22/11/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cultura |
Os alunos poderão aprender como a ciência moderna foi construída, quais suas descobertas e as dificuldades que enfrentou para se estabelecer.
Idade Média: ciência e cultura.
Noções do Renascimento
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
INTRODUÇÃO
O professor deverá fazer uma breve introdução sobre a ciência e a cultura na Idade Média, com ênfase nas concepções aristotélicas de mundo. Deverá destacar, também, o papel da Igreja Católica como a única detentora de ciência, educação, cultura e técnica, até então. Em seguida, deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo relacionados, tendo em mente o trabalho final de cada um deles. O professor solicitará aos alunos que, além de pesquisarem os conteúdos de cada tema, deverão também recolher imagens para serem utilizadas em um momento posterior. Ao final do trabalho de pesquisa, os alunos deverão produzir um relatório que será entregue ao professor e servirá de base para a confecção de uma página de jornal de época.
1º. Grupo: “Ciência na Idade Média”.
Sites para pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/idademedia/idade_das_trevas.htm
http://historia2c2008.blogspot.com.br/2008/11/cincia-medieval.html
http://ohomemhorizontal.blogspot.com.br/2009/03/imagem-do-universo-19n.html
2º. Grupo: “Revolução Científica e Racionalismo”.
Sites para pesquisa:
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-cientifica/
http://www.ghtc.usp.br/server/Sites-HF/Felipe-Lourenco/inicial.htm
http://filosofandocom334.blogspot.com.br/2012/12/cap-30-revolucao-cientifica-do-seculo.html
http://www.infopedia.pt/$racionalismo
3º. Grupo:“Francis Bacon”.
Sites para pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/quemfoi/francis_bacon.htm
http://www.infoescola.com/filosofos/francis-bacon/
4º. Grupo:“René Descartes”.
Sites para pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/quemfoi/descartes.htm
http://www.infoescola.com/filosofos/rene-descartes/
5º. Grupo:“Isaac Newton”.
Sites para pesquisa:
http://www.infoescola.com/biografias/isaac-newton/
http://www.suapesquisa.com/biografias/isaacnewton/
6º. Grupo:“Galileu Galilei”.
Sites para pesquisa:
http://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/
http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/
7º. Grupo:“Robert Boyle”.
Sites para pesquisa:
http://www.brasilescola.com/quimica/robert-boyle-quimico-alquimista.htm
http://educacao.uol.com.br/biografias/robert-boyle.jhtm
8º. Grupo:“Robert Hooke”.
Sites para pesquisa:
http://www.brasilescola.com/biografia/robert-hooke.htm
http://www.mundoeducacao.com/biologia/robert-hooke.htm
2ª. AULA
Na primeira metade desta aula, cada grupo elegerá um representante que apresentará os resultados de seu trabalho de pesquisa. Na segunda metade, o professor reunirá a turma em um seminário para sistematizar o tema, tendo como fio condutor um contraponto entre as concepções medievais da produção da ciência e da técnica e as concepções da Idade Moderna.
3ª. AULA
Nesta aula, os alunos retomarão os grupos da primeira aula e produzirão a primeira página de um jornal contendo manchete, editorial, notícias importantes e pequenos textos analíticos extraídos dos relatórios de pesquisa. As imagens deverão ser corretamente legendadas.
Nos endereços eletrônicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html e http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um jornal digital.
Sites:
http://www.slideshare.net/JHSA/a-revoluo-cientifica-na-europa-dos-sculos-xvii-e-xviii-1050803
Além do trabalho escrito entregue ao professor, no qual será avaliada a pertinência, a acuidade, a consistência e a coerência das interpretações históricas, será avaliada também a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!