19/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Essa aula levará o aluno a refletir e aprender vocabulário relacionado a sua condição de adolescente, sobre os grupos em que adolescentes se inserem (as tribos) e fará com que o aluno trabalhe com o gênero poesia na língua inglesa. O foco dessa sequência de ensino é a produção escrita.
Simple Past
Simple Present - Regular and irregular Verbs
Imperative
Combine com os alunos, antes do início das tarefas, a forma de correção dos textos escritos que eles entregarão a você. Explique que, antes de entregar a você, eles farão um trabalho chamado "peer edition", que é uma forma de correção em pares. O aluno troca sua produção com um colega, revisa a produção do colega e tem a sua produção revisada por ele.Depois de analisar os comentários do colega, o aluno deverá fazer as modificações necessária e só então entregará o trabalho final a você. A sua correção não será final ainda. Você deve apenas marcar eventuais problemas que ainda existam através de siglas (ver abaixo) que vão fazer com que o aluno reflita sobre o que deve ser mudado. Depois defazer as correções necessárias com base na sua primeira revisão, o aluno entregará o texto final e você dará a nota.
WO - word order (ordem da palavra está errada)
STRU - structure (erro de estrutura gramatical)
VOC - vocabulary (uso inadequado do vocabulário)
SPEL - spelling (erro de ortografia)
Aula 1: Entrando em contato com o Adolescer.
Contextualização:
Esta aula se propõe a colocar em debate o processo de consolidação da identidade que o adolescente de modo geral passa ao traçar seu percurso até a idade adulta. Vamos conversar sobre grupos e as ações que acabam sendo tomadas pelos adolescentes na busca pelo sentimento de pertencimento.
Leve-os a refletir e dar opiniões sobre o que é adolescência e o que é adolescer.
Durante a discussão, aproveite as respostas deles para ir criando, no quadro, uma "lista"de vocabulário relacionado ao assunto.
DICA: Apesar de ser um assunto um tanto "corriqueiro", sugerimos sites que tratam do assunto para que o professor leia antes dessa discussão:
http://pt.wikipedia.org/wiki/adolescencia
http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/saiba_mais_nos.asp?secao=saiba&tema=nos
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/adolescencia.htm
READING
Antes de propor a leitura do texto abaixo (primeiramente, leitura silenciosa, e possivelmente leitura em voz alta, depois), peça para que eles analisem a figura. Questione:
1. What kind of feelings is the boy showing?
2. How old do you think he is?
3. Imagine a word to describe the picture, just one word.
(Apresente algumas palavras-chave antes de solicitar que a turma leia o texto)
Adolescence: Forgotten Age, Forgotten Problems
Adolescence is a forgotten age, its problems largely ignored in the clamor for attention to competing societal concerns. So argues Phyllis Ellickson, a senior RAND analyst who has devoted much of her career to the study of young people in the years between childhood and maturity.
"Perhaps that is because adolescents are so often perceived as troubled kids or troublemakers," she observes, "unlike younger children for whom it is easy to get a sympathetic hearing."
A worry to their parents and teachers, teenagers are often touchy, obsessed with the approval of their peers, and seemingly indifferent--or downright hostile--to the views and values of adults. Ellickson's research has shown that even good students from financially secure homes can go off track when they reach junior high school.
Ellickson, a social policy analyst, finds the years between 12 and 18 are an "extremely vulnerable" time in the lives of young people.
"They desperately want the approval of their friends, to be perceived as 'cool,' and they will do dangerous and just plain dumb things to gain that status." Unfortunately, temptations to drink, take drugs and en-gage in precocious sex arise long before adolescents have developed skills to cope with the forces that are whipsawing them. Violent behavior and emotional problems, such as depression, which may be the precursor of a lifelong disability, may worsen during this period as well.
It may seem odd to think of adolescence as a major public health issue, but that is exactly how Ellickson sees it. "I believe that adolescent health encompasses far more than the absence of physical disease or disability. It includes mental and social, a s well as physical, we ll-being."
(Reti rado do site: http://www.rand.org/publications/randreview/issues/RRR.spring97.children/adolescence.htm - em 19 /08/2009)
Questi one o que os alunos ac haram do texto. Escreva as perguntas abaixo no quadro:
1. Do you agree with the author?
2. Have you ever done something unusual just to be accepted?
Peça para que eles façam, baseados no texto, uma definição do que é Adolescência.
1. Write in your own words what is adolescence for you.
Recolha as definições. Elas servirão de base para a avaliação sistêmica que será desenvolvida.
Aula 2: Conhecendo os grupos da escola.
Contextualização:
A proposta desta aula é apresentar as diversas “tribos” que existem na escola, retomando o debate sobre a necessidade de aceitação pelo grupo. Cada “tribo” tem seu “modus operanti” específico: jeitp de agir, de vestir, músicas que prefere, etc.
Não há aqui nenhum juízo de valor. Não podemos apresentar uma diminuição de nenhuma tribo sob pena de recebermos como troca retaliações (diretas ou não) dos alunos. Faça uma lista no quadro das “tribos que eles apresentaram”.
ATIVIDADE:
Apresente o seguinte desafio:
You are going to see four videos about different tribes. Pay attention on what is necessary to be part of one or the other group. Each video is a kind of manual. And, of course, they are very funny. After the videos you will answer some questions.
First Video: How to be Ninja.
http://www.youtube.com/watch?v=6jjKOfhu6vw
em 19/08/2009.
Second Video: How to be Gangster.
http://www.youtube.com/watch?v=LfhPFWloYIw&feature=related
em 19/08/2009.
Third Video: How to be Emo.
http://www.youtube.com/watch?v=9onvD6CkCvc&feature=related
em 19/08/2009.
Fourth Video: How to be nerd.
http://www.youtube.com/watch?v=toO0ctOiUEU&feature=related
em 19/08/2009.
Agora peça que eles se dividam em pequenos grupos. A partir da lista do quadro peça que elas façam um roteiro de um manual de "How to be a ..." Do mesmo modo que nos vídeos solicite o uso do imperativo (se necessário, revise com eles esse modo verbal, que expressa comandos ou pedidos e é usado também para instruções).
Recolha os roteiros ao final da aula. Eles servirão de base para a avaliação sistêmica que será desenvolvida.
Aula 3: Apresentando os grupos e quebrando o preconceito.
Retome os grupos da aula anterior. Retorne os roteiros corrigidos. Dê a eles 10 minutos para analisar o que foi destacado no roteiro. Cada grupo deve apresentar para a turma o roteiro que desenvolveu.
Após as apresentações, peça que eles escrevam (em Inglês) sobre qual grupo eles gostaram mais e por que.
Recolha os depoimentos feitos. Eles servirão de base para a avaliação sistêmica que será desenvolvida.
Aula 4 - Atividade de leitura
READING - A POEM
Comente com os alunos que eles vão ler um poema sobre a adolescência. Peça a eles que falem sobre poemas que eles conhecem, se eles têm algum poeta favorito, e se algum deles sabe algum poema para declamar para a turma. Se eles não apresentarem muitas opções, fale das suas preferência, e se possível, declame um poema pequeno para eles. Pense em um poema em Português e um em Inglês.
(sugestões:Ausência, de Carlos Drummond de Andrade - disponível no site http://www.pensador.info/p/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/1/ e o primeiro verso de The Road Not Taken, de Robert Frost - dispon ível em http://www.bartleby.com/119/1.html - os dois sites acessados em 19/09/2009)
Disc uta com eles quais são as características dess e gênero textual. Liste as respostas no quadro para que eles organizem a discussão.
Antes disso, você pode ler mais sobre o assunto em http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia e http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/generos.htm (ambos acessados em 19/09/2009)
Apresente a tarefa abaixo (você pode baixar o material já preparado clicando na palavra TAREFA ou no link dado):
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/adriana-teixeira/a-poem-activity (acesso em 19/09/2009)
A tarefa poderá ser realizada em sala (se houver tempo, se as aulas forem geminadas) ou pode ser dada como Para Casa. Peça-os para fazer o texto produzido em uma folha separada ou no verso da folha que você entregou a eles.
A Poem Exercise - ON ADOLESCENCE
You’re going to see a text now, a short poem about the teenage years. Read it carefully. After you read it, use it as an inspiration to write your own paragraph or your own poem about your adolescence.
Teenager Poem
A teens struggle for independence.
They Don't Understand
© Emily J. Taylor
I'm confused about life
it seems like no one understands me
especially my parents
they try to run my life
but they don't understand
my life's my own to run
they can't run it
it seems we live in two different worlds
at two different times
they should know no matter how much
they try to control my life
I'll always rebel
I don't care about the punishment
because they can't take away my
freedom, hope, dreams, memories
and people I love ever.
I wish they would understand
they never had to go through
the problems us teens are going through now
they would never understand
back then there w eren't so many problems us
teens face now
they just simply don't understand
us teens
Dedicated to: All Troubled Teens
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http://www.familyfriendpoems.com/family/poetry.asp?poem=2105
(acesso em 19/08/2009)
Faça o trabalho de peer edition antes de receber o texto do aluno para primeira correção e avaliação final.
O processo de avaliação será feito através dos textos escritos produzidos pelos alunos. Ao final de cada uma das etapas da sequência de ensino você terá um texto escrito e a produção verbal durante os debates. Além desses, a avaliação feita pelos pares sobre o desempenho dos grupos na apresentação do manual também deve ser considerada. Em cada aula há o momento de leitura, de produção escrita e de produção verbal, além de compreensão oral (listening). Cada momento desses pode se consolidar em avaliação.
Quatro estrelas 2 classificações
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31/03/2012
Quatro estrelasMuito boa!!!! Esta aula levará os alunos a uma reflexão mais ampla de seu comportamento.
02/11/2010
Quatro estrelasgostei muito desta aula. É uma aula que leva à reflexão e que os deixará mais confortáveis para falarem de si mesmos, pois em minha opinião se identificarão bastante com o poema. Vou tentar adaptá-lo no próximo ano em minha escola, cujo tema será "identidade".