20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.
Esta aula tem como parâmetro a fundamental importância da leitura na vida humana. A leitura é uma das principais portas para o conhecimento; estimula o desejo por outras leituras; provoca a imaginação e as emoções; enriquece as produções em diversas linguagens.
Ela também está fundamentada no sétimo programa da série Letra Viva: Para ser cidadão da cultura letrada. O vídeo nos apresenta o hábito de ler como instrumento de melhora na qualidade de vida e na cidadania do homem; bem como os reflexos da leitura na linguagem, na escrita e na criatividade.
Fonte: Sítio: “MEC”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4276>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Sou um cidadão
Professor, o título desta aula sugere o desejo de ser um cidadão letrado, mas o que isso significa de fato? Para iniciar esta aula, exiba um vídeo do governo federal que apresenta uma possibilidade de como ser um cidadão. Para a exibição do vídeo, conduza seus alunos ao Laboratório de Informática ou projete utilizando um projetor multimídia. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Fonte: Sítio: “Youtube. Vídeo completo”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=uNRbXeEjgFc>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
Professor, abra uma roda de conversa e ouça o que seus alunos têm a dizer em relação ao vídeo que acabaram de assistir. Questione-os:
- O que é um cidadão?
- O que significa ser um cidadão?
- Quais são as vantagens e quais as desvantagens para o indivíduo?
- Você convive em sociedade?
- Você tem Certidão de Nascimento?
- Sabe o dia em que foi registrado no Cartório Civil?
Após o bate papo, explique aos alunos que ser um cidadão não consiste apenas em ser um indivíduo que convive em sociedade, mas é também e principalmente, aquele que possui direitos (civis e políticos) dentro de um Estado e ao mesmo tempo deve cumprir os deveres que este mesmo Estado propõe. O cidadão ao ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania. É obrigação de cada país educar o cidadão para que a Constituição seja respeitada.
1)
2)
1) Imagem ilustrativa da Constituição Brasileira: documento oficial do governo federal destinado a assegurar o exercício dos direitos e deveres sociais e individuais do povo brasileiro.
2) Foto registrada em 05 de outubro de 1988, diretamente do Palácio do Planalto em Brasília, D.F. no dia da promulgação da Constituição Brasileira.
Fonte das imagens: Sítio: “Abril.com”. Disponível em: <http://www.abril.com.br/fotos/constituicao-brasileira-20-anos/>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
Professor, desafie seus alunos a construírem a “Constituição” da turma, ou seja, um documento oficial da turma, que assegura que os alunos possuem direitos e que devem cumprir seus deveres.
1) Demonstre que você é um verdadeiro cidadão de sua escola e construa, de forma coletiva, a “Constituição” de sua turma, ou seja, um documento que regula as ações dos alunos, apresentando os seus direitos (estudar, se alimentar e outros), e que demonstra também os deveres (respeitar os direitos e a individualidade dos colegas, prestar atenção nas aulas, manter a sala organizada, realizar as tarefas de casa, outras).
2º Momento: aproximadamente 120 minutos.
Fórum para construção da Constituição da sala
Professor, criar um espaço de debate é propiciar o exercício da cidadania, portanto, discuta com os alunos sobre a responsabilidade de debater e de construir um documento que vai regular nossas ações. Veja a seguir algumas ações que são importantes para este momento:
Constituição da turma do 3º ano C |
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Direitos dos alunos e professores |
Deveres dos alunos e professores |
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Estabeleça as regras de participação:
Professor, depois de terminada a construção do documento, imprima para os alunos colarem no caderno de História e faça um cartaz para afixar no mural da sala de aula. Lembre-se de colocar os nomes dos autores, ou seja, de todos que participaram da elaboração do texto.
Na aula seguinte, retome a atividade na rodinha e avalie com os alunos o trabalho realizado.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Visitando a biblioteca da escola
Fonte: Sítio: “MEC”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4276>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
Professor, é importante introduzir a criança ainda pequena no universo da leitura. Pais leitores, inconscientemente e sem esforço algum, colaboram sem perceber, para que seus filhos sejam leitores. Percebe-se claramente que a criança que tem o hábito de ler, demonstra-se mais atenta aos fatos ocorridos ao seu redor, aumentando sua visão de mundo e sua criatividade.
Para incentivá-los a serem leitores ativos, é importante ter ao menos, dois momentos semanais reservados para visitarem a biblioteca da escola. Essa constante visita, é um dos caminhos que propiciarão aos seus alunos entrarem em contato com o mundo letrado.
No primeiro momento, é importante deixar o aluno livre para admirar e selecionar um livro para ler de acordo com seus próprios critérios: capa bonita, título interessante, números de páginas ou outro fator. Quando o aluno escolhe um livro, o prazer da leitura se torna maior. Já no segundo momento, é importante que faça suas sugestões para que você possa trabalhar adequadamente seus objetivos pedagógicos da leitura, trabalhar com os diversos gêneros e portadores de textos.
Deixamos aqui algumas dicas:
a) Procure encerrar a visitação à biblioteca com uma contação de histórias;
b) Mantenha sempre na sala de aula, uma pequena prateleira com alguns livros onde os alunos possam ter acesso constante;
c) Ao menos uma vez por semana, proponha uma atividade de leitura para ser desenvolvida em casa e que envolva a família de seus alunos;
d) Estabeleça um espaço reservado para a leitura diária;
e) Considere o repertório cultural das crianças, isto é fundamental;
f) Planeje situações em que as crianças possam ler em voz alta.
Professor, para afixar o que foi ensinado, proponha a seus alunos a seguinte atividade:
1) Após a leitura do livro escolhido por você, procure no dicionário as palavras desconhecidas e escreva em seu caderno de Língua Portuguesa o significado de cada uma delas.
2) A leitura ajuda a desenvolver a imaginação e expor sentimentos. Utilize sua imaginação e desenhe em seu caderno, uma cena da contação de histórias que ouviu no interior da biblioteca.
3) Agora, leia para seus colegas, uma história que você gosta muito. Procure fazer a correta entonação de voz, para que seus colegas compreendam a história.
4º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Ler para aprender a escrever
Fonte: Sítio: “MEC”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4276>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
Conversando com o professor
Professor, a leitura também é uma eficaz ferramenta para auxiliar as crianças a escreverem melhor e aumentarem seu vocabulário. A leitura não pode ser um processo árduo e penoso, mas ao contrário, prazeroso e enriquecedor, pois, lendo adquirimos inúmeros conhecimentos. O avanço da internet favorece a leitura de muitos clássicos de forma rápida e gratuita.
A escrita está fortemente inserida em nossa sociedade e em nosso cotidiano. Desde as leituras propostas na escola até os folhetos de publicitários que nos são entregues na rua ou os manuais que instruem como utilizar os eletrodomésticos que adquirimos. O problema é que muitas crianças possuem dificuldades de interpretar e compreender o que leem. Inclusive, muitos alunos não conseguem sucesso em Matemática, porque não conseguem entender o que o enunciado matemático solicita. Caso não dominemos a arte da leitura, podemos perder muitas promoções ou queimar nossos eletrodomésticos, utilizando-os inadequadamente.
Professor, não basta apenas ler para as crianças, como o objetivo deste momento é ler para aprender a escrever, as atividades devem auxiliar na reflexão sobre a escrita e também no desenvolvimento dos procedimentos de leitura. Sendo assim, proponha a seguinte atividade:
1) Propicie que seus alunos exercitem suas leituras lendo uns para os outros, conforme a figura acima nos sugere. À medida que um aluno lê, o outro registra o que foi lido. Depois, os papéis se invertem. Quando ambos terminarem de ler e registrar, coletivamente, você faz a correção na lousa do trecho lido pelos alunos para que cada um possa corrigir em seus cadernos, as palavras que não conseguiram escrever de forma convencional.
2) Professor, para minimizar o problema da interpretação de texto, solicite que, por meio de uma leitura prazerosa, seus alunos possam ler uma pequena história em quadrinhos e fazer um resumo oral desta história para os demais colegas da turma.
3) Os alunos, deverão ouvir a história contada pelo colega e tentará registrar o que entendeu do resumo da história.
4) Para concluir esta atividade, solicite que os alunos se organizem em duplas. Feito isto, um aluno deverá ler um trecho de um clássico infantil para o colega da dupla até determinado momento, a partir daí, o colega que estava ouvindo a história, deverá ser criativo e continuar a escrever, dando uma nova versão para a história que estava ouvindo.
Para socializar faça a exposição dos trabalhos no mural da sala de aula ou no corredor da escola. É importante valorizar as produções dos alunos por meio da divulgação.
- Fonte: Sítio:“Planalto. Sobre a constituição brasileira”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
- Fonte: Sítio: “MEC. Sobre o programa Letra Viva”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4276>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
- Fonte: Sítio: “Brasil Escola. Algumas dicas para desenvolver uma boa leitura”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/dicas-de-estudo/como-ler-bem.htm>. Acesso em: 07 de nov. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: compreenderam a importância da leitura e da escrita em suas vidas; participaram de forma ativa do debate e elaboração do documento da “Constituição” da turma; desenvolveram a habilidade de ler em voz alta, de localizar palavras no dicionário; reconheceram a importância de compreender o que está lendo, utilizaram a criatividade para dar novas versões a histórias infantis; compreenderam como ler histórias e resumir de maneira oral. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
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