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Ampliando vocabulário: palavras africanas

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar vocabulário.
  • Conhecer palavras africanas.
  • Elaborar um pequeno dicionário de palavras africanas.
  • Produzir um texto com palavras africanas.
  • Divulgar as palavras aprendidas por meio de um blog.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
  • Uso do dicionário impresso e on line.
  • Narração.
Estratégias e recursos da aula
  • Slide share
  • Uso de dicionário on line e impresso.

 

  • PROFESSOR, as contribuições africanas para a formação e a constituição da sociedade brasileira fazem parte do imaginário coletivo nacional. Para compreender o que é o Brasil em suas raízes mais profundas, é fundamental a análise acurada das palavras que nós herdamos da cultura africana.

 

MÓDULO  1- SENSIBILIZAÇÃO PARA ESTUDO DO TEMA

 

ATIVIDADE 1 - CONHECENDO PALAVRAS

 

Professor, apresente em fichas de cartolina ou em datashow as seguintes palavras:

Candomblé
candonga
dendê

agogô
angu
banguela

dengo
acará
acarajé
calundu
camundongo
Candomblé

candonga
canjerê
canjica

carimbo
catimbau
catunda

Cassangue
caxambu
caxumba


cachimbo
cafundó
cafuné

chuchu
dendê
dengo

diamba
Exu
fubá

guandu
inhame
Iemanjá

 

  • Depois de mostradas e lidas as palavras, pedir aos alunos que as leiam em voz alta. Na sequência, perguntar se eles conhecem algumas delas e o que significam.
  • Acredita-se que muitas são conhecidas e a maioria não. Por isso, o professor deverá levar os significados de todas em frases ou em um contexto maior.

 

ATIVIDADE 2 - AFRICANISMO? O QUE É?

O professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática e solicitar a eles que acessem o site do dicionário Caldas Aulete on line para encontrarem o significado de africanismo.

(a.fri.ca.nis.mo.)
1. Qualidade do que é especificamente africano, como a cultura, os costumes etc.; AFRICANIDADE
2. Estudo ou especialização em temas africanos, especialmente por parte de não-africanos.
3. Sentimento de afinidade ou identificação com a cultura e as tradições africanas, mormente da África negra; AFRICANIDADE
4. Ling. Palavra ou expressão vinda de alguma língua africana.
5. Ling. Todo fato ou uso da língua portuguesa (léxico, sintático, fonético etc.) presentes nas ex-colônias de Portugal na África, e no português falado em Portugal ou no Brasil.
[F.: africano + -ismo.]
 
  • Com as acepções lidas em voz alta pela professora ou por algum aluno, a professora deverá  dizer aos estudantes que:
  •  
  • 1. Na  Língua Portuguesa, alguns exemplos de africanismos são: vatapá, moleque, cachaça, samba, molambo, axé, bumbum, quitute, dengo, cumbuca, acarajé, senzala, maxixe, cafuné, orixá, entre outras.
  • 2. Africanismo é um termo da linguística referente à adoção de palavras de origem africana. 

 

 máscaras africanas

Imagem disponível em: http://rerida.blogspot.com.br/2010/11/as-mascaras-africanas_25.html  Acesso em: 25 nov. 2013.

 

MÓDULO 2- LENDO MAIS SOBRE O ASSUNTO

 

ATIVIDADE 1 - LEITURA

 

  • Professor, reproduza cópia do texto abaixo para cada estudante. Peça que o leiam silenciosamente primeiro e depois converse com eles sobre as informações do texto.

Palavras de origem africana na língua portuguesa

Palavras de origens africanas, antroponismos, toponismos na fauna, na flora, na alimentação, na crença e nos utensílios.

Eliane Santos Zica :: :: Brasil

 

Não há muitas palavras de origem africana na língua portuguesa. O português que se falava nas colónias incluía, informalmente, termos dessa origem, desconhecidos em Portugal.

A mais famosa talvez seja a expressão «musseque» para significar os subúrbios negros de Luanda. «Musseque» vem do kimbundu «mu seke», que significa «no vermelho». A terra de Luanda é vermelha (seke) e os portugueses, tal como noutros casos, construíram uma palavra através de uma expressão que lhes foi dita. Possivelmente algum português perguntou a um africano: «Onde é?», e este respondem «mu seke».

Hoje essa expressão deixou de ter muito uso, sendo substituída por «subúrbio».

Outros exemplos:

«cubata» - casa de africanos. Significa «na casa» - «ku mbata». Ficou em português: «cubata».

«quimbo» - bairro/aldeia africano do centro de Angola. Significa «no bairro» - «ku imbo». Ficou em português: «quimbo».

«Massangano» - povoação a leste de Luanda. Quando os portugueses aqui chegaram, teriam perguntado pelo seu nome. Os habitantes não perceberam, pensando que os portugueses lhes estavam a perguntar que cultura era aquela. Responderam: «Milho, senhor» («masa, ngana») e o nome da terra ficou Massangano.

Curiosidade:

  • Um dos calões mais famosos incorporados no português de Portugal nos últimos anos, importado do linguajar dos jovens luandenses e que os jovens lisboetas rapidamente incorporaram é «bué». «Bué» quer dizer «muito», mas no sentido do «beaucoup» francês e não do «très»: «Bué de coisas», «bué de garinas», «bué de dinheiro». Mas os jovens lisboetas usam muitas vezes a expressão incorrectamente: «bué bonita», «bué rica», etc. Em Luanda ninguém diz isto, porque está errado.

Texto disponível em: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=5996  Acesso em 19 nov. 2013.

 

ATIVIDADE  2 - CONSTRUÇÃO DE UM PEQUENO DICIONÁRIO

 

  • Professor, antes de orientar a atividade proposta abaixo, apresente aos alunos, no Laboratório de Informática ou em um local com datashow os slides shares.

slide share

Disponível em: http://www.slideshare.net/lograsel/dicionario-de-africanismos  Acesso em 19 nov. 2013.

 

ATIVIDADE 3 - PESQUISA EM SITES

 

  • Depois de mostradas todas as palavras, o professor deverá pedir a seus alunos para fazerem uma pesquisa em sites de busca. Peça a eles que façam um levantamento do maior número de palavras africanas que conseguirem. Depois, com a ajuda do dicionário, peça que eles preparem um "pequeno dicionário" para socialização das palavras. Explique que deverão ser bem criativos, poderão usar imagens da internet ou desenhar.
     

dicionário

Disponível em: http://kelseanegalvao.blogspot.com.br/2011/03/palavras-de-origem-africana-para.html  Acesso em: 25 nov. 2013.

  • Os pequenos dicionários de palavras africanas adotadas no português deverão ser publicados no blog da escola ou da turma.

 

ATIVIDADE  4- PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO

 

  • O professor deverá solicitar aos alunos que escrevam um texto narrativo (que faça sentido) utilizando as palavras abaixo:
CAXUMBA    ACARAJÉ    ANGU    BANGUELA

 

  • O TEMA É LIVRE e as palavras poderão estar em qualquer lugar do texto. O estudante deve prestar atenção ao sentido que o texto terá, ou seja, ele deverá fazer sentido. Se NECESSÁRIO, O ESTUDANTE PODERÁ UTILIZAR O DICIONÁRIO.

 

ATIVIDADE 5- SOCIALIZAÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS

 

  • Para divulgação dos textos, o professor poderá criar um espaço para afixá-los. Pode ser um painel, mural ou as narrativas presas em cordões amarrados de um lado a outro.
Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo para enriquecer suas aulas.

 

Avaliação
  • A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica desenvolvida nas aulas.  Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno, segundo sua participação nas atividades realizadas. Em relação à produção da narrativa, o professor deverá observar se as palavras utilizadas fizeram sentido no texto do aluno em função do tema por ele escolhido.
  • Para a construção do dicionário, o professor poderá avaliá-lo, tendo como critérios:
  1. criatividade
  2. inserção de ilustrações.
  3. grafia
  4. adequação vocabular etc
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