "Os rios e a vida - YANG-Tzé", promovido pela TV Escola-MEC, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=g1eNjn-CgmM> (Acesso em 11/11/13). Apresente imagens do rio Yang-Tzé como, por exemplo, a figura 01, a seguir.

 

Figura 01: O rio Yang-Tzé faz uma curva ampla em seu curso no sudoeste da China..

 

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/135972/O-rio-Yang-Tse-faz-uma-curva-ampla-em-seu>. Acesso em 11/11/13.

 

- Convide-os:

 

  • Agora vamos assistir ao documentário para conhecer um pouco mais sobre este rio?

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Os rios e a vida - Yang-Tsé", e dedica-se a narrar as características principais do Yang-Tzé. Aproveite para resgatar informações geográficas como: localização, aspectos físicos, demográficos e econômicos da China, para facilitar a compreensão - por parte dos alunos, deste documentário.

 

Observação: O documentário tem duração de cinquenta minutos e, por isso, deve ser exibido em duas aulas.

- Primeiramente, apresente a sinopse do filme:

 

Episódio da série OS RIOS E A VIDA que mostra as características principais do rio Yang-tzé e a sua influência sobre o povo que habita às suas margens, percorre toda a sua extensão, apresenta a cultura local e discute os riscos socioambientais que corre o rio. 

O episódio 3 trata do rio Yang-Tzé. Localizado na China, é a via navegável mais utilizada no mundo. Em contrapartida, sua correnteza é motivo de preocupação em virtude das milhares de mortes que causou no último século. Para conter suas águas, construiu-se a Barragem das Três Gargantas, a qual desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do país. Todavia, essa construção vem causando diversos impactos que podem resultar em um desastre ambiental.

 
- Oriente os alunos a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário que evidenciam a importância do Yang-Tzé para os chineses tais como: a localização, sua extensão, o aproveitamento de suas águas - em especial para o aproveitamento energético para a garantia do desenvolvimento econômico da China, e os diversos impactos socioambientais decorrentes dos usos desse rio.

 

- Posteriormente, peça-lhes para se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo e auxilie-os a elaborarem um quadro-síntese no caderno ou em um arquivo no computador.

 

 

Atividade 02

Rio Yang-Tzé - Seus usos e impactos socioambientais

PASSO A PASSO

 

hhh

- A partir das discussões anteriores proponha uma pesquisa, em grupo de 04 a 05 alunos, com o objetivo de responderem as seguintes questões:

  • Quais são as principais características do rio Yang-Tzé, ou seja, se é um rio com grande ou pequeno volume de água, com correntezas fortes ou fracas, etc.?
  • Quais são as distintas formas de utilização das águas do Yang-Tzé pela população chinesa?
  • Quais são os impactos/ameaças socioambientais decorrentes dos diferentes usos da água do rio Yang-Tzé?

 

 - Para responderem a estas questões, oriente os grupos a pesquisarem, - em casa ou na biblioteca da escola -, em atlas geográficos, mapas temáticos sobre a hidrografia da China, em sites de busca na internet ou outras fontes que abordem a temática.

 

- Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra-chave desejada, os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo, conforme Figura 02, a seguir:

Figura 02: Página de busca da BRITANNICA ESCOLA ONLINE. 

 

Yang

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 11/11/13.

 

 

- Os grupos devem entregar um relatório com os resultados de sua pesquisa, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes com as complementações que se fizerem necessárias. É importante, nesse momento, que haja a troca de informações para que se construa o conhecimento acerca do assunto de maneira colaborativa e significativa.

 

Comentário: Para o desenvolvimento do trabalho, cada grupo deverá ser responsável pela apresentação de um tipo de uso do rio Yang-Tsé e os problemas decorrentes deste. Acompanhe cada etapa da atividade destacando, dentre outros, o desenvolvimento econômico da China nos últimos anos.

 

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Após a apresentação do quadro-síntese elaborado anteriormente por cada grupo, explique o papel que grandes rios, como o Yang-Tzé na China e o Amazonas no Brasil, possuem na organização do espaço geográfico e ressalte que essa influência pode se alterar ao longo do tempo em função de novas técnicas e/ou modificações no contexto político, econômico e social.

 

- Fique atento durante as apresentações dos grupos e, se necessário, destaque que:

  • O rio Yang-Tzé constitui-se como elemento central para a garantia da pujança econômica chinesa, pois é uma importante via navegável desde o século XIII, ligando o interior do país e portos costeiros a cidades importantes como Nanquim, Wuhan e Chongqing.
  • A área em torno deste rio é povoada há milhares de anos. As planícies do baixo rio são propícias à agricultura devido ao solo rico em nutrientes.
  • O Yang-Tzé possui represas que auxiliam no controle de inundações e na produção de energia elétrica. Essas permitem também que navios sigam até o interior do país, por meio do manejo de eclusas.
  • Um dos grandes impactos gerados pelas obras de controle do rio Yang-Tsé, um dos maiores rios asiáticos, é a construção da barragem de Três Gargantas. Da mesma forma que se trata de uma obra essencial para o sucesso econômico chinês – tanto por suprir as demandas crescentes de energia quanto por viabilizar a navegação à montante da represa - a construção da maior hidrelétrica do mundo traz consigo inúmeros impactos sociais e ambientais, como: mudanças culturais, migrações, aumento da poluição, redução da pesca, entre tantos outros. 
 

- Solicite aos grupos que organizem um pequeno encarte de jornal sobre o rio Yang-Tzé. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Caracterização da bacia do rio;
  • Aproveitamento econômico;
  • Aspectos culturais da população que utiliza cotidianamente o rio;
  • Os problemas socioambientais decorrentes dos usos deste rio.

 

- Oriente-os para que ilustrem o jornal com representações cartográficas como mapas, gráficos e tabelas, ou outras imagens que auxiliem na compreensão do assunto.

 

- Solicite e oriente os grupos a discutirem e a proporem no encarte do jornal medidas e/ou alternativas para a mitigação dos impactos sociais e ambientais apontados durante o estudo do tema.

 - Auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais pela escola. Se houver recursos financeiros, peça para imprimir encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem ao longo do rio Yang-Tsé; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

Os rios e a Vida - Yang-Tzé. Disponível em <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=850>. Acesso em 11/11/13.

Rio Yang-Tzé. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/rio-yangtse.htm>. Acesso em 11/11/13.

Rio Yangtzé. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Yangtz%C3%A9>. Acesso em 11/11/13.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.