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Sexualidade na infância: curiosidades e desejo de aprender

 

08/12/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e nomear os órgãos, sentidos e afetos relacionados à sexualidade.
  • Reconhecer e respeitar as diferenças sexuais e de expressão da sexualidade.
  • Aprender sobre o processo de reprodução humana.
  • Exercitar a escrita de textos.
  • Exercitar a interpretação de textos.
Duração das atividades
5 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, esta aula contempla ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Abordaremos o tema sexualidade, assunto de grande interesse dos alunos, que propiciará a aprendizagem significativa e conectada com as necessidades dos mesmos.

 

ATIVIDADE 1:            

                       

1º Momento: Convidar os alunos para ouvirem a contação da história do livro “Mamãe botou um ovo!”. COLE, Babette. Mamãe botou um ovo! São Paulo: Editora Ática, 1996.

 

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.cei.santacruz.g12.br/~resenhas/image66.jpg. Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

Sinopse: Nesta história os filhos explicam para os pais como os bebês são feitos, de maneira divertida e sem tabus.

 

Sugestão ao professor: Caso não disponha do livro, utilize o vídeo feito a partir do livro e disponibilizado no Youtube:

 

Mamãe botou um ovo! Duração: 06min17seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-8Qc9CYDHqE. Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=-8Qc9CYDHqE. Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

2º Momento: Faça uma roda com os alunos para conversar sobre a história, procurando esclarecer os pontos sobre os quais eles manifestarem dúvidas, com o intuito de fomentar a reflexão sobre o tema abordado na história. As seguintes perguntas podem ser úteis para este momento: Vocês já sabiam como os bebês são feitos? Vocês se surpreenderam com alguma informação da história? Existe alguma parte da história que vocês não entenderam?

Neste momento, podem surgir perguntas sobre detalhes da concepção e desenvolvimento do feto como, por exemplo: O que acontece se duas sementinhas entrarem no óvulo? É importante estar preparado para responder a todas as perguntas que surgirem, com clareza e, ao mesmo tempo, a partir do que os alunos, desta faixa etária podem compreender.

Além disso, neste momento, é importante esclarecer que existem outras formas de se ter filhos, abarcando a realidade da adoção e da concepção em laboratório, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. Algumas perguntas e comentários que podem ajudar nesta reflexão: A partir desta história, nós entendemos como os bebês são feitos. Mas, existem outras formas de se ter filhos?

É importante ainda cuidar para que prática sexual não seja explicada como tendo como objetivo apenas a reprodução. O prazer é uma dimensão muito importante da prática sexual e pode ser explicado para as crianças como tal.

 

ATIVIDADE 2:

 

1º Momento: Inicie uma conversa com os alunos relembrando a história ouvida na aula anterior. Perguntas como “O que acontece na história ‘Mamãe botou um ovo!’?” e “Vocês se lembram da explicação sobre como os bebês são feitos?”, podem ser úteis para este momento.

A partir dessa conversa, retome, se for necessário, o processo de reprodução humana e/ou outras explicações que se mostrarem necessárias.  

 

2º Momento: Solicite aos alunos que façam, individualmente, uma produção de texto ilustrada, explicando como os bebês são feitos. Estimule-os a abordarem no texto as informações aprendidas a partir da leitura do livro, tal como o momento da concepção e o desenvolvimento do bebê até o nascimento. Oriente-os a ilustrarem seus textos, a partir do que tiverem abordado nos mesmos. Caso necessário, faça a mediação adequada para a escrita de palavras e frases para as quais apresentarem dificuldade.

 

ATIVIDADE 3:

 

1º Momento: Convidar os alunos para ouvirem a leitura do livro “Mamãe nunca me contou”. COLE, Babette. Mamãe nunca me contou. São Paulo: Editora Ática, 2006.

 

Fonte: Imagem obtida a partir do site: http://www.fnac.com.br/mamae-nunca-me-contou/p/324870 . Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

Sinopse: Neste livro são abordadas diversas curiosidades sobre a vida, dentre elas algumas ligadas à sexualidade.

 

Sugestão ao professor: Caso não disponha do livro, essa história está disponível no site: http://pt.scribd.com/doc/97214905/Livro-A-Mamae-Nunca-Me-Contou-de-Babette-Cole. Acesso em 12 de novembro de 2013.

 

2º Momento: Faça uma roda de conversa com os alunos sobre a história, procurando esclarecer os pontos sobre os quais eles manifestarem dúvidas e com o intuito de fomentar a reflexão sobre o tema abordado na história. As seguintes perguntas podem ser úteis para este momento: Vocês tinham alguma dúvida semelhante às abordadas no livro? Vocês já sabiam a resposta de alguma questão abordada no livro? Vocês se surpreenderam com alguma coisa tratada no livro? Por que será que a mamãe nunca havia falado sobre os assuntos abordados no livro?

 

A partir desta última pergunta, converse com os alunos sobre o porquê de alguns temas despertarem a vergonha e serem difíceis de conversar. Procure mostrar aos alunos que, mesmo quando algum tema for difícil de conversar com alguma pessoa, existe a possiblidade de conversarmos sobre ele na escola. Com isso, as curiosidades das crianças serão valorizadas e a possibilidade de diálogo sobre questões importantes será aberta.

 

3º Momento: Convide os alunos a escreverem, individualmente, as dúvidas que ninguém nunca os esclareceu. Estas dúvidas deverão ser escritas num pedaço de papel que deverá ser colocado numa caixa de papelão, fechada, com um espaço para inserção dos papéis, tal como uma urna. Explique aos alunos que a caixa está fechada para que ninguém veja a dúvida do colega e que, portanto, não é necessário se identificar na escrita das dúvidas. Cada aluno pode escrever quantas dúvidas quiser. As mesmas serão respondidas na aula seguinte.

 

Caso algum aluno não queira escrever nenhuma dúvida, não há problema. Na aula seguinte ele poderá participar do momento de resposta às dúvidas dos colegas e se beneficiar com as informações.

 

ATIVIDADE 4:

 

1º Momento: Prepare uma lista com as questões elaboradas pelos alunos na aula anterior. Em seguida, leia e responda uma a uma em voz alta, possibilitando que os alunos façam comentários e/ou novos questionamentos a partir das mesmas.

 

Sugestão ao professor: Prepare-se previamente para responder às dúvidas dos alunos. Para isso, leia as perguntas depositadas na caixa, agrupe as perguntas sobre o mesmo tema e reformule as que, eventualmente, estiverem com termos pornográficos ou desrespeitosos, de modo que a dúvida possa ser esclarecida, a partir do uso dos termos adequados.

A partir dessa leitura, agrupamento e reformulações, reescreva as dúvidas dos alunos, fazendo uma lista e prepare as respostas para as mesmas. É importante que todas as questões sejam respondidas, utilizando os termos adequados e cientificamente aceitos, não extrapolando o nível de compreensão compatível com a faixa etária dos alunos. Para exemplos, veja os recursos indicados no item “Recursos Complementares”.

Tenha em mente que todo questionamento feito por um aluno sinaliza o nível de compreensão que ela é capaz de ter sobre aquele tema. Portanto, se uma pergunta foi feita, ela deve ser respondida. Além disso, é importante abordar todos os significados possíveis para uma mesma palavra. Por exemplo, a palavra virgem que designa uma pessoa que não teve experiência sexual ou objetos que nunca tenham sido usados. Para mais exemplos de maneiras de responder a algumas questões, veja o item “Recursos Complementares”.

É importante que o professor tenha uma postura respeitosa e tolerante às diversas expressões da sexualidade, podendo explicar aos seus alunos que todos os órgãos do nosso corpo são importantes para o relacionamento sexual e de que existem diversas maneiras de se fazer sexo.

É importante ainda que os termos inadequados ou pejorativos sejam explicados como tais, sendo contextualizados e substituídos pelos termos adequados. Por exemplo, no uso da palavra gay ou puta como forma de ofensa, é importante desconstruir a noção de que ser gay ou prostituta é um problema ou algo do que se envergonhar, promovendo o respeito à diversidade humana.

No momento da aula, explique novamente aos alunos que não é necessário que eles se identifiquem no momento da resposta às suas perguntas e esclareça que algumas perguntas foram reformuladas, a partir do uso dos termos corretos. Em seguida, escreva as dúvidas no quadro, ou projete-as usando um projetor de imagens.

 

ATIVIDADE 5:

 

1º Momento: Inicie uma conversa com os alunos relembrando as aulas anteriores quando foram estudados conceitos importantes como o prazer, a reprodução, o respeito e as diferentes formas de expressão sexual. Relembre ainda algumas dúvidas que tiverem despertado maior interesse do grupo de alunos. Em seguida, convide-os a fazerem o fechamento dessas atividades com a construção de um cartaz coletivo.

 

2º Momento: Divida os alunos em grupos de três ou quatro componentes e oriente-os a construírem um cartaz com recortes e frases com a temática “O que é sexualidade”. Para isso serão necessárias cartolinas (uma por grupo), revistas, tesoura, cola, canetinhas coloridas, lápis de cor, lápis de escrever e borracha.

Oriente os alunos a conversarem em seu grupo sobre o que escreverão e o que colarão, estimulando-os para o trabalho em equipe. Caso necessário, ajude-os na escrita de palavras e frases nas quais apresentem dificuldade.

 

3º Momento: Organize uma exposição dos cartazes na escola, num mural ou parede em que as pessoas possam visualizá-los. A exposição é importante para construirmos a noção de que a sexualidade não é algo vergonhoso ou secreto e que podemos conversar sobre ela nos espaços públicos.

Recursos Complementares

ADDARIO, Ana Carolina. O guia das perguntas difíceis. Disponível em: http://delas.ig.com.br/filhos/o-guia-das-perguntas-dificeis/n1238010504176.html. Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

Como falar de sexo com as crianças. Disponível em: http://www.portalvital.com/sua-vida/educacao-e-filhos/como-falar-de-sexo-com-as-criancas. Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

Hotel para motos? Disponível em: http://recontando.com/hotel-para-motos/. Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

RIBEIRO, Daniel. Eu não quero voltar sozinho para casa. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Daniel Ribeiro. Duração 17min03seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Wav5KjBHbI. Acesso em 11 de novembro de 2013.

 

Tesão. Disponível em: http://recontando.com/tesao/. Acesso em 11 de novembro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos de contação das histórias, nos momentos de discussão, nos trabalhos individuais e em grupo. Observe e avalie a participação dos alunos nas discussões e na leitura das perguntas e respostas, considerando a pertinência das suas colocações, a disponibilidade para ouvir os colegas e para pensar a partir de suas colocações. Avalie as produções de texto, considerando a pertinência ao tema proposto, a compreensão dos conceitos abordados nos textos e nas discussões e a aquisição das regras da escrita. Avalie a participação do aluno na construção coletiva do cartaz, considerando a pertinência de suas colaborações dentro da temática e em consonância com as decisões do grupo. Avalie ainda o desenvolvimento do aluno no sentido do respeito à diversidade e na construção de maneiras assertivas e respeitosas de expressar sua própria sexualidade, ao longo das atividades.

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