20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
· Conhecer o Material Cuisenaire;
· Desenvolver experiências concretas para conduzir abstrações mais complexas;
· Compreender o sistema de numeração decimal;
· Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;
· Registrar as atividades realizadas;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de nov. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.
A partir do trabalho com o Material Cuisenaire, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo “Números e operações”.
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012. p. 28.
Professor, o Material Cuisinaire favorece o trabalho para construir conceitos básicos da Matemática. Pode-se trabalhar sequência numérica, comparação, classificação, seriação, as quatro operações, inclusão dos números, dentre outros conceitos. O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
O professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire. Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.
Fonte: Sítio: “Blog Pró Letramento Matemática Poços de Caldas”. Disponível em:
<http://proletramentomatematicapocosdecaldas.blogspot.com.br/p/material-cuisenaire-um-pouco-de.html>.
Acesso em: 12 de nov. 2013.
COR |
NÚMERO REPRESENTADO |
Branco |
1 |
Vermelho |
2 |
Verde claro |
3 |
Rosa (ou lilás) |
4 |
Amarelo |
5 |
Verde escuro |
6 |
Preto |
7 |
Castanho |
8 |
Azul |
9 |
Laranja |
10 |
Organize a turma em grupos e disponibilize pelo menos uma caixa de Material Cuisenaire para cada grupo, a fim de que os alunos possam livremente manusear, explorar, manipular, brincar e conhecer melhor essa ferramenta, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas.
O primeiro contato com as barrinhas deverá ser de forma lúdica, as crianças irão fazer o reconhecimento físico das peças e montar figuras. Este exercício serve para as crianças se familiarizarem com o material fazendo assim espontaneamente as primeiras descobertas. No decorrer desta brincadeira livre, a criança desenvolve muitas capacidades e destrezas, sobre as quais edificará posteriormente, o seu conhecimento matemático.
Fonte: Sítio: “Slide share”. Disponível em:
<http://www.slideshare.net/ritabrito01/cuisenaire>.
Acesso em: 15 de nov. 2013.
Ao realizar essa atividade, poderão fazer algumas descobertas:
· As peças da mesma cor são do mesmo comprimento;
· As peças do mesmo comprimento têm a mesma cor;
· As peças de cores diferentes têm diferentes comprimentos;
· Juntando algumas peças poderá resultar em uma peça única.
Logo após, levante alguns questionamentos:
· Qual é a peça maior?
· Qual é a menor?
· Quantas cores diferentes têm na caixa?
Como registro, peça para os alunos representarem alguma figura que montou no caderno quadriculado.
Fonte: Sítio: "Blog nova turma da professora Filipa". Disponível em:
<http://novaturmadaprofessorafilipa.blogspot.com.br/2012/10/contar-e-fazer-contas-com-o-material.html>.
Acesso em: 15 de nov. 2013.
Quando os alunos terminarem essa atividade, apresente algumas perguntas sobre a figura para resolverem individualmente.
1) Qual figura você montou?
2) Quais peças você utilizou para fazer a montagem da figura?
3) Quais cores foram usadas?
4) Quantas peças você precisou?
5) Se você fosse substituir as peças da sua figura por apenas peças brancas, quantas seriam necessárias?
Professor, nesse momento é fundamental que você circule na sala de aula auxiliando os alunos.
Professor, se preferir complemente a atividade disponibilizando imagens para os alunos cobrirem as superfícies com as peças do material.
Com o Material Cuisenaire cubra a superfície ocupada pela girafa da figura.
Fonte: Sítio: "Matunifal". Disponível em:
<http://matunifal.blogspot.com.br/2011/05/o-material-cuisenaire.html>.
Acesso em: 15 de nov. 2013.
Professor, aproveite o caderno quadriculado e registre a escala Cuisenaire juntamente com a turma.
Os alunos devem executar as seguintes ordens:
As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente.
Pinte as barras de sua escada no caderno quadriculado, nas cores correspondentes.
Agora, observe a escada formada pelas barras, pinte-as com as cores correspondentes e responda:
Fonte: Sítio: "Google". Disponível em: <https://sites.google.com/site/janainapromatematica/escala-cuisenaire-i>. Acesso em: 16 de nov. 2013.
· 1. De que cor é a barra menor? |
· 2. De que cor é a barra maior? |
· 3. De que cor são as barras menores que a amarela? |
· 4. Qual a barra imediatamente menor que a amarela? |
· 5. Quais são as barras maiores que a preta? |
· 6. Qual a barra que é imediatamente maior que a preta? |
Fonte: Sítio: "Slide share". Disponível em: <http://www.slideshare.net/ritabrito01/cuisenaire>. Acesso em: 15 de nov 2013.
Professor, a partir do momento que o aluno começa a identificar o conceito de inclusão e decomposição dos números, favorece outros conceitos como a sequência numérica, quantidades. Portanto, a partir desse material, os alunos deverão descobrir quantas barras brancas são necessárias para formar cada barra colorida.
Indague-os:
As crianças devem aprender e até memorizar, consequentemente, a correspondência entre o número e a cor, medindo as peças maiores com a peça branca que é a peça padrão.
Indague-os e registre no caderno de Matemática:
· 1. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha? |
· 2. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde claro? |
· 3. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a cor de rosa? |
· 4. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela? |
A partir dessa atividade, os alunos identificam tamanhos, ordem das peças, e desenvolvem: a memória, ordenação, conceito de cor e de número.
A seguir, peça para cada aluno colocar à sua frente na posição horizontal, uma determinada peça. Solicite que procure diferentes possibilidades de formar comprimentos iguais ao da primeira peça, colocando outras peças em linha reta, unidas pelas extremidades.
Fonte: Sítio: “Slide share”. Disponível em:
<http://www.slideshare.net/ritabrito01/cuisenaire>.
Acesso em: 15 de nov. 2013.
Professor, em seguida, realize várias hipóteses com a turma, a partir do seu comando:
Exemplo:
“Peguem a peça vermelha. Agora, coloquem embaixo dessa peça as possíveis combinações para formar esse mesmo comprimento, ou seja, esse mesmo número”.
Organize a turma em grupos de 4 alunos e disponibilize uma caixa de Material Cuisenaire para cada grupo.
Em cada grupo haverá um banqueiro por rodada e funcionará da seguinte forma:
· Escolha o banqueiro;
· Cada componente do grupo deverá pegar na caixa uma peça e o banqueiro deverá trocá-la por outras peças de valor correspondente. O banqueiro deverá realizar as três trocas, uma de cada componente do grupo. Assim que terminar, o grupo escolhe outro banqueiro, até que todos passem por essa experiência.
Exemplo:
A criança pegou o verde escuro que vale seis unidades.
O banqueiro poderá trocar por:
· Duas peças verde claro.
· Uma peça rosa e uma peça vermelha.
· Seis peças brancas.
· Uma amarela e outra branca.
1. Pinte o número 7 com duas barras.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Sem repetir barras da mesma cor, de quantas maneiras diferentes podemos representar o número 9. Represente-as na folha de papel quadriculada.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. Forme o número 8, somente com barras vermelhas e brancas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Quantas soluções encontrou? ____________________
1. O pai do Afonso quer construir um muro usando tijolos “Cuisenaire”.
Escolha um tijolo, para iniciar a construção, e construa com ele um muro da mesma largura utilizando outras barrinhas. Registre no quadriculado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Quais as adições representadas no muro?
Concluídas as atividades, corrija-as na lousa e registre as facilidades e as dificuldades manifestadas pelos alunos, a fim de subsidiar seus próximos planejamentos.
Fonte: Sítio: “Escolovar. Diversos jogos sobre o Material Cuisenaire”. Disponível em: <http://www.escolovar.org/mat_cuisenaire.htm>. Acesso em: 12 de nov. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação e usos do Material Cuisenaire que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre: as peças do Material Cuisenaire, às trocas realizadas que caracterizam a ideia de número, bem como às dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/08/2014
Cinco estrelasAula perfeita! Parabéns, professora!