Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com o Mestre Cuca: ler e escrever também é saboroso

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que, com o passar do tempo, a sociedade se modificou;
  • Verificar as significativas mudanças no interior das escolas;
  • Aprender um pouco sobre o pensamento do filósofo pré-socrático Parmênides;
  • Descobrir o significado da expressão Mestre Cuca;
  • Utilizar o gênero textual: “Receita culinária”;
  • Exercitar a escrita e a grafia de algumas palavras por meio do ditado;
  • Reconhecer a leitura como uma forma de auxiliar na descoberta de novos conhecimentos;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Resolver situações problema, a partir dos dados da "Receita culinária";
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 04 atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.

Esta aula tem por objetivo, demonstrar que são possíveis novas, criativas e eficientes técnicas de aprendizagem escolar. 

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Significativas mudanças na escola de ontem e de hoje

Professor, inicie a aula com uma atividade que exija de seus alunos uma atenta observação e razoável análise crítica. Exponha as imagens abaixo, em dois blocos, por meio de um projetor multimídia e permita que eles façam livres comentários sobre as mesmas.

Bloco 1

Escola em 1095

Fonte: Sítio: “Blog Luz e calor”. Imagem disponível em: <http://luzecalor.blogspot.com.br/2013/01/contra-educacao-tradicional.html>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Escola em 1950

Fonte: Sítio: “Blog Escola Salto Grande”. Imagem disponível em: <http://escolasaltograndesp.blogspot.com.br/2010/01/fotos-historicas.html>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Escola em 1950

Fonte: Sítio: “Blog Espaço em memória”. Imagem disponível em: <http://espacoememoria.blogspot.com.br/2012/02/museu-e-educacao-museu-condes-de-castro.html>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Bloco 2

Escola atual - descontração

Fonte: Sítio: “Diário de São Paulo”. Imagem disponível em: <http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/30484/Escola+publica+com+estrutura+de+particular>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Escola atual - novas técnicas de aprendizagem

Fonte: Sítio: “Paraíso web”. Imagem disponível em: <http://www.paraisoweb.com.br/noticias/function.php?escola-de-artes-cora-coralina-segue-com-matriculas-abertas&subaction=showfull&ucat=9&id=1329408446>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Escola atual - informatização

Fonte: “Blog NTE de Dianópolis”. Imagem disponível em: <http://ntedianopolis.blogspot.com.br/>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Após a exibição, questione os alunos:

- Quais as diferenças entre as fotos do bloco 1 e do bloco 2?

- As fotos de qual bloco relatam a realidade de antigamente? Justifique.

- As fotos de qual bloco relatam a realidade atual? Justifique.

 

Conversando com o professor

Professor, o filósofo pré-socrático Heráclito, da cidade de Eleia, é defensor do “eterno devir”. O que significa isso? Defende a ideia que “tudo flui”, ou seja, o Ser (as coisas) está em constante transformação. É dele a famosa frase que “não se pode banhar duas vezes nas águas de um mesmo rio”. O motivo é simples: tanto o homem, quanto o rio já se modificaram e não são mais os mesmos.

Baseando-nos em Heráclito, é evidente a conclusão que os tempos mudaram, as pessoas mudaram sua forma de pensar e agir, as leis mudaram, a forma com que os pais educam seus filhos sofreu modificações, crianças mudaram e a escola também deve mudar. Se ela insistir em permanecer como antes, corre-se o risco de não conseguir atingir e consequentemente, educar os alunos que nela estudam. Assim, se faz necessário acompanhar a transformação social e inserir novos métodos de aprendizagem no contexto escolar. É um pouco disto que veremos no segundo momento desta aula.

Professor, para finalizar este momento, proponha a seguinte atividade:

1) Com base nos dois blocos de fotos exposto acima, faça em seu caderno de Língua Portuguesa, três desenhos e escreva sobre o que você desenhou:

a)      A escola de antigamente.

b)      A escola atual.

c)      A escola como você acha que seria perfeita.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo a ler e escrever na cozinha

Professor, a escola de hoje é mais dinâmica e atraente. Como vivemos em uma sociedade que oferece as crianças constantes estímulos, é fundamental que utilizemos em nossas aulas algumas vivências, para que os alunos se interessem e aprendam de forma significativa, por isso propomos a seguir uma atividade com o gênero textual “Receita culinária”.

Eu sou:O pequeno mestre cuca

Fonte: Sítio: “Livraria da Folha”. Imagem disponível em: <http://livraria.folha.com.br/livros/culinaria-para-criancas/pequeno-mestre-cuca-katherine-ibbs-1011067.html>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Professor, este momento privilegiará o aprendizado escolar da leitura e escrita, não de forma convencional, em sala de aula, mas na “cozinha” por meio de receitas culinárias. Seus alunos se transformarão em cozinheiros, verdadeiros mestres cuca. Mas, o que é um mestre cuca? É alguém com muitas habilidades culinárias. Habilidades estas, que serão adquiridas com o tempo, em casa e importante: sempre com o auxílio de um adulto.

Quando o aluno realiza uma atividade com prazer, o ensinamento é mais bem absorvido e a chance de o aluno esquecê-lo é menor do que se ele o fizer por mera obrigação ou imposição. Sendo assim, ofereça uma atividade que lhe prenda a atenção, de preferência fora da sala de aula, que não seja ordinária (do dia a dia) e que possa lhe render grandes aprendizados.

A "Receita culinária" é um gênero textual muito importante, pois faz parte do cotidiano das famílias e ele possui uma estrutura textual específica. Explore com os alunos alguns exemplos de receitas culinárias. Mostre-lhes como se escreve, para que serve este tipo de texto (instrucional), para quem ele é escrito e quem escreve.

Para a realização da atividade, reserve antecipadamente, um horário na cantina da escola, pois, lá é o local mais adequado para a atividade. Você pode solicitar que os alunos tragam as frutas para desenvolverem a receita (isso envolve a família e os sensibiliza para a necessidade de se preocuparem mais com a alimentação de seus filhos) ou a escola pode fornecer.

Sugerimos, começar com os alunos das séries iniciais, com as receitas mais simples. Para esta aula, ofereça a oportunidade dos alunos fazerem um suco natural, que além de fácil preparo, é saudável, saboroso e nutritivo, outra opção seria uma salada de frutas.

Segue a receita a ser desenvolvida: um suco de frutas que contém nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, além de ser uma opção para acompanhar lanches leves entre as refeições ou mesmo os lanches no horário do recreio escolar.

Frutas para o suco

Ingredientes

  • 01 maçã;
  • 01 banana;
  • 01 colher de sopa de abacate;
  • 01 pedaço de batata yacon (conhecida como batata do diabético);
  • 01 colher de sobremesa de sementes de linhaça;
  • 300 ml de água mineral.

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce a gosto. A sugestão é servir em um copo longo com pedras de gelo.

Fonte: Sítio: “Blog Mundo Verde”. Imagem e recita disponíveis em: <http://site1376956567.hospedagemdesites.ws/blog/tag/sucos/page/2/>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Professor, após a degustação do suco feito por seus alunos, retorne à sala, solicite que seus alunos colem em seus cadernos o texto que você entregará a eles com algumas dicas de saúde leiam estas dicas para uma atividade posterior.

Fique atento:

Substitua o consumo de refrigerante por água, água de coco, suco sem adição de açúcar, chás de ervas e chá de mate gelado.

Nutricionista aponta cinco razões para colocar de lado o consumo de refrigerantes, inclusive os chamados zero açúcar.  

Seja na versão com açúcar, light ou zero, o consumo de refrigerantes e bebidas gaseificadas (com gás) é condenado por muitos médicos e nutricionistas. Conheça a seguir cinco motivos apontados pela nutricionista Maribel G. Melos para abolir de vez essas bebidas da sua vida.

Versão com açúcar

1) Um copo de refrigerante de 200 ml contém duas colheres de sopa de açúcar. O açúcar é um alimento que dá uma falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o corpo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para ”aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar. Só que o açúcar não tem nada de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente, então o que acontece? O corpo o acumula sob forma de gordura, além de queimar vitaminas e minerais do organismo. “Resumindo, o açúcar desnutre e intoxica no lugar de alimentar”, diz a nutricionista.

Versão sem açúcar

2) A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, quanto mais cafeína, mais adrenalina. E para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo, o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso.

3) Esse tipo de bebida contém vários adoçantes que nada contribuem para nossa saúde, vão provocar a queima de vitaminas e minerais para serem eliminados pelo organismo.

4) Refrigerantes diet ou zero contêm ácido fosfórico, que compete com o cálcio reduzindo sua absorção, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres quando chegar a menopausa.

5) Apresentam teor altíssimo de sódio, o que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio. A falta de magnésio na circulação leva a maior formação de gordura corporal.

Fonte: Sítio: “Word Press”. Texto disponível em: <http://as19frutas.wordpress.com/2010/11/05/conheca-5-motivos-para-deixar-de-tomar-refrigerantes/>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

 

3º Momento: aproximadamente 120 minutos.

Desenvolvendo a leitura e a escrita por meio de atividades práticas

Professor, o último momento desta aula é favorável para propor atividades que resgatem as atividades anteriores e para trabalhar a leitura e a escrita dos alunos. Assim, proponha as seguintes atividades, lembrando que para a execução da primeira atividade, conduza seus alunos ao Laboratório de Informática ou projete utilizando um projetor multimídia. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

1) Siga as instruções do jogo abaixo e prepare deliciosas receitas, agora virtuais.

Mestre Cuca

Fonte: Sítio: “Globo.com”. Imagem disponível em: <http://xuxa.globo.com/secoes/pagina/14/Jogos-e-Brincadeiras>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

2) Leia em voz alta, a receita do suco que está no 2º momento desta aula.

3) Leia em voz alta, um tópico das dicas do “Fique Atento”.

4) Faça o ditado proposto pelo professor,  com os nomes dos ingredientes utilizados na receita do suco.

5) Escreva com suas palavras, o que achou da experiência de fazer um suco na cantina da escola.

6) Responda em seu caderno:

a) Qual é mais saboroso em sua opinião: o suco ou o refrigerante?

b) Qual é mais saudável em sua opinião: o suco ou o refrigerante? Justifique.

7) Em grupos de 4 alunos, faça cartazes com desenhos de frutas que são usualmente utilizadas para fazer sucos e escreva o nome de cada uma das frutas que desenhou.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando de forma interdisciplinar: Matemática e Língua Portuguesa

Professor, você poderá resgatar a receita e criar situações problema, a partir dos dados matemáticos contidos nela. Veja o exemplo da “Problematoteca” a seguir:

Professor, deixe os alunos buscarem a solução para as situações problema. Valorize as diferentes formas que encontram para solucionarem as situações. Depois, exponha em um varal na sala de aula para que vejam publicado seu trabalho. Para isso, você deverá distribuir o impresso para que eles façam separadamente. Como o exemplo a seguir:

PROBLEMATOTECA

ALUNO: __________________________________________3º ANO_______________

PROFESSOR:___________________________________________DATA:___/___/____

Situação problema

Solução

1.      Se cada aluno da turma trouxer 1 maçã e 1 banana, quantas frutas teremos no suco, visto que temos 18 alunos na turma?

 

2.      Dos 18 alunos da turma, 8 trouxeram maçã e 5 trouxeram banana. Quantos alunos trouxeram outras coisas?

 

3.      Quantos ingredientes utilizamos nesta receita?

 

4.      Quais ingredientes nós medimos com colher?

 

5.      Qual ingrediente utilizamos ml para medir?

 

Recursos Complementares

- Sobre o filósofo Heráclito. Sítio: “Wikipédia, a enciclopédia livre”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

-Dicas de saúde. Sítio: “Word Press”. Texto disponível em: <http://as19frutas.wordpress.com/2010/11/05/conheca-5-motivos-para-deixar-de-tomar-refrigerantes/>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

- Verificar as significativas mudanças no interior das escolas. Blog “Escola Salto Grande”. Imagem disponível em: <http://escolasaltograndesp.blogspot.com.br/2010/01/fotos-historicas.html>. Acesso em 09 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.  Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: reconheceram que com o passar do tempo, a sociedade se modificou; verificaram as significativas mudanças no interior das escolas por meio das fotos apresentadas no primeiro momento desta aula; aprenderam um pouco sobre o pensamento do filósofo pré-socrático Parmênides; aprenderam o significado da expressão Mestre Cuca; aprenderam uma receita de suco natural;  exercitaram a escrita e a grafia de algumas palavras por meio do ditado; reconheceram a leitura como uma forma de auxiliar na descoberta de novos conhecimentos; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema propostas no terceiro momento desta aula;desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências durante a atividade em grupos e respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre alimentação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.