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Adicionar e subtrair com o Material Cuisenaire

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o Material Cuisenaire;

·         Desenvolver experiências concretas para conduzir abstrações mais complexas;

·         Compreender o Sistema de Numeração Decimal;

·         Realizar operações de adição e subtração utilizando o Material Cuisenaire;

·         Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;

·         Desenvolver raciocínio lógico matemático;

·         Registrar as atividades realizadas;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa’. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013. 

A partir do trabalho com o Material Cuisenaire, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo “Números e operações”

 

direitos 1

mat 2

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012. p. 28.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, sabemos que o manuseio e conhecimento do Material Cuisenaire são de suma importância para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal. Nesse sentido, antes de trabalhar as operações matemáticas, realize atividades sobre o reconhecimento e usos do Material Cuisenaire. Sugerimos que acesse a aula -  Material Cuisenaire: descobrindo possibilidades- de minha autoria, disponibilizada no portal do professor.

Professor, organize os alunos em grupos e disponibilize uma caixa com o material para cada grupo. Veja a seguir como é composto o material.

 

escala

Fonte: Sítio: "4shared". Disponível em:<http://dc349.4shared.com/doc/T4BsQzdA/preview.html>. Acesso em: 18 de nov. 2013.

 

 

Aproveite esses momentos de contato com o material e lance desafios para a turma. Exemplo: Peça para o grupo ou cada aluno pegar a barrinha laranja e indague-os:

 

·         Quantas barrinhas brancas cabem na barrinha laranja?

·         Quantas barrinhas vermelhas cabem na laranja?

·         Quantas barrinhas amarelas cabem na laranja? Faltou alguma? O que podemos fazer?

·         Quais barrinhas podemos colocar em cima da barrinha laranja e ficar do mesmo tamanho, ou seja, com a mesma quantidade?

 

Faça diferentes desafios com as outras barrinhas e logo a seguir, explique-lhes que existem várias formas de se obter o mesmo número. Disponibilize a atividade abaixo para a turma identificar esse conceito.

 

ati 1    ati 2

Fonte: Sítio: “Blog Borboletas Criativas”. Disponível em:<http://borboletrascriativas.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html>.  Acesso em: 15 de nov. 2013. 

 

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, nesse momento, os alunos já devem compreender que quando usamos duas barrinhas de cores diferentes, formamos algum número e que ao estipular outras cores podemos formar o mesmo número. Nesse sentido, lance mão de algumas atividades, para os alunos resolverem com o material:

Usem duas barras de cores diferentes para comporem as adições:

 

1 + 4 =


3 + 1 =

 

2 + 3 =

 

5 + 1 =


7 + 1 =


5 + 3 =

 

8 + 1 =

 

ati 3

Fonte: Sítio: “Blog Borboletas Criativas”. Disponível em:

<http://borboletrascriativas.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Outra atividade seria formar muros usando apenas duas barras, essa atividade já explicita o princípio de comutatividade. Professor, apresente uma barra e peça para os alunos construírem o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial. Solicite que os alunos montem com o material, depois reproduza o desenho e registre as somas.

 

comboio

Fonte: Sítio: "Blog - O jardim da Sara". Disponível em:<http://ojardimdasara.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html>. Acesso em: 18 de nov. 2013.

 

A partir das adições equivalentes usando duas barras, indague:

 

·         O que você descobriu? (Os alunos podem fazer a seguinte descoberta: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3).

 

 

Em seguida, oriente a turma a organizar as adições de acordo com os muros e colocar na frente a barrinha correspondente ao resultado.

Exemplo:

 

2 barrinhas

 

Logo após disponibilize aos alunos a malha quadriculada para pintarem as adições de acordo com a cor de cada quantidade e escreverem embaixo a operação realizada:

 

2 barrinhas branco

 

 

Outra opção será registrar no caderno quadriculado as adições do número 2 ao número 10.

 

adiçao 8  adiçao 10

Fonte: Imagem da própria autora.

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, com a mesma atividade anterior, pode-se introduzir somas com mais de duas parcelas. Veja um exemplo com os resultados possíveis de se obter o número 6.

 

comboio 6

Fonte: Sítio: “Slide share”. Disponível em:

<http://www.slideshare.net/ritabrito01/cuisenaire>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Proponha aos alunos que usem três barras para alcançarem o mesmo comprimento ou a mesma quantidade. Professor, isso significa que quando se adiciona mais de dois números pode-se combiná-los de qualquer maneira. Por exemplo, 4 + 3 + 2 pode ser adicionado como (4 + 3) + 2 ou 4 + (3 + 2).

Professor, como atividade peça para os alunos verificarem a veracidade da propriedade associativa utilizando o Material Cuisenaire. Solicite aos grupos para formarem as possíveis respostas/combinações a partir da barra 3 (verde claro) até a barra 10 (laranja) e registrarem as adições de cada combinação no caderno quadriculado.

 

 

4ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, o Material Cuisenaire também poderá auxiliar o aluno na compreensão da subtração nos aspectos de completar, comparar e retirar. 

Veja um exemplo de explicação abordando a operação:

9 - 5

hgj

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Para escrever esta operação como uma equação seria: 9 - 5 = 4. Certifique-se que o exemplo faz sentido e que seus alunos entendam isso.

 

Organize a turma em grupo e realize o jogo “Diminuindo a barra”.


Cada integrante do grupo receberá uma barra laranja e colocará embaixo desta barrinhas brancas. Cada jogador, na sua vez, joga o dado, o número que sair na face será a quantidade que o aluno tem de tirar de sua barra e terá de trocar a barra menor correspondente. O primeiro que conseguir ficar sem a sua barra, vence. Caso o aluno só tenha a barra, por exemplo, vermelha e no dado sair o número três ele não poderá se livrar da sua barra. Só se sair o número exato.

 

 

jogo cuisenaire

Fonte: Sítio: “Slide share”. Disponível em:

<http://www.slideshare.net/ritabrito01/cuisenaire>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Professor, em seguida exemplifique alguns exercícios que  podem ser aplicados.

Peça aos alunos que peguem a peça preta e coloquem à sua frente na posição horizontal. Em seguida, devem pegar a peça rosa e colocar embaixo da preta.

 

preto e rosa

Fonte: Sítio: “Slide share”. Disponível em:

<http://www.slideshare.net/ritabrito01/cuisenaire>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

 

Pergunte:

 

  • Qual o valor das peças preta e rosa?
  • 4 para 7, qual é a diferença?
  • Qual é o valor da peça que falta?

 

Os alunos devem procurar uma peça que complete o tamanho da rosa, ou seja, que faça o tamanho da preta.

 

preto 2

Fonte: Sítio: “Slide share”. Disponível em:

<http://www.slideshare.net/ritabrito01/cuisenaire>.

Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Outra atividade seria propor aos alunos a resolução e o registro de subtrações por meio das cores e consequentemente dos resultados obtidos.

 

ATIVIDADE:

Descubra a subtração utilizando o Material Cuisenaire. Faça o registro das operações no caderno quadriculado identificando as cores das barrinhas e a operação realizada.

 


• laranja – verde-claro =
• marrom – lilás =
• amarela – vermelha =
• azul – branca =
• verde-escura – verde-clara =

 

Após a realização das atividades nesta aula, dialogue com os alunos para verificar em que medida o Material Cuisenaire os auxiliou a alcançarem os objetivos propostos. Se julgar necessário formule outras atividades complementares.

Recursos Complementares

Fonte: Sítio: “Escolovar. Diversos jogos sobre o Material Cuisenaire”. Disponível em:<http://www.escolovar.org/mat_cuisenaire.htm>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação e usos do Material Cuisenaire, bem como as operações de adição e subtração que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre: as operações com o Material Cuisenaire, as trocas realizadas que caracterizam o Sistema de Numeração Decimal, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

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