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Dom Casmurro e Otelo: um diálogo intertextual

 

22/11/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro Henrique D. Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de entender o diálogo intertextual que se estabelece entre duas obras literárias de gêneros distintos: o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e a tragédia Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham realizado uma leitura prévia do romance Dom Casmurro, de modo a reconhecer, no texto, elementos essenciais da narrativa, como o narrador, as personagens e o enredo. É desejável, também, que os alunos entendam as principais diferenças entre os gêneros narrativo (romance) e dramático (tragédia).

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

Dentre os autores responsáveis pela ampla formação literária de Machado de Assis, destaca-se, certamente, o dramaturgo inglês William Shakespeare. Já no prefácio de seu primeiro romance, Ressurreição (1872), Machado recorre a versos shakespearianos para elucidar sua proposta literária. Em Dom Casmurro (1899), entretanto, o diálogo com a obra de William Shakespeare, precisamente com a tragédia Otelo, adquire maior consistência, determinando aspectos estruturais da construção do romance. Essas relações se estabelecem tanto entre as personagens quanto na temática geral, o ciúme, que Shakespeare chamou de “monstro dos olhos verdes”.

 

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Capitu reflete sobre sua sina. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_f8l1cmkXD0E/ST5W9G9De_I/AAAAAAAAMqc/Z0bT3j7jcWA/s400/capitu2.jpg

 

DESENVOLVIMENTO

 

1ª. AULA

 

O professor deverá iniciar a aula revisando, brevemente, os principais aspectos do romance Dom Casmurro. Deverá ser levantada a temática central (o ciúme de Bentinho), as principais personagens, os episódios de destaque – como a cena do espelho, o período de Bentinho no seminário, a morte de Escobar etc. –, além do desfecho do enredo. O professor deverá ressaltar, também, que Bentinho não apenas participa da trama: é ele quem narra a história, um narrador-personagem. Após uma breve revisão dos aspectos centrais do romance, que os alunos já terão lido, o professor deverá convidar a classe a discutir a postura de Bentinho, considerando se seus argumentos são convincentes o bastante, ou se pode haver algo de errado com a personagem. Os alunos deverão tomar a palavra e manifestar opiniões, fundamentando-as com trechos do romance. É importante que o professor não transforme a discussão em um julgamento da personagem Capitu, atividade que tem sido exaustivamente proposta em aulas sobre Dom Casmurro. O foco da discussão deverá ser o narrador, Bentinho, a maneira como a história é contada e os argumentos que a personagem apresenta para sustentar sua posição.

 

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Muitos anos depois, Bentinho escreve sua história como uma forma de reencontrar o passado. Disponível em: http://www.webquestfacil.com.br/pastas/1549/pagina-da-hq-dom-casmurro-baseada-na-obra-de-machado-de-assis-1338330592339_615x300.jpg

 

2ª. AULA

 

O professor deverá sintetizar a discussão iniciada na aula anterior, destacando o ponto de vista mais recorrente na turma: Bentinho tem razão em recriminar Capitu, ou pode ter havido algum exagero em suas acusações? A turma deverá ser dividida em dois grupos, conforme o posicionamento sobre a atitude do narrador. O professor deverá, então, contar, brevemente, o enredo da tragédia Otelo. Ênfase especial deverá ser dada à personagem Iago, que induz Otelo, com astúcia e perversidade, aos mais terríveis pensamentos sobre Desdêmona, sua esposa. Tomado pela ira, Otelo deixa-se enganar, acreditando que Desdêmona mantinha uma relação amorosa com Cássio, tenente do Exército de Veneza. Após informar os alunos sobre o enredo da tragédia, o professor deverá lembrá-los de uma cena em Dom Casmurro, quando, atormentado pelo ciúme, Bentinho decide entrar repentinamente em um teatro para acalmar seus pensamentos. A peça em encenação naquele momento era, justamente, Otelo. Os alunos deverão ser convidados, novamente, à discussão: haveria uma relação explícita entre as histórias de Shakespeare e Machado de Assis? A sina de Desdêmona pode ser evocada para contrapor a hipótese de Bentinho ou a cena do teatro só serviu para confundir ainda mais os pensamentos turvos, e justificados, do narrador?

 

3ª. AULA

 

Atenção especial deverá ser conferida ao grupo de alunos que consideram pertinentes os argumentos de Bentinho. O professor deverá inquirir esses alunos: após conhecerem a história de Otelo e Desdêmona, alguém mudou de posição? Nesse momento, os alunos que desejarem poderão trocar de grupo. O professor deverá evocar, ainda, um outro aspecto do diálogo entre os dois textos: o protagonista de Dom Casmurro se chama Bento Santiago. Seria o narrador metade santo, metade “Iago” (ou seja, seria Bentinho seu próprio Iago)? Por outro lado, o professor deverá ressaltar: como duvidar de uma personagem que sempre cumpriu à risca as orientações de sua mãe (Bentinho não conseguia sequer mentir para a mãe), que frequentou o seminário e que se formou bacharel em Direito? Em resumo, Bentinho tem todas as credenciais de um indivíduo confiável e justo. Após essa última explanação, os alunos poderão, se quiserem, trocar de grupo novamente.

 

otelodomcasmurro2

Iago atormenta o capitão Otelo com suas falácias. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Othello_and_Iago.gif

 

4ª AULA

 

Enfim, definidos os grupos finais, os alunos deverão redigir um discurso sobre a questão. O texto, fundamentado com fragmentos do romance, deverá manifestar a posição do grupo sobre a procedência das acusações de Bentinho. O discurso deverá conter, também, um conselho do grupo à personagem, lembrando que, no momento da escrita, Bentinho já é um homem velho (os eventos narrados aconteceram em um passado longínquo).

 

5ª. AULA

 

Após a escrita do texto, que deverá ser realizada coletivamente, cada grupo escolherá um representante para ler o discurso diante da turma.

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Possuído pelo ciúme, Otelo se prepara para assassinar Desdêmona. Disponível em: http://polifonias.files.wordpress.com/2010/11/heinrich-hofmann-othello-approaches-the-sleeping-desdemona.jpg?w=640

Recursos Complementares

- O texto integral do romance Dom Casmurro (1899), disponibilizado no portal do MEC: http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm08.pdf

 

- O texto integral da tragédia Otelo (~1603), de William Shakespeare, disponível em:

http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/otelo.pdf

 

- Livro: CALDWELL, Helen. O Otelo brasileiro de Machado de Assis. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

 

- Versão integral do filme Otelo, baseado na tragédia shakespeariana, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=YYb30t4PNjU

Avaliação

Serão avaliadas: a participação nas discussões (1ª, 2ª e 3ª aulas), a redação do discurso (4ª. aula) e sua apresentação à turma (5ª. aula).

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