Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Revolução Francesa

 

22/11/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender como surgiu um dos movimentos político e social mais originais que aconteceu na história da humanidade e por que ele acabou por se tornar um modelo para transformações posteriores da mesma natureza.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Revolução Industrial.

- Revolução Inglesa.

- Revolução Americana.

- Antigo Regime.

- Iluminismo.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

 

1ª. AULA

 

INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer uma breve introdução recuperando as características do Antigo Regime, tendo a França como país emblemático deste governo, ressaltando ainda os traços marcantes da economia francesa (como a Revolução Industrial foi apropriada), bem como o impacto das Revoluções Inglesa e Americana no espaço político da França. Em seguida, deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo, tendo em mente a produção do trabalho final: a confecção de um jornal digital que noticie o desenrolar da Revolução Francesa. Dessa forma, os relatórios de pesquisa a serem apresentados ao professor terão a preocupação de resgatar fatos significativos do processo revolucionário, bem como imagens devidamente legendadas de eventos relativos a cada um dos grupos.

 

 

1º. Grupo:  “Crises do Antigo Regime (política, econômica e social)”.

Sites para consulta:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm

http://www.ahistoria.com.br/crise-do-antigo-regime/

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/

http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa

 

2º. Grupo: “Estados Gerais e a queda da Bastilha”.

Sites para consulta:

http://www.coladaweb.com/historia/queda-da-bastilha-e-o-fim-do-regime-absolutista

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179

http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa

 

3º. Grupo:“Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.

Sites para consulta:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=180

 

4º. Grupo: “Assembleia Constituinte e a Monarquia Constitucional”.

Sites para consulta:

http://www.slideshare.net/jorge1962marcos/crise-do-antigo-regime

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa.htm (a parte da Assembleia Nacional)

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/

http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa

 

4º. Grupo:“Girondinos e Jacobinos”.

Sites para consulta:

http://www.ehow.com.br/historia-jacobinos-girondinos-sobre_6419/

http://www.suapesquisa.com/francesa/girondinos.htm

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/revolucao-francesa-queda-da-bastilha-jacobinos-girondinos-napoleao.htm (somente a parte dos jacobinos e girondinos)

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa_dois2.htm (somente a parte dos jacobinos e girondinos)

 

5º. Grupo:“Governo dos Jacobinos ou o ‘Terror’”.

Sites para consulta:

http://www.slideshare.net/jorge1962marcos/crise-do-antigo-regime

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_francesa_dois2.htm

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/

http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa

 

6º. Grupo:“O Diretório”.

Sites para consulta:

http://www.slideshare.net/jorge1962marcos/crise-do-antigo-regime

http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa-diretorio.htm

http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-francesa

 

2ª. AULA

Nesta aula, os alunos darão início à produção do trabalho final, qual seja, a confecção de um jornal digital que noticie o desenrolar da Revolução Francesa.

Os relatórios de pesquisa entregues ao professor deverão ser transformados em pequenos textos jornalísticos: um deles com a relação dos fatos e o outro com uma pequena análise do evento selecionado pelo grupo. 

Nos endereços eletrônicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html, e http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um jornal digital.

O jornal deverá ser produzido de forma a conter todo o conteúdo da Revolução: a crise do Antigo Regime, a queda da Bastilha, a Assembleia Nacional, o governo da Convenção, o governo do Terror, o governo do Diretório. Imagens deverão ser selecionadas, tendo-se em vista o retrato do evento escolhido.

 

3ª. AULA

Devido à complexidade, à extensão e ao impacto da Revolução Francesa, esta aula deverá ser dedicada à continuação e à conclusão da tarefa iniciada na aula anterior.

 

4ª. AULA

Nesta aula, os alunos divulgarão e discutirão o resultado do trabalho final, compartilhando os estudos feitos por cada grupo e analisando o impacto da Revolução Francesa.

Recursos Complementares
Avaliação

Além dos relatórios de pesquisa entregue ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, a acuidade, a consistência e a coerência das interpretações históricas, será avaliada também a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.