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Sistema Reprodutor Masculino – Parte 1

 

26/11/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do sistema reprodutor masculino, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
 

Reconhecer a importância do sistema reprodutor masculino para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.


Relacionar as doenças que acometem o sistema reprodutor masculino, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.


Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema reprodutor masculino (Ensino Fundamental).
 

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto
 

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo, que esclarecem importantes aspectos do funcionamento do sistema reprodutor masculino de duração de 40 min50s.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=De-gxVQENgs (Acesso em 10 de nov. 2013).


Comentário:

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
 

Figura 1: Vídeo 1:  BIOLOGIA - REPRODUÇÃO E SISTEMA REPRODUTIVO MASCULINO (40:50)

4 

 

Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=De-gxVQENgs (Acesso em 10 de nov. 2013).


O professor deve incentivar a exposição de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.


Questionário de Contextualização


1 – O que caracteriza a divisão binaria?

2 – O que é gemulação?

3 – Explique como ocorre a reprodução sexuada.

4 – Como ocorre a fecundação?

5 – O que é a neotenia?

6 – Explique a gametogêneses masculina e feminina.

7 – Explique a localização anatômica do sistema reprodutor masculino.

8 – Qual a função dos canais seminíferos?

9 – Qual a função do epidídimo?

10 – Qual a finalidade da vesícula seminal?

11– Qual a importância dos testículos no sistema reprodutor masculino?


Comentário:

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.



Segundo momento: Pesquisa on-line


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


O professor deverá organizar a turma em oito grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação:


Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.


Como se vê abaixo, cada um dos oito grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças ou condições que acometem o sistema reprodutor masculino, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos oito grupos a coletar dados referentes:


 - aos sintomas da doença/condição designada para o grupo

- ao diagnóstico da doença/condição designada para o grupo

- à prevenção da doença/condição designada para o grupo

- ao tratamento da doença/condição designada para o grupo
 

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Disfunção erétil

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/disfuncao-eretil (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.tuasaude.com/disfuncao-eretil/ (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.sbu.org.br/publico/?doencas-urologicas&p=307(Acesso em 10 de nov. 2013).



Grupo 2 : Epididimite

Disponível: http://www.tuasaude.com/epididimite/(Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/epididimite/ (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/epididimite (Acesso em 10 de nov. 2013).


Grupo 3: Cancro mole

Disponível: http://www.tuasaude.com/cancro-mole/ (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.aids.gov.br/pagina/cancro-mole  (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/cancro-mole.htm (Acesso em 10 de nov. 2013).


Grupo 4: Hiperplasia prostática

Disponível: http://www.uro.com.br/hpb.htm(Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.tuasaude.com/prostata-aumentada/  (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.mdsaude.com/2011/03/hiperplasia-prostatica-benigna.html(Acesso em 10 de nov. 2013).


Grupo 5: Fimose

Disponível: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/fimose/(Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://nacidade.com.br/pr/curitiba/noticias/beleza-e-saude/fimose-o-que-e-e-como-se-trata?first=1 (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/fimose/ (Acesso em 10 de nov. 2013).


Grupo 6: Candidíase masculina

Disponível: http://www.tuasaude.com/candidiase-masculina/(Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/candidiase/ (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://candidiase.info/candidiase-em-homens/quais-os-sintomas-da-candidiase-peniana/  (Acesso em 10 de nov. 2013).


Grupo 7: Orquite

Disponível: http://www.tuasaude.com/orquite/(Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/orquite/  (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/orquite.htm  (Acesso em 10 de nov. 2013).


Grupo 8: HPV

Disponível: http://www.tuasaude.com/hpv/  (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/ (Acesso em 10 de nov. 2013).

Disponível: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22444 (Acesso em 10 de nov. 2013).



Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 10 de nov. 2013).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quarto momento: Redação


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção de dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 – Epidemia de Aids pode chegar ao fim em 2030, diz ONU, site Veja
Disponível: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/para-onuaids-epidemia-de-aids-pode-acabar-em-2030 (Acesso em 10 de nov. 2013)



Texto 2 - Vacina brasileira contra a Aids será testada em macacos, site Folha de São Paulo
Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/08/1321896-vacina-brasileira-contra-a-aids-sera-testada-em-macacos.shtml(Acesso em 10 de nov. 2013).


O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o texto 2.


Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:


- AIDS: perspectivas para o fim da epidemia
 

Comentário:

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Texto: “Sistema Reprodutor Masculino”, site Toda Biologia
Disponível: http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_masculino.htm (Acesso em 10 de nov. 2013)


Texto: “Sistema Reprodutor”
Disponível: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod1.asp(Acesso em 10 de nov. 2013)



Sugestões de links para alunos:

 

Texto: “Aparelho Reprodutor Masculino”, site Info Escola
Disponível: http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-masculino/ (Acesso em 10 de nov. 2013)


Texto: “Sistema reprodutor masculino”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-reprodutor-masculino.htm  (Acesso em 10 de nov. 2013)


Texto: “Doenças do Aparelho Reprodutor”, site Tua Saúde
Disponível: http://www.tuasaude.com/c/doencas-do-aparelho-reprodutor/page/3/ (Acesso em 08 de nov. 2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.
 

Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Sistema Reprodutor Masculino – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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