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A luta contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

 

19/11/2013

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conceituar o que é abuso e exploração sexual;

- Entender a questão da exploração sexual contra crianças e adolescentes como problemática social;

- Conhecer as informações necessárias para se defender contra a exploração ou abuso sexual;

- Debater sobre a questão do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes;

-  Realizar a campanha na escola para prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

A cada dia que passa, a informação e o acesso à Internet tem sido cada vez mais precoce entre crianças e adolescentes o que os coloca em situação de vulnerabilidade, dado que são uma geração atualmente com acesso a um número sem fim de informações, porém lhes faltando a formação para que possam digerir ou entender e lidar com esta gama de informações. Os abusadores aproveitam desta facilidade e precocidade de acesso da criança ao mundo virtual bem como outras oportunidades para que possam agir. Dados estatístico mostram que cada vez mais o público-alvo do abuso e exploração sexual tem sido adolescentes e crianças principalmente na faixa etária entre os 7 e 10 anos. Faz-se urgente e necessário o trabalho orientador e educativo nas escolas. 

O objetivo desta aula, para além de ser uma aula de orientação sexual/educação sexual, é promover em sala de aula o debate sobre o que é exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes e fornecer material para que os alunos se saibam o que é e se defendam desta forma de violência.

Imagem disponível em: http://surgiu.com.br/imagem/noticias/t5/24911/imagem_2301121327326415_g.jpg. Acesso em 18 de novembro de 2013.]

 

Aula 1

Inicie com os alunos uma atividade que se chama batata quente:

1. Coloque em uma caixa várias perguntas sobre PODE e NÃO PODE. Esta caixinha será levada para sala de aula, e os alunos, um a um, irão retirar dela uma afirmativa e em seguida responderem.

Sugestões de perguntas:

a. Algum desconhecido te beijar. PODE ou NÃO PODE?

b. Algum desconhecido lhe oferecer bombom. PODE ou NÃO PODE?

c. Seus coleguinhas tocarem em você quando estiver jogando futebol. PODE ou NÃO PODE?

d. Seus pais te abraçarem. PODE ou NÃO PODE?

e. Alguém que você não conhece te convidar pra dar uma volta no bairro. PODE ou NÃO PODE?

2. Crie mais fichas deste modelo.

3. Na medida em que os alunos vão lendo as fichas e as respondendo, peça que colem as mesmas num cartaz que ficará exposto em sala de aula. 

Ao término da atividade informe que o intuito desta atividade é criar uma série de questionamentos que possam levar os alunos a refletirem sobre os riscos e os comportamentos de risco que crianças e adolescentes podem assumir com relação ao contato com adultos mal intencionados. Abra espaço para que os alunos debatam, façam perguntas e comentem sobre a temática, e se esta é uma prática comum na sua cidade.

 

4. Na sequência, exiba o vídeo baixo para a turma. Esse vídeo foi publicado no YouTube em 09 de novembro de 2013 e tem como intuito a PREVENÇÃO ao abuso sexual infantil. Com uma linguagem bastante simples e direta, foi feito para mostrar às crianças que o abuso sexual não é algo normal, e para que não aconteça é preciso tomar alguns cuidados. Diga NÃO ao abuso sexual infantil. Duração: 5min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gPCodBA18QY. Acesso em 13 de novembro de 2013.

Miniatura

Imagem disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gPCodBA18QY. Acesso em 13 de novembro de 2013.

4. Terminada a exibição, colete da turma suas impressões, o que aprenderam e fique disponível para responder às curiosidades dos alunos. 

 

Aula 2

 

Nesta aula, o professor irá mostrar experiências bem-sucedidas de escolas que fizeram diversos programas para combater o abuso e a exploração sexual infantil na sua cidade.

1. Leve a turma para o Laboratório de Informática ou peça que os alunos usem seus computadores pessoais.

2. Convide-os a assistir o vídeo "A escola luta contra a exploração - Araripina PE" da TV Escola. Duração: 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4982. Acesso em 13 de novembro de 2013.

Sinopse

Este programa apresenta a Escola Estadual Luiz Gonzaga Duarte, onde a campanha contra a exploração sexual infantil começou dentro da própria escola: aulas de educação sexual, palestras, seminários, pesquisa. Preparados com informação, os alunos passam de ouvintes a multiplicadores.

3. Terminado o vídeo, solicite que a turma pense em atividades, a partir do vídeo, que seriam possíveis de serem realizadas na escola para prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Convide os alunos para entrarem nesta luta e também entrar  na luta para prevenir o abuso e a exploração sexual.

 

Aula 3

Os alunos irão fazer uma pesquisa sobre o abuso e a exploração sexual em sua cidade e região. 

1. Leve a turma para o Laboratório de Informática.

2. Solicite que pesquisem em jornais locais e outras mídias como blogs locais sobre notícias de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. 

criancas

Imagem disponível em: http://setorpublico.org/setorpublico/wp-content/uploads/2013/07/criancas-300x247.jpg. Acesso em 18 de novembro de 2013.

Aula 4

 

1. Defina com a turma como serão as ações para a campanha:

a. Confecção de material de divulgação: cartazes, folder, panfletos.

b. Divulgação da campanha: espaços, dias, horários, se utilizarão mídias locais: jornais, rádios etc.

c. A duração da campanha.

d. As providências necessárias para o fórum presencial.

2. Divida a turma em forças-tarefas. Cada grupo de 5 ou 6 alunos ficará responsável por cada atividade: divulgação, confecção do material, logística, data da campanha, espaço físico, convite à comunidade. 

3. Solicite que os grupos se reúnam no contraturno para que definam as atividades e o passo a passo de cada um.

4. Ofereça suporte durante as aulas, com os grupos trazendo o que já conseguiram fazer de planejamento.

5. Estabeleça uma data para que os grupos apresentem a proposta da campanha. 

6. Inicie a execução da campanha na escola e na comunidade, se for o caso.

7. Convide profissionais para participar da campanha: psicólogo, juiz da infância e da juventude, assistente social, sociólogo, médico etc.

8. Os alunos criam um fórum presencial para discutir a questão do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes na região e no Brasil em geral. 

9. Avalie a campanha com os alunos em uma aula discutindo os ajustes necessários para uma outra oportunidade. 

Recursos Complementares

Sugestão de página do Facebook do movimento Todos contra a pedofilia. Disponível em: https://www.facebook.com/contraapedofilia. Acesso em 13 de novembro de 2013.

 

Sugestão de página do site do UNICEF com referências de onde denunciar ou procurar ajuda em caso de abuso ou exploração sexual. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10790.htm. Acesso em 13 de novembro de 2013.

Avaliação

Avaliar se os alunos compreenderam o que é abuso e exploração sexual e as informações necessárias para se defenderem desta ameaça contra crianças e adolescentes.

Avaliar também o envolvimento, o sentimento e a postura dos alunos durante a realização dos debates. Registre também os feedbacks dos alunos para posterior discussão com a turma de outros pontos que poderão ser trazidos para a sala em outras aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Jozenilda Alves da Costa, Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo , Rio Grande do Norte - disse:
    jozenildacosta@gmail.com

    11/05/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom a aula, os questionamentos e atividades para conduzir o aluno a conhecer o assunto tão polemico de se trabalhar em sala de aula e com as famílias. Com certeza vou utilizar no planejamento com outros professores da escola do meu município, já que vamos trabalhar essa temática nessa semana. Parabéns que venha outras aulas para facilitar o nosso desempenho em sala de aula.


  • Carlene Sobreira Alencar , ACARI ONG , Pernambuco - disse:
    carlenesa@hotmail.com

    12/04/2015

    Quatro estrelas

    Muito bom o material. A socialização de experiências no cotidiano dos jovens, favorece a compreensão da tematica.


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