Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Modal verbs: Can you help me

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Gouvêa Dutra Teixeira
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana Oliveira da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Modal Verb: Can

Vocabulário sobre habilidades

Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento do Simple present e do Imperative.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. Inicie a aula explicando aos alunos que o tema a ser trabalhado é a descrição de habilidades e, para isso eles irão aprender alguns verbos. Use os flashcards para introduzir o vocabulário:
http://www.mes-english.com/flashcards/files/verbs1_flash.pdf

(acesso em 18/09/2009)

Mostre os flashcards, diga cada palavra e peça a eles que repitam para praticar a pronúncia.

Apresente também alguns verbos relacionados a jogos e hobbies.
Prepare o seu material a partir dos links abaixo:


http://www.mes-english.com/flashcards/files/hobbies2_flash.pdf

http://www.mes-english.com/flashcards/files/sportsplay_flash.pdf

(acesso em 18/09/2009)

Proponha aos alunos que criem frases com as habilidades aprendidas. Dê um modelo e explique que o verbo CAN é usado para expressar habilidades e capacidade.

I can run.

Mostre também que você acrescenta o NOT ao verbo CAN, criando CAN'T, para expressar a idéia de que você não tem habilidade ou capacidade para algo.

I can run, but I can´t play tennis.


Discuta como as habilidades estão relacionadas com a potencialidade física de cada um.

Aula 2 - She can do what she wants without arms.

Escreva o tema da aula no quadro (a frase do título) e pergunte aos alunos se eles acham que isso é possível. Provavelmente eles conhecem alguém que tem alguma limitação física mas que consegue realizar coisas incríveis. Deixe-os contar o que eles sabem.

Diga a eles que eles assistirão um vídeo sobre uma pessoa que é fisicamente limitada, mas que dá conta de tudo o que precisa fazer para sobreviver. Esee vídeo demonstra como ter habilidade pode ser o diferencial entre ter ou não opção:

http://www.youtube.com/watch?v=5GNzBFnUAdo&feature=PlayList&p=3206139CCAB3CB8C&index=18

(acesso em 09/10/2009)

(o vídeo, que não é em Inglês, mostra uma mulher que não tem braços e tem que fazer tudo com os pés. Ele dura cerca de 10 minutos).

Você pode tirar o som do vídeo, já que ele não está em Inglês. Explique aos alunos que eles verão o dia-a-dia de uma mulher que não tem os braços mas que não encontra barreiras para realizar suas tarefas diárias. Peça aos alunos que anotem, em Português mesmo, as ações que essa mulher consegue realizar.

Ao fim do vídeo, peça a eles que listem as coisas que consguiram anotar. Escreva no quadro:

What can she do with her feet ?

À medida em que as ações forem faladas por eles, liste-as no quadro em Inglês:

She can collect crab, open a door, get water from a tap, wash her feet, carry a bowl, wash her face, dry her feet, comb her hair, light a match, cook, beat eggs, make an omelete, serve her food, eat, drink from a glass, use a chopstick, make past, sew, change clothes, play cards.

A partir do vocabulário trabalhado, peça aos alunos que escrevam, em uma folha separada, um pequeno parágrafo sobre suas habilidades. Solicite a troca de textos entre os alunos para que eles façam o processo de peer edition (edição em pares). Cada aluno deverá ler o texto do colega e corrigir eventuais erros que eles consigam reconhecer, caso existam, e que apresentem sugestões adicionais ao texto. Eles deverão destrocar os textos e fazer o que foi sugerido. Recolha os textos.

EXTRA ACTIVITY - MÍMICA: Divida a turma em dois grupos e apresente as regras da mímica. Os alunos deverão fazer a mí mica de uma ação que eles podem fazer e os colegas devem dizer YOU CAN... Lembre-os de que só vale o verbo falado em inglês e os verbos devem ser os apresentados nos flashcards ou na lista que surgiu a partir do vídeo. Faça uma rodada com pelo menos três pessoas de cada grupo. Finalize a brincadeira.

Aula 3– A proposta dessa aula é apresentar vídeos com nativos falando de suas habilidades. Exiba o vídeo abaixo, que mostra entrevistas com pessoas que falam o que podem fazer ou não.:

http://www.youtube.com/watch?v=_YLgqOONnJM

(acesso em 16/09/2009)

Depois do vídeo, peça aos alunos que listem o que se lembram sobre as ações mencionadas no vídeo. Lembre-os que eles ouviram perguntas como "Can you play an instrument ? Can you cook ? What else can you do ? Can you speak any foreign languages ?"

Para esta tarefa será preciso relembrar (ou introduzir vocabulário sobre comida). Veja o link abaixo com flashcards sobre o assunto:

http://www.mes-english.com/flashcards/files/food_flash.pdf

(acesso em 17/09/2009)

Proponha agora que os alunos montem entrevistas como a do vídeo em trios:
Can you cook?
What is your best dish?
What else can you do?

Eles devem anotar no papel as propostas que tiverem. Solicite a  elo menos três grupos que apresentem seus diálogos. Coloque em votação pela turma qual o melhor grupo.

Aula 3 – Uso do Can denotando oferecimento:
Nas aulas anteriores apresentamos o CAN como um auxiliar que demonstra habilidade, mas, como sabemos, ele expressa mais do que isso. É muito comum usá-lo para oferece ajuda e solicitar auxílio. A aula de hoje é sobre este uso do CAN.
Com o vocabulário da aula anterior apresente este vídeo sobre o menor restaurante do mundo (claro que é só uma brincadeira):

http://www.youtube.com/watch?v=5Me5XQyujkw

(acesso em 17/09/2009)

Esse não é o objetivo da aula, mas não deixe de mencionar os adjetivos no superlativo usados nesse vídeo (the smallest, the best, etc.) Esse vídeo pode ser utilizado por você, posteriormente, para apresentar esse assunto.

Informe que o CAN pode ser usado por um garçon, por exemplo, para perguntar se ele pode ajudar:


Can I help you?
Yes, I’d like some fried fish.

Divida a turma em grupos de quatro alunos e proponha que eles criem, por escrito, um diálogo que se passa em um restaurante, baseado no vídeo que assistiram. Faça o trabalho de peer edition entre os grupos (cada grupo lê o que o outro grupo escreveu). Recolha os textos finais, faça a correção e devolva aos grupos. Depois que eles fizerem as modificações necessárias e receberem o texto final corrigido, peça a eles para apresentar o que criaram. Faça uma votação do melhor grupo.

Passe o vídeo abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=8zvrelagFPk

(acesso em 17/09/2009)

Sem apresentar a letra da música peça para que eles façam três frases relacionadas com as imagens.
Recolha as frases.

Apresente a letra da música e peça para que a turma identifique os usos do Can na letra e no vídeo. Se for necessário repita o vídeo mais uma vez.

Avaliação

A aula terá como ponto de avaliação tanto o aspecto verbal, o desempenho na mímica, quanto a produção dos parágrafos. Dessa forma serão abarcadas mais de duas habilidades. É importante que a avaliação da turma quanto ao desempenho do grupo seja considerada. Do mesmo modo, a participação nas atividades (a cooperação ) também deve ser considerada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.