20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noção de gênero masculino e feminino, através de diferentes estratégias. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa você poderá acessar:
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e colegas de equipe a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre as ações realizadas pelos meninos e pelas meninas. Promova um momento de descontração, depois apresente algumas frases que podem ser escritas em cartazes ou projetadas. Mas, seja cuidadoso durante a exploração do tema, para não gerar constrangimentos, pois muitos meninos e meninas hoje, fazem atividades que a sociedade rotula como sendo só para meninos ou só para meninas, por exemplo: existem muitos meninos que fazem balé e ajudam a secar louças como têm meninas que fazem futebol e lavam o carro com o pai, portanto têm atividades que estão deixando de ser somente de um gênero.
JOGAR FUTEBOL. |
VESTIR ROUPAS EM TONS DE ROSA E LILÁS. |
USAR BERMUDÕES. |
TER CABELOS BEM CURTOS. |
BRINCAR COM BONECAS. |
SUBIR EM ÁRVORES. |
AJUDAR A LAVAR O CARRO. |
ANDAR DE ESQUEITE. |
SECAR A LOUÇA. |
DANÇAR BALÉ. |
TER CABELOS LONGOS. |
DAR GARGALHADAS. |
CHORAR QUANDO SE MACHUCA. |
Fonte das imagens: Acervo da própria autora.
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre as ações descritas em cada frase.
Professor, peça aos alunos que comentem alguma ação que diferenciam os meninos das meninas. Vocês acham que os meninos e as meninas são tratados da mesma maneira?
Em seguida, monte um cartaz com as frases acima no mural da sala de aula, diferenciando as ações de meninos e de meninas impostas pela sociedade.
Como forma de registro no caderno de Língua Portuguesa proponha as atividades abaixo:
Leia o texto a seguir.
(Professor, convide os alunos a lerem o texto silenciosamente. Depois, faça a leitura oralizada, aproveite o momento para trabalhar os sinais de pontuação, sinônimos e antônimos e os significados das palavras desconhecidas.).
Fone: CAVÉQUIA, Marcia Paganini. A Escola é Nossa. Letramento e Alfabetização. 3 º Ano. São Paulo: Scipione, 2011. p. 128,129.
INTERPRETANDO O TEXTO 1. Converse com os colegas e descubra quais os significados das palavras: SALIENTE, CORAJOSO, INDEFESA de acordo com o contexto do texto. ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 2. De acordo com o texto, o menino é melhor que a menina? Justifique sua resposta com exemplos que aparecem no texto. _______________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 3.Qual a sua opinião sobre a frase: “Muita gente fala que menino (homem) é superior e melhor que a menina (mulher)”. ____________________________________________________________________________________________ 4. Explique com suas palavras a frase: Meninos e meninas são diferentes? _________________________________ _____________________________________________________________________________________________ 5.Escreva os sinônimos de algumas palavras retiradas do texto. ESPERTO (sabido, inteligente) ______________________________________________________________ SALIENTE (espevitado, atrevido)_____________________________________________________________ MANTEIGA DERRETIDA (chorão, chorona) _____________________________________________________ CORAJOSO (valente) _____________________________________________________________________ DESINIBIDO (desembaraçado) _____________________________________________________________ 6. Agora, escreva os antônimos para as seguintes palavras, também retiradas do texto. SUPERIOR (inferior) _____________________________________________________________________ MENINO (menina) _______________________________________________________________________ MELHOR (pior) __________________________________________________________________________ FORTE (fraco) __________________________________________________________________________ ALTO ( baixo) ___________________________________________________________________________ |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Elabore com seus familiares uma lista contendo as ações que realizam nas atividades diárias. Não se esqueça de separar os gêneros: masculino e feminino.
Atividades Masculinas |
Atividades Femininas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a sala de aula para os alunos apresentarem as suas produções a respeito das ações realizadas pelos meninos e pelas meninas na rotina diária.
Em seguida, apresente através de projeção ou cartazes algumas frases que são faladas muitas vezes pela família e pela sociedade à qual o aluno está inserido.
Fonte: CAVÉQUIA, Marcia Paganini. A Escola é Nossa. Letramento e Alfabetização. 3 º Ano. São Paulo: Scipione, 2011. p. 132..
Converse com os alunos sobre as frases ouvidas, elas se fundamentam no senso comum de um determinado meio cultural.
Posteriormente, questione:
Professor, crie uma lista contendo algumas ações realizadas por meninos e pelas meninas, destaque as diferenças. Nesse momento, se sua escola possuir Laboratório de Informática ou laptop, você poderá fazer a lista com os alunos utilizando o programa KWord acessando: ( Área de Trabalho > Processador de Textos). Exponha no mural da sala de aula.
ORGANIZANDO UM FÓRUM
Organize os alunos em duplas e proponha uma discussão sobre essas frases populares. Incentive todos à participarem, esperando sua vez de falar, e respeitando a fala do colega.
Professor, proponha que cada dupla registre por escrito sua opinião sobre um dos assuntos debatidos. Para isso, oriente os alunos a empregarem justificativas que a fundamentem.
Observação: Explique aos alunos que não basta dizer que concorda com determinada frase ou discorda. É necessário justificar a opinião defendida. Oriente-os a usarem expressões como: " Eu acredito em..."; "Eu não concordo com..."; "Em minha opinião...").
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Professor, não esqueça de que seu objetivo é justificar uma frase escolhida. Para isso, leia as seguintes orientações:
Por fim, analise se a justificativa que escreveram apresenta as informações de forma clara e objetiva. Professor, prepare um momento para as duplas apresentarem suas justificativas aos colegas.
Solicite que cada dupla escreva um pequeno texto comentando a frase que mais lhe chamou atenção, depois façam as ilustrações do assunto das frases escolhidas e justificadas.
Professor, como os alunos ainda estão no processo de alfabetização e não dominam a escrita ortográfica, faça uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que não é fácil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, faça ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam as ilustrações utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Meninas e meninos: onde está a diferença?”.
Professor, você poderá construir um Fórum com a turma, com o intuito de discutir os assuntos relevantes sobre a aula e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim, crie um Fórum de discussões.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que o Fórum seja online.
Para a criação de um Fórum são necessários alguns passos, convide a turma para ler informações sobre essa criação, acessando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
O Fórum com a turma tem as mesmas características do Blog da escola. Exige preparação prévia e envolvimento dos atores no processo, como pais, professor, alunos e direção da escola e autorizações prévias para as imagens das crianças aparecerem na rede, assim como a organização de eventos relevantes. Lembre-se que ele será o diário da sua turma.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Desde a infância pode-se perceber as diferenças entre o comportamento de meninos e de meninas. Os meninos geralmente estão agitados, correndo, competindo, lutando. Já as meninas costumam ficar quietas, sentadinhas, dividindo seus brinquedos e conversando. Apesar de que algumas meninas, fogem a estas características, ou seja, são mais agitadas. Além das diferenças comportamentais também existem as físicas.
Professor, organize os alunos em roda e converse sobre as diferenças que existem entre cada gênero masculino e feminino. Para isso, apresente os esboços do corpo humano aos alunos, por meio de cartazes fixados na lousa. Outra sugestão é contornar o corpo de um aluno e uma aluna da turma no papel Kraft e recortar a imagem formada.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Posteriormente, questione:
Agora, que tal criar uma boneca que caracterize as meninas e um boneco que represente os meninos de sua turma?
Professor, organize os alunos em duas equipes: das meninas e dos meninos. Disponibilize papéis, tecido, cola, tesoura, lantejoula, papel crepom e outros. Você também poderá sugerir que os alunos providenciem os materiais que julgarem necessário para caracterizar seu (sua) boneco (a).
Veja a caracterização de cada esboço nas equipes de trabalho dos alunos da Eseba/UFU – 1º Ano 2012.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora. Atividade realizada com os alunos do 1º Ano da Escola de Educação Básica UFU – Corpo Humano: Diferenças e Semelhanças. 2012.
Professor, oriente os alunos na construção levantando questionamentos sobre as diferenças e as semelhanças nas roupas: calcinha e cueca; sapatos; acessórios como: brinco e boné.
Atividade Complementar
BONECOS (AS) DE MASSINHA
Professor, disponibilize massinha de modelar para cada aluno criar o esboço do seu corpo destacando as diferenças e semelhanças que existem entre os meninos e as meninas. Monte uma exposição com os trabalhos. Veja uma sugestão:
Fonte da imagem: Acervo da própria autora. Atividade com massinha de modelar, realizada com os alunos do 1º Ano da Escola de Educação Básica UFU – Corpo Humano: Diferenças e Semelhanças. 2012.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ao brincarem juntos os meninos e as meninas estão aprendendo a respeitar as diferenças e semelhanças de cada gênero masculino e feminino. Com isso, descobrirão sobre as particularidades de cada gênero, sobre o que agrada ou desagrada, de acordo com as predisposições naturais de cada um.
Professor, organize com a turma uma lista de brincadeiras que podem ser realizadas entre os meninos e as meninas. O objetivo com essa atividade é mostrar aos alunos como se divertir em brincadeiras apreciadas tanto por meninos quanto por meninas.
Professor, elabore juntamente com os alunos, a lista das brincadeiras. Caso sua escola possua os laptops, você poderá construir a lista, utilizando o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima para ser colada no mural da escola para apreciação da turma e da comunidade escolar.
NOME DAS BRINCADEIRAS |
|
|
|
|
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, organize os alunos em grupos e solicite que escolham uma das brincadeiras e escreva um texto instrucional, explicando a brincadeira escolhida.
Proponha aos alunos que verifiquem após o texto as regras e explicações das brincadeiras, se as instruções ficaram claras, praticando-as no pátio da escola.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam o desenho das brincadeiras utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para colocarem o nome da brincadeira.
Sugestões para os professores:
Livro: Menino brinca de boneca?
Fonte: Menino brinca de Boneca. Disponível em: http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/24345/MENINO_BRINCA_DE_BONECA__1240108045P.jpg. (você encontrará neste sítio a capa do livro com o título: menino brinca de boneca?). Acesso em: 06 de nov. 2013
Sinopse
Menino Brinca de Boneca? - Marcos Ribeiro
MENINO BRINCA DE BONECA? É mais uma obra oportuna que Marcos Ribeiro - autor de MAMÃE, COMO EU NASCI? Oferece ao público infanto-juvenil.
Com muito sabor e leveza, o autor mexe com todos os nossos preconceitos machistas (sem ignorar que o machismo é também um problema da mulher, da mãe que ensina aos filhos "papéis" masculinos e femininos). Uma das causas da infelicidade de muitas pessoas é essa mania de se pautar por atitudes alheias. Desde pequena, a criança aprende a imitar e competir com seus colegas, prejudicando o desenvolvimento de sua própria personalidade.
Ser o que se é, eis um desafio difícil até mesmo para os adultos. Estamos tão condicionados pelos modelos vigentes que trocamos a liberdade pela opinião consensual.
A frustração muitas vezes tem esta origem absurda: surge da nossa incapacidade de corresponder ao que julgamos que os outros esperam de nós.
Neste livro, Marcos Ribeiro coloca a questão do masculino-feminino de forma muito didática, acessível a leitores de qualquer idade. Sobretudo, ele estimula o jovem leitor a refletir, decidir-se, opinar. Esta é, portanto, uma obra muito educativa, porque aborda, num estilo muito agradável e graças às ilustrações de Bia Salgueiro, um aspecto fundamental de nossa cultura ainda impregnada de heranças patriarcais. MENINO BRINCA DE BONECA? É uma obra lúdica e muito séria.
Fonte: Sítio: “Nova Escola”. Semelhança e diferença entre meninos e meninas. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/semelhancas-diferencas-meninos-meninas-623097.shtml>. Neste sítio você encontrará sugestão de atividades sobre as semelhanças e diferenças entre meninos e meninas. Acesso em: 03 de nov. 2013.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: reconhecer ações realizadas por meninos e pelas meninas nas atividades diárias; identificar diferenças e semelhanças entre os gêneros: masculino e feminino; conhecer brincadeiras comuns para os meninos e meninas; conhecer os antônimos e sinônimos das palavras; produzir pequenos textos; perceber e comparar a finalidade de um texto; compreender que palavras possuem significados; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. Crie uma forma de registro para suas observações, podendo ser uma ficha ou mesmo utilizando o seu caderno de plano, pois suas observações serão importantes para orientar o seu planejamento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/09/2014
Cinco estrelasProjeto interessantíssimo. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!