21/11/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Artur Navarro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Memória |
O aluno poderá aprender os principais acontecimentos da Era Napoleônica, com ênfase no governo francês, sendo o mais importante o Código Civil napoleônico, do qual ainda existem alguns pontos em vigor até hoje na França.
Aprenderá, também, as consequências de seus feitos militares, que atingiram não só a Europa, mas também as Américas. Na Europa, a guerra acabou interferindo em suas estruturas sociais, causando instabilidade civil e fazendo com que as monarquias temessem novas revoluções, como a Francesa. Nas Américas, tem-se o caso do Brasil, que serviu de refúgio para a família real portuguesa em 1808, o que não só fez com que o Brasil se tornasse a nova sede do governo português, provocando uma série de mudanças no País, como também acelerou sua independência em 1822.
É indispensável que o aluno tenha conhecimento sobre a Revolução Francesa, seus ideais e consequências, assim como entender as características do regime absolutista que predominava na Europa à época.
Ele, também, deve ter conhecimento sobre a Revolução Gloriosa na Inglaterra e a primeira Revolução Industrial. Além disso, é importante que o aluno já tenha estudado sobre a colonização das Américas, com ênfase no Brasil, antes da vinda da família real portuguesa.
1ª AULA
INTRODUÇÃO
A introdução desta aula tem o objetivo de situar o aluno na Europa e, posteriormente, na França da época.
Para tal, é aconselhável que o professor comece a aula com uma pequena retrospectiva dos temas que são descritos no item acima, abordando principalmente a Revolução Francesa. Também deverá ser ressaltada a formação da Primeira Coligação, aliança feita entre os países europeus para derrotar a França revolucionária, pois isso facilitará a compressão do aluno quanto ao rumo que tomará a história de Napoleão.
O professor poderá utilizar-se de imagens para ilustrar a aula, tais como as sugeridas abaixo:
- Imagem 1:
Jacques-Louis David, O Imperador Napoleão em seus estudos em Tulherias. Óleo sobre tela,total: 203.9 x 125.1 cm (80 1/4 x 49 1/4 pol.): 243,9 x emolduradas 165,1 x 15,2 cm (96 x 65 x 6 polegadas). Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/Napoleon_in_His_Study.jpg
- Imagem 2:
Posições iniciais da Batalha de Waterloo. Disponível em: http://greatmilitarybattles.com/%3A/Users/User/Desktop/GREAT%20MILITARY%20BATTLES/Battle_of_Waterloo_Map.jpg
Batalha de Borodino. Disponível em: http://datavizblog.files.wordpress.com/2013/06/princebragatlastcountbo.jpg
- Imagem 4:
HMS Victory,navio comandado pelo almirante Horatio Nelson, que derrotou Napoleão na Batalha de Trafalgar. Exposto hoje no PortsmouthHistoric Dockyard, Reino Unido. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/bd/Hms_victory.JPG
DESENVOLVIMENTO
Após a introdução, o professor deverá discutir o personagem Napoleão propriamente dito.
Quanto ao início de sua carreira e vida, fica a critério do professor explicar ou não, porém poderá fazer uma rápida passagem pelo início de sua carreira e pela sua luta durante a Revolução Francesa.
2ª e 3ª AULAS
Apesar de haver conseguido algumas vitórias, Napoleão não foi bem-sucedido nesta campanha. Embora tenha vencido em Alexandria e na Batalha das Primardes, a frota de Napoleão foi destruída na Batalha do Nilo pelos ingleses, cortando sua ligação com a França e isolando as tropas napoleônicas.
Em 1799, Napoleão acabou abandonando suas tropas e voltou para Paris, devido a uma grave crise politica. Mais tarde, suas tropas foram massacradas pelos turcos e a França foi obrigada a se render no Mediterrâneo.
Atividade em sala
Para melhor entendimento e maior participação do aluno na aula, o professor poderá dividir a sala em dois grupos: um ficará encarregado de pesquisar sobre a Campanha do Egito e outro, sobre a Campanha do Mediterrâneo.
Ficará a cargo do professor orientar os alunos nesta pesquisa. A partir dela, deverá ser elaborado um relatório contendo os motivos das campanhas, as principais batalhas e as consequências da campanha.
Obs:É importante que o aluno adquira imagens nesta pesquisa e, com elas, vá efetuando um miniacervo, como o objetivo de facilitar futuras pesquisas e atividades, como o trabalho descrito no final desta aula.
Algumas sugestões de sites para a pesquisa:
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/napoleao-batalha-das-piramides-1798.htm
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/aventura-napoleao-terra-faraos-434483.shtml
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/napoleao_italia.htm
http://www.jornallivre.com.br/207733/tudo-sobre-a-campanha-de-napoleao-na-italia.html
4ª e 5ª AULAS
Após haver explicado essas duas importantes campanhas de Napoleão, o professor deverá focar nos feitos políticos e civis de Napoleão.
O professor poderá começar do ponto onde parou na aula anterior, com a chegada de Napoleão a Paris, quando ele aplicará o golpe conhecido como 18 Brumário e derrubará o Diretório, instaurando o governo do consulado.
O consulado tinha características republicanas e era dominado por militares.
Neste período destacam-se como os principais feitos de Napoleão: a criação do Banco da França, o Código Penal e o Código Civil. Este último deverá receber atenção especial, com destaque para os principais pontos nele contidos: a separação do Estado e da Igreja e a igualdade entre todos os homens.
A aula deverá ser encerrada com a realização de um plesbicito entre os alunos para a restauração da Monarquia e a autocoroação de Napoleão como Imperador.
Atividade em sala
Ao final desta aula, os alunos deverão dividir-se em grupos que ficarão encarregados de pesquisar sobre o Código Civil e o Código Penal Napoleônico e sua importância para os dias de hoje.
A partir disso, deverão efetuar um relatório de pesquisa e, posteriormente, um debate sobre o resultado da pesquisa.
Alguns sites sugeridos:
http://www.infoescola.com/direito/codigo-napoleonico/
http://www.brasilescola.com/historiag/era-napoleonica.htm
http://www.educacional.com.br/reportagens/napoleao/imperio.asp
6ª e 7ª AULAS
Aqui será discutido o período expansionista de Napoleão, especialmente as principais batalhas. Recomenda-se não entrar em detalhes, a não ser que seja do interesse do professor e dos alunos.
É recomendável que se comece por Trafalgar e o fracasso de Napoleão na tentativa de invadir a Inglaterra, passando para Austerlitz, quando Napoleão derrota a Terceira Coligação. Essa vitória abre caminho para Napoleão impor às demais nações o famoso Bloqueio Continental, que seria uma alternativa de vencer os ingleses, e que deverá ser explicado detalhadamente.
A partir daqui, vale a pena abrir um parênteses e citar a fuga da família real portuguesa para o Brasil, pelo fato de Portugal não haver aderido ao Bloqueio de Napoleão e, com isso, decidir invadir esse país.
Sendo assim, a aula agora deverá seguir na direção do declínio do Império Napoleônico. Esse declínio deverá começar com a derrota na Rússia, apresentando curiosidades aos alunos, como a tática conhecida como Terra Queimada, usada pelas forças russas, assim como a influência do inverno nessa derrota.
É importante lembrar que essa derrota tirou a fama de invencibilidade das tropas francesas, o que encorajou as nações subjulgadas a lutarem novamente, formando a Confederação do Reno. Assim a França, enfraquecida, acabou perdendo a Batalha das Nações, e Paris capitula em 1814.
Para finalizar, o professor deverá dar informações aos alunos sobre o exílio de Napoleão em Elba e sua fuga. Em seguida, dar uma breve explicação sobre o governo dos cem dias, para culminar na Batalha de Waterloo na Bélgica e no novo exílio de Napoleão em Santa Helena, onde ele morreu, em 1821.
8ª e 9ª AULAS
Atividade de pesquisa
Com base nos relatórios de pesquisa, nas imagens recolhidas e nas discussões realizadas, os alunos deverão compor um jornal da época.
Sendo assim, a sala deverá ser dividida em dois grandes grupos: um se encarregará de elaborar um jornal monárquico absolutista, enquanto o outro, de caráter pró-revolucionário.
Os dois jornais deverão noticiar dois eventos, sendo os mesmos para ambos os grupos, apresentando os seus respectivos interesses políticos. Um desses eventos deverá ter cunho militar, como a Batalha de Waterloo e o outro, político, como a coroação de Napoleão a imperador.
Os eventos deverão ser escolhidos por votação em sala de aula e a pesquisa feita em livros ou na Internet.
Sugestões de sites:
http://www.infoescola.com/historia/batalha-de-waterloo/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/waterloo/
http://www.batalhadewaterloo.com.br/batalha_home.htm
http://www.mundoeducacao.com/historiageral/a-coroacao-napoleao-atraves-imagens.htm
http://www.escolakids.com/coroacao-de-napoleao-bonaparte.htm
Sitesque podem ajudar na elaboração do jornal:
http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/
http://nescolas.dn.pt/index.php?a=glossario
10ª AULA
Esta aula se destina à apresentação dos jornais e a um debate entre os grupos.
Alguns sites para ajudar o aluno em sua pesquisa:
http://www.brasilescola.com/historiag/era-napoleonica.htm
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/eranapoleonica.htm
http://www.infoescola.com/direito/codigo-napoleonico/
http://www.brasilescola.com/historiag/era-napoleonica.htm
Se for do interesse do aluno, ele poderá assistir à minissérie de Napoleão, de quatro episódios, disponivel nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=2i9TyAsMqYw
http://www.youtube.com/watch?v=9Hc0tNC8WqE
http://www.youtube.com/watch?v=EPVt7C8Vxj0
http://www.youtube.com/watch?v=hZRdaR1J7-Q
Caso o aluno se interesse por videogames, recomenda-se o jogo disponível em:
A avaliação deverá ter como critério o desempenho dos alunos durante os debates e, também, a coerência e o conteúdo dos textos elaborados por eles. Além disso, deverão ser avaliadas a participação de cada aluno no interior desses grupos e sua capacidade de mobilizar recursos para realizar as atividades propostas pelo professor.
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