22/11/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
O aluno poderá aprender como surgiu um dos movimentos político e social mais originais que aconteceu na história da humanidade e por que ele acabou por se tornar um modelo para transformações posteriores da mesma natureza.
- Revolução Industrial.
- Revolução Inglesa.
- Revolução Americana.
- Antigo Regime.
- Iluminismo.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
INTRODUÇÃO
O professor deverá fazer uma breve introdução recuperando as características do Antigo Regime, tendo a França como país emblemático deste governo, ressaltando ainda os traços marcantes da economia francesa (como a Revolução Industrial foi apropriada), bem como o impacto das Revoluções Inglesa e Americana no espaço político da França. Em seguida, deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo, tendo em mente a produção do trabalho final: a confecção de um jornal digital que noticie o desenrolar da Revolução Francesa. Dessa forma, os relatórios de pesquisa a serem apresentados ao professor terão a preocupação de resgatar fatos significativos do processo revolucionário, bem como imagens devidamente legendadas de eventos relativos a cada um dos grupos.
1º. Grupo: “Crises do Antigo Regime (política, econômica e social)”.
Sites para consulta:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm
http://www.ahistoria.com.br/crise-do-antigo-regime/
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/
http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa
2º. Grupo: “Estados Gerais e a queda da Bastilha”.
Sites para consulta:
http://www.coladaweb.com/historia/queda-da-bastilha-e-o-fim-do-regime-absolutista
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179
http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa
3º. Grupo:“Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.
Sites para consulta:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=180
4º. Grupo: “Assembleia Constituinte e a Monarquia Constitucional”.
Sites para consulta:
http://www.slideshare.net/jorge1962marcos/crise-do-antigo-regime
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm (a parte da Assembleia Nacional)
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/
http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa
4º. Grupo:“Girondinos e Jacobinos”.
Sites para consulta:
http://www.ehow.com.br/historia-jacobinos-girondinos-sobre_6419/
http://www.suapesquisa.com/francesa/girondinos.htm
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/revolucao-francesa-queda-da-bastilha-jacobinos-girondinos-napoleao.htm (somente a parte dos jacobinos e girondinos)
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa_dois2.htm (somente a parte dos jacobinos e girondinos)
5º. Grupo:“Governo dos Jacobinos ou o ‘Terror’”.
Sites para consulta:
http://www.slideshare.net/jorge1962marcos/crise-do-antigo-regime
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa_dois2.htm
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/
http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa
6º. Grupo:“O Diretório”.
Sites para consulta:
http://www.slideshare.net/jorge1962marcos/crise-do-antigo-regime
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa-diretorio.htm
http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa
2ª. AULA
Nesta aula, os alunos darão início à produção do trabalho final, qual seja, a confecção de um jornal digital que noticie o desenrolar da Revolução Francesa.
Os relatórios de pesquisa entregues ao professor deverão ser transformados em pequenos textos jornalísticos: um deles com a relação dos fatos e o outro com uma pequena análise do evento selecionado pelo grupo.
Nos endereços eletrônicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html, e http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um jornal digital.
O jornal deverá ser produzido de forma a conter todo o conteúdo da Revolução: a crise do Antigo Regime, a queda da Bastilha, a Assembleia Nacional, o governo da Convenção, o governo do Terror, o governo do Diretório. Imagens deverão ser selecionadas, tendo-se em vista o retrato do evento escolhido.
3ª. AULA
Devido à complexidade, à extensão e ao impacto da Revolução Francesa, esta aula deverá ser dedicada à continuação e à conclusão da tarefa iniciada na aula anterior.
4ª. AULA
Nesta aula, os alunos divulgarão e discutirão o resultado do trabalho final, compartilhando os estudos feitos por cada grupo e analisando o impacto da Revolução Francesa.
Sites:
Além dos relatórios de pesquisa entregue ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, a acuidade, a consistência e a coerência das interpretações históricas, será avaliada também a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!