Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tcharam! Conhecendo as onomatopeias

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conceituar e reconhecer onomatopeias;

·         Identificar onomatopeias em histórias em quadrinhos;

·         Criar e escrever onomatopeias;

·         Identificar os diversos sons traduzidos por meio da onomatopeia;

·         Explorar a leitura dramatizada como ferramenta para compreender a figura de linguagem em estudo;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013. 

A partir do trabalho com as onomatopeias, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo “Leitura”.

 


quadro leitura 1

quadro leitura 2

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. MEC, SEB, 2012. p. 33.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, nesta aula objetivaremos trabalhar com uma figura de linguagem muito comum no cotidiano: as onomatopeias. Este recurso é muito utilizado em histórias em quadrinhos e desperta curiosidade pelo seu jeito peculiar de imitar um som, por meio de palavras ou fonemas.

Nesse primeiro momento, providencie diversas ilustrações de onomatopeias e espalhe pela sala de aula.

 

bong  glup

Fonte: Sítio: “Google”. Disponível em:

<https://www.google.com.br/search?hl=ptBR&source=hp&q=onomatopeias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=&tbm=isch>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

Em seguida, converse com a turma:

 

·         Vocês já viram esse tipo de imagem?

·         Onde?

·         O que elas representam?

·         Vocês conhecem outras?

·         Como chamamos esse tipo de imagem?

 

Professor, onomatopeia significa imitar um som com um fonema ou palavra. Identifique os conhecimentos prévios dos alunos e explique que essas imagens são chamadas de onomatopeias.

O que seria de uma história em quadrinhos se não fosse a onomatopeia? Sabe esses nomes estranhos, que provocam uma fala diferente e divertida nas histórias? Pois é, eles geralmente aparecem para imitar barulhos, ruídos, sons e movimentos; e nem precisa ser só de pessoas, pode ser de animais, objetos e coisas.

 

Criando Onomatopeias

1ª sugestão:

Professor, organize um momento na sala de aula para os alunos criarem onomatopeias.

Peça para cada aluno fazer algum som com algum objeto disponível na sala (lápis, estojo, caderno, garrafa) ou com alguma parte do corpo. Em seguida, a turma deverá falar o som que escutaram. Professor, cada aluno poderá identificar fonemas diferentes para exemplificar, se estiver de acordo, considere as diferenças.

 

2ª sugestão:

Professor, se preferir disponha as carteiras dos alunos em círculo e deixe o centro da sala de aula vazio. Disponibilize uma folha de papel em branco para cada aluno registrar o que será solicitado.
Providencie alguns materiais que utilizará (folhas comuns, molho de chaves, garrafa pet com água dentro, um livro, copo descartável, dentre outros) e sente-se no centro da sala de aula onde todos os alunos possam visualizá-lo.

Os alunos deverão criar uma onomatopeia para cada ação que você fizer e anotá-las nas folhas, identificando o objeto que a produziu.

 

ono uktma

Fonte: Sítio: "Veele". Disponível em:

<http://veele.wordpress.com/como-fazer-uma-historia-em-quadrinhos/>.

Acesso em: 18 de nov. 2013.

 

VARIAÇÃO:

Se preferir, os alunos poderão identificar as onomatopeias utilizando a pintura digital do programa Tux Paint do laptop Classmate.Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros; para os alunos desenvolverem a criatividade.

 

tux

 

Fonte: “Tux Paint”. Disponível em:

<http://tux-paint.en.softonic.com/?ab=3>.

Acesso em: 15 de nov. de 2013.

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, bem sabemos que a maioria dos alunos tem contato com animais. Por isso, estabeleça um trabalho relacionando animais e onomatopeias. Convide os alunos a assistirem a um vídeo, no qual eles terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca dos sons produzidos pelos animais.

Leve os alunos ao Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox  (Área de Trabalho > Navegador de Internet) o sítio a seguir:

<http://www.youtube.com/watch?v=NsdA6TVV_Gc>. Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

video a lingua dos animais

Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=NsdA6TVV_Gc>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

Depois de assistirem ao vídeo, reproduza-o novamente e vá pausando na imagem dos animais. Peça aos alunos para escreverem a palavra que representa o som emitido por cada animal.

A seguir, disponibilize para cada aluno o poema “Vozes dos animais” do autor Pedro Diniz.

 

VOZES DOS ANIMAIS

 

Muge a vaca; berra o touro;

Grasna a rã; ruge o leão;

O gato mia; uiva o lobo;

Também uiva e ladra o cão.

 

Relincha o nobre cavalo;

Os elefantes dão urros;

A tímida ovelha bala;

Zurrar é próprio dos burros.

 

Sabem as aves ligeiras

O canto seu variar:

Fazem às vezes gorjeios

Às vezes põem-se a chilrar.

 

Bramam os tigres, as onças;

Pia, pia o pintinho;

Cucurica e canta o galo;

Late e gane o cachorrinho.

 

A vitelinha dá berros;

O cordeirinho, balidos;

O macaquinho dá guinchos;

A criancinha vagidos.

 

Fonte: Sítio: “Peregrina Cultural”. Disponível em:

<http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/13/vozes-dos-animais-poema-de-pedro-diniz/>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Realize a leitura com a turma e peça para escreverem o som produzido por cada animal do poema. Posteriormente, retome a leitura do poema fazendo os sons característicos de cada animal. A leitura poderá ser realizada da seguinte forma: Os meninos leem e as meninas fazem o som dos animais e depois inverte.

Abaixo segue uma atividade para relacionar o som ao animal correspondente:

 

atividades animais

anmais

 

Fonte: Sítio: “Blogspot Varal de atividades”. Disponível em:

<http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2010/10/onomatopeia.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

2 – Disponibilize o diálogo abaixo à turma:

 

O telefone

-Triim...triim...triiim...

-Au?

-Alô? É você Rex?

-Au!Au!

-Ambrósio está?

-Au.

-Vá chamá-lo, por favor.

-Au...

-Alô, Ambrósio?

-Miau.

-Ambrósio, não esqueça de tomar seu remédio.

-Miau.

-Então um beijo, até já.

-Bip, bip, bip, bip...

 

(EDUAR,Gilles,In: Diálogos interessantíssimos)

 

Fonte: Sítio: “Abc do Português”. Disponível em:

<http://abcdoportugues.blogspot.com.br/2012/06/onomatopeia-explicacao-e-atividade.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Converse com a turma:

Nesse texto, são usadas várias onomatopeias. Vamos ver o que entenderam sobre ele. Respondam às questões:

 

·         Quais identificam as personagens que participam do diálogo?

·         Quem são esses personagens?

·         Triim, triim, triim diz respeito a qual som?

·         Bip, bip, bip, bip é a imitação de qual som?

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Tcharam... Vamos brincar com onomatopeias?

 

Professor, realize com a turma um “Jogo da memória” com algumas onomatopeias. Disponibilize as peças abaixo para cada grupo de quatro alunos e peça para colorirem as peças e montarem o jogo.

 

jogo 1 jogo 2  

jogo 3

jogo 4  jogo 5

 

Fonte: Sítio: “Blogspot educando com a tia Mara e Cia”. Disponível em:

<http://educandocomatiamaraecia.blogspot.com.br/2013/03/vamos-brincar-com-onomatopeias.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Após o jogo, entregue uma cartolina branca para cada grupo e solicite que os alunos criem uma história usando as peças do “Jogo da memória”, isto é, as onomatopeias.

 

A seguir proponha as atividades abaixo para a turma:

 

1-      Observe as imagens e escreva o que representa o som de cada onomatopeia.

 

atividade

Fonte: Sítio: “Blogspot Varal de atividades”. Disponível em:

<http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2010/10/onomatopeia.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

2 – Pesquise em gibis e escreva os significados das onomatopeias:

 

gibi

 

Fonte: Sítio: “Blogspot Varal de atividades”. Disponível em:

<http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2010/10/onomatopeia.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

3) Crie sons para as imagens abaixo:

 

tirinha

Fonte: Sítio: “Arco-íris”. Disponível em:

<http://arco-iris2.blogspot.com.br/2010/11/conhecendo-experiencias-procure.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

4ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Interpretando tirinhas

 

Professor, providencie várias tirinhas para a identificação de onomatopeias. Organize a turma em 6 (seis) grupos e disponibilize uma tirinha para cada grupo.

Veja alguns exemplos:

 

tirinha chico

 Fonte: Sítio: “Blogspot Varal de atividades”. Disponível em:

<http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2010/10/onomatopeia.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

cebolinha

Fonte: Sítio: “Língua portuguesa avm”. Disponível em:

<http://linguaportuguesaavm.blogspot.com.br/2009/11/onomatopeia-e-as-historias-em.html>. Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

magali

Fonte: Sítio: “Arco-íris”. Disponível em:

<http://arco-iris2.blogspot.com.br/2010/11/conhecendo-experiencias-procure.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

magali 2

Fonte: Sítio: “Arte e manhas da língua”. Disponível em:

<http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/2011/08/mas-essa-magali.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

cascao

Fonte: Sítio: “PIBID letras UEA”. Disponível em:

<http://pibidletrasuea.blogspot.com.br/2012/03/genero-textual-tirinhas-aula-01.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

maluquinhof

Fonte: Sítio: “Blogspot 3. BP”. Disponível em:

<http://3.bp.blogspot.com/_X643PcxIPVk/SYIaM_w7f-I/AAAAAAAAP3w/aPxMUiGMqtE/s1600-h/mmp212_28%20de%20janeiro.jpg>.

Acesso em: 15 de nov. de 2013.

 

 

Nesta atividade os alunos deverão compreender do que se trata a tirinha e identificar as onomatopeias como recurso linguístico no texto.

Professor, elabore questionamentos e entregue para cada grupo responder, a partir da sua tirinha. Veja um exemplo:

 

·         O que acontece na sua tirinha?

·         De acordo com nossos estudos nas atividades anteriores, qual é o nome que damos às palavras que representam o som das coisas?

·         Existe alguma onomatopeia na sua tirinha?

·         Qual (is)?

·         O que esse som representa?

·         Você acha que esse recurso faz o texto ficar mais divertido? Por quê?

 

VARIAÇÃO:

Professor, se preferir, faça rodízio das tirinhas de modo que todos os grupos trabalhem com todas. Posteriormente, providencie cópias das tirinhas para todos os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa.

 

Em seguida faça uma tira em branco para cada aluno montar uma tirinha usando algumas onomatopeias. Auxilie sempre que possível. A mediação nesse momento é fundamental.

 

af

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Terminada a atividade, solicite que cada aluno apresente aos colegas a tirinha que criou. Em seguida, afixe todas as tirinhas no mural da sala da aula ou da escola, a fim de que toda a comunidade escolar conheça a produção da turma.

Recursos Complementares

Fonte: Sítio: "Portal educação. Exemplos variados de onomatopeias". Disponível em:<http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/7626/o-que-e-onomatopeia>. Acessado em: 15 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à compreensão, identificação e usos das onomatopeias que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a utilização das onomatopeias em histórias em quadrinhos, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.