Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A crise do sistema colonial brasileiro

 

22/11/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá quais foram os passos desenvolvidos pelos próprios brasileiros no processo histórico que levou à independência do Brasil e à construção da nação brasileira.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Estado Nacional Absolutista.

- Mercantilismo.

- Revolução Industrial.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

 

1ª. AULA

 

INTRODUÇÃO

 

O professor deverá introduzir o assunto recuperando estudos já realizados pelos alunos, desenhando, de forma geral, o sistema colonial brasileiro: suas características políticas e econômicas. Além disso, deve inseri-lo no contexto mundial da época, marcado pela política mercantilista e pela construção das primeiras manufaturas.

Em seguida, deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo relacionados, alertando os alunos de que, como o trabalho final será a confecção de um jornal digital, eles deverão estar atentos não só ao conteúdo dos temas, mas também à coleta de imagens, devidamente legendadas, que serão reservadas para o trabalho final. Ao final da primeira aula, os alunos produzirão um relatório de pesquisa que será utilizado como subsídio para a montagem do jornal e avaliado pelo professor.

 

 

 

1º. Grupo: “Crise econômica do sistema colonial (impostos, monopólios, proibição de manufaturas)”.

Sites para consulta:

http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/crise-do-sistema-colonial/

http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=978&sid=107

http://www.clickescolar.com.br/o-sistema-colonial.htm

http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/pacto-colonial/

http://www.infoescola.com/historia/sistema-colonial-mercantilista/

 

2º. Grupo:“Liberalismo (influência externa)”.

Sites para consulta:

http://www.infoescola.com/filosofia/liberalismo/

http://www.significados.com.br/liberalismo/

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/liberalismo.htm

 

3º. Grupo:“Produção cultural”.

Sites para consulta:

http://www.slideshare.net/benjoinohistoria/sociedade-e-cultura-no-brasil-colonial

http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/barroco/

http://www.soliteratura.com.br/biografias/biografias004.php

 

4º. Grupo:“Conjura Mineira”.

Sites para consulta:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4432/1/A-CRISE-DO-SISTEMA-COLONIAL/Paacutegina1.html (apenas a parte de Minas Gerais)

http://oficiodahistoria.blogspot.com.br/2008/11/crise-do-sistema-colonial-no-brasil.html

http://www.infoescola.com/historia/inconfidencia-mineira-conjuracao-mineira/

http://www.historiadobrasil.net/resumos/conjuracao_mineira.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275

 

5º. Grupo:“Conjura Carioca”.

Sites para consulta:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4432/1/A-CRISE-DO-SISTEMA-COLONIAL/Paacutegina1.html (apenas a parte do Rio de Janeiro)

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/conjuracao-carioca/

http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/conjuracao-carioca/

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/conj_rio.html

 

6º. Grupo:“Conjura Baiana”.

Sites para consulta:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4432/1/A-CRISE-DO-SISTEMA-COLONIAL/Paacutegina1.html (apenas a parte da Bahia)

http://oficiodahistoria.blogspot.com.br/2008/11/crise-do-sistema-colonial-no-brasil.html

http://www.historiadobrasil.net/conjuracao_baiana.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=257

 

2ª. AULA

De posse do material produzido na aula anterior (relatórios e imagens), os alunos darão início à produção do jornal digital, confeccionando a primeira página deste jornal. Ela deverá conter pequenos textos jornalísticos, manchete, editorial refletindo a opinião dos membros do grupo e imagens devidamente legendadas.

Nos endereços eletrônicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html e http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um jornal digital.

 

3ª. AULA

Nesta aula, os alunos darão continuidade ao trabalho final, completando a primeira página do jornal.

 

4ª. AULA

Cada grupo publicará seu trabalho, compartilhando-o com o restante da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Além do trabalho escrito entregue ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, a acuidade, a consistência e a coerência das interpretações históricas, será avaliada, também, a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.