24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
· Descobrir a história das Copas do Mundo de Futebol;
· Conhecer as curiosidades sobre a Copa do Mundo de Futebol;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Professor, o tema da Copa do Mundo de Futebol não é algo apenas momentâneo, mas faz parte da nossa cultura. Por isso, conhecer a sua organização e a forma como foi criada favorece um olhar mais crítico do aluno para um evento de tamanha relevância e que envolve o mundo. Sendo assim, propomos a presente aula para que os alunos possam experienciar momentos de reflexão, de alegria, e vivenciar um trabalho em equipe, a partir das múltiplas relações com o sistema alfabético de escrita. Vamos lá!
Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivencia. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Portal da Copa”. Disponível em: < http://www.copa2014.gov.br/pt-br/torcedor/historia-das-copas/1930>. Acesso em: 04 de mar. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte aos alunos o que sabem sobre a Copa do Mundo de Futebol. Aproveite o momento para instigar a participação de todos. Após o diálogo, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e peça para que escrevam ou desenhem o que sabem sobre a Copa do Mundo de Futebol. Quando todos terminarem solicite que apresentem para a turma as suas produções e em seguida afixe os trabalhos no mural da sala de aula.
Agora, que tal colocar duas perguntas para a turma e pedir que cada um expresse sua opinião inicial?
Após todos participarem, proponha que realizem uma pesquisa nos sítios abaixo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Também poderá ser utilizado tablet ou mesmo o Laboratório de Informática.
Por que a Copa do Mundo se chama Copa do Mundo?
Fonte: Sítio: “Superinteressante”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/esporte/copa-mundo-se-chama-copa-mundo-443204.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Por que a Copa só acontece de quatro em quatro anos?
Fonte: Sítio: “Superinteressante”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/esporte/copa-so-acontece-quatro-quatro-anos-443217.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após a leitura das informações contidas nos sítios, converse com os alunos sobre como eles imaginam a Taça da Copa do Mundo de Futebol. Para aprofundar o conhecimento sobre a Taça, auxilie-os a consultarem as informações no sítio abaixo:
Fonte: Sítio: “Suapesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/copa/taca_copa.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “Infoescola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/curiosidades/taca-da-copa-do-mundo/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Agora, que a turma vez um passeio pela história da taça da Copa do Mundo de Futebol, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e descobrirem quais são as proximidades da nova logo da Copa do Mundo de Futebol de 2014 com a taça original.
Fonte: Sítio: “FIFA”. Disponível em:<http://pt.fifa.com/worldcup/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes e solicite que cada grupo faça uma representação de uma Taça, podendo ser a Taça da Copa do Mundo ou mesmo uma Taça Imaginária. Para isso, disponibilize argila, massas de modelar e outros materiais como papel e cola.
Após a confecção da Taça, solicite que cada grupo escreva em uma cartolina, informações sobre a Taça, tais como:
Depois de tudo pronto, faça um momento de socialização dos trabalhos. Em seguida, organize uma exposição no pátio da escola para que os trabalhos possam ser apreciados pela comunidade escolar.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e providencie uma bola. A turma deverá contar de quatro em quatro e para isso, você começa com a bola e fala o numeral um e em seguida passa a bola para o aluno da sua direita o qual deverá continuar a contagem, apenas falando o próximo numeral.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e auxilie-os a acessarem o sítio abaixo para que descubram:
· O que é a FIFA?
· Qual a sua função?
· Qual a sua importância?
Fonte: Sítio: “FIFA.com”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/mission.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após a consulta ao sítio construa com a turma um texto coletivo, contendo as informações que os alunos julgarem relevantes para a compreensão da FIFA. Aproveite o momento para dialogar com a turma sobre as frases:
“Pelo esporte. Pelo mundo”.
"Desenvolver o esporte, sensibilizar o mundo, construir um futuro melhor."
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo. Também poderá ser utilizado tablet ou mesmo o Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: “História da Copa do Mundo”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/2010/historia-das-copas/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “Portal da Copa”. Disponível em: <http://www.copa2014.gov.br/pt-br/torcedor/historia-das-copas>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “Superinteressante”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/esporte/copas-historia-historias-copas-446422.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “CiênciaHoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/fique-por-dentro-da-copa-do-mundo/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “Brasilescola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/copa-mundo.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
A partir da ampla pesquisa e consulta aos sítios acima, proponha aos alunos as atividades abaixo:
Olá, amiguinho!
Você pesquisou e descobriu muitas informações sobre a história das Copas do Mundo de Futebol. Agora, que tal preencher a tabela abaixo? Para isso, consulte novamente os sítios que você utilizou para pesquisa e troque ideias com seus colegas.
Ano da Copa do Mundo de Futebol |
Local: País/Sede |
Seleção vencedora |
1930 |
Uruguai |
Uruguai |
1934 |
Itália |
Itália |
1938 |
França |
Itália |
1950 |
Brasil |
Uruguai |
1954 |
Suíça |
Alemanha Ocidental |
1958 |
Suécia |
Brasil |
1962 |
Chile |
Brasil |
1966 |
Inglaterra |
Inglaterra |
1970 |
México |
Brasil |
1974 |
Alemanha Ocidental |
Alemanha Ocidental |
1978 |
Argentina |
Argentina |
1982 |
Espanha |
Itália |
1986 |
México |
Argentina |
1990 |
Itália |
Alemanha Ocidental |
1994 |
Estados Unidos |
Brasil |
1998 |
França |
França |
2002 |
Coréia do Sul/Japão |
Brasil |
2006 |
Alemanha |
Itália |
2010 |
África do Sul |
Espanha |
Após preencher a tabela responda:
Quantas vezes o Brasil foi campeão?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Quais foram os anos em que o Brasil não foi campeão?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Qual o país que mais venceu a Copa do Mundo de Futebol?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Há quantos anos acontece a Copa do Mundo de Futebol?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Agora, que tal acessar o sítio abaixo e descobrir no Mapa Mundi onde fica cada país que já venceu a Copa do Mundo de Futebol? Para isso, você precisa colocar o cursor sobre alguma região do Mapa e logo aparecerá o nome do país. Caso seja o país que você está procurando, clique na imagem e leia as informações sobre o país.
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, providencie um Mapa Mundi em tamanho ampliado e leve para a sala de aula. Organize os alunos em uma roda de conversa e tenha em mãos um papel com os nomes dos países vencedores de algumas Copa do Mundo de Futebol. Entregue o nome de um país para cada dois ou três alunos e solicite que encontrem no mapa o local do país e colem o papel de identificação do país no mapa. Depois que todos afixarem os nomes dos países no Mapa Mundi, afixe o trabalho no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciá-lo. Lembre-se de colocar um título para expor o trabalho, podendo ser: Países vencedores da Copa do Mundo de Futebol.
Professor, proponha uma atividade em casa, na qual os alunos possam conversar com seus familiares e descobrir o que eles sabem sobre a Copa do Mundo de Futebol.
Professor, retome com a turma a atividade de casa sobre a Copa do Mundo de Futebol. Possibilite um tempo para que cada aluno possa expressar oralmente o que descobriu. Se achar interessante, construa um cartaz com as informações da turma e afixe no mural da sala de aula.
Túnel do tempo das Copas do Mundo de Futebol
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes e disponibilize uma cartolina branca para cada grupo. Solicite que os grupos criem uma linha do tempo com a história das Copas do Mundo de Futebol. Disponibilize revistas para recorte, bem como materiais diversos como: tinta, tesoura, cola, giz de cera e outros. Explique para a turma que os alunos terão como desafio registrar na linha do tempo o ano e uma imagem que represente cada edição da Copa do Mundo de Futebol. Veja o exemplo de linha do tempo com os anos dos acontecimentos da Copa do Mundo de Futebol abaixo:
1930 |
1934 |
1938 |
1950 |
1954 |
1958 |
1962 |
1966 |
1970 |
1974 |
1978 |
1982 |
1986 |
1990 |
1994 |
1998 |
2002 |
2006 |
2010 |
Após todos terminarem solicite que cada grupo apresente a sua produção para a turma, de forma que expliquem o que representa a imagem escolhida para cada ano de Copa.
Jogo da memória dos campeões das Copas do Mundo
Professor, organize os alunos em duplas e entregue uma folha de papel contendo uma tabela com duas colunas e 19 linhas. Solicite que preencham a tabela com o ano de cada Copa do Mundo de Futebol e o nome do país campeão. Para isso, os alunos poderão consultar a tabela da atividade anterior ou mesmo realizar consultas aos sítios sugeridos acima. Abaixo, colocamos um modelo de como ficará preenchida a tabela.
1930
|
Uruguai |
1934
|
Itália |
1938
|
Itália |
1950
|
Uruguai |
1954 |
Alemanha Ocidental
|
1958
|
Brasil |
1962 |
Brasil |
1966
|
Inglaterra |
1970
|
Brasil |
1974
|
Alemanha Ocidental |
1978
|
Argentina |
1982
|
Itália |
1986
|
Argentina |
1990
|
Alemanha Ocidental |
1994
|
Brasil |
1998
|
França |
2002
|
Brasil |
2006
|
Itália |
2010
|
Espanha |
Após preencherem a tabela peça para que os alunos recortem cada linha e coluna. Explique para a turma que utilizarão os papéis recortados para um jogo da memória. Sendo assim, cada aluno terá o desafio de relacionar o ano ao país campeão da Copa do Mundo. Cada dupla poderá ter uma cópia da tabela acima para consulta no momento do jogo e confirmar o nome e o ano.
Professor, organize com a turma um Jornal Falado em sala de aula. Para isso, organize a turma em duplas e explique que cada dupla deverá escolher uma das Copas do Mundo de Futebol e organizar um resumo dos principais acontecimentos, tais como:
Organize um momento para a apresentação do Jornal Falado na escola, convidando a comunidade escolar e também os familiares para assistirem. Organize com os alunos a data, horário e local em que acontecerá o evento e providencie o bilhete e os cartazes de divulgação. Crie com a turma um nome para a chamada do Jornal, podendo ser:
O túnel do tempo das Copas do Mundo de Futebol
Para enriquecer as construções das falas dos alunos, eles poderão consultar os sítios sugeridos ao longo da aula e retomarem as atividades propostas para aprofundarem seus conhecimentos.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Ciência_Mão”.Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chc&cod=_vocesabiaqueofuteboltemo>. Acesso em: 03 de mar. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Ciência_Mão”.Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chc&cod=_vocesabiaqueofuteboltemo>. Acesso em: 03 de mar. 2014.
Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/03/2014
Cinco estrelasvou aproveitar esse material para trabalhar com alunos e outros professores de outras áreas, adaptando para cada sala e idade, excelente conteúdo.