27/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
descrever personalidade e aparência física das pessoas;
falar de personalidades e aspectos físicos das pessoas;
utilizar vocabulário referente a descrição das pessoas em diferentes atividades comunicativas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos, já que se trata de uma aula de nível básico.
recursos multimídia;
imagens de pessoas famosas;
aula expositiva;
exercícios da internet;
atividades realizadas em duplas ou individualmente.
worksheets%252Fdescribing_people%252Fdescribing_personality%252F%3B180%3B256 (acesso em 26.11.2013)
Projete, no datashow, o seguinte texto com o vocabulário a ser trabalhado durante toda a aula:
Height |
Build |
Age |
tall, tallish, short, shortish, medium height |
frail, stocky, slim, thin, plump, fat, skinny, well-built |
young, elderly, middle-aged, teenager, in 20s, 30s, 40s |
Face |
Eyes |
Hair |
Clothes |
round, oval, square, with scares, wrinkles, freckles, sun-tanned, pale |
big round blue eyes, large, small, bright, narrow |
bald, straight, curly, spiky, wavy |
casual, scruffy, shabby, smart, tidy, messy |
energetic |
aggressive |
generous |
sensitive |
minded |
self-controlled |
energetic |
self-controlled |
Confident |
loyal |
stupid |
Worried |
moody |
confident |
Moody |
Selfish |
gentle |
cheerful |
careless |
trusting |
shy |
Trusting |
Shy |
broadminded |
active |
independent |
modest |
selfish |
Modest |
Stubborn |
curious |
secretive |
intelligent |
tolerant |
stubborn |
Tolerant |
Reliable |
strong |
crafty |
tough |
friendly |
reliable |
Friendly |
Clumsy |
ambitious |
naive |
practical |
dull |
clumsy |
Careful |
Intelligent |
sensible |
hard-working |
boring |
imaginative |
humble |
Fonte: http://www.talkeasy.co.uk/link/materials/esl11.html (acesso em 26.11.2013)
Peça para que os alunos repitam as palavras, mesmo sem saber o seu significado.
Projete no datashow imagens de pessoas famosas (artistas, esportistas, jornalistas, apresentadores) e peça para que os alunos, em duplas, descrevam suas aparências ou o modo como são. Dê um tempo de aproximadamente 10 minutos entre uma imagem e outra, possibilitando que os alunos procurem pelo vocabulário adequado e elaborem frases com a descrição mais pertinente a cada famoso. Em seguida, peça para que cada dupla leia uma das descrições, sem falar quem é o famoso descrito. Os demais deverão adivinhar quem é o famoso descrito. Esse é o momento de verificar se os alunos entenderam o vocabulário apresentado anteriormente. Caso ache pertinente, sugira que busquem esses significados em um dicionário online (vide sugestões nos recursos complementares desta aula) esclarecendo possíveis dúvidas.
Fonte: http://www.talkeasy.co.uk/link/materials/esl11.html (acesso em 26.11.2013)
Após a descrição dos famosos, peça para que os alunos descrevam a si mesmos, uns aos outros e ao professor. É pertinente solicitar que escrevam essas descrições no quadro, favorecendo a leitura e a compreensão dos demais. Observe a pronúncia correta das palavras e ajude com o vocabulário, se necessário. Reveze sempre o turno das falas, proporcionando um ambiente interativo, colaborativo e participativo.
Peça para que os alunos acessem o site http://www.expandyourvocabulary.com/personality/menu.php (acesso em 26.11.2013) e façam as atividades online sobre o tema proposta na aula. Você deverá observar a participação dos alunos e o seu envolvimento durante a realização dessas atividades online. De acordo com o número de alunos e de computadores disponíveis, essa atividade poderá ser realizada em duplas, grupos ou individualmente.
Obs: Caso a aula termine, sugira que os alunos terminem essa atividade em casa. Na aula seguinte, retome-a, observando se houve dúvidas.
Imagem da tela inicial do referido site
Atividade 5
Como fechamento da aula, projete no datashow o seguinte texto e peça para que os alunos realizem a leitura em voz alta. Corrija os erros de pronúncia, quando necessário.
When we ask 'What is she like?', we are asking about her personality/character. 'She is tall' is not a good answer to this question because 'tall' is used to describe appearance.
Just to stop any confusion, take a look at these three questions which look similar, but have very different meanings:
What is she like? This question asks about personality and can be answered with:
'She is outgoing and talkative.'
What does she look like? This questions asks about appearance and can be answered:
'She is short, slim and she has big brown eyes.'
What does she like? This question asks about her tastes, likes and interests. It can be answered:
'She likes talking, reading and eating cheese.'
Now let's get back to the question,'What is she like?' Here is an A-Z of adjectives we can use to answer this question:
A- Active: she likes to play sport or do physical things.
B- Bright: she is intelligent.
C- Cunning: she uses her intelligence secretly/mysteriously to get what she wants.
D- Diligent: she is hardworking.
E- Extroverted: she is very outgoing. She likes to be the centre of attention.
F- Funny: she makes people laugh.
G- Generous: she likes to ‘give’ to help others.
H- Honest: she tells the truth.
I- Imaginative: she has a good imagination.
J- Jealous: (negative) she wants what other people have. She doesn’t like others to succeed
K- Kind: nice, gentle and helpful
L- Lazy: (negative) she doesn’t like to work or exercise. She’s happy doing nothing.
M- Moody: (negative) she often becomes angry and unfriendly because she is unhappy.
N- Naughty: (negative): usually for children) her behaviour is bad.
O- Optimistic: she is a positive person and positive about the future.
P- Pessimistic: she is a negative person. She thinks things will end badly. The opposite of optimistic.
Q- Quiet: she doesn’t say much. She prefers to listen.
R- Rude: (negative) she is not polite and she offends people.
S- Sensible: she has good common sense and judgment.
T- Thoughtful: she carefully thinks about other people and how to help them.
U- Upbeat: she is positive and in a good mood.
V- Violent: (negative) she will hurt you. She is aggressive…so be careful!
W- Wonderful: she is great!
X- Xenophobic: she dislikes people from foreign countries. She is racist.
Y- Youthful: she is young at heart.
Z- Zany: she is a little crazy, but in a fun way.
Fonte: http://www.ecenglish.com/learnenglish/lessons/personality-adjectives-what-she (acesso em 26.11.2013)
Em seguida, usando o vocabulário da lista acima, peça para que os alunos descrevam alguns membros de sua família, amigos ou pessoas que conheçam. Socialize a descrição com os demais do grupo. Observe a pronúncia correta das palavras.
Sugestão de dicionário online:
https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=ZuOUUrCPLoOgkAfV6oCwDg#q=dicion%C3%A1rio+ingles (acesso em 26.11.2013)
Para outras atividades, acesse:
http://edition.englishclub.com/esl-activities/misc/adjectives-personality/ (acesso em 26.11.2013);
http://www.vocabulary.cl/Lists/Personality.htm (acesso em 26.11.2013);
http://www.englishwithjo.com/english-lesson-personality/ (acesso em 26.11.2013)
Para jogos sobre personalidades, acesse:
http://www.vocabulary.cl/Games/personality.htm (acesso em 26.11.2013)
Para slides sobre o tema da aula, acesse:
http://www.slideshare.net/EliSchlau/describing-people-10866995?from_search=1 (acesso em 26.11.2013);
http://www.slideshare.net/aerico/appearance-2319371 (acesso em 26.11.2013)
Em uma plataforma virtual, os alunos deverão descrever imagens de pessoas famosas ou não. Um mural na sala de aula poderá, também, ser montado, socializando a produção escrita com os demais. Todas as descrições, após postadas, deverão ser apresentadas oralmente ao grupo. O professor deverá observar a criatividade dos alunos na realização da tarefa, bem como o uso e a pronúncia correta do vocabulário e expressões aprendidas com a realização das atividades desta aula.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/03/2014
Cinco estrelasBoa atividade , bons links .
04/12/2013
Cinco estrelasVou tentar aplicar essa atividade, so que minhas turmas sao numerosas - mais de 40 alunos. Otima atividade para aprender vocabulario e exercitar habilidade oral.