22/11/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno aprenderá quais foram os passos desenvolvidos pelos próprios brasileiros no processo histórico que levou à independência do Brasil e à construção da nação brasileira.
- Estado Nacional Absolutista.
- Mercantilismo.
- Revolução Industrial.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
INTRODUÇÃO
O professor deverá introduzir o assunto recuperando estudos já realizados pelos alunos, desenhando, de forma geral, o sistema colonial brasileiro: suas características políticas e econômicas. Além disso, deve inseri-lo no contexto mundial da época, marcado pela política mercantilista e pela construção das primeiras manufaturas.
Em seguida, deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo relacionados, alertando os alunos de que, como o trabalho final será a confecção de um jornal digital, eles deverão estar atentos não só ao conteúdo dos temas, mas também à coleta de imagens, devidamente legendadas, que serão reservadas para o trabalho final. Ao final da primeira aula, os alunos produzirão um relatório de pesquisa que será utilizado como subsídio para a montagem do jornal e avaliado pelo professor.
1º. Grupo: “Crise econômica do sistema colonial (impostos, monopólios, proibição de manufaturas)”.
Sites para consulta:
http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/crise-do-sistema-colonial/
http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=978&sid=107
http://www.clickescolar.com.br/o-sistema-colonial.htm
http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/pacto-colonial/
http://www.infoescola.com/historia/sistema-colonial-mercantilista/
2º. Grupo:“Liberalismo (influência externa)”.
Sites para consulta:
http://www.infoescola.com/filosofia/liberalismo/
http://www.significados.com.br/liberalismo/
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/liberalismo.htm
3º. Grupo:“Produção cultural”.
Sites para consulta:
http://www.slideshare.net/benjoinohistoria/sociedade-e-cultura-no-brasil-colonial
http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/barroco/
http://www.soliteratura.com.br/biografias/biografias004.php
4º. Grupo:“Conjura Mineira”.
Sites para consulta:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4432/1/A-CRISE-DO-SISTEMA-COLONIAL/Paacutegina1.html (apenas a parte de Minas Gerais)
http://oficiodahistoria.blogspot.com.br/2008/11/crise-do-sistema-colonial-no-brasil.html
http://www.infoescola.com/historia/inconfidencia-mineira-conjuracao-mineira/
http://www.historiadobrasil.net/resumos/conjuracao_mineira.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275
5º. Grupo:“Conjura Carioca”.
Sites para consulta:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4432/1/A-CRISE-DO-SISTEMA-COLONIAL/Paacutegina1.html (apenas a parte do Rio de Janeiro)
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/conjuracao-carioca/
http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/conjuracao-carioca/
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/conj_rio.html
6º. Grupo:“Conjura Baiana”.
Sites para consulta:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4432/1/A-CRISE-DO-SISTEMA-COLONIAL/Paacutegina1.html (apenas a parte da Bahia)
http://oficiodahistoria.blogspot.com.br/2008/11/crise-do-sistema-colonial-no-brasil.html
http://www.historiadobrasil.net/conjuracao_baiana.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=257
2ª. AULA
De posse do material produzido na aula anterior (relatórios e imagens), os alunos darão início à produção do jornal digital, confeccionando a primeira página deste jornal. Ela deverá conter pequenos textos jornalísticos, manchete, editorial refletindo a opinião dos membros do grupo e imagens devidamente legendadas.
Nos endereços eletrônicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html e http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um jornal digital.
3ª. AULA
Nesta aula, os alunos darão continuidade ao trabalho final, completando a primeira página do jornal.
4ª. AULA
Cada grupo publicará seu trabalho, compartilhando-o com o restante da turma.
Sites:
http://ich.ufpel.edu.br/economia/professores/mpassos/economiacolonial.pdf
http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/liberal/
Além do trabalho escrito entregue ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, a acuidade, a consistência e a coerência das interpretações históricas, será avaliada, também, a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!