Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Revolução científica do século XVII

 

22/11/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender como a ciência moderna foi construída, quais suas descobertas e as dificuldades que enfrentou para se estabelecer.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Idade Média: ciência e cultura.

Noções do Renascimento

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

 

1ª. AULA

 

INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer uma breve introdução sobre a ciência e a cultura na Idade Média, com ênfase nas concepções aristotélicas de mundo. Deverá destacar, também, o papel da Igreja Católica como a única detentora de ciência, educação, cultura e técnica, até então. Em seguida, deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo relacionados, tendo em mente o trabalho final de cada um deles. O professor solicitará aos alunos que, além de pesquisarem os conteúdos de cada tema, deverão também recolher imagens para serem utilizadas em um momento posterior. Ao final do trabalho de pesquisa, os alunos deverão produzir um relatório que será entregue ao professor e servirá de base para a confecção de uma página de jornal de época.

 

 

 

1º. Grupo: “Ciência na Idade Média”.

Sites para pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/idademedia/idade_das_trevas.htm

http://historia2c2008.blogspot.com.br/2008/11/cincia-medieval.html

http://ohomemhorizontal.blogspot.com.br/2009/03/imagem-do-universo-19n.html

 

2º. Grupo: “Revolução Científica e Racionalismo”.

Sites para pesquisa:

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-cientifica/

http://www.ghtc.usp.br/server/Sites-HF/Felipe-Lourenco/inicial.htm

http://filosofandocom334.blogspot.com.br/2012/12/cap-30-revolucao-cientifica-do-seculo.html

http://www.infopedia.pt/$racionalismo

 

3º. Grupo:“Francis Bacon”.

Sites para pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/quemfoi/francis_bacon.htm

http://www.infoescola.com/filosofos/francis-bacon/

 

4º. Grupo:“René  Descartes”.

Sites para pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/quemfoi/descartes.htm

http://www.infoescola.com/filosofos/rene-descartes/

 

5º. Grupo:“Isaac Newton”.

Sites para pesquisa:

http://www.infoescola.com/biografias/isaac-newton/

http://www.suapesquisa.com/biografias/isaacnewton/

 

6º. Grupo:“Galileu Galilei”.

Sites para pesquisa:

http://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/

http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/

 

7º. Grupo:“Robert Boyle”.

Sites para pesquisa:

http://www.brasilescola.com/quimica/robert-boyle-quimico-alquimista.htm

http://educacao.uol.com.br/biografias/robert-boyle.jhtm

 

8º. Grupo:“Robert Hooke”.

Sites para pesquisa:

http://www.brasilescola.com/biografia/robert-hooke.htm

http://www.mundoeducacao.com/biologia/robert-hooke.htm

 

2ª. AULA

Na primeira metade desta aula, cada grupo elegerá um representante que apresentará os resultados de seu trabalho de pesquisa. Na segunda metade, o professor reunirá a turma em um seminário para sistematizar o tema, tendo como fio condutor um contraponto entre as concepções medievais da produção da ciência e da técnica e as concepções da Idade Moderna.

 

3ª. AULA

Nesta aula, os alunos retomarão os grupos da primeira aula e produzirão a primeira página de um jornal contendo manchete, editorial, notícias importantes e pequenos textos analíticos extraídos dos relatórios de pesquisa. As imagens deverão ser corretamente legendadas.

Nos endereços eletrônicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html e http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um jornal digital.

Recursos Complementares
Avaliação

Além do trabalho escrito entregue ao professor, no qual será avaliada a pertinência, a acuidade, a consistência e a coerência das interpretações históricas, será avaliada também a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.