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Aprendendo a lidar com dinheiro na infância!

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar o que é planejamento financeiro e a sua importância.

·         Efetuar cálculos com foco na importância de economizar.

·         Desenvolver o consumo consciente.

·         Aprender noções de peso, quantidade e volume através de receitas.

·         Reconhecer a estrutura do gênero textual: receitas.

·         Aprender a diferenciar números e letras.

·         Realizar a tentativa de escrita dos números trabalhados em sala. 

Duração das atividades
05 aulas de uma hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01 – Conversando e planejando nossas finanças.

 

1-    Para refletir: Em tempos de apelações propagadas pelas mais variadas mídias, que incentivam o consumismo e o desperdício, a Educação Financeira passou a ser uma orientação de extrema importância para a melhoria da qualidade da vida das pessoas. Muitos especialistas acreditam que o quanto antes for iniciado esse gerenciamento financeiro pessoal, melhores serão os resultados decorrentes da adoção de alguns hábitos. Portanto, conclui-se que a infância é a melhor fase para a aplicação de alguns conceitos referentes à relação com o dinheiro. Educar financeiramente uma criança é prepará-la para adoção precoce de um planejamento e controle financeiro, conscientizando-a sobre os benefícios desta postura, ainda na infância. A educação financeira desenvolve de modo saudável, responsável e ético, a relação com o dinheiro. A criança financeiramente bem educada percebe que, comprar tudo, a toda hora, indiscriminadamente, é um desperdício. Informações retiradas do site: http://www.minhaescolainfantil.com.br/estilo/img/e_marketing/educacao_financeira.jpg. Acesso em 10 de novembro de 2013.

 

Pensando nisso, temos o objetivo de mostrar a importância do planejamento financeiro aos alunos, pensar sobre o valor e a necessidade do dinheiro, diferenciar necessidades de desejos e perceber as possibilidades limitadas que o dinheiro pode atender com o intuito de criar hábitos financeiros saudáveis que os afaste do consumismo desenfreado.

 

2 - Para iniciar a aula converse com os alunos sobre uma borboleta que adora cozinhar e pergunte a eles se conhecem essa personagem. Lembre que ela gosta de cozinhar chocolate para a sua madrinha e logo os alunos vão se lembrar da música “Borboletinha”, do DVD Galinha Pintadinha 2, pois é uma música muito presente no universo infantil dessa idade.

 

Traga o vídeo Borboletinha - DVD Galinha Pintadinha 1,2 e 3 - Desenho Infantil. Duração: 1min50seg. Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=mmFgvh-vbB0. Acesso em 16 de novembro de 2013.   

 

borboletinha

Fonte: Imagem retirada do no site: http://www.youtube.com/watch?v=mmFgvh-vbB0. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

3 - Após apresentar o vídeo, questione aos alunos sobre os ingredientes usados pela borboleta (Poti-poti, perna de pau, olho de vidro e nariz de pica- pau).

 

  • Esses são os ingredientes necessários para fazer uma receita de chocolate?
  • Podemos usá-los para fazer uma receita de chocolate para nós?
  • Que ingredientes podem usar para fazer uma receita de chocolate de verdade?

 

Vá anotando as hipóteses dos alunos para, posteriormente, compará-las com a receita que será produzida por eles.

 

4 - Sugira a produção de uma receita de chocolate e, para isso, leve os alunos ao Laboratório de Informática para que, juntamente com a professora, pesquise uma receita de chocolate a ser feita por eles na escola.

 

Orientações: Como os alunos dessa idade ainda não sabem ler e escrever, a professora deve fazer a pesquisa e solicitar que os alunos a observem. Para que ocorra uma participação mais efetiva dos alunos, o professor pode projetar em um data show as pesquisas que estão sendo realizadas. 

 

informatica

 

Fonte: Imagem retirada do site: http://2.bp.blogspot.com/-odnbEquZI-Y/TxfuEaX_FxI/AAAAAAAAAPQ/HxOqLWzAy9E/s1600/can-stock-photo_csp6122223.jpg. Acesso em 18 de novembro de 2013

 

Receita escolhida:

 

BOMBOM DE LEITE EM PÓ COM CHOCOLATE

INGREDIENTES

  • 10 COLHERES DE LEITE EM PÓ
  • 9 COLHERES DE AÇÚCAR REFINADA
  • 8 COLHERES DE ACHOCOLATADO
  • LEITE UHT EM QUANTIDADE SUFICIENTE PARA DAR O PONTO

MODO DE PREPARO

  1. COLOQUE EM UMA TIGELA O LEITE EM PÓ, O AÇÚCAR E O ACHOCOLATADO.
  2. MISTURE MUITO BEM.
  3. COLOQUE LEITE AOS POUCOS (MUITO POUCO) NA TIGELA E AMASSE BEM ATÉ DAR A LIGA.
  4. CUIDADO PARA NÃO COLOCAR LEITE DEMAIS, QUANTO MENOS LEITE ADICIONADO MAIS TRABALHO DARÁ PARA OBTER A LIGA, PORÉM O RESULTADO SERÁ MELHOR.
  5. APÓS A MASSA PRONTA, ENROLE PEQUENAS BOLINHAS (COMO BRIGADEIRO).
  6. CASO QUEIRA, PASSE NO AÇUCAR REFINADO.

Fonte: Receita disponível em: http://www.tudogostoso.com.br/receita/40958-bombom-de-leite-em-po-com-chocolate-sem-leite-de-coco.html. Acesso em 18 de novembro de 2013.

 

5 - Após escolher a receita questione os alunos sobre como podemos fazer para conseguir esses produtos. Ouça as possíveis hipóteses: Pedir aos pais, pegar na cantina da escola, comprar no supermercado etc.

 

Caso a hipótese de comprar no supermercado não apareça vá conduzindo a conversa para que essa opção possa surgir e, logo que aparecer, convide os alunos a irem ao supermercado. Questione novamente: o que precisamos para fazer a compra no supermercado?

 

Converse sobre a necessidade de ter o dinheiro para fazer a compra, sobre os produtos a serem comprados e a não necessidade de comprar outros produtos. Fale sobre a possibilidade de fazer uma lista para ser seguida e ajudar na compra. Nesta vivência com as finanças, o ponto importante para o sucesso é combinar com os alunos, com antecedência, tudo que pretendem comprar. Aproveite para dizer que isso é planejamento e, aprender a planejar como usar o dinheiro, é muito importante para que nossa vida financeira seja equilibrada.  

 

Assim, antes de ir as compras combine com os alunos qual será o objetivo da programação. É importante perceber que uma simples compra em supermercado pode se transformar em uma aula de finanças. E que ao levá-la as compras, ajuda os alunos a associarem a lista definida anteriormente às necessidades de consumo básico. Caso queiram comprar algo que pedem e não tenha utilidade, seja claro e retome os combinados discutidos durante a construção coletiva da lista, enfatizando e refletindo com eles sobre as consequências do consumismo desenfreado e sem necessidade.

 

Inclua a família nesse processo, elabore uma atividade onde esclareça sobre o processo e a necessidade de que conversem com seus filhos sobre o orçamento familiar, o uso do dinheiro e como são gerados os recursos financeiros da família. Peça que expliquem também se é fácil ou difícil para cada membro da família conseguir remuneração por seu trabalho. Ao mostrar que trabalhamos e depois recebemos o salário, ajudamos o aluno a entender que existe um tempo de espera para se conseguir o que deseja, diminuímos sua ansiedade em relação a compra de diversos produtos e mostramos a dinâmica de geração de recursos. 

 

Atividade 02- Fazendo compras no supermercado.

 

1- Solicite às famílias que contribuam financeiramente com a compra dos gêneros alimentícios necessários para fazer a receita. Quando o dinheiro enviado pelas famílias chegar à escola, sente em roda com os alunos e faça a contagem do total de dinheiro arrecadado. Nesse momento mostre como podemos somar. Você pode usar várias estratégias de relação à quantidade e numeral - utilizando tampinhas, calculadoras ou mesmo mostrando outros recursos de soma.

 

Anote com os alunos na lista de compras o valor total arrecadado e faça os combinados de como se comportar na ida ao supermercado, como por exemplo: não correr pelos corredores, não gritar, não mexer nos produtos que não fazem parte da nossa lista de compras etc.

 

2 - Converse sobre o valor total do dinheiro: Será que com esse dinheiro, conseguiremos comprar todos os ingredientes necessários? E se o dinheiro não der o que podemos fazer?

 

Observações: O professor deve planejar e programar a visita ao supermercado. Para tal, ao agendar essa visita, prefira supermercados no entorno da escola, pois assim, estará contribuindo para que o aluno perceba os comércios da sua comunidade, e será mais fácil ir a pé com os alunos com o auxílio dos guardas de trânsito da sua cidade. Caso não tenha nenhum supermercado nas proximidades providencie transporte para levar os alunos. 

 

Veja abaixo a sugestão para a lista de compras:

LISTA

Lista de compras. Fonte: Imagem da própria autora.

 

3 - De posse do dinheiro e da lista de compras (o professor pode disponibilizar uma lista para cada aluno, ou levar uma lista somente onde todos irão observá-la juntos) leve os alunos ao supermercado. Vá passando pelas gôndolas e observando quais os produtos que existem nas prateleiras, informando para que servem, ampliando as observações dos alunos no supermercado, até encontrar os produtos da lista.

 

Ao encontrar os produtos da lista você perceberá que tem uma variedade de preços para cada produto, faça essa observação com os alunos e peça para que eles identifiquem o produto mais barato.

Observe que nas etiquetas tem o nome do produto e o preço, converse com os alunos sobre o que precisamos para escrever o nome do produto (letras) e o preço (números). Observe as letras utilizadas e os números utilizados para a escrita o nome e preço de cada produto.

 

Lembre-se de observar com os alunos as quantidades, pesos, dos produtos que devem ser comprados.

 

Ao encontrar todos os produtos, peça que o aluno anote na lista de compras o valor de cada um. Ao final faça a soma juntamente com eles utilizando uma calculadora, para que possam observar se o dinheiro disponível é suficiente para pagar a conta e se sobrará troco.

 

Logo depois encaminhe para o caixa, esse momento é muito importante, pois a maioria dos alunos dessa idade não consegue entender o processo de colocar as coisas em um carrinho e depois pagar no caixa, por isso alguns escolhem os produtos pela cor, formato da caixa ou simplesmente por ter reconhecido os mesmos, não levando em consideração se pode pagar pelos mesmos.

 

supermercado supermercado supermercado supermercado

Ida ao supermercado com a turma do 1º período “B” 2013 ESEBA – UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

4 - Ao final da compra converse com os alunos sobre o troco. Explique que podemos guardar esse dinheiro para comprar outra coisa que precisamos. Se por acaso os alunos demonstrarem interesse por outras mercadorias que não estão na lista de compras, mas que cabem nesse valor como balas, pirulitos, ou outras guloseimas mais baratas, retome os combinados, mostrando que economizando podemos ter dinheiro para comprar também outras coisas que precisamos. Sabemos que as guloseimas estão no departamento dos deslizes de comportamento. Por isso, estabelecer combinados para obter esse tipo produto é uma boa dica. Ao perceber o que sobrou do dinheiro e assim deixar de comprar algo que no momento é supérfluo, contribui para o aprendizado de consumir somente o que é necessário.

 

5 - De volta a escola, envie uma tarefa para casa onde os alunos deverão procurar em revistas, jornais ou panfletos, letras e números colando-os separadamente no local correto. Relembrando as etiquetas vistas nos supermercados que se utilizam de letras e números para identificar cada produto. Veja o exemplo abaixo:

 

NA NOSSA VISITA AO SUPERMERCADO, APRENDEMOS COMO ORGANIZAR UMA COMPRA, ECONOMIZANDO ASSIM O NOSSO DINHEIRO. PARA ISSO, FIZEMOS UMA LISTA DE COMPRAS E COMPARAMOS OS PREÇOS.  AO PESQUISAR O MENOR PREÇO PERCEBEMOS TAMBÉM NAS ETIQUETAS DOS PRODUTOS, QUE AS LETRAS E OS NÚMEROS POSSUEM UMA FUNÇÃO SOCIAL DIFERENTE, COMO POR EXEMPLO: AS LETRAS SÃO UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NOMES DOS PRODUTOS E OS NÚMEROS PARA INFORMAR O VALOR DO MESMO. VISANDO CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DAS LETRAS E DOS NÚMEROS, PROCURE EM JORNAIS, REVISTAS E/OU PANFLETOS, LETRAS E NÚMEROS, RECORTE-OS E COLE-OS SEPARADAMENTE NOS LUGARES CORRETOS ABAIXO.

 

 

NÚMEROS

LETRAS

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 03 – Noções de peso, quantidade e volume.

 

1-    Quando a tarefa de casa for devolvida, passeie com os alunos pela escola e faça o exercício de identificação de onde são utilizados letras e números e as suas finalidades.

 

2-    Logo depois, retorne para sala de aula, mostre a receita que será trabalhada para os alunos e solicite que identifiquem os números e as letras utilizadas para a escrita dessa receita. Traga a lista de produtos que foram comprados e solicite aos alunos que identifiquem quais são os códigos que nos dizem sobre a quantidade a ser comprada de cada produto. Apresente os produtos comprados para que oriente os alunos a observarem as informações no rótulo, como por exemplo: na lata de leite em pó, quantas gramas essa possui, onde esta essa informação, qual o símbolo que representa a grama. No açúcar em qual local está informando o peso desse produto, qual o símbolo que o representa. Qual a diferença do leite para os outros produtos? Qual a simbologia que representa essa quantidade. Faça comparações, entre os tamanhos das embalagens, entre os pesos dos produtos e entre os pesos e tamanhos das embalagens criando situações problemas: será que o produto de maior embalagem é o mais pesado? Por quê?

      

Atividade 04 - Produzindo docinhos de chocolate.

 

1 – Chegou a hora de fazer os docinhos de chocolate, a receita escolhida pelo grupo foi bombom de leite em pó com chocolate.

 

Veja abaixo a receita:  

 

 

BOMBOM DE LEITE EM PÓ COM CHOCOLATE

INGREDIENTES

  • 10 COLHERES DE LEITE EM PÓ
  • 9 COLHERES DE AÇÚCAR REFINADA
  • 8 COLHERES DE ACHOCOLATADO
  • LEITE UHT EM QUANTIDADE SUFICIENTE PARA DAR O PONTO

MODO DE PREPARO

  1. COLOQUE EM UMA TIGELA O LEITE EM PÓ, O AÇÚCAR E O ACHOCOLATADO.
  2. MISTURE MUITO BEM.
  3. COLOQUE LEITE AOS POUCOS (MUITO POUCO) NA TIGELA E AMASSE BEM ATÉ DAR A LIGA.
  4. CUIDADO PARA NÃO COLOCAR LEITE DEMAIS, QUANTO MENOS LEITE ADICIONADO MAIS TRABALHO DARÁ PARA OBTER A LIGA, PORÉM O RESULTADO SERÁ MELHOR.
  5. APÓS A MASSA PRONTA, ENROLE PEQUENAS BOLINHAS (COMO BRIGADEIRO).
  6. CASO QUEIRA, PASSE NO AÇUCAR REFINADO.

 

Fonte: Receita disponível em: http://www.tudogostoso.com.br/receita/40958-bombom-de-leite-em-po-com-chocolate-sem-leite-de-coco.html. Acesso em 18 de novembro de 2013.

 

2-    Antes de iniciar a produção, solicite aos alunos que observem observe as características de uma receita. O que deve conter em uma receita: ingredientes, modo de preparo, quantidades a ser utilizada, qual é essa quantidade. Também trabalhe as questões de higiene para a preparação, como mãos limpas, toca de cabelo etc.

 

3-    Logo depois, faça a receita com os alunos. No nosso caso, multiplicamos essa receita por três, para produzirmos uma quantidade satisfatória de docinhos para todos os alunos.  

 

4-    Essa é uma ótima receita para ser trabalhada com os alunos menores, pois não é necessário ir ao fogo, podendo ser feita em sala de aula. Coloque os ingredientes em uma mesa grande, faça uma grande roda de cadeiras em volta, vá colocando os ingredientes, dando atenção às quantidades e fazendo essa contagem com os alunos. Permita que os alunos o ajudem na mistura da massa e a enrolar o docinho. Não se esqueça de trabalhar as questões de higiene para a produção de alimentos, como utilizar as toucas para cabelos e estar com as mãos bem limpas. 

 

receita receita receita receita receita receita

Fazendo bombons de chocolate. Turma 1º período “B”, 2013. ESEBA – UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

5 - Os alunos adoram o momento de realizar culinária e sempre pedem para levar a receita para casa para ser compartilhada com os familiares. Sendo assim, levando em consideração o interesse dos alunos, ao final proponha uma atividade onde eles deverão completar as quantidades da receita para que possam levar para casa e compartilhar com os familiares.

 

O professor deverá deixar um cartaz com a receita exposta na sala de aula para que possa servir de apoio para essa atividade.

Exemplo de atividade para completar receita.

 

receita

Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 05 – Conclusão sobre o planejando financeiro

 

1 - Faça uma roda de conversa com o aluno para concluir  o que seria o planejamento financeiro, para isso, sugerimos os seguintes questionamentos:

  • Nós fizemos um planejamento financeiro para fazer nossas compras?
  • Como isso foi feito?
  • Tínhamos dinheiro suficiente para fazer a compra dos ingredientes do nosso docinho de chocolate?
  • Quando economizamos na compra, sobrou dinheiro? O que fizemos com o dinheiro que sobrou?
  • E se não sobrasse o que iria acontecer?
  • Quando queremos comprar alguma coisa, mas naquele momento não temos dinheiro para isso, o que fazemos?

 

2 - É preciso reforçar com o aluno que é importante fazer escolhas e aprender como escolher. Gastar dinheiro é fazer uma escolha, juntá-lo é fazer outra escolha. É preciso pensar antes de agir para fazer nossas escolhas, verificar se é possível atender nosso desejo no momento em que queremos. Devemos ter calma e não ficar impaciente e irritado por ter que adiar nosso desejo, pois de acordo com o nosso planejamento realizado, tínhamos outras prioridades de compras e tivemos que adiar a aquisição de outros produtos para satisfazer nossos desejos imediatos.

Recursos Complementares

Professor para saber mais sobre a importância da educação financeira para os alunos leia a monografia de SOUZA, Débora Patrícia de. A importância da educação financeira infantil.   Belo Horizonte, 2012. Disponível no link: http://www.educacaofinanceira.com.br/tcc/importancia-da-educacao-financeira-infantil.pdf. Acesso em 10 de novembro de 2013. 

Avaliação

Avalie se os alunos compreenderam a importância do planejamento financeiro para obter produtos listados, bem como a importância de economizar e gastar apenas o necessário. Observe se eles aprenderam noções de peso, quantidade e volume através da receita. Verifique se eles diferenciam a estrutura de uma receita de outros textos, diferenciando número de letras. Verifique se conseguiram fazer a escrita dos numerais que estavam ausentes na atividade de registro.

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