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“A Era Napoleônica”

 

21/11/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Artur Navarro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender os principais acontecimentos da Era Napoleônica, com ênfase no governo francês, sendo o mais importante o Código Civil napoleônico, do qual ainda existem alguns pontos em vigor até hoje na França.

Aprenderá, também, as consequências de seus feitos militares, que atingiram não só a Europa, mas também as Américas. Na Europa, a guerra acabou interferindo em suas estruturas sociais, causando instabilidade civil e fazendo com que as monarquias temessem novas revoluções, como a Francesa. Nas Américas, tem-se o caso do Brasil, que serviu de refúgio para a família real portuguesa em 1808, o que não só fez com que o Brasil se tornasse a nova sede do governo português, provocando uma série de mudanças no País, como também acelerou sua independência em 1822.

Duração das atividades
Dez aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É indispensável que o aluno tenha conhecimento sobre a Revolução Francesa, seus ideais e consequências, assim como entender as características do regime absolutista que predominava na Europa à época.

Ele, também, deve ter conhecimento sobre a Revolução Gloriosa na Inglaterra e a primeira Revolução Industrial. Além disso, é importante que o aluno já tenha estudado sobre a colonização das Américas, com ênfase no Brasil, antes da vinda da família real portuguesa. 

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

INTRODUÇÃO

A introdução desta aula tem o objetivo de situar o aluno na Europa e, posteriormente, na França da época.

Para tal, é aconselhável que o professor comece a aula com uma pequena retrospectiva dos temas que são descritos no item acima, abordando principalmente a Revolução Francesa. Também deverá ser ressaltada a formação da Primeira Coligação, aliança feita entre os países europeus para derrotar a França revolucionária, pois isso facilitará a compressão do aluno quanto ao rumo que tomará a história de Napoleão.

O professor poderá utilizar-se de imagens para ilustrar a aula, tais como as sugeridas abaixo:

- Imagem 1:

 Napoleão em seus estudos.

Jacques-Louis David, O Imperador Napoleão em seus estudos em Tulherias. Óleo sobre tela,total: 203.9 x 125.1 cm (80 1/4 x 49 1/4 pol.): 243,9 x emolduradas 165,1 x 15,2 cm (96 x 65 x 6 polegadas). Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/Napoleon_in_His_Study.jpg

 

  - Imagem 2:  

    Batalha de Waterloo

  Posições iniciais da Batalha de Waterloo. Disponível em:                      http://greatmilitarybattles.com/%3A/Users/User/Desktop/GREAT%20MILITARY%20BATTLES/Battle_of_Waterloo_Map.jpg

Borodino

Batalha de Borodino. Disponível em: http://datavizblog.files.wordpress.com/2013/06/princebragatlastcountbo.jpg

 

- Imagem 4:

HMS Victory.

HMS Victory,navio comandado pelo almirante Horatio Nelson, que derrotou Napoleão na Batalha de Trafalgar. Exposto hoje no PortsmouthHistoric Dockyard, Reino Unido. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/bd/Hms_victory.JPG

DESENVOLVIMENTO

Após a introdução, o professor deverá discutir o personagem Napoleão propriamente dito.

Quanto ao início de sua carreira e vida, fica a critério do professor explicar ou não, porém poderá fazer uma rápida passagem pelo início de sua carreira e pela sua luta durante a Revolução Francesa.

A partir daí, deverá falar do cerco de Toulon. Toulon era um importante porto francês onde ocorreu um bloqueio por parte dos britânicos. É na batalha para libertar Toulon que Napoleão se destacou por seus dons estratégicos.
 
O aspecto mais relevante deste episódio foi a vitória obtida por Napoleão sob o Levante Monarquista, em 1795, que concedeu a Napoleão repentina fama. 
 

2ª e 3ª AULAS

Após a introdução sobre o início da carreira de Napoleão, o professor poderá discutir sobre as campanhas de Napoleão na Itália e no Egito. 
 
Devido à ordem cronológica, poderá iniciar-se pela campanha da Itália, que também foi parte importante da guerra contra a Primeira Coligação.
 
Vale lembrar que a Itália ainda não era unificada e que a Áustria exercia grande influência sobre os reinos ao norte da Itália, sendo também a que oferecia maior resistência às tropas francesas na Itália.
 
Sobre esta campanha, o professor deverá falar apenas de duas batalhas vencidas por Napoleão: as de Lodi e Arcole. Estas foram decisivas para a guerra, pois, com os austríacos derrotados, foi possível subjugar os Estados pontífices e abrir caminho para marchar até a Áustria, que se encontrava desprotegida, forçando assim a rendição dos austríacos.
 
Após o término das negociações, foi assinado o Tratado de Campoformio, que obrigou a Áustria a entregar parte de seu território, assim como se deu por terminada a guerra da Primeira Coligação.
 
Ainda durante o período da campanha, Napoleão começou a sofrer oposição dos monarquistas em Paris e, no dia 4 de setembro, deu um Golpe de Estado, conhecido como  “Coup d'État du 18 Fructidor”, levando os republicanos ao poder.
 
 
Campanha do Mediterrâneo.
 
O professor deverá passar brevemente por esta campanha, que tinha como objetivo tomar o Egito para, posteriormente, ameaçar as colônias britânicas na Índia.

Apesar de haver conseguido algumas vitórias, Napoleão não foi bem-sucedido nesta campanha. Embora tenha vencido em Alexandria e na Batalha das Primardes, a frota de Napoleão foi destruída na Batalha do Nilo pelos ingleses, cortando sua ligação com a França e isolando as tropas napoleônicas.

Em 1799, Napoleão acabou abandonando suas tropas e voltou para Paris, devido a uma grave crise politica. Mais tarde, suas tropas foram massacradas pelos turcos e a França foi obrigada a se render no Mediterrâneo.

Atividade em sala

Para melhor entendimento e maior participação do aluno na aula, o professor poderá dividir a sala em dois grupos: um ficará encarregado de pesquisar sobre a Campanha do Egito e outro, sobre a Campanha do Mediterrâneo.

Ficará a cargo do professor orientar os alunos nesta pesquisa. A partir dela, deverá ser elaborado um relatório contendo os motivos das campanhas, as principais batalhas e as consequências da campanha.

Obs:É importante que o aluno adquira imagens nesta pesquisa e, com elas, vá efetuando um miniacervo, como o objetivo de facilitar futuras pesquisas e atividades, como o trabalho descrito no final desta aula.

Algumas sugestões de sites para a pesquisa:

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/napoleao-batalha-das-piramides-1798.htm

http://www.dw.de/1798-napole%C3%A3o-come%C3%A7a-a-campanha-do-egito/a-324996-1?maca=bra-uol-all-1387-xml-uol

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/aventura-napoleao-terra-faraos-434483.shtml

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/napoleao_italia.htm

http://www.jornallivre.com.br/207733/tudo-sobre-a-campanha-de-napoleao-na-italia.html

4ª e 5ª AULAS

Após haver explicado essas duas importantes campanhas de Napoleão, o professor deverá focar nos feitos políticos e civis de Napoleão.

O professor poderá começar do ponto onde parou na aula anterior, com a chegada de Napoleão a Paris, quando ele aplicará o golpe conhecido como 18 Brumário e derrubará o Diretório, instaurando o governo do consulado.

O consulado tinha características republicanas e era dominado por militares.

Neste período destacam-se como os principais feitos de Napoleão: a criação do Banco da França, o Código Penal e o Código Civil. Este último deverá receber atenção especial, com destaque para os principais pontos nele contidos: a separação do Estado e da Igreja e a igualdade entre todos os homens.

A aula deverá ser encerrada com a realização de um plesbicito entre os alunos para a restauração da Monarquia e a autocoroação de Napoleão como Imperador.

Atividade em sala

Ao final desta aula, os alunos deverão dividir-se em grupos que ficarão encarregados de pesquisar sobre o Código Civil e o Código Penal Napoleônico e sua importância para os dias de hoje.

A partir disso, deverão efetuar um relatório de pesquisa e, posteriormente, um debate sobre o resultado da pesquisa.

Alguns sites sugeridos:

http://www.infoescola.com/direito/codigo-napoleonico/

http://www.brasilescola.com/historiag/era-napoleonica.htm

http://www.educacional.com.br/reportagens/napoleao/imperio.asp

6ª e 7ª AULAS

Aqui será discutido o período expansionista de Napoleão, especialmente as principais batalhas. Recomenda-se não entrar em detalhes, a não ser que seja do interesse do professor e dos alunos.

É recomendável que se comece por Trafalgar e o fracasso de Napoleão na tentativa de invadir a Inglaterra, passando para Austerlitz, quando Napoleão derrota a Terceira Coligação. Essa vitória abre caminho para Napoleão impor às demais nações o famoso Bloqueio Continental, que seria uma alternativa de vencer os ingleses, e que deverá ser explicado detalhadamente.

A partir daqui, vale a pena abrir um parênteses e citar a fuga da família real portuguesa para o Brasil, pelo fato de Portugal não haver aderido ao Bloqueio de Napoleão e, com isso, decidir invadir esse país.

Sendo assim, a aula agora deverá seguir na direção do declínio do Império Napoleônico. Esse declínio deverá começar com a derrota na Rússia, apresentando curiosidades aos alunos, como a tática conhecida como Terra Queimada, usada pelas forças russas, assim como a influência do inverno nessa derrota.

É importante lembrar que essa derrota tirou a fama de invencibilidade das tropas francesas, o que encorajou as nações subjulgadas a lutarem novamente, formando a Confederação do Reno. Assim a França, enfraquecida, acabou perdendo a Batalha das Nações, e Paris capitula  em 1814.

Para finalizar, o professor deverá dar informações aos alunos sobre o exílio de Napoleão em Elba e sua fuga. Em seguida, dar uma breve explicação sobre o governo dos cem dias, para culminar na Batalha de Waterloo na Bélgica e no novo exílio de Napoleão em Santa Helena, onde ele morreu, em 1821.

 

8ª e 9ª AULAS

Atividade de pesquisa

Com base nos relatórios de pesquisa, nas imagens recolhidas e nas discussões realizadas, os alunos deverão compor um jornal da época.

Sendo assim, a sala deverá ser dividida em dois grandes grupos: um se encarregará de elaborar um jornal monárquico absolutista, enquanto o outro, de caráter pró-revolucionário.

Os dois jornais deverão noticiar dois eventos, sendo os mesmos para ambos os grupos, apresentando os seus respectivos interesses políticos. Um desses eventos deverá ter cunho militar, como a Batalha de Waterloo e o outro, político, como a coroação de Napoleão a imperador.

Os eventos deverão ser escolhidos por votação em sala de aula e a pesquisa feita em livros ou na Internet.

Sugestões de sites:

http://www.infoescola.com/historia/batalha-de-waterloo/

http://www.sohistoria.com.br/ef2/waterloo/

http://www.batalhadewaterloo.com.br/batalha_home.htm

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/a-coroacao-napoleao-atraves-imagens.htm

http://www.escolakids.com/coroacao-de-napoleao-bonaparte.htm

Sitesque podem ajudar na elaboração do jornal:

http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/redacao---noticia-a-estrutura-do-texto-jornalistico.htm

http://nescolas.dn.pt/index.php?a=glossario

 

10ª AULA

Esta aula se destina à apresentação dos jornais e a um debate entre os grupos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ter como critério o desempenho dos alunos durante os debates e, também, a coerência e o conteúdo dos textos elaborados por eles. Além disso, deverão ser avaliadas a participação de cada aluno no interior desses grupos e sua capacidade de mobilizar recursos para realizar as atividades propostas pelo professor.

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