Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Getting in touch: describing personalities

 

27/11/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

descrever personalidade e aparência física das pessoas;

falar de personalidades e aspectos físicos das pessoas;

utilizar vocabulário referente a descrição das pessoas em diferentes atividades comunicativas. 

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos, já que se trata de uma aula de nível básico. 

Estratégias e recursos da aula

recursos multimídia;

imagens de pessoas famosas;

aula expositiva;

exercícios da internet;

atividades realizadas em duplas ou individualmente.

             at

Fonte: https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=642&q=describing+people+character&oq=describing+people+character&gs

_l=img.3...23197.29577.0.30357.27.15.0.12.4.1.203.1513.8j5j2.15.0....0...1ac.1.32.img..11.16.981.HjFXklFyIjs#facrc=_&imgdii=_

&imgrc=iRHnA7T7B33clM%3A%3BsG71M4b6P2L9xM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.eslprintables.com.es%252Fpreviewprintables

%252F2011%252Fmar%252F5%252Fthumb103052356295323.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.eslprintables.com%252Fvocabulary_

worksheets%252Fdescribing_people%252Fdescribing_personality%252F%3B180%3B256 (acesso em 26.11.2013)

Atividade 1

Projete, no datashow, o seguinte texto com o vocabulário a ser trabalhado durante toda a aula:

                                                                              Describing People

Height

Build

Age

tall, tallish, short, shortish, medium height

frail, stocky, slim, thin, plump, fat, skinny, well-built

young, elderly, middle-aged, teenager, in 20s, 30s, 40s

 

Face

Eyes

Hair

Clothes

round, oval, square, with scares, wrinkles, freckles, sun-tanned, pale

big round blue eyes, large, small, bright, narrow

bald, straight, curly, spiky, wavy

casual, scruffy, shabby, smart, tidy, messy

                                                               Describing Character - What's he like? Is she nice?

 

 

energetic

aggressive

generous

sensitive

minded

self-controlled

energetic

self-controlled

Confident

loyal

stupid

Worried

moody

confident

Moody

Selfish

gentle

cheerful

careless

trusting

shy

Trusting

Shy

broadminded

active

independent

modest

selfish

Modest

Stubborn

curious

secretive

intelligent

tolerant

stubborn

Tolerant

Reliable

strong

crafty

tough

friendly

reliable

Friendly

Clumsy

ambitious

naive

practical

dull

clumsy

Careful

Intelligent

sensible

hard-working

boring

imaginative

humble

Fonte: http://www.talkeasy.co.uk/link/materials/esl11.html (acesso em 26.11.2013)

Peça para que os alunos repitam as palavras, mesmo sem saber o seu significado. 

Atividade 2

Projete no datashow imagens de pessoas famosas (artistas, esportistas, jornalistas, apresentadores) e peça para que os alunos, em duplas, descrevam suas aparências ou o modo como são. Dê um tempo de aproximadamente 10 minutos entre uma imagem e outra, possibilitando que os alunos procurem pelo vocabulário adequado e elaborem frases com a descrição mais pertinente a cada famoso. Em seguida, peça para que cada dupla leia uma das descrições, sem falar quem é o famoso descrito. Os demais deverão adivinhar quem é o famoso descrito. Esse é o momento de verificar se os alunos entenderam o vocabulário apresentado anteriormente. Caso ache pertinente, sugira que busquem esses significados em um dicionário online (vide sugestões nos recursos complementares desta aula) esclarecendo possíveis dúvidas.  

Atividade 3

at

Fonte: http://www.talkeasy.co.uk/link/materials/esl11.html (acesso em 26.11.2013)

Após a descrição dos famosos, peça para que os alunos descrevam a si mesmos, uns aos outros e ao professor. É pertinente solicitar que escrevam essas descrições no quadro, favorecendo a leitura e a compreensão dos demais. Observe a pronúncia correta das palavras e ajude com o vocabulário, se necessário. Reveze sempre o turno das falas, proporcionando um ambiente interativo, colaborativo e participativo. 

Atividade 4

Peça para que os alunos acessem o site http://www.expandyourvocabulary.com/personality/menu.php (acesso em 26.11.2013) e façam as atividades online sobre o tema proposta na aula. Você deverá observar a participação dos alunos e o seu envolvimento durante a realização dessas atividades online. De acordo com o número de alunos e de computadores disponíveis, essa atividade poderá ser realizada em duplas, grupos ou individualmente. 

Obs: Caso a aula termine, sugira que os alunos terminem essa atividade em casa. Na aula seguinte, retome-a, observando se houve dúvidas. 

at

Imagem da tela inicial do referido site

Atividade 5

Como fechamento da aula, projete no datashow o seguinte texto e peça para que os alunos realizem a leitura em voz alta. Corrija os erros de pronúncia, quando necessário.

When we ask 'What is she like?', we are asking about her personality/character. 'She is tall' is not a good answer to this question because 'tall' is used to describe appearance.

Just to stop any confusion, take a look at these three questions which look similar, but have very different meanings:

What is she like? This question asks about personality and can be answered with:
'She is outgoing and talkative.'

What does she look like? This questions asks about appearance and can be answered:

'She is short, slim and she has big brown eyes.'

What does she like? This question asks about her tastes, likes and interests. It can be answered:

'She likes talking, reading and eating cheese.' 

Now let's get back to the question,'What is she like?' Here is an A-Z of adjectives we can use to answer this question:

A- Active: she likes to play sport or do physical things.
B- Bright: she is intelligent.
C- Cunning: she uses her intelligence secretly/mysteriously to get what she wants.
D- Diligent: she is hardworking.
E- Extroverted: she is very outgoing. She likes to be the centre of attention.
F- Funny: she makes people laugh.
G- Generous: she likes to ‘give’ to help others.
H- Honest: she tells the truth.
I- Imaginative: she has a good imagination. 
J- Jealous: (negative) she wants what other people have. She doesn’t like others to succeed
K- Kind: nice, gentle and helpful
L- Lazy: (negative) she doesn’t like to work or exercise. She’s happy doing nothing.
M- Moody: (negative) she often becomes angry and unfriendly because she is unhappy.
N- Naughty(negative): usually for children) her behaviour is bad.
O- Optimistic: she is a positive person and positive about the future.
P- Pessimistic: she is a negative person. She thinks things will end badly. The opposite of optimistic.
Q- Quiet: she doesn’t say much. She prefers to listen.
R- Rude(negative) she is not polite and she offends people.
S- Sensible: she has good common sense and judgment.
T- Thoughtful: she carefully thinks about other people and how to help them.
U- Upbeat: she is positive and in a good mood. 
V- Violent(negative) she will hurt you. She is aggressive…so be careful!
W- Wonderful: she is great!
X- Xenophobic: she dislikes people from foreign countries. She is racist.
Y- Youthful: she is young at heart.
Z- Zany: she is a little crazy, but in a fun way.

Fonte: http://www.ecenglish.com/learnenglish/lessons/personality-adjectives-what-she (acesso em 26.11.2013)

Em seguida, usando o vocabulário da lista acima, peça para que os alunos descrevam alguns membros de sua família, amigos ou pessoas que conheçam. Socialize a descrição com os demais do grupo. Observe a pronúncia correta das palavras.  

Recursos Complementares

Sugestão de dicionário online:

https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=ZuOUUrCPLoOgkAfV6oCwDg#q=dicion%C3%A1rio+ingles (acesso em 26.11.2013)

Para outras atividades, acesse:

http://edition.englishclub.com/esl-activities/misc/adjectives-personality/ (acesso em 26.11.2013);

http://www.vocabulary.cl/Lists/Personality.htm (acesso em 26.11.2013);

http://www.englishwithjo.com/english-lesson-personality/ (acesso em 26.11.2013)

Para jogos sobre personalidades, acesse:

http://www.vocabulary.cl/Games/personality.htm (acesso em 26.11.2013)

Para slides sobre o tema da aula, acesse:

http://www.slideshare.net/EliSchlau/describing-people-10866995?from_search=1 (acesso em 26.11.2013);

http://www.slideshare.net/aerico/appearance-2319371 (acesso em 26.11.2013)

Avaliação

Em uma plataforma virtual, os alunos deverão descrever imagens de pessoas famosas ou não. Um mural na sala de aula poderá, também, ser montado, socializando a produção escrita com os demais. Todas as descrições, após postadas, deverão ser apresentadas oralmente ao grupo. O professor deverá observar a criatividade dos alunos na realização da tarefa, bem como o uso e a pronúncia correta do vocabulário e expressões aprendidas com a realização das atividades desta aula. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.