30/11/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer algumas modalidades de jogos e esportes praticados em algumas regiões brasileiras.
- Pesquisar se existe alguma predominância de práticas de um ou mais esportes e jogos em determinadas regiões.
- Pesquisar quais jogos e esportes são proporcionalmente mais praticados nas regiões brasileiras.
- Discutir sobre a relação da diversidade dos jogos e dos esportes no bojo da diversidade regional.
Conhecimentos básicos sobre jogo e esporte, especificamente, suas diferenças conceituais.
1. O professor iniciará a aula em uma roda de conversa que será desencadeada por algumas perguntas. Deve-se perguntar qual cidade e estado cada aluno nasceu. O objetivo é fazer o mapa regional da turma.
Depois dentro do mapa regional, deve-se identificar o que cada aluno conhece de jogos.
Em diálogo aberto, conduzido pelo professor, os alunos falarão os jogos que conhecem, onde aprenderam e, se possível, se conhecem a origem do mesmo. O professor registrará o(s) nome(s) do(s) aluno(s) associando-os aos jogos citados.
O objetivo com esta dinâmica é construir o Mapa do Jogo da Turma.
Sugestão de instrumento de registro para a dinâmica acima:
Nome do aluno _____________ _____________
|
Jogo _____________ _____________
|
Onde aprenderam _____________ _____________
|
Lugar de origem do Jogo _____________ _____________
|
Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.
Fonte: http://tudobemserdiferente.files.wordpress.com/2012/05/mapa-brincadeiras-regionais-2.gif. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
Obs.: Nesse momento, não perguntaremos sobre o esporte, pois, por ter uma característica universalizante, não podemos afirmar que a informação apresentada pelo aluno está ou não relacionada ao lugar ou à mídia. Porém, o jogo é possível que ele conheça em função do lugar, dado que alguns jogos podem variar as regras e o nome de um lugar par ao outro.
2. Na aula seguinte, o professor retomará o mapa da turma e fará exposição do seguinte vídeo da TV Escola: ESPORTE NA ESCOLA - PGM. 07 - DIVERSIDADES REGIONAIS. Duração 13 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5062. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
Imagem retirada pelo autor do site: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5062. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
3. Após a exposição do vídeo, o professor fará a seguinte proposta. Vamos ampliar o nosso mapa para o restante do Brasil? Vamos fazer uma pesquisa sobre os jogos das regiões brasileiras?
Para o sucesso da pesquisa o professor organizará a turma em grupos por região brasileira: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Cada grupo deverá conter no mínimo 05 alunos.
4. Em seguida, o professor entregará um instrumento de coleta de dados para que os grupos consultem informações disponíveis na internet, livros, jornais ou revistas. Eles deverão preencher o instrumento para próxima aula.
Veja sugestão de instrumento:
Pesquisa: O Mapa do Jogo nas regiões brasileiras | ||
Orientação: consulte a internet, livros, jornais ou revistas e encontre informações sobre os jogos específicos de determinado estado ou região de nosso país. Cada grupo terá responsabilidade de pesquisa, pelo menos, três jogos. Vocês devem colocar o nome do jogo, o local, algumas regras e/ou características e a fonte da pesquisa.
|
||
Nome do Jogo 1: __________________________________ Estado/Região: _____________________ Regras e/ou características: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ |
||
Nome do Jogo 2: __________________________________ Estado/Região: _____________________ Regras e/ou características: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ |
||
Nome do Jogo 3: __________________________________ Estado/Região: _____________________ Regras e/ou características: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ |
||
Fontes da pesquisa: _____________________________________________________ |
Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.
Sugestão de sites com informações para pesquisa acima:
Mapa do brincar. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/regioes.shtml. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
REVISTA NOVA ESCOLA. Brincadeiras Regionais Sudeste. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/#Sudeste. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo Diversão para Todos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sao-paulo-diversao-todos-povos-682953.shtml. Acesso em 14 de Novembro de 2013
3. Em seguida, o professor informará a turma que eles vivenciarão um dos jogos do Mapa da Turma. Se não houver consenso, a decisão irá para votação. Após escolherem o jogo, o professor conduzirá a turma para o local adequado e realizará a atividade, num primeiro momento, conforme regras informadas pelo aluno que falou sobre o jogo na primeira aula. Depois, caso reste algum tempo de aula, os alunos poderão modificar o jogo (alterando ou acrescentando alguma regra).
1. O professor conversará com os alunos sobre a forma de socialização da pesquisa.
Cada grupo, por região brasileira: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul, terá a oportunidade de apresentar os resultados de sua pesquisa.
2. Em seguida, juntamente com a turma, o professor organizará o Mapa do jogo e brincadeiras nas regiões brasileiras.
Veja sugestão de instrumento para registro das informações dos alunos em relação à pesquisa.
O Mapa do jogo nas regiões brasileiras | ||||
Norte | Nordeste | Centro-oeste | ||
Nome do Jogo: __________________________________ |
Nome do Jogo: __________________________________
|
Nome do Jogo: __________________________________ |
||
Sudeste | Sul | |||
Nome do Jogo: __________________________________ |
Nome do Jogo: __________________________________ |
Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.
Fonte: http://farm4.staticflickr.com/3522/3979027966_06583e7a08.jpg. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
3. Em seguida, o professor irá propor a vivência desses jogos nas próximas aulas. Como será disponível apenas duas aulas para essas vivências. O professor, por meio da votação, fará com que os alunos decidam por 05 jogos no máximo – um para cada região.
Após essas definições, o professor destinará as próximas duas aulas para a vivência dos 05 jogos mais votados. Antes de iniciar a vivência de cada atividade, deixar claro com os alunos as regras de cada jogo, conforme apresentadas na pesquisa. Ao final de cada vivência, o professor destinará algum tempo para conversar sobre o jogo e eventuais mudanças nas regras. Sempre será dedicado apenas um momento de mudança e haverá mais uma vivência com o jogo modificado pela turma.
1. O professor iniciará esta aula provocando a turma com a seguinte questão: Qual será o esporte mais praticado nas regiões brasileiras? E em nossa região?
Os grupos farão mais um trabalho de casa e ficarão de trazer informação para próxima aula sobre a proporção de práticas esportivas nas regiões brasileiras, conforme instrumento de pesquisa sugerida abaixo. Nesse caso, o recorte dessas “práticas esportivas” pode variar em função da fonte de informações disponíveis, no caso desta proposta de pesquisa, será a realização de eventos esportivos.
O professor deve esclarecer que a fonte mais provável de obtermos este tipo de informação será o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (www.ibge.gov.br) que, no que se refere á este tema, se encontra atualizado com dados até 2003. Mas que, mesmo assim, oferece informações importantes para a discussão do Mapa do Esporte que iremos realizar.
Caso os alunos queiram dados mais atualizados orientem que busquem nos sites das prefeituras das principais capitais e/ou regiões metropolitanas. Nesses sites, possivelmente as secretarias de esporte, terão informações sobre eventos esportivos realizados.
Segue instrumento de pesquisa:
Pesquisa: O Mapa do Esporte nas regiões brasileiras Orientação: consulte a internet, livros, jornais ou revistas e encontre informações sobre os esportes mais jogados em estados da região que você pesquisou. Vocês devem colocar o nome do esporte, o local (Estado), algumas regras e/ou características e a fonte da pesquisa.
|
|
Nome do Esporte: ____________________________________________________________________________________
Estado/Região: _______________________________________________________________________
Observações: ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ |
|
Fonte da consulta: ____________________________________________________________________________________ |
Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.
Dica: Professor, para que você tenha uma referência oficial sobre esses dados (sem prejuízo de outras), sugerimos que acesse o site do IBGE e leia o relatório da última pesquisa sobre o perfil dos municípios em relação aos esportes praticados. O referido relatório está disponível: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/esporte2003/esporte2003.pdf. Acesso em 21 de Novembro de 2013.
Caso o professor queira verticalizar em suas informações e, nesse caso, pretenda obter os dados por Estado, o relatório de pesquisa sugerido também oferece essa informação. Sobre o tema dos esportes, o site do IBGE também apresenta algumas informações por município, acesse: http://www.ibge.gov.br/municesportes/index.htm. Acesso em 21 de Novembro de 2013.
Fonte: Relatório IBGE Perfil dos Municípios/ Esporte 2003. Disponível: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/esporte2003/esporte2003.pdf. Acesso em 21 de Novembro de 2013.
Fonte: http://www.ufrb.edu.br/propaae/images/stories/mosaico%20esporte%20copy.jpg. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
1. O professor conduzirá a socialização dos resultados da pesquisa sobre os esportes mais vivenciados em eventos esportivos nas regiões brasileiras.
À medida que cada grupo for apresentando, o professor fará seu registro e irá verificando as fontes em seu computador.
Segue sugestão de instrumento do registro do professor:
O Mapa do Esporte nas regiões brasileiras | ||||
Norte | Nordeste | Centro-oeste | Sudeste | Sul |
Nome do Estado: _______________________________ Esporte mais praticado em eventos: ______________ |
Nome do Estado: _______________________________ Esporte mais praticado em eventos: ______________ |
Nome do Estado: _______________________________ Esporte mais praticado em eventos: ______________ |
Nome do Estado: _______________________________ Esporte mais praticado em eventos: ______________ |
Nome do Estado: _______________________________ Esporte mais praticado em eventos: ______________ |
Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.
2. Ao final da construção do Mapa do Esporte, o professor convidará os alunos a vivenciar os esportes do Mapa nas próximas duas aulas. Deverão ser escolhidos, por meio de votação, no máximo 05 esportes para vivência (um para cada região). Será esclarecido que só poderão ser objeto de votação, aqueles esportes possíveis de serem praticados dentro da escola considerando a estrutura da mesma (critério de viabilidade).
3. Após as escolhas dos esportes, o professor destinará as próximas duas aulas para a vivência dos mesmos. Antes de iniciar a vivência de cada atividade, deixar claro com os alunos as regras de cada esporte, conforme apresentadas na pesquisa. Ao final de cada vivência, o professor destinará algum tempo para conversar sobre o esporte e eventuais mudanças nas regras. Sempre será dedicado apenas um momento de mudança e haverá mais uma vivência com o esporte modificado pela turma.
1. Nesta aula o professor, fará uma roda de conversa sobre a diversidade esportiva dentro da diversidade regional brasileira. Algumas perguntas podem ajudar a desencadear essa conversa:
A) A diversidade regional traz muitas diferenças de práticas no caso dos jogos? Por quê?
B) A diversidade regional traz muitas diferenças de práticas no caso dos Esportes? Por quê?
É importante problematizar as respostas dos alunos, sobretudo a questão do esporte e sua relação com a mídia. Por exemplo: a influência da mídia no interesse das pessoas por determinado esporte, ou, ainda, a questão do esporte nas relações mercadológicas (produção, consumo etc.).
2. Em seguida, o aluno dará a sua opinião "se localizando no mapa", ou seja, ele dirá qual esporte gosta mais de praticar e irá justificar sua resposta.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-_DQH_hCCMFs/TgHoowTlD5I/AAAAAAAACt0/Fp9sDGB4UE4/s320/mapa.JPG. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
Dica: O professor poderá fazer um último mapa, destacando os interesses/preferências da turma com relação ao esporte. O professor poderá conduzir uma reflexão sobre a relação da diversidade dos jogos e dos esportes no bojo da diversidade regional. Nesse momento, será necessário que ele articule essa discussão com categorias de análise crítica, eleitas por ele e apresentadas para turma, como por exemplo, a categoria “esporte e mídia”, conforme apontamos da discussão sugerida para o item “B” da aula 10.
Site do projeto original: Mapa do Brincar (Folha de São Paulo):
FOLHA DE SÃO PAULO. Mapa do brincar. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/. Acesso em 14 de Novembro de 2013.
1. O professor observará durante todo processo o envolvimento dos alunos nas atividades de pesquisa e discussões.
2. Deverá avaliar, em todas as etapas, se os alunos fazem a reflexão sobre a relação da diversidade (ou não) dos jogos e dos esportes no bojo da diversidade regional.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!