20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e a escrita, através de diferentes estratégias; operações de adição e de subtração com ou sem reagrupamento. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de nov. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de nov. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa para falar sobre o tema que será estudado, coloque o vídeo da música “Parabéns da Xuxa”, para que os alunos assistam, e assim introduzir o tema. Você poderá projetá-la utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam observar as imagens.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Parabéns da Xuxa. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=-H7QniK7V48>. Acesso em: 13 de nov. 2013.
Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná
Muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar
E os amigos receber
Mil felicidades e amor no coração
Que a sua vida seja sempre doce e emoção
Bate, bate palma que é hora de cantar
Agora todos juntos vamos lá
Parabéns
Parabéns
Hoje é o seu dia
Que dia mais feliz
Parabéns
Parabéns
Cante novamente
Que a gente pede bis
É big, é big
É big, é big, é big
É hora, é hora
É hora, é hora, é hora
Rá ti bum
Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná
Muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar
E os amigos receber
Mil felicidades e amor no coração
Que a sua vida seja sempre doce e emoção
Bate, bate palma que é hora de cantar
Agora todos juntos vamos lá
Parabéns
Parabéns
Hoje é o seu dia
Que dia mais feliz
Parabéns
Parabéns
Cante novamente
Que a gente pede bis
Professor, pergunte aos alunos se já receberam ou enviaram convites em alguma ocasião. Faça uma lista na lousa com os tipos de convites que os alunos citarem. Veja o exemplo abaixo;
Tipos de convites |
Festa de aniversário Casamento Chá de bebê Carnaval |
Comente com os alunos que é muito bom ser convidado para uma festa de aniversário. Que quando vamos a uma festa, a ordem é nos divertir, mas sem nos esquecer de algumas regras de comportamento. Cite algumas regras que devemos respeitar e questione os alunos sobre o comportamento deles em cada uma delas.
Vamos falar sobre isso?
Professor, depois de conversar com os alunos sobre o comportamento em uma festa, faça a leitura da poesia “O que Marina quer de aniversário”, se preferir passe na lousa ou distribua cópias para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.
O que Marina quer
de aniversário?
– Três raios de sol
e uma caturrita
que fale espanhol.
O que Marina quer
de aniversário?
– O lado oculto da lua
e um gato milionário
que mia na rua.
O que Marina quer
de aniversário?
– Um buquê de flores
e um colar de pérolas
de todas as cores.
O que Marina quer
de aniversário?
– Um rolimã, um patinete
de dois burrinhos mansos,
mascando chiclete.
Fonte: CAPARELLI, Sérgio. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM, 1983.
Professor, após a leitura da poesia faça a interpretação, passe na lousa para que os alunos possam registrar e ilustrar no caderno.
Interpretando a escrita
1. Quem é o autor do texto lido? ___________________________________________________________________ 2. Qual é o título do livro do qual o texto foi estudado?
3. O texto é formado de quatro estrofes. Cada estrofe começa com uma pergunta e é seguida de uma resposta. A pergunta é sempre a mesma. As respostas variam. Anote a resposta que você achou mais interessante e curiosa.
4. Junte-se a um colega para saber o que ele gostaria de pedir de aniversário. Anote a resposta dele. Ele fará a mesma pergunta a você.
5. Das coisas que Marina quer de aniversário, há aquelas que são possíveis de obter, ou seja, comuns. Há também aquelas que são difíceis ou impossíveis de se obter, isto é, incomuns. Procure no texto estes presentes e copie na lista abaixo.
6. Se fosse para você escolher um presente incomum para ganhar o que você escolheria? Escreva abaixo e faça a ilustração.
|
Professor, faça a correção coletiva das atividades e peça para os alunos trazerem na próxima aula exemplos de convite, para que seja montado um painel de convites.
Atividades de casa
Hoje falamos sobre aniversário, presentes, festas e convites. Para enriquecer nossas atividades traga na próxima aula modelos de convites para montarmos um painel. Pode ser convites de: aniversário, casamento, chá de panela, dentre outros. |
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, peça aos alunos para mostrarem os convites que trouxeram, depois com a ajuda deles, monte um painel com os mesmos. Após o painel ser montado chame os alunos para fazerem a leitura dos convites que trouxeram. Peça que observem as características de um convite, o que deve conter, as diferenças e as semelhanças. Depois faça uma explanação sobre as características de um convite.
Veja abaixo uma sugestão da estrutura de um convite retirada do sítio “Escola Kids. Convite”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/convite.htm>. Acesso em: 13 de nov. 2013.
|
Professor, distribua para os alunos uma cópia do convite abaixo para que eles possam observar sua estrutura, depois proponha que façam a interpretação do convite. Passe na lousa para que tenham o registro no caderno.
Observe a reprodução de um convite de aniversário.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 2º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 96. (Coleção: A escola é nossa.).
Analisando o convite1. Quem está convidando? 2. Quem é o convidado? 3. Complete a frase a seguir de acordo com as informações do texto. 4. A festa foi marcada para o dia__________, às_____________, na rua___________, no número_______________, no bairro__________________. 5. Imagine se, no convite não houvesse a informação do horário da festa. O que poderia acontecer? 6. Além da comemoração de aniversário, cite outra ocasião em que as pessoas também mandam convites?
|
Professor, após os alunos responderem a interpretação, peça que ajudem a produzir coletivamente um convite para a comunidade escolar visitar o mural de convites criado pela turma. Neste momento, você professor, será o escriba, registre na lousa as informações que os alunos derem de sugestão para a montagem do convite da turma. Oriente-os quando necessário na estruturação do convite. Divida a turma em grupos, para que uns escrevam os convites, outros ilustrem e os demais entreguem nas outras turmas convidando para a exposição.
Prepare a sala de aula para receber os convidados e deixe que os alunos façam a explicação sobre os convites que trouxeram e suas características. Observe a participação dos alunos nesta exposição e estimule a oralidade nas apresentações.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, conte a história do “Aniversário do Seu Alfabeto”, esta história pode ser trabalhada também com a ortografia e o alfabeto. Nesta aula será enfatizado o aniversário e o convite da festa do Seu Alfabeto. Utilize os meios tecnológicos que sua escola possui como os laptops do Projeto UCA, Laboratório de Informática, internet, dentre outros.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Aniversário do Seu Alfabeto. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=e3Pb9R3KIsg>. Acesso em: 13 de nov. 2013.
Professor, após contar a história peça que os alunos observem o convite de aniversário de Seu Alfabeto. Faça a interpretação oral analisando o convite e questione-os se:
Fonte: Sítio: “Amor pela profissão. O aniversário do Seu Alfabeto”. Disponível em: <http://amorpelaprofisso.blogspot.com.br/2012/08/o-aniversario-do-senhor-alfabeto_22.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.
Professor, após fazer a interpretação oral, proponha aos alunos para montarem uma lista de convidados para ajudar na festa do Seu Alfabeto, comente da importância de se fazer uma lista de convidados para terem uma festa organizada.
Imagine que você irá fazer a festa de aniversário do Seu Alfabeto. Que pessoas ele gostaria que você convidasse? Monte uma lista com os convidados do Seu Alfabeto, para ajudar, peça à professora que releia a história. Lembre-se que a lista é muito importante para que a festa seja um sucesso.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 2º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 98. (Coleção: A escola é nossa.).
Professor, para consolidar esta aula, você poderá organizar com seus alunos uma festa de aniversário para o Seu Alfabeto, com balões, bolo, doces, dentre outros. Leia para eles a curiosidade sobre as velas de aniversário.
Velinhas de aniversário
Um dos itens que não pode faltar nas comemorações, a vela de aniversário é um símbolo de desejos. Seu companheiro inseparável, o bolo, surgiu na Grécia em homenagem a Artemis, a deusa da caça, segundo o “Guia dos Curiosos”, de Marcelo Duarte. Já a origem da vela vem da Idade Média, quando os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia, então elas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. “Naquela época, o número de velinhas não era igual ao de anos do aniversariante, mas o bolo recebia uma vela a mais como sinal da luz da vida”, afirma o autor. Fonte: Sítio: “Festas e presentes. Velas de aniversário - Curiosidade”. Disponível em: <http://festasepresentes.wordpress.com/2010/09/21/velas-de-aniversario-curiosidade/>. Acesso em: 13 de nov. 2013. |
Para o professor:
Fonte: Sítio: “Varal de atividades. Estudando convites”. Disponível em: <http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2011/11/estudando-convites-1.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Vivendo com arte. Atividade Gênero textual convite”. Disponível em: <http://vida-vivendocomarte.blogspot.com.br/2010/08/atividade-genero-textual-convite.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Trabalhando com surdos. Gênero textual convite e bilhete”. Disponível em: <http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com.br/2009/11/genero-textual-convite-e-bilhete.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades. Registre suas observações em seu caderno de plano de aula para orientar o seu planejamento.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/06/2015
Quatro estrelasAjudou bastante no trabalho com alguns generos textuais.
20/11/2013
Cinco estrelasESTA SUGESTÃO É MARAVILHOSA, SEM DÚVIDAS, GERA UMA GRANDE APRENDIZAGEM. NOTA DEZ.