Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças de 0 a 3 anos: Possibilidades de trabalho com a história da Galinha Ruiva -parte II-

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar no desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Desenvolver atenção e concentração;

• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;

• Manipular livro de literatura infantil;

• Participar de um momento de culinária;

• Degustar o prato preparado em parceria com os colegas.

 

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 5 momentos, não necessariamente consecutivos, com duração aproximada de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Primeiras considerações:

 

Essa proposta é a continuação da aula "Crianças de 0 a 3 anos: Possibilidades de trabalho com a história da Galinha Ruiva". Foi pensada para crianças entre 1 e 3 anos. Seu objetivo é ampliar o repertório literário das crianças e possibilitar o contato com situações diversas, como contação de história, culinária e atividades artísticas. Com ela o professor poderá trazer novos elementos para o desenvolvimento das diferentes dimensões humanas, nas crianças pequenas (1 a 3 anos).  Um aspecto relevante a ser considerado é a importância da repetição de estratégias e recursos para uma maior apropriação do conhecimento pelas crianças. Desta forma, esta proposta apresenta alguns recursos que se diferenciam e outros que são semelhantes ao da aula anterior.

 

 

Primeiro Momento: Ouvindo a história da galinha ruiva

 

Materiais: Livro de história: A Galinha Ruiva, tapete e almofadas.

 

Duração: 30 minutos


Organize a sala de maneira acolhedora e convidativa para uma história, com tapete e almofadas. Depois convide o grupo para ouvir a história da Galinha Ruiva. Neste conto popular, uma galinha pede ajuda aos seus amigos: o gato, o pato e o cachorro para preparar um bolo de milho, mas eles não a ajudam e se arrependem ao final. Após a contação, as crianças podem manusear o livro e o professor pode instigá-las a falar sobre a história, fazendo perguntas como: Quais os personagens da história? O que a galinha fez? De que era o bolo? Quem ajudou a fazer? Os pintinhos ajudaram? Depois de conversarem sobre a história proponha ao grupo de, a exemplo da galinha ruiva, também fazerem um bolo. Mas, diferente do gato, do pato e do cachorro, todos vão ajudar a prepará-lo. 

 

galinha ruiva clube do livro

 

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografias: Roseli Cunha

 

Segundo Momento: Fazendo um bolo de milho
 

Materiais: , ingredientes do bolo, liquidificador e forma.

 

Duração: 30 minutos.

 

Organize um espaço onde o bolo possa ser preparado pelas crianças. Este deve ter uma mesa grande onde ficarão os materiais a serem utilizados e onde as crianças possam ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Você pode começar questionando sobre como fazer o bolo. E então, mediadas pelos adultos, as crianças vão aprendendo como preparar o bolo e ajudando nesse preparo. Cada um pode colocar um ingrediente (uma colher de trigo ou de açúcar, por exemplo). Após  colocarem todos os ingredientes, explique que agora o bolo precisa ser assado no forno. Mas isso é melhor a professora fazer sozinha, pois o fogão é perigoso para as crianças. Convide-as então, para irem brincar no parque, por exemplo, e quando o bolo estiver pronto se reunirão novamente para saboreá-lo.

 

galinha ruiva  galinha ruiva

 

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografias: Roseli Cunha

 

 

Receita do Bolo de Milho

 

Ingredientes

 

 

 

 

  • 2 copos de leite
  • 1 e 1/2 copos de açúcar
  • 2 colheres bem cheias de margarina
  • 3 ovos
  • 4 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher de pó royal

 

 

 

 

Como fazer

 

 

 

 

Bata tudo no liquidificador e coloque para assar em forma (untada) em temperatura 200º .

 

http://tvg.globo.com/receitas/bolo-de-milho-51805c1a4d3885178c000090

 

 

 

 

Terceiro Momento: Fazendo um piquenique com o bolo de milho

 

Materiais: O bolo feito com a ajuda das crianças, toalha de mesa, utensílios para lanche (prato, copos, colher, etc.)

 

Duração: 30 minutos.

 

Organize um espaço, de preferência ao ar livre, onde as crianças possam degustar o bolo preparado por elas. Converse com o grupo, fazendo perguntas: Será que nosso bolo está bom? Qual sabor ele tem? Está cheiroso? Está quente? Esse momento pode ser feito no horário do lanche das crianças.

 

galinha ruiva

 

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

 

Quarto Momento: Fazendo uma atividade artística  com as tintas

 

Materiais: tinta guache, caneta hidrocor, papel cartão, papel pardo.

 

Duração: 30 minutos.

 

Para essa atividade, sugerimos o uso de uma sala ou mesmo um espaço externo onde tenha duas mesas e cadeiras. Numa das mesas estique um papel grande (pode ser papel pardo) e disponibilize tintas e pinceis para que as crianças possam expressar livremente sua criatividade com as tintas. Na outra mesa, disponibilize uma folha de papel cartão e explique para as crianças que nessa folha carimbarão apenas a mãozinha. Após carimbar a mão a professora chama a atenção da criança dizendo: Vamos fazer uma mágica? É só escrever um pouco com essa caneta na marca de sua mão e ela vai ficar parecida com uma galinha ruiva. E assim, sob o olhar da criança a professora faz o bico, a crista e os pés da galinha. Nessa proposta o ideal é que as crianças possam transitar pelas duas mesas, participando das duas atividades, mas se optarem por participar somente de uma, devem ser respeitadas nessa opção.

 

 

 

galinha ruiva  galinha ruiva

 

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Quinto Momento: Fazendo mais uma atividade artística  com as tintas

 

Materiais: tinta guache, caneta hidrocor, papel A4, papel cartão cortado em círculos, cola quente e botões.

 

Duração: 30 minutos.

 

Em uma mesa, disponibilize tinta guache e dois círculos para cada criança pintar, explicando que a partir daquele círculo farão  os pintinhos da galinha ruiva. Em outro momento, após os círculos secarem, ofereça folhas A4 para as crianças e ajude-as a colar os círculos encostados um no outro, conforme ilustração. E assim, sob o olhar da criança a professora faz o bico, a crista e os pés da galinha, e depois pede para ela pintá-los. O professor também poderá optar por fazer uma demonstração de como desenhar o bico, a crista etc, e depois disponibilizar canetas para que as próprias crianças façam em seus pintinhos. Num segundo momento, mostre alguns botões para as crianças escolherem e cole com cola quente no lugar do olho do pintinho. Se as crianças forem muito pequenas, por questão de segurança, mostre os botões para cada uma individualmente, para que escolha um deles. 

 

 

galinha ruiva galinha ruiva

 

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

Recursos Complementares

História digitalizada

http://www.escolovar.org/outono_milho_galiruiva.pdf

 

Receita do bolo de milho

http://tvg.globo.com/receitas/bolo-de-milho-51805c1a4d3885178c000090

 

Várias receitas de bolo de milho

http://tvg.globo.com/receitas/tipos-de-prato/tortas-e-bolos/receitas-de-bolo

 

Crianças de 0 a 3 anos: Possibilidades de trabalho com a história da Galinha Ruiva

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=53608

 

Trabalhando a história: A galinha ruiva

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50950

Avaliação

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a história; ampliou seu repertório linguístico e imaginário, por meio da contação da história. Demonstrou interesse pela aula de culinária e conseguiu perceber a relação entre esta e a história contada. Todos provaram o bolo; o que as crianças demonstraram ao degustar o prato feito por elas mesmas.  Envolveu-se com a atividade artística; demonstrou curiosidade. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.