26/11/2013
Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer as funções do sistema reprodutor masculino, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer a importância do sistema reprodutor masculino para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Relacionar as doenças que acometem o sistema reprodutor masculino, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas sobre o sistema reprodutor masculino (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo, que esclarecem importantes aspectos do funcionamento do sistema reprodutor masculino de duração de 40 min50s.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=De-gxVQENgs (Acesso em 10 de nov. 2013).
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=De-gxVQENgs (Acesso em 10 de nov. 2013).
O professor deve incentivar a exposição de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1 – O que caracteriza a divisão binaria?
2 – O que é gemulação?
3 – Explique como ocorre a reprodução sexuada.
4 – Como ocorre a fecundação?
5 – O que é a neotenia?
6 – Explique a gametogêneses masculina e feminina.
7 – Explique a localização anatômica do sistema reprodutor masculino.
8 – Qual a função dos canais seminíferos?
9 – Qual a função do epidídimo?
10 – Qual a finalidade da vesícula seminal?
11– Qual a importância dos testículos no sistema reprodutor masculino?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.
O professor deverá organizar a turma em oito grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.
Observação:
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.
Como se vê abaixo, cada um dos oito grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças ou condições que acometem o sistema reprodutor masculino, consultando, para tanto, sites específicos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos oito grupos a coletar dados referentes:
- aos sintomas da doença/condição designada para o grupo
- ao diagnóstico da doença/condição designada para o grupo
- à prevenção da doença/condição designada para o grupo
- ao tratamento da doença/condição designada para o grupo
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Disfunção erétil
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/disfuncao-eretil (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.tuasaude.com/disfuncao-eretil/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.sbu.org.br/publico/?doencas-urologicas&p=307(Acesso em 10 de nov. 2013).
Grupo 2 : Epididimite
Disponível: http://www.tuasaude.com/epididimite/(Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/epididimite/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/epididimite (Acesso em 10 de nov. 2013).
Grupo 3: Cancro mole
Disponível: http://www.tuasaude.com/cancro-mole/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/cancro-mole (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/cancro-mole.htm (Acesso em 10 de nov. 2013).
Grupo 4: Hiperplasia prostática
Disponível: http://www.uro.com.br/hpb.htm(Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.tuasaude.com/prostata-aumentada/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.mdsaude.com/2011/03/hiperplasia-prostatica-benigna.html(Acesso em 10 de nov. 2013).
Grupo 5: Fimose
Disponível: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/fimose/(Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://nacidade.com.br/pr/curitiba/noticias/beleza-e-saude/fimose-o-que-e-e-como-se-trata?first=1 (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/fimose/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Grupo 6: Candidíase masculina
Disponível: http://www.tuasaude.com/candidiase-masculina/(Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/candidiase/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://candidiase.info/candidiase-em-homens/quais-os-sintomas-da-candidiase-peniana/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Grupo 7: Orquite
Disponível: http://www.tuasaude.com/orquite/(Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/orquite/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/orquite.htm (Acesso em 10 de nov. 2013).
Grupo 8: HPV
Disponível: http://www.tuasaude.com/hpv/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/ (Acesso em 10 de nov. 2013).
Disponível: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22444 (Acesso em 10 de nov. 2013).
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 10 de nov. 2013).
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção de dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.
Texto 1 – Epidemia de Aids pode chegar ao fim em 2030, diz ONU, site Veja
Disponível: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/para-onuaids-epidemia-de-aids-pode-acabar-em-2030 (Acesso em 10 de nov. 2013)
Texto 2 - Vacina brasileira contra a Aids será testada em macacos, site Folha de São Paulo
Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/08/1321896-vacina-brasileira-contra-a-aids-sera-testada-em-macacos.shtml(Acesso em 10 de nov. 2013).
O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o texto 2.
Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:
Comentário:
Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.
Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.
Sugestões de links para professores:
Texto: “Sistema Reprodutor Masculino”, site Toda Biologia
Disponível: http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_masculino.htm (Acesso em 10 de nov. 2013)
Texto: “Sistema Reprodutor”
Disponível: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod1.asp(Acesso em 10 de nov. 2013)
Sugestões de links para alunos:
Texto: “Aparelho Reprodutor Masculino”, site Info Escola
Disponível: http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-masculino/ (Acesso em 10 de nov. 2013)
Texto: “Sistema reprodutor masculino”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-reprodutor-masculino.htm (Acesso em 10 de nov. 2013)
Texto: “Doenças do Aparelho Reprodutor”, site Tua Saúde
Disponível: http://www.tuasaude.com/c/doencas-do-aparelho-reprodutor/page/3/ (Acesso em 08 de nov. 2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.
Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Sistema Reprodutor Masculino – Parte 2, disponível no Portal do Professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!