26/11/2013
Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Noções básicas sobre sistema reprodutor masculino (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Sistema Reprodutor Masculino – Parte 1, disponível no Portal do Professor.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.
Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar as páginas http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=9291 (Figura 1) e http://nonio.eses.pt/eusei/passa/qijogar.asp?cod_jogos=1773 (Figura 2), por meio das quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema reprodutor masculino.
Vale destacar que ambas as páginas são autoexplicativas, isto é, basta seguir os comandos apresentados automaticamente.
Fonte: Disponível em http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=9291 (Acesso em 10 de nov. 2013)
Fonte: Disponível em http://nonio.eses.pt/eusei/passa/qijogar.asp?cod_jogos=1773 (Acesso em 10 de nov. 2013)
Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um wiki, ou seja, um texto colaborativo, para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito, especificamente, as doenças ou condições que acometem o sistema reprodutor masculino, na aula Sistema Reprodutor Masculino – Parte 1, disponível no Portal do Professor.
Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo, que tratam dos tutoriais para a criação de um wiki.
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c (Acesso em 10 de nov. 2013)
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU (Acesso em 10 de nov. 2013)
Comentário:
Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação do wiki possa ser consolidado.
Observação:
O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
Após a apresentação dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos, anteriormente, na aula Sistema Reprodutor Masculino – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação do wiki.
Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.
Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do (Acesso em 10 de nov. 2013), para que os mesmos criem o wiki da turma.
Fonte: Disponível em https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do (Acesso em 10 de nov. 2013)
Inscritos no wiki, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Sistema Reprodutor Masculino – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.
Assim, a construção de um texto colaborativo sobre as doenças ou condições que acometem o sistema reprodutor masculino contribuirá para a socialização do conhecimento de toda a turma referente ao tema da aula.
Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar no wiki da turma e fazer correções ou observações por meio de posts caso haja necessidade. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem no wiki da turma para explorar mais esse recurso digital.
Observação:
A criação de um wiki poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 – O caminho dos espermatozóides produzidos nos testículos é:
a) Próstata, vesícula seminal e uretra;
b) Túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra;
c) Túbulos seminíferos, próstata e vesículas seminais;
d) Epidídimo, túbulos seminíferos, uretra e canal deferente;
e) Canal deferente, túbulos seminíferos e uretra.
2 – Durante o ano de 1998, uma nova droga foi lançada no mercado, ficando famosa mundialmente pelo fato de atuar com êxito na impotência masculina. O Viagra prolonga os efeitos do GMPc (guanosina monofosfato cíclico), substância química liberada no pênis, sob estimulação nervosa, e responsável pelo relaxamento muscular e dilatação das artérias do tecido erétil. Este tecido, que possui baixos níveis de GMPc em homens com impotência fisiológica, recebe, assim, fluxo sanguíneo adequado para permitir e manter a ereção, estando localizado em estruturas conhecidas como:
a) Glândulas bulbouretrais
b) Canais deferentes
c) Ducto ejaculatório
d) Corpos cavernosos
e) Glândulas sebáceas
3 - No sistema genital masculino são encontradas três glândulas anexas, são elas:
a) Glândulas bulbouretrais, próstata e bolsa escrotal.
b) Próstata, glândulas de Cowper e vesículas seminais.
c) Vesículas seminais, túbulos seminíferos e epidídimo.
d) Próstata, glândulas seminais e uretra.
e) Vesículas seminais, glândulas seminais e próstata.
4 – Marque a alternativa incorreta:
a) No interior do pênis há três cilindros de tecido esponjoso, os corpos cavernosos, constituídos por pequenos espaços separados por músculos e por tecido fibroso.
b) Um testículo é constituído por milhares de tubos finos e novelados, os túbulos seminíferos, e por camadas envoltórias de tecido conjuntivo.
c) As vesículas seminais, também chamadas de glândulas seminais, localizadas em cima dos testículos, produzem uma secreção cuja função é limpar o canal da uretra antes da passagem do esperma.
d) Os espermatozoides recém-formados atingem o canal dos túbulos seminíferos e deslocam-se para o epidídimo, onde completarão seu amadurecimento e ficarão armazenados até sua eliminação.
e) No interior do pênis há um cilindro de tecido esponjoso onde o corpo cavernoso, constituídos por um pequeno espaço.
5 – Observe a figura abaixo e marque a alternativa correta.
Fonte: Fonte: Disponível: http://exercicios.brasilescola.com/biologia/exercicios-sobre-sistema-genital-masculino.htm#resposta-3182 (Acesso em 10 de nov. 2013)
Na estrutura ① há a produção de uma secreção nutritiva para os espermatozoides.
A estrutura ② é constituída por milhares de tubos finos e enovelados.
A estrutura ③ libera um líquido que contribui para a limpeza do canal da uretra antes da passagem do esperma.
A estrutura ④ é o local onde os espermatozoides ficam armazenados.
a) Testículo, próstata, epidídimo, glândula bulbouretral.
b) Próstata, testículo, epidídimo, glândula bulbouretral.
c) Próstata, testículo, glândula bulbouretral, epidídimo.
d) Glândula bulbouretral, epidídimo, testículo, próstata.
e) Glândula bulbouretral, testículos, próstata, epidídimo
1- B Os espermatozoides são produzidos através da espermatogênese nos túbulos seminíferos e depois são encaminhados para os ductos eferentes, de onde seguirão para os epidídimos. Nos epidídimos, os espermatozoides ganharão mobilidade e serão encaminhados para os canais deferentes, também chamados de ductos deferentes. Os canais deferentes são dois tubos que saem um de cada testículo e passam pelo abdome, contornando a bexiga até fundirem-se ao ducto das glândulas seminais, compondo o ducto ejaculatório, que desemboca na uretra. Dessa forma, podemos dizer que o caminho dos espermatozoides é: túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra. |
2 - D A droga GMPc induz ao relaxamento muscular do corpo cavernoso, causando a dilatação. Com isso, mais sangue flui para o pênis e este aumenta de tamanho. O sangue então é "aprisionado" no corpo cavernoso causando a ereção. |
3 – B |
4 –C As vesículas seminais, também chamadas de glândulas seminais, localizadas atrás da bexiga urinária, produzem uma secreção cuja função é nutrir os espermatozoides. |
5 – C
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Fonte: Disponível: http://exercicios.brasilescola.com/biologia/exercicios-sobre-sistema-genital-masculino.htm (Acesso em 10 de nov. 2013)
Texto: “Escrita colaborativa”, site Wikipedia
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_colaborativa (Acesso em 10 de nov. 2013)
Artigo: “A produção colaborativa de textos em ambientes virtuais de aprendizagem”, site UERJ
Disponível: http://www.educacao.uerj.br/SemanaEducacao2008/Trabalhos/arq234.pdf (Acesso em 10 de nov. 2013)
Texto: “Comunidade Virtual de Práticas”, site UFBA
Disponível: http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/discuss.php?d=94961 (Acesso em 10 de nov. 2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, no desempenho na elaboração e na criação do wiki.
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