21/11/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
O aluno irá aprender as características essenciais do socialismo utópico e de sua transição para o socialismo científico. Por meio dos principais pensadores destas ideologias, irá compreender melhor a formulação da ideologia comunista.
Os alunos deverão ter noções básicas sobre o século XIX, as duas Revoluções Industriais e o desenvolvimento do capitalismo.
INTRODUÇÃO
Denominado de Utópico por Engels e, posteriormente, por Marx, o socialismo nasce com Saint Simon, Charles Fourier e Robert Owen. Estes autores acreditavam na possibilidade da sociedade existir sem desigualdades sociais, possibilitando a qualquer indivíduo alcançar materialmente aquilo que desejasse.
Anos mais tarde, Friederich Engels e Karl Marx irão reformular a ideologia socialista, fundando o socialismo científico, em contraposição ao anterior, que denominaram de utópico.
A presente aula pretende esclarecer a formulação da ideologia por cada um destes autores, bem como explicar a crítica de uma à outra ideologia.
1ª. AULA
Na primeira aula, o professor deverá introduzir os alunos ao assunto por meio de perguntas, tais como: “O que é socialismo?”; “O que esta ideologia defende e critica?”; “Como vocês acham possível chegar a uma sociedade defendida pelo socialismo?”. Depois das perguntas, o professor deverá relembrar, de forma rápida, o contexto econômico dos séculos XVIII e XIX, a fim de introduzir melhor o assunto.
Deverá estar claro para os alunos o que foram as Revoluções Industriais destes dois séculos, bem como a situação em que as classes mais pobres se encontravam. Feito isto, o professor deverá organizar a sala de aula em quatro grupos, responsáveis por pesquisar os pensadores do socialismo (utópico e científico): Saint Simon, Charles Fourier, Robert Owen e os fundadores do socialismo científico.
2ª. AULA
Na segunda aula, os alunos deverão dar continuidade às suas pesquisas. Aqui o professor deverá auxiliar os alunos na pesquisa, a fim de que estes ampliem outras noções de onde pesquisar e da importância de cada conteúdo.
Para guiar a pesquisa, o professor deverá introduzir algumas perguntas junto com a orientação dos sites onde pesquisar. Abaixo listo as perguntas e os sites a serem pesquisados. O professor deverá alertar os alunos de que, junto da pesquisa, deve-se confeccionar um cartaz para a apresentação em sala de aula e para a exposição.
- Grupo 1: “Saint Simon”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Henri_de_Saint-simon_portrait.jpg
- Quem era Saint Simon?
- Acreditando no progresso, para Saint Simon, o que faria o homem alcançar o socialismo? Por quê?
- Saint Simon acreditava que, no futuro, o modelo fabril seria remodelado. Como seria o modelo industrial do socialismo segundo este filósofo?
Sites: http://mundodosocialismo.blogspot.com.br/2011/12/saint-simon-conde-de.html
http://saintsimonueg.blogspot.com.br/
http://mundodosocialismo.blogspot.com.br/2011/12/saint-simon-conde-de.html
http://historianointerior.blogspot.com.br/2012/02/o-socialismo-chamado-utopico-saint.html
- Grupo 2: “Charles Fourier”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hw-fourier.jpg
- Quem era Charles Fourier?
- Fourier propõe um novo modelo de sociedade, baseado em comunidades. Como se chamam essas comunidades, como funcionam?
Sites: http://www.brasilescola.com/biografia/francois-marie-charles-fourier.htm
http://pensador.uol.com.br/autor/charles_fourier/biografia/
http://historianointerior.blogspot.com.br/2012/02/o-socialismo-chamado-utopico-charles.html
-Grupo 3: “Robert Owen”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Robertowen.jpg
- Quem era Robert Owen? Com o que trabalhava?
- Para Owen, como se chegaria ao socialismo?
- Qual o valor mais importante que deveria ser cultivado para que o homem chegasse a esta nova sociedade?
Sites: http://www.brasilescola.com/biografia/robert-owen.htm
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RoberOwe.html
http://www.alunosonline.com.br/historia/socialismo-utopico.html
- Grupo 4: “Socialismo Científico”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marx_color2.jpg e http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Engels.jpg
- Quais são os dois fundadores do Socialismo Científico? Por que caracterizaram este socialismo como científico, em contraposição ao antigo, que chamaram de utópico?
- O que é luta de classes?
- Segundo estes autores, como seria possível chegar ao socialismo?
Sites: http://www.significados.com.br/socialismo-cientifico/
http://socialismocientificohoje.blogspot.com.br/
http://www.brasilescola.com/historiag/socialismo.html
3ª. AULA
Na terceira aula, os alunos apresentarão suas pesquisas em sala de aula. Após as apresentações, o professor deverá reservar um tempo para debate e resolução de dúvidas.
Como produto da pesquisa, o professor deverá pedir aos alunos que criem cartazes com o que foi pesquisado, para que sejam exibidos nos corredores da escola, a fim de compartilhar o conhecimento produzido.
Sites:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/socialismo-utopico.htm
http://www.mundoeducacao.com/historiageral/socialismo-utopico.htm
http://www.brasilescola.com/historiag/socialismo-utopico.htm
http://www.infoescola.com/filosofia/socialismo-utopico/
http://www.infoescola.com/politica/socialismo-cientifico/
http://www.mundoeducacao.com/historiageral/socialismo-cientifico.htm
O professor deverá avaliar a apresentação do trabalho, o momento de debate e participação dos alunos e, por último, a consistência e a coerência da pesquisa e dos cartazes.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!