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Calculando com dinheiro: adição e subtração

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Construir o significado do dinheiro e identificar suas cédulas;
  • Aprender a utilizar a calculadora em operações de adições e de subtrações;
  • Explorar as noções de adição e de subtração;
  • Identificar a função do dinheiro em compras diárias;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções de números, quantidades e dinheiro, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de reconhecer dinheiro no cotidiano e efetuar contagem simples. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa você poderá acessar:

  • Blog: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de nov. 2013. 
  • Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de nov. 2013. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e colegas de equipe, a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente a história da Dona Baratinha, por meio de: fichas elaboradas em cartolinas; fantoches dos personagens da história ou vídeo que conta a história.

Se sua escola possuir Laboratório de Informática organize os alunos para assistirem o vídeo sobre a reciclagem de materiais, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser visto utilizado o tablet.

barata

Fonte: Vídeo: “Youtube. Dona Baratinha contando história com a vovó Tata”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=FRvLgeUEVMc>. Neste vídeo você assiste a história da Dona Baratinha narrada pela vovó. Acesso em: 08 de nov. 2013.

Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a contação da história.

 

Posteriormente, questione os alunos: 

  • O que Dona Baratinha encontrou  para querer se casar?
  • Quem foram os pretendentes?
  • Qual era a exigência da Dona Baratinha para se casar?
  • O que você achou da atitude do Rato? Comente.
  • Você já conhecia essa história?

É fundamental valorizar e aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conceitos. Converse com os alunos sobre a caixinha de Dona Baratinha, o que ela guardava dentro da caixinha?

Professor, prepare uma caixinha decorada, coloque algumas cédulas e moedas dentro e leve para a sala de aula. Os alunos deverão tentar descobrir qual a quantidade de dinheiro que há dentro da caixinha de Dona Baratinha.

Agora, é a sua vez! 

Com a ajuda de um amigo procure saber e escreva quanto dinheiro vocês acreditam que têm dentro da caixinha. Cada dupla terá duas chances. 

Como registro, proponha aos alunos que preencham a ficha abaixo no caderno de Matemática, de acordo com as informações que se pede: 

 

NOME DO ALUNO

1ª HIPÓTESE

2ª HIPÓTESE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam suas fichas utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para apreciação de todos.

Professor, prepare um momento para socialização das produções dos alunos. Peça que formem um círculo e apresentem seus valores. Após as apresentações o professor deverá abrir a caixinha e efetuar o cálculo do dinheiro juntamente com os alunos.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam desenhos da história e não se esqueçam de colocar a caixinha com o dinheiro, utilizando o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DE OLHO NO DINHEIRO

Professor, apresente as cédulas do Sistema Monetário Brasileiro por meio de data show ou providencie as cédulas de brinquedo (dinheirinho, são facilmente encontrados em lojas populares) para os alunos visualizarem e aproveite para trabalhar noções de quantidade, compra, valor, troco.

cedulas

 

Fonte: “JO Pedagogia. Sistema Monetário Brasileiro”. Disponível em:<http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=211>. Neste sítio você encontrará as cédulas e moedas usadas pelo nosso país. Acesso em: 11 de nov. 2013.

Posteriormente, questione:

  • Qual o nome da moeda Brasileira?
  • Quais as duas formas que o dinheiro pode ser encontrado? (Moedas e cédulas.).
  • Qual o valor da maior cédula do dinheiro Brasileiro? E a menor?
  • Qual a importância do dinheiro no dia a dia?

Como forma de registro proponha as atividades abaixo no caderno de Matemática. (Professor, você poderá aproveitar e trabalhar com os alunos o uso da calculadora, peça aos alunos que confiram os resultados das adições utilizando à calculadora.

      

1.Represente as quantidades e faça os cálculos das adições com o dinheiro. 

operações 2  

Fonte: Imagens-Acervo da própria autora

2. Resolva as situações problema:

a) Júlio precisa comprar alguns objetos escolares, um estojo de lápis de cor e um caderno, seu pai lhe deu R$ 20,00. Veja abaixo o valor de cada produto.

desenhos

Fonte: PRADO, Juliana Santo Sosso. Agora é hora: Alfabetização Matemática. 1º Ano. Curitiba: Base Editorial, 2011.  p. 106.

Sabendo o valor de cada produto Júlio calculou e descobriu que seu dinheiro dava para comprar e sobraria troco. Calcule quantos reais ele gastou e quanto sobrou.

b) Mariana e Roberta foram à sorveteria. Mariana comprou um picolé e Roberta comprou um sorvete de casquinha. Sabendo que, o picolé custa R$ 2,00 e a casquinha R$ 3,00 responda:

  • Quantos reais elas gastaram juntas?
  • Elas pagaram a conta com uma única cédula de R$ 10,00 reais. Quantos reais elas receberam de troco?
  • O troco recebido daria para outro picolé? E para o sorvete de casquinha?

 Fonte das imagens: Acervo da própria autora.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, disponibilize um trecho da história em quadrinhos “Zé Lelé” de Mauricio de Souza para os alunos.

 

tirinha 3

Fonte: PRADO, Juliana Santo Sosso. Agora é hora: Alfabetização Matemática. 1º Ano. Curitiba: Base Editorial, 2011.  p. 105.

 

Logo após, explore a leitura das imagens e, se necessário, oriente os alunos na sequência dos acontecimentos. Faça questionamentos:

  • Você acha importante juntar dinheiro?
  • Por que Zé Lelé pensou em comprar esses objetos e não outros?
  • Em sua opinião, o dinheiro que Zé Lelé tem é suficiente para comprar todos os produtos em que ele pensou?
  • E você o que compraria com o dinheiro do cofrinho?

Professor, proponha à turma que resolva a situação problema abaixo no caderno de Matemática.

Imagine que Zé Lelé juntou por uma semana várias moedas e cédulas dentro de três potes de vidro, esses potes eram transparentes e dava para ver que havia muitas moedas. Ele decidiu saber quanto de dinheiro economizou.

Organize a turma em grupos, peça que cada grupo despeje tudo sobre uma mesa e faça vários montinhos com as moedas iguais e anote tudo em uma folha de papel. Veja as anotações que os grupos fizeram:

GRUPO 1                                                                                                   

20 moedas de R$ 0,10

15 moedas de R$ 0,25

25 moedas de R$ 1,00

30 moedas de R$ 0,50

 GRUPO 2 

10 moedas de R$ 0,50

15 moedas de R$ 0,25

30 moedas de R$ 0,10

35 moedas de R$ 1,00

 

GRUPO 3

10 moedas de R$ 0,25

15 moedas de R$ 1,00

30 moedas de R$ 0,10

35 moedas de R$ 0,50

  Fonte das imagens: Acervo da própria autora.

Em seguida, calcule o valor de cada pote e descubra quanto dinheiro Zé Lelé conseguiu juntar nos potes.

Professor, peça aos grupos que elaborem uma lista de produtos/brinquedos ou livros que comprariam com esse dinheiro. Disponibilize panfletos de supermercado, lojas de brinquedos e outros para os alunos pesquisarem e escolherem suas mercadorias. Depois, criem cartazes com os produtos/brinquedos que o grupo gostaria de comprar.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus cartazes, utilizando o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Atividade Complementar

Professor, existem algumas lojas de produtos populares que possuem o dinheirinho de brinquedo, que podem ser adquiridos pela escola. Providencie esses dinheirinhos para os alunos manusearem e efetuarem compras por meio dos jogos. Outra opção é fazer a construção de um mini mercado ou loja de brinquedo.

vídeo 

Professor, proponha aos alunos uma cotação de preços dos produtos consumidos pela sua família durante uma semana.

Faça uma pesquisa no supermercado, padaria, farmácia, sacolão com seus familiares sobre os preços dos produtos gastos em sua casa. Procure os preços dos produtos e anote na tabela de compras, com a ajuda da calculadora efetue os cálculos das mercadorias. Quando chegar ao caixa e finalizar as compras compare o resultado total das compras. Quantos vocês gastaram no total?

Elabore uma lista com os nomes dos produtos e seus respectivos preços. Depois, faça desenhos que representam esse dia.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus cartazes, utilizando o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “De olho nos preços”.

 

4ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Proponha um momento para socialização das pesquisas realizadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas listas e o valor total das compras. Depois, questione: Existem semelhanças e diferenças nas listas e nos valores encontrados?

FEIRA DO LIVRO

Professor, proponha uma “Feira do livro”, dentro da escola. Organize com os alunos uma campanha para recolhimento de livros infantis com toda a comunidade escolar. Solicite que elaborem cartazes com frases para a divulgação contendo informações sobre o evento e o dia da coleta. Para isso, o professor precisa da colaboração dos pais dos alunos e da direção da escola.

Organize com os alunos as orientações para a feira:

  1. Estabeleça as regras da feira.
  2. Providencie os livros que serão vendidos.
  3. Elabore uma lista com os nomes dos livros que serão vendidos e estabeleça o valor de cada um.
  4. Solicite que providenciem uma calculadora para ajudar no cálculo do troco.
  5. Organize a função de cada aluno e seus respectivos lugares de trabalho. É importante que tenham os vendedores e os caixas da feira de livros.

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar as atitudes dos alunos na feira do livro por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

 

Professor, é importante que você prepare um momento na sala de aula depois da feira para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante a feira. Faça um balanço dos livros que foram vendidos, o total arrecadado e em que vocês vão investir o dinheiro. Organize uma votação para saber onde investirão o dinheiro, não se esqueça de que o valor arrecadado é da turma, proponha que compre algum objeto que todos vão usufruir.

Em seguida, os alunos em dupla poderão fazer registro de objetos que a turma pode comprar com o dinheiro da “Feira do livro”, por escrito ou por meio de produções artísticas – desenho e ilustrações. Veja o exemplo:

 

Escreva a sua sugestão do que você e seu colega gostariam de comprar com o dinheiro arrecadado na feira do livro. Em seguida, ilustre com desenhos ou recortes.

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                               (DESENHO/RECORTES)

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora. 

Promova uma exposição dos desenhos, imprima e divulgue para toda a comunidade escolar.

Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Organize uma votação para saber onde investirão o dinheiro. Não se esqueça de que o valor arrecadado é da turma, proponha que comprem objetos que todos vão usufruir.

Recursos Complementares

Sugestões de link para os alunos:

Sugestões de links para os professores:

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; construir o significado do dinheiro e identificar suas cédulas; aprender a utilizar a calculadora em operações de adições e de subtrações; explorar as noções de adição e de subtração; identificar a função do dinheiro em compras diárias; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

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