Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Socialismo Utópico e Socialismo Científico

 

21/11/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender as características essenciais do socialismo utópico e de sua transição para o socialismo científico. Por meio dos principais pensadores destas ideologias, irá compreender melhor a formulação da ideologia comunista.  

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter noções básicas sobre o século XIX, as duas Revoluções Industriais e o desenvolvimento do capitalismo.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

Denominado de Utópico por Engels e, posteriormente, por Marx, o socialismo nasce com Saint Simon, Charles Fourier e Robert Owen. Estes autores acreditavam na possibilidade da sociedade existir sem desigualdades sociais, possibilitando a qualquer indivíduo alcançar materialmente aquilo que desejasse.

Anos mais tarde, Friederich Engels e Karl Marx irão reformular a ideologia socialista, fundando o socialismo científico, em contraposição ao anterior, que denominaram de utópico.

A presente aula pretende esclarecer a formulação da ideologia por cada um destes autores, bem como explicar a crítica de uma à outra ideologia.

 

1ª. AULA

 

Na primeira aula, o professor deverá introduzir os alunos ao assunto por meio de perguntas, tais como: “O que é socialismo?”; “O que esta ideologia defende e critica?”; “Como vocês acham possível chegar a uma sociedade defendida pelo socialismo?”. Depois das perguntas, o professor deverá relembrar, de forma rápida, o contexto econômico dos séculos XVIII e XIX, a fim de introduzir melhor o assunto.

 

Deverá estar claro para os alunos o que foram as Revoluções Industriais destes dois séculos, bem como a situação em que as classes mais pobres se encontravam. Feito isto, o professor deverá organizar a sala de aula em quatro grupos, responsáveis por pesquisar os pensadores do socialismo (utópico e científico): Saint Simon, Charles Fourier, Robert Owen e os fundadores do socialismo científico.  

 

2ª. AULA

 

Na segunda aula, os alunos deverão dar continuidade às suas pesquisas. Aqui o professor deverá auxiliar os alunos na pesquisa, a fim de que estes ampliem outras noções de onde pesquisar e da importância de cada conteúdo.

Para guiar a pesquisa, o professor deverá introduzir algumas perguntas junto com a orientação dos sites onde pesquisar. Abaixo listo as perguntas e os sites a serem pesquisados. O professor deverá alertar os alunos de que, junto da pesquisa, deve-se confeccionar um cartaz para a apresentação em sala de aula e para a exposição.

- Grupo 1: “Saint Simon”.

Saint simon

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Henri_de_Saint-simon_portrait.jpg

 - Quem era Saint Simon?

- Acreditando no progresso, para Saint Simon, o que faria o homem alcançar o socialismo? Por quê?

- Saint Simon acreditava que, no futuro, o modelo fabril seria remodelado. Como seria o modelo industrial do socialismo segundo este filósofo?

Sites: http://mundodosocialismo.blogspot.com.br/2011/12/saint-simon-conde-de.html

http://saintsimonueg.blogspot.com.br/

http://mundodosocialismo.blogspot.com.br/2011/12/saint-simon-conde-de.html

http://historianointerior.blogspot.com.br/2012/02/o-socialismo-chamado-utopico-saint.html

 

 

- Grupo 2: “Charles Fourier”

fourier

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hw-fourier.jpg

 

- Quem era Charles Fourier?

- Fourier propõe um novo modelo de sociedade, baseado em comunidades. Como se chamam essas comunidades, como funcionam?

Sites: http://www.brasilescola.com/biografia/francois-marie-charles-fourier.htm

http://pensador.uol.com.br/autor/charles_fourier/biografia/

http://historianointerior.blogspot.com.br/2012/02/o-socialismo-chamado-utopico-charles.html

 

-Grupo 3: “Robert Owen”.

owen

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Robertowen.jpg

- Quem era Robert Owen? Com o que trabalhava?

- Para Owen, como se chegaria ao socialismo?

- Qual o valor mais importante que deveria ser cultivado para que o homem chegasse a esta nova sociedade?

Sites: http://www.brasilescola.com/biografia/robert-owen.htm

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RoberOwe.html

http://www.alunosonline.com.br/historia/socialismo-utopico.html

 

- Grupo 4: “Socialismo Científico”.

marxengels

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marx_color2.jpg e http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Engels.jpg

 

- Quais são os dois fundadores do Socialismo Científico? Por que caracterizaram este socialismo como científico, em contraposição ao antigo, que chamaram de utópico?

- O que é luta de classes?

- Segundo estes autores, como seria possível chegar ao socialismo?

Sites: http://www.significados.com.br/socialismo-cientifico/

http://socialismocientificohoje.blogspot.com.br/

http://www.brasilescola.com/historiag/socialismo.html

 

3ª. AULA

 

Na terceira aula, os alunos apresentarão suas pesquisas em sala de aula. Após as apresentações, o professor deverá reservar um tempo para debate e resolução de dúvidas.

Como produto da pesquisa, o professor deverá pedir aos alunos que criem cartazes com o que foi pesquisado, para que sejam exibidos nos corredores da escola, a fim de compartilhar o conhecimento produzido.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar a apresentação do trabalho, o momento de debate e participação dos alunos e, por último, a consistência e a coerência da pesquisa e dos cartazes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.