22/11/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
O aluno poderá aprender como o Brasil entrou no período de redemocratização após a ditadura do Estado Novo e quais os problemas e as soluções que foram dadas para o desenvolvimento do País.
Estado Novo.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
INTRODUÇÃO
O professor deverá fazer uma introdução recuperando as características do Estado Novo, tanto econômicas quanto políticas, de forma a traçar um desenho do período anterior ao governo Dutra.
Em seguida, deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo, tendo em mente o trabalho final selecionado pelo professor. Os alunos serão orientados a produzir um blog como se ele estivesse sendo feito naquele momento: textos jornalísticos, imagens devidamente legendadas e pequenos textos que reflitam a opinião dos alunos acerca do tema tratado.
1º. Grupo: “Fim do Estado Novo”.
Sites:
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/queda-do-estado-novo/
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-fim-do-estado-novo--brasil.html
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas
2º. Grupo: “Liberalização política”.
Sites:
http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=24265
http://www.slideshare.net/FlvioFerreira1/fim-do-estado-novo-e-governo-dutra-editado
3º. Grupo:“Eleição de Dutra: a coalizão dos partidos políticos”.
Sites:
http://www.slideshare.net/FlvioFerreira1/fim-do-estado-novo-e-governo-dutra-editado
http://www.brasilescola.com/historiab/eleicoes-1945.htm
4º. Grupo:“A Assembleia Constituinte”.
Sites:
http://www.slideshare.net/FlvioFerreira1/fim-do-estado-novo-e-governo-dutra-editado
http://www.infoescola.com/direito/constituicao-de-1946/
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/DoisGovernos/Constituicao1946
5º. Grupo: “O Governo Dutra”.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/governo_dutra.htm
http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/governo-dutra.htm
http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/liberalismo-x-nacionalismo.htm
2ª. AULA
Nesta aula, os alunos, de posse do material pesquisado na aula anterior, darão início à tarefa de compor o Blog por meio da produção dos textos jornalísticos, da seleção das imagens devidamente legendadas e dos textos analíticos sobre o período. Cada grupo contribuirá com o material de seu respectivo tema, de forma a compor um painel do momento. Pelo endereço eletrônico www.blogger.com, os alunos, orientados pelo professor, encontrarão instruções de como produzir um blog.
3ª. AULA
Nesta aula, os alunos concluirão a tarefa de produzir o Blog e o publicarão.
Sites:
http://www.pitoresco.com/historia/republ212.htm
http://observatory-elites.org/wp-content/uploads/2011/11/Braga-Quem-foi-quem-1946-v.1.pdf
Será avaliada a participação dos alunos nas tarefas deste tema: a pesquisa em grupo, a produção dos textos jornalísticos e analíticos, bem como a consistência e a coerência das interpretações históricas. Será avaliada, também, a capacidade de mobilizar recursos para a conclusão das tarefas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!