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Liga e desliga; A televisão no cotidiano da criança. TV Escola. Série de onde? De onde vem a televisão

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Elaborar cartazes;
  • Discutir sobre o uso racional da televisão;
  • Reconhecer que existem outras formas de lazer e de distração, além de assistir à televisão;
  • Organizar informações através de gráfico;
  • Construir enquete e seu conceito;
  • Montar lista de programação;
  • Reconhecer a estrutura de um texto instrucional;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informações nos diferentes textos. Consideramos importante ainda, que os alunos já possuam noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflexão e de prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: De onde vem? – De onde vem a televisão?

 

Professor, neste vídeo da TV Escola, você poderá utilizar como sugestão algumas atividades que podem ser desenvolvidas no decorrer das aulas.

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Explorando o tema

 

Professor, inicie a aula com a rodinha para falar sobre o assunto que será tratado. Questione se eles sabem de onde vem a televisão. Se já ouviram falar sobre esta curiosidade. Deixe os alunos darem suas opiniões e logo após proponha a eles a assistirem ao vídeo “De onde vem a televisão?”

Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate,  a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos >Internet >Mozila Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

aaaaaaaaaa

Fonte: Sítio: "Tv Escola. De onde vem a televisão?". Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2413>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

 

Professor, após ver o vídeo com os alunos questione o que acharam. Se eles imaginavam que a televisão fosse da maneira que a personagem Kika descobriu? Aproveite este momento e questione os alunos sobre o uso da TV em casa:

·         Vocês gostam de assistir à televisão ou preferem fazer outras coisas nas horas vagas?

·         Qual a programação vocês mais gostam de assistir?

 

Professor, após os alunos darem suas opiniões sobre os questionamentos, faça a leitura do texto LIGA – DESLIGA de Camila Franco. Você pode também passar o vídeo onde conta a história. Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate,  a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

 

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Fonte: Sítio: “Youtube. Liga desliga”.  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CQ0EVnABJYE>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

 LIGA E DESLIGA

aaaaaaaaaa

 

Era uma vez uma televisão que não saía da frente de um menino. Todo dia e toda hora, lá estava ela assistindo ao menino. Já não brincava mais com suas amigas televisões da rua.
Ficava lá na sala, sem trocar de canal. Era sempre o mesmo menino que ela via. A sua Mãetsubishi sempre dizia:
- Desliga esse menino, TV.
TV era seu apelido em casa. E TV, nada.
O seu Painasonic, quando chegava em casa, era mais energético. Ia até a sala e desligava o menino. Mas TV chorava em chuviscos e o senhor Painasonic acabava tendo que ligar o menino de novo.
Toda noite, TV queria ficar vendo o menino até tarde. Mas a Mãetsubishi dizia que isso não era bom, que hoje em dia os meninos passavam muitas cenas de violência, impróprias para catorze polegadas. E, depois, TV não desligava à noite de medo.
E lá ia TV pro seu quarto, desligar cedo, pensando no que ia passar amanhã no menino.
Um dia, o menino ganhou uma bola. E quando TV foi pra sala, logo depois do café da manhã (TV adorava vitamina de pilha com fusível), o menino já não estava mais lá.
TV ficou sem saber o que fazer. Estava completamente fora do ar. Ia assistir ao quê, agora? Foi até a janela e viu, ao vivo e em cores, o mundo, o menino jogando bola com outros meninos.
Naquela noite, TV pediu pro seu Painasonic mandar o menino pro conserto. Ele mandou, mas não adiantou nada. O técnico de meninos disse que aquele menino já não tinha mais conserto. A bola tinha sido uma interferência muito forte.
TV ficou inconsolável. Não ia mais poder assistir ao menino o dia inteiro. Só depois que o menino, imagine, parasse de jogar bola. Mas, de tanto esperar o final do jogo, também começou a brincar. E não a brincar sozinha, mas com as outras televisões do bairro, que também estavam sem menino.
Elas brincavam de transmitir imagens. De emitir pessoas famosas. E de liga-desliga, liga-desliga.
Foi nessa época que TV acabou conhecendo TVzinha, uma televisão que era sua vizinha e em quem TV nunca tinha reparado. Claro, TV só tinha botões para o seu menino.
Agora todas as televisões vivem fazendo programas. Programa esportivo, programa infantil, até programa cultural.
E o menino, com a nova vida da TV, passou a brincar de outras coisas, além de jogar bola.
TV só assistia ao menino depois da lição e antes do banho. Ou então quando passava uma coisa muito incrível no menino. TV não era de ferro, não é?

Referência: Franco Camila, Pires Marcelo. Liga – desliga. São Paulo, Companhia das letrinhas, 1992.

 

Professor, após a leitura do texto proponha aos alunos a fazerem a interpretação do texto, passe na lousa ou caso a escola disponibilize cópias entregue para os alunos terem como registro no caderno de Língua Portuguesa.

  

Interpretação escrita

 

1.      Como a TV ficou diante da notícia de que o menino não tinha mais conserto?

        __________________________________________________________________

 

2.      O comportamento de TV assemelha-se ao comportamento de uma criança diante da televisão quebrada? Explique.

       ___________________________________________________________________

 

3.      O menino, ao começar a jogar bola com os amigos, estava com defeito do ponto de vista das televisões. Do ponto de vista dos seres humanos, o menino também estaria com “defeito”?

       ___________________________________________________________________

 

4.      Você saberia explicar de que maneira a autora criou os nomes Painasonic e Mãetsubshi?

      ___________________________________________________________________

 

5.      TV é personagem do texto lido? Justifique sua resposta.

       ___________________________________________________________________

 

 

Professor, após os alunos fazerem a interpretação de texto, faça a correção coletiva e logo após proponha outra atividade que trabalha com os sentidos das palavras e expressões no texto.

  

Brincando com as palavras do texto

 

No texto, a autora “brinca” com o sentido de algumas palavras e expressões. Substitua as expressões em destaque nas frases abaixo por palavras que poderiam ter sido empregadas no lugar delas, caso esses trechos estivessem se referindo a seres humanos.

 

a)      “... hoje em dia os meninos passavam muitas cenas de violência, impróprias para quatorze polegadas”.

       ___________________________________________________________________

 

b)      E depois TV não desligava à noite, de medo.

       ___________________________________________________________________

 

c)      TV ficou sem saber o que fazer. Estava completamente fora do ar.

       ___________________________________________________________________

 

d)     ...TV só tinha botões para o seu menino.

      ___________________________________________________________________

Professor, faça a correção coletiva da atividade e proponha como “Atividade de casa”, que o aluno faça uma lista dos programas preferidos da família e traga para a próxima aula.

  

AS

Em casa entreviste seus familiares sobre o uso da TV e faça uma lista com os programas preferidos de cada um. Veja o exemplo de lista abaixo.

 

Nome do entrevistado:__________________________________________________

Programas preferidos:__________________________________________________

Você fica muito tempo assistindo TV? Faz outras atividades nas horas livres?

_____________________________________________________________________

  

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a rodinha para que os alunos possam apresentar suas atividades de casa. Cada aluno irá apresentar a entrevista que fez com os familiares.

 

Tratamento da informação

 

Professor, caso seus alunos ainda não conheçam gráficos, explore alguns exemplos e ressalte o objetivo deles. Leve alguns modelos de gráficos para a sala de aula, eles são facilmente encontrados em revistas ou jornais de economia.

Nesta atividade você poderá aproveitar e junto com os alunos montar o gráfico dos programas preferidos das famílias e expor em sala de aula, para a visualização de todos. Para isso, faça a tabulação dos dados coletivamente. Utilize uma tabela para que os dados fiquem organizados, isto facilita a compreensão dos alunos. Entregue uma cópia da tabela, impressa para que os alunos façam a tabulação dos dados à medida em que você for lendo as respostas. Veja a seguir o exemplo de uma tabela:

 

Nomes dos programas Quantidades
Filmes I I I I I I I I I I
Novelas I I I I I I I I I I I I I I I I
Desenhos animados I I I I
Telejornal I I
Documentários I

 

Para a construção do gráfico distribua uma folha de papel quadriculada. Faça o gráfico na lousa e à medida que for lendo a tabela represente no gráfico colorindo as colunas de acordo com a quantidade levantada. Veja exemplo abaixo.

 

Fonte: Acervo da autora.

 

Professor, você também poderá criar situações problema, a partir dos dados obtidos com a enquete e organizados no gráfico. Esta é uma excelente oportunidade para que os alunos trabalhem com as operações partindo de situações reais, concretas. Veja o exemplo a seguir:

 

1-      Se 15 famílias preferem novelas e 10 famílias preferem filmes. Quantas famílias teremos juntando estes dois programas?

2-      Qual é o programa menos assistido pelas famílias dessa turma? Qual é a diferença entre ele e o programa mais assistido?

  

Ouvindo música

 Professor, após os alunos apresentarem as atividades e caso você tenha feito como sugestão o gráfico dos programas preferidos das famílias. Passe para eles a música de Bia Bedran; O Videotinha.

 

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Fonte: Sítio: “Youtube. Bia Bedran”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VpOmxFBaydE>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

O Videotinha
 

Bia Bedran

Se você só vê tevê, e não lê
Cuidado com ela, que a vida não é
igual a novela, não é não,
não é igual à novela...(refrão)

Conheci uma garotinha
que virou uma videotinha
Sua cara foi tomando,
o formato da telinha...
Quase já não conversava
Com os amigos nem brincava
Porque só lhe interessava
O que a tevê dizia.
Desliga a tevê!
Desliga não!
Quero falar com você!?
Não falo não!
Venha ler...
Não leio não!
Eu só quero a televisão

(Refrão)

Conheci um garotinho
Que virou um videotinha
Sua cara foi tomando o formato da telinha
Quase já não conversava e muito
menos estudava.
Porque o videogame era tudo o que
ele queria
Para de jogar!
Não paro não!.
Você vai endoidar!
Não endoido não!
Vem conversar.
Não quero não
Estou vidrado na televisão.

(Refrão)

A leitura é uma aventura,
que você faz sem sair do lugar.
Não tem videogame, não.
Nem computador
Pra inventar histórias,
Só o escritor!

 

Comparando os textos

Professor, após cantar com os alunos a música “O Videotinha”, converse sobre os dois tipos de textos estudados, peça para eles observarem o que os dois têm em comum. Quais textos mais gostaram?

 

 

Realizando enquete

 

Professor, proponha aos alunos a realização de uma enquete. Explique-lhes que enquete é um tipo de pesquisa que reúne a opinião de um grupo de pessoas sobre um determinado assunto. O objetivo da enquete é registrar as diferenças de opiniões do público e dar uma pequena amostragem da opinião da maioria.

Professor, proponha aos alunos para refletirem quantas horas por dia passam assistindo à televisão.

 

Peça para que os alunos peguem uma folha de papel e escrevam nele todos os programas que costumam ver durante o dia. É importante que anotem também quanto tempo dura, em média, cada um deles. Depois, é só somar tudo e eles terão o número diário de horas que ficam diante da televisão.

Professor, depois que todos responderem faça outra pergunta, veja o exemplo abaixo, a pergunta deverá ser respondida com as seguintes opções:

 

      Quanto tempo você costuma assistir à televisão diariamente?

a)      Menos de 2 horas

b)     De 2 a 4 horas

c)      De 4 a 8 horas

            d)     Mais de 8 horas

 

Professor, anote a resposta de cada aluno na lousa e em seguida faça a contagem do número de alunos que se encaixam em cada alternativa.

Depois de sair o resultado da enquete, reflita junto com alunos sobre a questão:

 

De modo geral, a turma está vendo televisão demais?

 

·         A programação deve ser planejada para um dia todo de transmissão.

·         Inclua em sua programação o que desejar: programas esportivos, telejornais, desenhos animados, filmes, entrevistas, programas de auditório, documentários, telenovelas, etc.

 

Professor, ouça a opinião de cada aluno e questione se por acaso eles chegassem em casa e não encontrasse a TV, o que eles iriam fazer. Peça para que eles sugiram opções de lazer que não seja a TV ou o computador.

Professor, aproveite este momento para contar sobre as crianças de antigamente que brincavam na rua e nas praças de corrida, esconde – esconde,  dentre outras;  que no passado não era frequente o uso da TV e nem em todas as casa tinham por ser artigo de luxo, por esse motivo as crianças brincarem com brincadeiras diferentes.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Criando a programação televisiva do meu jeito

 

Professor, proponha nesta aula que os alunos criem uma programação televisiva que seja ideal para a idade deles.

Comente com eles que nem sempre a programação do dia nos agrada. Ás vezes, queremos assistir a um filme de ação e passa um de terror, estamos com vontade de ver um desenho animado e é transmitido um jogo de futebol. Peça para que eles imaginem como seria bom se nós pudéssemos montar a nossa própria programação de TV. Então agora mãos à obra, vamos construir nossa programação.

Professor, divida a turma em duplas e peça para que cada uma monte a sua programação. Dê algumas dicas importantes para que os alunos possam se orientar.

Coloque o nome dos programas e o horário de transmissão de cada um deles.

Não se esqueça de organizá-los de acordo com a ordem cronológica.

Professor, após as duplas montarem a programação desejada, proponha que os alunos exponham no mural da sala de aula ou da escola, para a visualização dos outros colegas, assim eles poderão conhecer a programação de cada dupla.

 

Vamos fazer arte

 

Professor, peça para cada dupla escolher um dos programas que criaram na programação e crie uma cena ou história para ser passado na televisão que será montada por eles utilizando caixas de papelão. Veja abaixo como fazer;

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Fonte: Sítio: “Dicas miúdas. Quem sabe fazer uma televisão”. Disponível em:  <http://dicasmiudas.com.br/tags/televisao-de-papelao>.  Acesso em: 12 de nov. 2013.

 

Professor, você poderá também trabalhar com contação de histórias utilizando as televisões ou pedir para que os alunos criem e contem suas próprias histórias passando na televisão.

 

Para fazer você irá precisar:

1 – Caixa de papelão média, bem resistente, de preferência quadrada.

2 – Tesoura, tinta, fitas, recortes de revistas.

3 – 2  varetas ou 2 pedaços de cabo de vassoura ou 2 rolos de papel toalha (sem o papel).

 

Como fazer:

 

1) Pegue a caixa de papelão, recorte toda a parte de trás.

2) Recorte um retângulo menor na frente (que será o visor da televisão).

3) Depois pinte a caixa e decore como quiser, você também pode fazer alguns botões, para que fique bem parecida com uma televisão de verdade.

4) Se quiser incrementar um pouco mais, poderá colar um pedaço de plástico ou acetato como se fosse o vidro da televisão.

 

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Fonte: Sítio: “Dicas miúdas. Quem sabe fazer uma televisão”. Disponível em: <http://dicasmiudas.com.br/tags/televisao-de-papelao>.  Acesso em: 12 de nov.  2013.

Professor, após a montagem das televisões, convide os alunos para apresentarem seus programas. Nesta atividade é interessante que você exponha os trabalhos dos alunos para que a comunidade escolar possa interagir.

Recursos Complementares

Para o aluno:

Fonte: Sítio: “Smartkids. Passatempos. Enigma da televisão”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/evolucao-da-televisao-enigma.html>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

Fonte: Sítio: “Smartkids. Datas comemorativas. Dia mundial da televisão”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/21-novembro-dia-mundial-da-televisao.html>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

Para o professor.

Fonte: Sítio: “Dicas miúdas. Quem sabe fazer uma televisão”. Disponível em: <http://dicasmiudas.com.br/tags/televisao-de-papelao>.

Acesso em: 13 de nov. 2013.

Fonte: Sítio: “Info Escola. História da televisão no Brasil”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/comunicacao/historia-da-televisao-no-brasil/>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

Avaliação
 

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno de Língua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades. Registre suas observações em seu caderno de plano para orientar o seu planejamento.

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