Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema Reprodutor Feminino – Parte 1

 

26/11/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do sistema reprodutor feminino, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
 

Reconhecer a importância do sistema reprodutor feminino para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.


Relacionar as doenças que acometem o sistema reprodutor feminino, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.


Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema reprodutor feminino (Ensino Fundamental).


Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo, que esclarece importantes aspectos do funcionamento do sistema reprodutor feminino de duração de 39min14s .


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo (figura1) nos computadores acessando o link   http://www.youtube.com/watch?v=De-gxVQENgs (Acesso em 08 de nov. 2013).

 

Comentário:

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:


Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

Figura 1: Vídeo 1: BIOLOGIA -SISTEMA REPRODUTOR FEMININO  (39:14)

1

 

Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=De-gxVQENgs (Acesso em 08 de nov. 2013).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:


1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.


Questionário de Contextualização
 

1 – Qual a finalidade do sistema reprodutor feminino?

2 – Por que o sistema reprodutor feminino é mais complexo do que o sistema reprodutor masculino?

3 – Qual a função dos ovários?

4 – Qual a função da tuba uterina? Explique sua anatomia.

5 – Onde ocorre a fecundação?

6 – Explique a importância do útero para a fecundação.

7 – Por que a vagina é denominada “órgão copulador”?

8 – Qual a importância do endométrio?

9 – Qual a finalidade do glicogênio?

10 – Quais são os principais hormônios reprodutivos?

11 – O que são os estrógenos e qual é a sua importância?

12 – Qual a função das glândulas hormonais?

13 – Explique como funciona o ciclo menstrual.

14 – Qual a função da progesterona?

15 – Qual a finalidade do prolactina?

16 – Explique a importância do hormônio ocitocina.

17 – Explique como funcionam três tipos de métodos anticoncepcionais.



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


O professor deverá organizar a turma em oito grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação:


Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.


Como se vê abaixo, cada um dos oito grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o sistema reprodutor feminino, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos oito grupos a coletar dados referentes:

 

 - aos sintomas da doença designada para o grupo

- ao diagnóstico da doença designada para o grupo

- à prevenção da doença designada para o grupo

- ao tratamento da doença designada para o grupo
 

Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Verrugas Genitais

Disponível: http://www.tuasaude.com/tratamento-para-verrugas-genitais/  (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/verruga-genital(Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://med.fm.usp.br/dim/homepage/b208/Verruga.htm (Acesso em 08 de nov. 2013).


Grupo 2 : Endometrite crônica

Disponível: http://www.tuasaude.com/endometrite-cronica/  (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.oportalsaude.com/boletins_clinicos.php?id=35(Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.api.adm.br/smf4/index.php?topic=351.0 (Acesso em 08 de nov. 2013).


Grupo 3: Retroversão uterina (útero invertido)

Disponível: http://www.tuasaude.com/utero-invertido/ (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://toqueginecologico.blogspot.com.br/2011/08/seu-utero-e-virado-ou-invertido.html (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://gravidezematernidade.com.br/2011/07/25/utero-retrovertido-e-possivel-engravidar/(Acesso em 08 de nov. 2013).


Grupo 4: Adenomiose

Disponível: http://www.tuasaude.com/adenomiose/ (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/adenomiose/ (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/44883/voce-ja-ouviu-falar-em-adenomiose (Acesso em 08 de nov. 2013).


Grupo 5: Miomatose uterina

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/miomatose-uterina/ (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/mioma-uterino (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.tuasaude.com/miomatose-uterina/(Acesso em 08 de nov. 2013).


Grupo 6: Candidíase vaginal

 Disponível: http://www.tuasaude.com/candidiase-vaginal/ (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/candidiase/candidiase.php (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-vaginal-por-fungo (Acesso em 08 de nov. 2013).


Grupo 7: HPV

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hpv(Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/  (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.tuasaude.com/hpv/ (Acesso em 08 de nov. 2013).


Grupo 8: Sífilis

Disponível: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/sifilis/(Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://doencasgenitalfem.blogspot.com.br/2011/08/sifilis.html (Acesso em 08 de nov. 2013).

Disponível: http://www.tuasaude.com/sifilis/ (Acesso em 08 de nov. 2013).



Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa

Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
 

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 08 de nov. 2013).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quarto momento: Redação

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos selecionados em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 – “Eu me sentia perdida”, diz mulher infectada pelo vírus HIV, site G1
Disponível: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2013/07/eu-me-sentia-perdida-diz-mulher-infectada-pelo-virus-hiv.html (Acesso em 08 de nov. 2013)


Texto 2 - Casos de Aids triplicam entre mulheres acima de 50 anos, site Estadão
Disponível: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,casos-de-aids-triplicam-entre-mulheres-acima-de-50-anos,323452,0.htm (Acesso em 08 de nov. 2013).


O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o texto 2.


Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:


- As mulheres e a AIDS: dilema e enfrentamento
 

Comentário:

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.


Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Texto: “Sistema Reprodutor Feminino”, site Saúde e Movimento
Disponível: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1220 (Acesso em 08 de nov. 2013)


Texto: “Sistema Reprodutor Feminino”, site Toda Biologia
Disponível: http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_feminino.htm (Acesso  em 08 de nov. 2013)


Sugestões de links para os alunos:
 

Texto: “Sistema Genital Feminino”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-reprodutor-feminino.htm (Acesso  em 08 de nov. 2013)


Texto: “Doenças do Aparelho Reprodutor”, site Tua Saúde
Disponível: http://www.tuasaude.com/c/doencas-do-aparelho-reprodutor/page/3/ (Acesso  em 08 de nov. 2013)


Texto: “Aparelho Reprodutor Feminino”, site Info Escola
Disponível: http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-feminino/ (Acesso em 08 de nov. 2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.
 

Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Sistema Reprodutor Feminino – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.