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Sistema Reprodutor Feminino – Parte 2

 

26/11/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
 

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.


Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre sistema reprodutor feminino (Ensino Fundamental).
 

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento


Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Sistema Reprodutor Feminino – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar as páginas  http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=9292 (Figura 1) e http://nonio.eses.pt/eusei/passa/qijogar.asp?cod_jogos=1774 (Figura 2), por meio das quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema reprodutor feminino.


Vale destacar que ambas as páginas são autoexplicativas: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Aparelho reprodutor feminino

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Fonte: Disponível em http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=9292  (Acesso em 08 de nov. 2013)


Figura 2: Sistema Reprodutor Feminino

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Fonte: Disponível em http://nonio.eses.pt/eusei/passa/qijogar.asp?cod_jogos=1774 (Acesso em 08 de nov. 2013)



Segundo momento: Criando um Wiki


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um wiki, ou seja, um texto colaborativo, para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito, especificamente, as doenças que acometem o sistema reprodutor feminino, na aula Sistema Reprodutor Feminino – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo, que tratam dos tutoriais para a criação de um wiki.


Figura 3: O que é um Wiki? (4:08)
 

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c  (Acesso em 08 de nov. 2013)


Figura 4: Tutorial WIKI passo a passo (4:05)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU (Acesso em 08 de nov. 2013)


Comentário:

 

Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação do wiki possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
 

Após a apresentação dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Sistema Reprodutor Feminino – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação do wiki.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do (Acesso em 08 de nov. 2013), para que os mesmos criem o wiki da turma.


Figura 5: Wiki

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Fonte: Disponível em https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do  (Acesso em 08 de nov. 2013)


Inscritos no wiki, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Sistema Reprodutor Feminino – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Assim, a construção de um texto colaborativo sobre as doenças que acometem o sistema reprodutor feminino contribuirá para a socialização do conhecimento de toda a turma referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar no wiki da turma e fazer correções ou observações por meio de posts caso haja necessidade. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem no wiki da turma para explorar mais esse recurso digital.


Observação:

A criação de um wiki poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.



Terceiro momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:
 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
 

1 - Sobre reprodução humana, todos os itens abaixo estão corretos, exceto:
 

a) A fecundação ocorre no útero;

b) A espermatogênese ocorre nos testículos;

c) A placenta é responsável pela respiração e nutrição do embrião;

d) Na ovulação, rompe-se a parede do ovário e o ovócito é liberado na trompa de Falópio;

e) A clivagem da célula-ovo origina células denominadas blastômeros.


2 - Os ovários são duas glândulas situadas uma em cada lado do útero, abaixo das trompas. Produzem os óvulos e também os hormônios sexuais femininos. Assinale a alternativa que indica quais hormônios são produzidos pelos ovários.
 

a) estrógeno e progesterona;

b) estrógeno e testosterona;

c) progesterona e testosterona;

d) testosterona e hormônio estimulador das células intersticiais;

e) ICSH e estrógeno.
 

3 - Observe o esquema a seguir.
 

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Identifique:


a) os órgãos produtores de gametas no sistema reprodutor representado.
b) os órgãos indicados pelas setas 1, 2, 3 e 4.
c) Quais são os órgãos produtores de hormônios e que hormônios são esses?


4 - Tendo em vista os hormônios que atuam no ciclo feminino, cite:

a) dois hormônios produzidos pelo ovário.

b) o que acontece com a quantidade de estrógeno nas proximidades anteriores e posteriores à ovulação.

c) como ocorre o surgimento da menstruação.


5 - Cite dois exemplos de métodos anticoncepcionais cujo princípio básico é impedir que os espermatozóides se depositem na vagina da mulher ou que alcancem as porções superiores do oviduto, onde normalmente ocorre a fecundação.
 

Padrão de respostas esperadas:

1 – A
 

A letra a está errada porque na espécie humana a fecundação ocorre no terço inicial do oviduto e, em geral, nas primeiras 24 horas após a ovulação (que é o processo de liberação do gameta feminino pelo ovário).

2 - A
 

a) Certa. Estrógeno e progesterona são produzidos pelos ovários femininos.

b) Errada. A testosterona é produzida pelos testículos masculinos.

c) Errada. A testosterona é produzida pelos testículos masculinos.

d) Errada. A testosterona e o hormônio estimulador das células intersticiais são produzidos pelos testículos masculinos.

e) Errada. ICSH e hormônio estimulador das células intersticiais são a mesma coisa, e, portanto, são produzidos pelos testículos masculinos.

3 –
 

a) Os órgãos produtores de gametas são os ovários.

b) 1 indica o ovário; 2, trompa uterina; 3, útero e 4, vagina.

c) Os órgãos produtores de hormônios são os ovários. Os hormônios são o estrógeno e a progesterona.

4 –
 

a) Estrógenos e progesterona.


b) A ovulação acontece aproximadamente quatorze dias antes do início do ciclo menstrual seguinte. Próximo à ovulação, é alto no sangue na mulher o nível de estrógeno, que tem a função de fazer o preparo inicial do novo endométrio uterino. Após a ovulação o nível de estrógeno se reduz.


c) A menstruação acontece em razão da redução dos níveis de progesterona no ciclo da mulher. Essa redução se deve à regressão ou ao desaparecimento do corpo lúteo ou amarelo, estrutura ovariana que secreta o progesterona.

5 –
 

Preservativo (camisinha) masculino ou feminino - retém o sêmen eliminado na ejaculação.

Diafragma vaginal - barreira de látex, colocada na porção inicial do colo do útero, que impede a passagem dos espermatozóides da vagina para o útero.

 

Fonte: Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/biologia/exercicios-sobre-sistema-genital-feminino.htm  (Acesso em 08 de nov. 2013)

Fonte: Disponível em  http://www.dombosco.com.br/Curso/estudemais/biologia/reproducaofeminina.php (Acesso em 08 de nov. 2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Texto: “Escrita colaborativa”, site Wikipedia
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_colaborativa (Acesso em 08 de nov. 2013)


Artigo: “A produção colaborativa de textos em ambientes virtuais de aprendizagem”, site UERJ
Disponível: http://www.educacao.uerj.br/SemanaEducacao2008/Trabalhos/arq234.pdf (Acesso em 08 de nov. 2013)


Sugestões de links para alunos:


Texto: “Comunidade Virtual de Práticas”, site UFBA
 Disponível: http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/discuss.php?d=94961 (Acesso em 08 de nov. 2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, no desempenho na elaboração e na criação do wiki.

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