28/11/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Identificar personagens da literatura e do cinema relacionados ao tema morte.
Discutir sobre os mitos que envolvem a morte.
Analisar a relação entre bruxas, fantasmas, vampiros e o tema morte.
Conversar sobre o medo da morte.
Analisar a morte como parte da vida.
Desenvolver olhar crítico sobre a banalização da morte.
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar o conceito de letramento, que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Nesse sentido, é importante que o professor valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos construíram ao longo de suas vivências. Além disso, é importante trabalhar com temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos.
Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.
1º Momento: Para introduzir o tema, Convide os alunos para sentarem-se em roda e ouvirem a música Bruxa Feia do grupo Palavra Cantada. Duração: 1min34seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aSL26-qiFZE. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=aSL26-qiFZE. Acesso em 10 de novembro de 2013.
2º Momento: Explore a música com os alunos: Sobre o que fala a música? O que o compositor quis dizer no trecho: “Bruxa vê se não amola mais? Bruxa deixe a criança em paz!”? Geralmente as bruxas te amolam? Tiram sua paz? Vocês acreditam que bruxas existem? Se sim, qual a origem das bruxas? Na sua percepção por que algumas culturas comemoram o Dia das Bruxas? Na sua percepção qual o poder das bruxas? Do que elas são capazes? Se vocês pudessem, gostariam de experimentar os poderes de uma bruxa ou de um feiticeiro?
3º Momento: Caso os alunos anunciem que não têm medo de bruxas, eles deverão procurar se lembrar de pessoas que conhece e que demonstram medo de bruxas. Na sequência, cada aluno individualmente deverá produzir um texto criativo, com , no mínimo 20 linhas, como numa fórmula mágica, indicando maneiras de essa pessoa superar tal medo.
1º Momento: Dando continuidade ao tema, caso sua escola participe do projeto Um Computador por Aluno, solicite que os alunos utilizem seus notebooks para acessarem o texto eletrônico de autoria de Maria Slemenson: Conheça a origem das bruxas e a história do Halloween. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/conheca-origem-bruxas-historia-halloween-643880.shtml. Acesso em 11 de novembro de 2013.
Caso sua escola não participe do Projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática para fazerem a leitura do texto ou imprima o mesmo e disponibilize-o aos alunos para que leiam em duplas.
2º Momento: Cada dupla deverá ficar responsável por socializar com suas palavras, de acordo com sua compreensão aos demais alunos da turma a resposta referente à uma pergunta levantada no texto, a saber:
1) Por que no Halloween a brincadeira é se vestir de bruxas?
2) O Halloween e o dia de finados tem alguma relação?
3) Por que nos contos de fadas há bruxas más, lobo mau e outros vilões?
4) Por que nos contos de fadas a madrasta é a bruxa da história?
5) Existem bruxas boazinhas e bonitas?
6) Existem bruxas fora dos contos de fadas?
7) Por que nas histórias as bruxas têm sempre um caldeirão?
3º Momento: Após a socialização das informações, os alunos deverão criar uma história para ser dramatizada constando as informações construídas a respeito das bruxas após a leitura do texto.
Sugestão ao Professor:
Oriente os alunos na construção da história, na escolha dos personagens e na seleção dos materiais para confecção do cenário e figurino. Para a encenação, seria interessante convidar um professor de teatro da escola ou do município para fazer um trabalho interdisciplinar com a turma.
1º Momento: Convide os alunos para assistirem ao clipe do grupo Palavra Cantada: “Vem dançar com a gente”. Duração: 02min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Owy--W0GTww. Acesso em 12 de novembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=Owy--W0GTww. Acesso em 12 de novembro.
2º Momento: Explore o clipe da música com os alunos: O que vocês acharam desse clipe? O conteúdo da música é uma festa em que as caveiras convidam as demais para dançarem juntas. O que vocês pensam sobre isso? Para vocês, falar de caveiras, fantasmas, vampiros está relacionado com o tema morte? Por quê?
3º Momento: Em duplas, os alunos deverão ler o texto eletrônico de Marcelo Bortoloti, indicado a seguir para debate posterior: Faz parte da vida. Disponível em: http://veja.abril.com.br/070307/p_088.shtml. Acesso em 12 de novembro de 2013
1º Momento: Converse com os alunos sobre o fato de que muitos escritores, músicos, cineastas, compositores, criam histórias, músicas, poesias, roteiros de filmes para abordar o tema da morte, assunto esse bastante temido pela maioria das pessoas. Mostre aos alunos algumas imagens de personagens de histórias em quadrinhos ou filmes que ilustram isso:
TURMA DO PENADINHO
Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR1745-dYmDPYjvgnoHDWQpHAkeu597TP2OuF61iQqEvjeCzfCc&t=1. Acesso em 12 de novembro de 2013.
GASPARZINHO
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/files/173/2012/01/gasparzinho-600x486-e1327543836629.png. Acesso em 12 de novembro de 2013.
SABRINA - A BRUXINHA
Fonte: http://user.img.todaoferta.uol.com.br/M/B/PU/1MQV1S/bigPhoto_0.jpg. Acesso em 12 de novembro de 2013.
DRAK PACK
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_3ulRJTb1KqU/TKI9I9iI_oI/AAAAAAAAA14/2XAzuK95oW8/s400/fam%C3%ADlia+dr%C3%A1cula.jpg. Acesso em 14 de novembro de 2013.
MONSTER HIGH
Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQlITo-jBVVhqZSN8xMyefxcBxnU4GXpgbMvmnleIZ9gi7di8DG. Acesso em 12 de novembro de 2013.
UNIVERSIDADE MONSTROS
Fonte: http://www.itecportal.com/wp-content/uploads/2013/06/monstros1.jpg. Acesso em 12 de novembro de 2013.
HARRY POTTER
Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS8nxIMYZye0q-_yJTmZM9478nVamNw9g8y6eNn27_UXQc6FISz. Acesso em 12 de novembro de 2013.
2º Momento: Explore com os alunos as imagens por meio das seguintes perguntas: Quais desses personagens vocês conhecem? O que esses personagens ou histórias representam para você? Por que personagens que nunca morrem (vampiros) ou personagens que voltam da morte (fantasmas) e ainda personagens que usam feitiços ou magias para driblar a morte são tão admirados pelas pessoas? Por que será que o filme Harry Porter fez tanto sucesso? Na sua percepção, por que as bonecas Monster High são a sensação do momento? Algumas pessoas usam o humor para falar da morte, você concorda com essa abordagem?
3º Momento: Disponibilize uma reportagem de Maurício de Sousa aos alunos que relata sobre a criação do personagem Dona Morte para que leiam em dupla: Como A Morte Nasceu (entrevista para PUC – Rio de Janeiro). Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/cronicas/como-a-morte-nasceu-entrevista-para-puc-rio-de-janeiro/. Acesso em 12 de novembro de 2013.
4º Momento: Os alunos deverão ler a reportagem e, posterior à isso, deverão produzir um texto curto emitindo suas opiniões a respeito da criação dessa personagem por Mauricio de Sousa.
Sugestão ao Professor:
Para buscar elementos sobre como explorar o tema morte com os alunos, acesse o endereço abaixo e leia o texto: MÊDA, Ana Paula L. Falando sobre morte com as crianças. Disponível em: http://espacocrescergt.blogspot.com.br/2013/11/falando-sobre-morte-com-as-criancas_5.html. Acesso em 12 de novembro de 2013.
1º Momento: Convide os alunos para lerem a história em quadrinhos: Uau! E a Dona Morte com um novo visual! Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/. Acesso em 12 de novembro de 2013.
Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/09/donamorte-1.jpg. Acesso em 12 de novembro de 2013.
2º Momento: Explore a história com os alunos e comente que algumas crianças têm curiosidades sobre a morte e perguntam: Para onde vamos quando morremos? Morrer dói? O que acontece depois que morremos? Pergunte aos alunos: Vocês têm alguma curiosidade sobre a morte? O que os adultos falam para vocês sobre o tema? Vocês acham que as pessoas têm medo da morte? Por quê? O que vocês acharam dessa forma divertida de mudar o visual da morte? Na percepção de vocês, usar o humor facilita a aceitação da morte?
3º Momento: Em duplas as crianças deverão produzir uma história em quadrinhos com o título: “A morte faz parte da vida”.
Os vampiros no cinema e na literatura. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-dracula-crepusculo-vampiros-cinema-literatura-647741.shtml. Acesso em 12 de novembro de 2013.
Falando em bruxas, do que você tem medo? Disponível em: http://www.cadernodeeducacao.com.br/news/falando-em-bruxas,-do-que-voc%C3%AA-tem-medo-/. Acesso em 12 de novembro de 2013.
GRINFELD, Patrícia. Monster High para a minha filha, não! Disponível em: http://infancialivredeconsumismo.com/index.php/monster-high-para-a-minha-filha-nao/. Acesso em 12 de novembro de 2013.
MARCUCCI, C. Como falar de morte com as crianças. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI213981-10496,00.html. Acesso em 12 de novembro de 2013.
NAVES, Fátima Rezende Naves. Ética e Morte: Falando de morte com os alunos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26185. Acesso em 12 de novembro de 2013.
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. A finitude da vida. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=10510&secao=espaco&request_locale=es. Acesso em 12 de novembro de 2013.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber no decorrer das aulas se os alunos conseguiram identificar personagens da literatura e do cinema relacionados ao tema morte. Avalie a participação dos alunos nas rodas de conversa e nas atividades de registro realizadas em grupo. Busque perceber se os alunos compreenderam a origem das bruxas, fantasmas e vampiros e souberam analisar os mitos que envolvem a morte por meio das atividades propostas. Analise a evolução da leitura e escrita dos alunos ao longo das aulas. Por fim, para verificar o entendimento do aluno sobre o assunto morte, bem como seu olhar crítico sobre a banalização da morte, solicite, como avaliação final, que os alunos apresentem as histórias em quadrinhos produzidas em duplas e promova uma sessão de debates com a turma, abrindo espaço de diálogo para que emitam suas opiniões sobre o que foi trabalhado no decorrer das aulas.
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