Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Decifrando mensagens secretas: o domínio do alfabeto

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra;
  • Conhecer a ordem alfabética em diferentes gêneros;
  • Conhecer e identificar palavras, frases e textos por meio de mensagem secreta;
  • Produzir pequenos textos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar letras, identificar letras iniciais em palavras. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  

Sítio: "E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de nov. 2013. 

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de nov. 2013.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e sua equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, organize a roda de conversa e proponha para a turma que decifrem a mensagem secreta, disponibilize uma cópia do texto a fim de que possam descobrir a mensagem.

Oriente os alunos que, para cada símbolo, uma letra é correspondente. Solicite que  substituam os símbolos pelas letras do alfabeto de acordo com a legenda. Depois, eles deverão escrever a mensagem em seu caderno.

código

Fonte: Sítio: "Atividades Educativas. Mensagem secreta". Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1479 >. Neste sítio você encontrará um jogo online sobre código secreto. Acesso em: 11 de nov. 2013.

 

Posteriormente, leia a mensagem com os alunos.

 

codigo tradução  

Brincando de Espionagem

Vocês sabiam que um dos recursos usados pelos verdadeiros espiões é o envio de mensagens secretas escritas em códigos?  É verdade, são as famosas mensagens secretas.

Veja um exemplo simples para codificar uma mensagem:

Associe um símbolo para cada letra do alfabeto, como segue abaixo:

 

A B C D E F G H I J
9 n o 4 w a 3 2 x $

 

 

K L M N O P Q R S T
! 1 f * 5 g # y b @

 

U V X W Y Z
z c m I 6 7

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

Nesse caso utilizamos números e letras, mas você poderá fazer da forma que achar melhor. Para cada letra do alfabeto estabelecemos um “código” (em vermelho na tabela). Somente você e seus amigos, com os quais trocará as mensagens, poderão saber qual é o código da criptografia.

Assim, imagine que desejamos codificar a seguinte mensagem: “O Gato quebrou a pata”
A mensagem, utilizando a codificação acima, ficaria:5 39@5 #zwnv5z 9 g9@9.

Veja que a Matemática está presente em praticamente tudo o que nos cerca e grande parte do desenvolvimento tecnológico se deve a essa bela ciência.

Professor, organize os alunos em duplas onde cada um deverá criar um código secreto (uma frase) utilizando as letras do alfabeto e símbolos inventados. A outra dupla deverá descobrir e desvendar essa mensagem.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam os códigos utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Decifrando Mensagem Secretas”.

Quando todas as duplas terminarem, faça um momento de discussão sobre o que acharam da brincadeira, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. É importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas sobre a brincadeira, socializando as frases formadas.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros textuais;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
  • Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).

Registre a mensagem que você achou mais interessante no caderno de Língua Portuguesa. 

BRINCANDO COM AS LETRAS

 

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente a cantiga de roda “Ciranda, cirandinha” aos alunos, escrita em cartolina, papel Kraft ou projeção. Comentem com eles que algumas palavras foram substituídas por enigmas, veja a legenda e tente descobrir qual é a cantiga de roda.

Ciranda Cirandinha

 

Ciranda      @

& todos cirandar

& dar a meia volta

 ‘  e meia  &  dar

 

O   *   que tu me destes

Era   %  e  se   =

O amor que tu me tinhas

Era   !   e se acabou 

#  isso dona Rosa

Entre dentro desta   +

Diga um ¨¨  bem bonito

Diga  “  e vá se  5 .

 

 LEGENDA DAS PALAVRAS:

 

! pouco            # Por               + roda             ¨¨ verso

“ adeus          5 embora     @ Cirandinha       & Vamos

 ‘  Volta          *Anel              % vibro           = acabou 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora. 

Reescreva a música em seu caderno de Língua Portuguesa, transpondo corretamente os enigmas.

Professor, disponibilize uma cópia do cartaz do alfabeto com os símbolos que representam cada letra para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa. Nesse cartaz deixe faltando algumas letras para os próprios alunos completarem. Crie um para ser fixado na sala de aula em papel Kraft ou cartolina.

alfabeto

Fonte: Sítio: "Recanto das Emas. Atividade de atenção e concentração com código secreto". Disponível em:  <http://professoresdeatitudeec102.blogspot.com.br/2010/05/codigo-secreto.html>. Neste sítio você encontrará atividades diversas sobre código secreto. Acesso em: 05 de nov. 2013.

Dialogue com a turma sobre o alfabeto da Língua Portuguesa.

O alfabeto tem 26 letras, as letras k, w e y costumam serem usadas para escrever nomes de pessoas e de produtos em outras línguas. Com as letras do alfabeto, podemos escrever palavras, nomes e textos diversos.

Faça uma lista com os alunos dos nomes dos colegas da turma utilizando os códigos secretos para escrever cada nome. Você poderá utilizar cartolina e expor os nomes em ordem alfabética no mural da sala de aula.

Em seguida, organize os alunos em grupos e proponha a turma que criem palavras para cada letra do nosso alfabeto utilizando os códigos/símbolos. Depois, cada grupo deverá trocar de folha com o outro grupo e tentar adivinhar as palavras construídas.  

Para cada letra do alfabeto, estabeleça um código, um símbolo, números correspondentes. Você poderá optar em apresentar somente as letras e os  símbolos que constam no texto a ser trabalhado, ou todo o alfabeto.

Registre as palavras que cada grupo adivinhou na lousa, depois peça aos alunos que reescreva-as no caderno em ordem alfabética.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que   façam o desenho das palavras utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Palavra Secreta”.

 

DESVENDANDO A FRASE SECRETA

Que tal desvendar frases secretas?

Professor,  organize os alunos em duplas e cada um deverá elaborar uma frase sobre: a escola que estuda, sua família, o amigo, ações de preservação ao meio ambiente, alguma regra de convivência. Utilize os símbolos para identificar cada letra. Não se esqueça de criar uma legenda, faça o registro em uma folha de papel. Depois, troque com outros colegas e tenta desvendar a frase. Em seguida, escreva todas as frases desvendadas pelos colegas no mural da sala de aula.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, disponibilize para turma o bilhetinho do "Menino Maluquinho", seja por projeção ou impressão. Peça que tentem desvendar o bilhete que o Menino deixou para a sua mamãe.

menino maluquinho

Fonte: Sítio: "Espaço Fundamental. Carta Enigmática". Disponível em: <http://ofundamental.blogspot.com.br/2010/01/carta-enigmatica.html.. Neste sítio você encontrará várias sugestões de atividades com cartas enigmáticas para realizar com os alunos. Acesso em: 05 de nov.  2013.

VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Prepare um momento onde os alunos possam pesquisar Laboratório de Informática outras mensagens secretas usando os jogos online. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

  • Jogo online com código secreto

Fonte: Sítio: "Atividades Educativas. Mensagem secreta." Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1479 >. Neste sítio você encontrará um jogo online sobre código secreto. Acesso em: 11 de nov.  2013.

Professor, você poderá imprimir as mensagens secretas caso sua escola não possui essa tecnologia. Para isso, acesse o sítio acima e monte os pequenos textos secretos para distribuir na própria sala de aula. 

 

AGORA É A SUA VEZ DE BRINCAR COM AS LETRAS?

 

Organize os alunos em duplas, peça para escolherem um símbolo para todas as letras do alfabeto e continuem a brincadeira de inventar mensagens secretas. Em seguida, criem pequenos textos usando as letras escolhidas. Não se esqueça de criar um título para o texto. Coloquem em uma caixa todos os textos elaborados, cada dupla deverá escolher um texto para desvendar. 

Professor, os alunos poderão utilizar o alfabeto móvel para formar os textos e depois, registrá-las. Faça intervenções sempre que necessário durante a atividade.

Quando todas as duplas terminarem, faça um momento de discussão sobre o que acharam da brincadeira, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. É importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas sobre a brincadeira, socializando as produções textos.

Como registro proponha a realização das atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

texto

 Fonte: Acervo da própria autora.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam os desenhos dos textos, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Produção Secreta”.

Professor, crie um momento onde os grupos apresentem suas produções. Divulgue os textos produzidos no mural da escola. Lembre-se! Identifique o trabalho: coloque o título, o objetivo e os autores. A função comunicativa da escrita deve sempre ser ressaltada, assim os alunos vão perceber a relevância social da escrita.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Fonte: Sítio: "Espaço Fundamental. Carta Enigmática". Disponível em: <http://ofundamental.blogspot.com.br/2010/01/carta-enigmatica.html>. Neste sítio você encontrará várias sugestões de atividades com cartas enigmáticas para realizar com os alunos. Acesso em: 05 de nov.  2013.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; identificar as letras do alfabeto; identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; conhecer a ordem alfabética em diferentes gêneros; conhecer e identificar palavras, frases e textos por meio de mensagem secreta; produzir pequenos textos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. Crie uma forma de registro para suas observações, podendo ser uma ficha ou mesmo utilizando o seu caderno de plano de aulas, pois suas observações serão importantes para orientar o seu planejamento.

 

 

 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Magda Dos Santos Costa, Olinda Peixoto , Santa Catarina - disse:
    meg.argenta@hotmail.com

    11/04/2016

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades, é muito gratificante o mec disponibilizar material de apoio ao professor. Se a grande maioria dos professores utilizassem deste recurso com certeza teríamos uma educação de melhor qualidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.