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Bacia hidrográfica, escola e cidadania: caracterização, transformação e o Ph do planeta

 

18/11/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o conceito e a importância das bacias hidrográficas para a gestão da água.

- Identificar o nome e a caracterização geográfica da bacia hidrográfica onde está a escola e localizá-la no mapa do município.

- Reconhecer na escola elementos básicos utilizados para a gestão da água.

- Propor ações para melhoraria da utilização da água no ambiente escolar.

- Identificar possibilidades no bairro onde a escola está localizada para a minimização de impactos ambientais.

Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Hidrografia: definição

Gestão da água: definição

Hidrografia brasileira: caracterização e distribuição espacial

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a 6ª série do ensino fundamental e EJA.

Recomenda-se que a aula seja desenvolvida com a contribuição dos professores de informática, matemática, ciências, química e artes.

As atividades propostas preveem a inserção da escola no Programa Internacional para mapeamento do PH do planeta, coordenado, no Brasil, pela

Sociedade Brasileira de Química. Os procedimentos metodológicos para esta ação estão descritos na atividade 2.

 

 

Atividade 1: Conceituação

 

Bacia1

                                                           Disponível em  http://www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas/files/2011/12/Aula_3_bacia_hidrografica.pdf

 

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que acessem a fonte básica desta atividade, denominada Pacto das águas/bacias

hidrográficas, disponível em http://www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas/files/2011/12/Aula_3_bacia_hidrografica.pdf.

 

 

Além da fonte anterior, que se constitui no documento base, apresentam-se outras fontes complementares de

pesquisa.

 

As partes de um rio. Disponível em http://textosbrilhantes.blogspot.com.br/2010/03/as-partes-e-um-rio.html

O que é uma bacia hidrográfica. Disponível em

http://www.semarh.se.gov.br/comitesbacias/modules/tinyd0/index.php?id=22

 

 

Com base nas imagens e nos textos das fontes sugeridas, os alunos deverão formar grupos de quatro ou cinco pessoas para responder as perguntas

propostas no quadro 1. As respostas deverão ser anotadas no caderno.

Para facilitar a compreensão do conteúdo estudado, sugere-se que os alunos confeccionem maquetes para representação de uma bacia hidrográfica.

Para isso, deverão formar grupos de quatro ou cinco pessoas. Esta atividade será mais enriquecedora se puder contar com a contribuição do professor

de artes. As maquetes poderão ser confeccionadas com material de sucata ou com massa apropriada (papel machê, por exemplo). Exercitando o

conceito de sustentabilidade, sugere-se que se utilize papelão ou madeira na base da maquete, evitando-se as placas de isopor.

A socialização das investigações propostas no quadro 1 se tornará mais instigante se os alunos puderem visualizar as definições que acabaram de

pesquisar. Sempre que julgar conveniente, o professor promoverá as intervenções apropriadas.

 

Quadro 1. Interpretação da leitura do documento online Pacto das águas/bacias hidrográficas

 

 

1- O que se entende por bacia hidrográfica? Faça um desenho representativo de uma bacia hidrográfica no seu

caderno.

 

2- Como é possível identificar a margem direita e a margem esquerda de um rio?

 

3- Quanto à origem, como podem surgir os rios?

 

5- O que se entende por regime de um rio? No Brasil, quais são os regimes fluviais mais comuns?

 

6- Existem dois tipos de drenagem das águas de um rio: a endorreica e a exorreica. Busque a definição de ambas e

dê exemplos de rios brasileiros e rios estrangeiros, com esses tipos de drenagem.

 

7- Investigue as definições das seguintes terminologias utilizadas pela hidrologia:

a) Jusante.

b) Montante.

c) Talvegue.

d) Manancial.

e) Foz ou desembocadura.

f) Foz em estuário.

g) Foz em delta.

 

8- Quais são os tipos de aproveitamento econômico que se faz de uma bacia hidrográfica?

 

9- Quais ameaças podem acontecer às águas de um rio, que

a) atravessa uma cidade?

b) atravessa uma plantação de soja?

c) atravessa uma horta?

c) atravessa uma floresta?

 

GIL. Izabel Castanha, 2013 (Org.)

 

 

 

 

 

Atividade 2: Conhecendo a bacia hidrográfica onde se localiza a escola

Bacia2

                                                                                                   Fonte: Bacia hidrográfica do rio Pirapo/PR

                                             Disponível em http://cartageografica.blogspot.com.br/2011/10/bacia-hidrografica-do-rio-pirapo.html

 

Antecipadamente, o professor deverá providenciar uma carta geográfica do município ou da área onde a escola está localizada. As prefeituras municipais,

rotineiramente, utilizam esse material, sendo relativamente fácil a aquisição do mesmo junto ao órgão de engenharia ou obras. A carta geográfica deverá

ser xerocopiada e entregue aos alunos, para trabalho em grupo.

 

 

Com uma caneta hidrocor ou utilizando lápis coloridos, os alunos deverão destacar

 

1)  o trajeto do rio ou córrego mais próximo. Se houver uma nascente nessa área, ela deverá ser igualmente

destacada.

 

2) a localização da escola.

 

Observação

A confecção e a interpretação da maquete como recurso didático permitirão a visualização do que vem a ser uma

bacia hidrográfica, facilitando a construção do conceito desta categoria geográfica. A interpretação da carta geográfica

constitui-se numa etapa mais elaborada do processo de construção do conhecimento, favorecendo a abstração do

conceito estudado.

 

 

Outra fonte dessa informação geográfica é o aplicativo Google Earth. Com a ajuda do professor de informática, esse recurso deverá ser instalado nos

computadores do laboratório.

Utilizando a cópia impressa da carta geográfica, a maquete e observando a imagem virtual, os alunos deverão responder as seguintes perguntas:

 

Quadro 2. Interpretação da carta geográfica da área onde se localiza a escola

 

 

Em que bacia hidrográfica se localiza a escola?

 

1- Em relação aos pontos cardeais, em que porção do município (se for rural) ou da cidade (se for urbana) se localiza

a escola?

 

2- Qual é o nome do rio ou córrego mais próximo da escola? Qual é a distância da escola até ele?

 

3- Onde nasce e onde deságua esse rio ou córrego?

 

4- Em qual de suas margens se localiza a escola?

 

5- Considerando a localização da escola quanto à altitude e configuração do terreno, para onde escorre a água da

chuva, que cai no telhado e em toda a área interna?

 

6- Esse rio ou córrego faz parte de uma microbacia hidrográfica. Qual é o seu nome?

 

7- Essa microbacia faz parte de uma bacia hidrográfica maior. Identifique-a.

 

8- Qual é a altitude do ponto onde está localizada a escola? Qual é a altitude do local onde está localizada a nascente,

o córrego ou o rio mais próximo?

 

 

Após esta etapa de localização e interpretação de dados geográficos quanto à bacia hidrográfica onde se localiza a escola na carta geográfica, o

professor poderá organizar um passeio orientado pelas imediações da mesma. Em grupo de quatro ou cinco pessoas, os alunos deverão levar as suas

cartas geográficas, caderno e caneta para anotações, câmeras fotográficas e aparelhos de telefonia móvel para registro imagético de pontos

interessantes. Eles poderão também gravar depoimentos de pessoas a serem entrevistadas: moradores, trabalhadores, e outras pessoas disponíveis

no local.

 

O passeio deverá acontecer por etapas, levando os alunos a compreenderem as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociedade) e a

natureza naquela área. O quadro 2 traz sugestões de itens a serem observados durante o passeio didático.

 

 Quadro 3: Passeio pela escola e seus arredores

 

 

Etapa 1: Conhecendo o ambiente interno da escola

 

1- Caracterização do terreno (plano, ondulado, íngreme).

 

2- Caracterização do sistema de escoamento da água da chuva: canaletas, valetas, erosões, galerias de águas

pluviais, entre outros.

 

3- Caracterização do sistema de abastecimento de água: entrada, armazenamento, e saída da água utilizada nas

torneiras, sanitários, e outros. Se a água é tratada por um sistema externo (feito pela prefeitura ou por empresa

concessionária) ou tratada na própria escola (poço artesiano, por exemplo).

 

4- Caracterização do sistema de esgotamento sanitário: se é conectado a um sistema externo ou se é tratado na

própria escola (fossas sépticas ou outro sistema).

5- Caracterização geral da área, quanto à preservação: controle de erosão, presença de vegetação nativa ou plantada,

limpeza etc.

 

Etapa 2: Observação das imediações da escola

 

1- Calçamento e arruamento: pavimentação, escoamento das águas pluviais, limpeza, arborização, fiação elétrica,

sinalização, entre outros elementos.

2- Tipos de construções: residenciais, comerciais, industriais, agrícolas etc.

3- Principais atividades econômicas observadas: agricultura, indústria, serviços etc.

 

4- Limpeza, segurança e saúde pública (aparência geral): regularidade da coleta de lixo, zelo dos moradores, estado

de conservação dos terrenos baldios, esgotamento sanitário (rede coletora, fossa séptica, esgoto a céu aberto),

presença ou não de cobertura vegetal nativa, cuidados com o solo (erosão, curva de nível etc.), pavimentação

(conservada ou não), iluminação, sinalização etc.

 

5- Cuidado com os animais (domésticos, silvestres ou criações comerciais).

 

6- Topografia: plana, ondulada, íngreme.

 

7- Se houver corpos d´água, como se apresentam: correndo normalmente em seu leito ou canalizados, água limpa ou

poluída, presença ou não de mata ciliar, tipo de utilização (lazer, pesca, navegação, geração de energia, irrigação,

captação para abastecimento urbano ou de animais etc.).

 

Etapa 3: Observação da qualidade da água consumida na escola

 

Os alunos deverão identificar se a água utilizada na escola é captada na bacia hidrográfica onde ela está localizada ou

se a captação é feita em outra bacia hidrográfica. Essa informação  pode ser obtida na empresa concessionária

responsável por esse serviço, na prefeitura municipal, ou junto à administração da própria escola (caso o sistema de

captação, tratamento e distribuição seja feito pela própria unidade escolar).

 

Etapa 4: Entrevista com o diretor da escola

 

Para facilitar o trabalho, o professor deverá convidar o diretor da escola ou outro gestor para ir até a sala de aula. Com

esta entrevista, pretende-se levar os alunos a compreender o impacto que cada pessoa provoca no ambiente,

particularmente no item água e esgoto.

 

Sugestões de perguntas:

1- Qual é a fonte de abastecimento de água da escola?

2- O senhor tem controle sobre a qualidade da água que entra na escola?

2- O senhor tem controle sobre a qualidade da água armazenada nas caixas d´água existentes na escola?

4- Qual é o consumo mensal de água da nossa comunidade escolar? Quanto é gasto todos os meses? Quem paga esta água?

5- A escola mantém algum programa para estimular o uso responsável da água entre os membros da comunidade

escolar? Em caso negativo, por que? Em caso afirmativo, qual? Como funciona?

 

GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

 

Ainda durante o passeio, sugere-se que os alunos entrevistem pessoas com diferentes perfis: moradores, trabalhadores, comerciantes, transeuntes,

entre outros. As entrevistas deverão ser gravadas com a utilização de aparelhos de telefonia móvel. O uso dessa imagem deverá ser autorizado pelo

entrevistado. Sugere-se, então, que os alunos levem algumas cópias da autorização.

 

Quadro 4: Sugestão de autorização para uso de imagem e voz

 

 

Eu, ................................. (nome), RG .............................., autorizo o uso de minha imagem e da

 

minha voz para a realização de um trabalho escolar, sob a responsabilidade e orientação do

 

professor .................... (nome), da escola .................................... (nome da escola).

 

 

.............. (nome da cidade), ... de .............. de 201.....

 

__________________________________

                                                                                                                                 Assinatura

 

 

 

Quadro 5: Sugestões de perguntas a moradores e demais pessoas que poderão ser entrevistadas durante o passeio

 

 

Situação 1: local degradado

1- O senhor mora por aqui há muito tempo?

2- A paisagem que estamos vendo nesse momento sempre foi assim?

3- O rio já foi mais bem cuidado? Quando e por que houve alteração?

4- Quais são as desvantagens de um lugar mal cuidado?

5- O que seria necessário para melhorar o ambiente deste local? Quem deve fazer isso?

 

Situação 2: local bem cuidado

1- O senhor mora por aqui há muito tempo?

2- A paisagem que estamos vendo nesse momento sempre foi assim?

3- Observa-se que o local está bem cuidado. O senhor sabe quem realiza esses cuidados?

4- Quais são as vantagens de um local bem cuidado?

 

GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

 

 

Com a contribuição do professor de Ciências físicas e biológicas ou de Química, sugere-se que seja feita a análise da água disponível na escola antes

do consumo (nos reservatórios e nas torneiras) e após o consumo (pia da cozinha e do banheiro, e até uma amostra da água do esgoto). Essa

comparação é um importante recurso didático para que os alunos percebam a alteração que provocamos na água.

 

 

 

Esta atividade poderá ser desenvolvida como parte do Programa Internacional para mapeamento do PH do Planeta.

Objetivos, características, e formas de participação no programa estão disponíveis no site http://qnint.sbq.org.br/agua/.

 

Recomenda-se que o professor visite o site para conhecer melhor a proposta, antes de aplicá-la com seus alunos.

Trata-se de uma oportunidade para que a escola participe de um esforço global voltado à formação da consciência

ambiental.

 

Bacia3

 

 

 

O professor deverá dividir a turma em grupos de quatro pessoas para que realizem a coleta de amostras de água do córrego ou rio mais próximo da

escola, para fins de comparação com a água consumida internamente. O professor de Ciências ou de Química deverá orientar quanto à maneira correta

de se realizar essa coleta. Deverá também desenvolver com eles os procedimentos necessários para a realização da análise qualitativa da água.

Para efeitos de comparação e análise, o professor deverá estender a coleta da água a outros pontos: da torneira das residências dos alunos, de um poço

do tipo cisterna, de um poço artesiano (se for possível), e de outras fontes (represa, rio, ou oceano, para quem reside no litoral).

Depois de concluídas as etapas propostas pelo Programa, os resultados poderão ser adicionados no site http://qnint.sbq.org.br/agua/.

 

Atividade 4: Medindo o próprio consumo de água

 

Bacia4

                                                                              Disponível em http://www.cacavazamento.srv.br/consumo_de_agua/

 

Com a contribuição do professor de matemática, os alunos deverão observar o consumo mensal e diário de água em duas situações:

1) Consumo total e individual da família.

2) Consumo total da escola e consumo individual de cada membro da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários).

O professor deverá solicitar uma cópia do consumo mensal da escola e uma cópia da conta mensal de água residencial.  

 

O documento Consumo racional de água, disponível em http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?

temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db=&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40traz informações

sobre o consumo médio de água do brasileiro. Com base nesse indicador, os alunos deverão avaliar a sua média de consumo e a média de cada

membro de sua família. Outra observação será em relação ao consumo médio de cada membro da comunidade escolar.

 

Para que os alunos percebam o uso da água cotidiana, o professor deverá levá-los ao laboratório de informática para que acessem o link

http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/dia-agua/#. A atividade deverá ser realizada individualmente, para que cada aluno perceba a importância da

água em sua vida e os impactos que produz ao meio ambiente, particularmente no item consumo de água.

 

O professor deverá propor a formação de um grande círculo, quando cada aluno relatará os seus resultados.

 

Bacia5

Disponível em  http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/dia-agua/#

 

 

 

 

 

 

Atividade 4: Propondo soluções

 

BaciaA

                                                                                Disponível em http://www.historias-infantis.com/desenho-do-menino-e-a-carroca/

 

Após o desenvolvimento das atividades anteriores, os alunos terão informações diversificadas e com grande potencial para o exercício da cidadania.

Recomenda-se a representação visual das atividades desenvolvidas. Com apoio da direção da escola, as fotos poderão ser impressas para a confecção

de cartazes, que deverão ser fixados no mural da escola.

Em relação às experiências vivenciadas durante a fase investigativa, é possível que o professor e os alunos se deparem com algumas situações, como

as citadas na sequência.

 

Situação 1: A escola localiza-se num bairro limpo e bem cuidado

Nesse caso, sugere-se que a turma desfrute desse privilégio com um pique nique. Exercitando os princípios da organização de eventos, o professor

deverá orientar os alunos para que convidem uma outra turma para um momento de lazer. Com o apoio de outro professor, as turmas deverão reunir-se

em algum local externo (praça, clube, margens de um rio etc) para atividades recreativas e culturais: jogos, música, dança etc. Ao final, todo o lixo deverá

ser recolhido em sacolas levadas pelos alunos ou nas lixeiras existentes no local visitado.

 

Após o evento, os alunos deverão disponibilizar as fotos nas redes sociais da turma e no mural da escola. Os pontos fortes do local (limpeza,

organização, reflorestamento, rio com água limpa etc) deverão ser destacados com frases, flechas e outros indicadores que chamem a atenção dos

leitores.

Se a escola mantém algum programa dedicado especialmente à preservação ambiental, ele deverá também ser destacado nesta atividade. A sua

detecção provavelmente ocorreu durante a visita orientada ao ambiente escolar (ver quadro 3).

 

Situação 2: Consumo interno ou familiar de água superior à média recomendada pela OMS

Nesse caso, os alunos deverão identificar os pontos de desperdício: vazamentos, manutenção precária dos encanamentos, uso sem critérios nas ações

de limpeza, torneiras abertas com negligência, entre outros.  Essas observações deverão ser feitas durante a aula passeio (ver quadro 3).

 

As propostas de solução deverão ser encaminhadas à direção da escola, para providências. A turma poderá iniciar uma campanha interna para

sensibilização sobre o uso responsável da água. Essa campanha poderá ser desenvolvida com a participação do grêmio estudantil. Poderão ser

elaborados e fixados cartazes em diferentes pontos da escola, além de um cronograma para divulgação da iniciativa em todas as salas de aula.

Cada aluno poderá transformar-se num vetor de informação para a sua família, divulgando as ações que resultam em menor consumo de água.

 

Situação 3: Impactos ambientais nas imediações da escola

Durante o desenvolvimento das atividades, foi possível perceber que, de modo geral, o território está localizado numa determinada bacia hidrográfica. A

localidade poderá estar nas partes altas ou nas partes baixas da bacia hidrográfica, próxima ou distante de um corpo d´água. Devido ao escoamento das

águas pluviais, esses corpos d´água recebem e transportam materiais, como sedimentos e substâncias químicas de maior ou menor poder poluidor ou

contaminador.

Dependendo da situação detectada, o professor e seus alunos deverão organizar uma representação junto à Câmara municipal, Prefeitura municipal,

ONG existente no município, e até mesmo junto ao Ministério Público. Essa representação deverá ser substancialmente documentada com fotos,

depoimentos, artigos de jornal que já tenham noticiado as agressões ambientais, entre outros.

A representação poderá ser feita de duas maneiras:

1- o professor e um grupo de alunos representantes da turma deslocam-se até as instituições citadas e entregam a documentação organizada

anteriormente.

 

2- o professor organiza a vinda de autoridades vinculadas às instituições citadas e pessoas representativas na escola. Esta opção permite a participação

de toda a turma, transformando o evento numa oportunidade de interação da escola com os órgãos públicos e com a comunidade. Além da entrega do

documento, os alunos poderão fazer perguntas, questionar e propor soluções.

 

 

 

Conclusão da aula: cada grupo de alunos deverá organizar uma síntese da atividade vivenciada, redigindo textos com

diferentes características. Como sugestão, indicam-se algumas modalidades:

 

- texto narrativo dissertativo, relatando as observações e os conhecimentos adquiridos;

 

- texto dissertativo, destacando os principais conceitos que permearam a temática desenvolvida;

 

- crônica, inspirada nas diferentes percepções vivenciadas;

 

- poesia, inspirada em sentimentos e emoções vivenciadas;

 

- notícia jornalística, noticiando os principais fatos;

 

- carta endereçada a alguma pessoa ou autoridade diretamente relacionada aos fatos observados e vivenciados;

 

- carta endereçada àqueles que cuidam do ambiente ou que o agridem;

 

- ofício endereçado a uma das autoridades, convidando para participar de um debate na escola.

 

 

Após a leitura e a revisão do professor, os textos deverão ser fixados no mural da escola, próximo à exposição de fotos já elaborada pelos alunos.

Recursos Complementares

Consumo sustentável. Manual de educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

Instituto Trata Brasil divulga ranking do saneamento com avaliação dos serviços nas 81 maiores cidades do País. Disponível em http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/pdfs/ranking-81-cidades-release_final.p

Avaliação

O professor deverá estar atento e considerar o envolvimento e a participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, bem como na resolução das

questões propostas.

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