25/11/2013
Dalânea Cristina Flôr.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
• Avançar no desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Desenvolver atenção e concentração;
• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;
• Manipular livro de literatura infantil;
• Participar de um momento de culinária;
• Degustar o prato preparado em parceria com os colegas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
Essa proposta é a continuação da aula "Crianças de 0 a 3 anos: Possibilidades de trabalho com a história da Galinha Ruiva". Foi pensada para crianças entre 1 e 3 anos. Seu objetivo é ampliar o repertório literário das crianças e possibilitar o contato com situações diversas, como contação de história, culinária e atividades artísticas. Com ela o professor poderá trazer novos elementos para o desenvolvimento das diferentes dimensões humanas, nas crianças pequenas (1 a 3 anos). Um aspecto relevante a ser considerado é a importância da repetição de estratégias e recursos para uma maior apropriação do conhecimento pelas crianças. Desta forma, esta proposta apresenta alguns recursos que se diferenciam e outros que são semelhantes ao da aula anterior.
Primeiro Momento: Ouvindo a história da galinha ruiva
Materiais: Livro de história: A Galinha Ruiva, tapete e almofadas.
Duração: 30 minutos
Organize a sala de maneira acolhedora e convidativa para uma história, com tapete e almofadas. Depois convide o grupo para ouvir a história da Galinha Ruiva. Neste conto popular, uma galinha pede ajuda aos seus amigos: o gato, o pato e o cachorro para preparar um bolo de milho, mas eles não a ajudam e se arrependem ao final. Após a contação, as crianças podem manusear o livro e o professor pode instigá-las a falar sobre a história, fazendo perguntas como: Quais os personagens da história? O que a galinha fez? De que era o bolo? Quem ajudou a fazer? Os pintinhos ajudaram? Depois de conversarem sobre a história proponha ao grupo de, a exemplo da galinha ruiva, também fazerem um bolo. Mas, diferente do gato, do pato e do cachorro, todos vão ajudar a prepará-lo.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografias: Roseli Cunha
Segundo Momento: Fazendo um bolo de milho
Materiais: , ingredientes do bolo, liquidificador e forma.
Duração: 30 minutos.
Organize um espaço onde o bolo possa ser preparado pelas crianças. Este deve ter uma mesa grande onde ficarão os materiais a serem utilizados e onde as crianças possam ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Você pode começar questionando sobre como fazer o bolo. E então, mediadas pelos adultos, as crianças vão aprendendo como preparar o bolo e ajudando nesse preparo. Cada um pode colocar um ingrediente (uma colher de trigo ou de açúcar, por exemplo). Após colocarem todos os ingredientes, explique que agora o bolo precisa ser assado no forno. Mas isso é melhor a professora fazer sozinha, pois o fogão é perigoso para as crianças. Convide-as então, para irem brincar no parque, por exemplo, e quando o bolo estiver pronto se reunirão novamente para saboreá-lo.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografias: Roseli Cunha
Receita do Bolo de Milho
Ingredientes
Como fazer
Bata tudo no liquidificador e coloque para assar em forma (untada) em temperatura 200º .
http://tvg.globo.com/receitas/bolo-de-milho-51805c1a4d3885178c000090
Terceiro Momento: Fazendo um piquenique com o bolo de milho
Materiais: O bolo feito com a ajuda das crianças, toalha de mesa, utensílios para lanche (prato, copos, colher, etc.)
Duração: 30 minutos.
Organize um espaço, de preferência ao ar livre, onde as crianças possam degustar o bolo preparado por elas. Converse com o grupo, fazendo perguntas: Será que nosso bolo está bom? Qual sabor ele tem? Está cheiroso? Está quente? Esse momento pode ser feito no horário do lanche das crianças.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Quarto Momento: Fazendo uma atividade artística com as tintas
Materiais: tinta guache, caneta hidrocor, papel cartão, papel pardo.
Duração: 30 minutos.
Para essa atividade, sugerimos o uso de uma sala ou mesmo um espaço externo onde tenha duas mesas e cadeiras. Numa das mesas estique um papel grande (pode ser papel pardo) e disponibilize tintas e pinceis para que as crianças possam expressar livremente sua criatividade com as tintas. Na outra mesa, disponibilize uma folha de papel cartão e explique para as crianças que nessa folha carimbarão apenas a mãozinha. Após carimbar a mão a professora chama a atenção da criança dizendo: Vamos fazer uma mágica? É só escrever um pouco com essa caneta na marca de sua mão e ela vai ficar parecida com uma galinha ruiva. E assim, sob o olhar da criança a professora faz o bico, a crista e os pés da galinha. Nessa proposta o ideal é que as crianças possam transitar pelas duas mesas, participando das duas atividades, mas se optarem por participar somente de uma, devem ser respeitadas nessa opção.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Quinto Momento: Fazendo mais uma atividade artística com as tintas
Materiais: tinta guache, caneta hidrocor, papel A4, papel cartão cortado em círculos, cola quente e botões.
Duração: 30 minutos.
Em uma mesa, disponibilize tinta guache e dois círculos para cada criança pintar, explicando que a partir daquele círculo farão os pintinhos da galinha ruiva. Em outro momento, após os círculos secarem, ofereça folhas A4 para as crianças e ajude-as a colar os círculos encostados um no outro, conforme ilustração. E assim, sob o olhar da criança a professora faz o bico, a crista e os pés da galinha, e depois pede para ela pintá-los. O professor também poderá optar por fazer uma demonstração de como desenhar o bico, a crista etc, e depois disponibilizar canetas para que as próprias crianças façam em seus pintinhos. Num segundo momento, mostre alguns botões para as crianças escolherem e cole com cola quente no lugar do olho do pintinho. Se as crianças forem muito pequenas, por questão de segurança, mostre os botões para cada uma individualmente, para que escolha um deles.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
História digitalizada
http://www.escolovar.org/outono_milho_galiruiva.pdf
Receita do bolo de milho
http://tvg.globo.com/receitas/bolo-de-milho-51805c1a4d3885178c000090
Várias receitas de bolo de milho
http://tvg.globo.com/receitas/tipos-de-prato/tortas-e-bolos/receitas-de-bolo
Crianças de 0 a 3 anos: Possibilidades de trabalho com a história da Galinha Ruiva
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=53608
Trabalhando a história: A galinha ruiva
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50950
A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a história; ampliou seu repertório linguístico e imaginário, por meio da contação da história. Demonstrou interesse pela aula de culinária e conseguiu perceber a relação entre esta e a história contada. Todos provaram o bolo; o que as crianças demonstraram ao degustar o prato feito por elas mesmas. Envolveu-se com a atividade artística; demonstrou curiosidade. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!