Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Parabéns pra você! Produzindo convites

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Explorar as ideias do texto;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Elaborar lista de convidados;
  • Elaborar convites;
  • Explorar as principais características do gênero textual estudado;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e a escrita, através de diferentes estratégias; operações de adição e de subtração com ou sem reagrupamento. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de nov. 2013.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

 

 1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Explorando o tema

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa para falar sobre o tema que será estudado, coloque o vídeo da música “Parabéns da Xuxa”, para que os alunos assistam, e assim introduzir o tema. Você poderá projetá-la utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate  a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam observar as imagens.

aaaaaaaaaa

Fonte: Sítio: “Youtube”. Parabéns da Xuxa. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=-H7QniK7V48>.  Acesso em: 13 de nov. 2013.

 

Parabéns da Xuxa

Xuxa

Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná
Muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar
E os amigos receber

Mil felicidades e amor no coração
Que a sua vida seja sempre doce e emoção
Bate, bate palma que é hora de cantar
Agora todos juntos vamos lá

Parabéns
Parabéns
Hoje é o seu dia
Que dia mais feliz

Parabéns
Parabéns
Cante novamente
Que a gente pede bis

É big, é big
É big, é big, é big
É hora, é hora
É hora, é hora, é hora
Rá ti bum

Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná
Muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar
E os amigos receber

Mil felicidades e amor no coração
Que a sua vida seja sempre doce e emoção
Bate, bate palma que é hora de cantar
Agora todos juntos vamos lá

Parabéns
Parabéns
Hoje é o seu dia
Que dia mais feliz

Parabéns
Parabéns
Cante novamente
Que a gente pede bis

 

Professor, pergunte aos alunos se já receberam ou enviaram convites em alguma ocasião. Faça uma lista na lousa com os tipos de convites que os alunos citarem. Veja o exemplo abaixo;

 

Tipos de convites

Festa de aniversário

Casamento

Chá de bebê

Carnaval

 

Comente com os alunos que é muito bom ser convidado para uma festa de aniversário.  Que quando vamos a uma festa, a ordem é nos divertir, mas sem nos esquecer de algumas regras de comportamento. Cite algumas regras que devemos respeitar e questione os alunos sobre o comportamento deles em cada uma delas.

 

Vamos falar sobre isso?

  • Como você reage ao receber um convite: agradece à pessoa que lhe convidou ou demonstra descaso?
  • Caso não possa comparecer à festa, você telefona previamente agradecendo o convite e explicando por que não pode ir, ou não avisa?
  • Durante a festa, você espera a autorização para comer os doces ou pega-os na hora que lhe der vontade?
  • Você toma cuidado para não sujar o ambiente ou, já que não é o único a jogar papéis e copos descartáveis no chão, joga também?

Professor, depois de conversar com os alunos sobre o comportamento em uma festa, faça a leitura da poesia “O que Marina quer de aniversário”, se preferir passe na lousa ou distribua cópias para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.

 

O que Marina quer de aniversário

 

O que Marina quer

de aniversário?

– Três raios de sol

e uma caturrita

que fale espanhol.

 

O que Marina quer

de aniversário?

– O lado oculto da lua

e um gato milionário

que mia na rua.

 

O que Marina quer

de aniversário?

– Um buquê de flores

e um colar de pérolas

de todas as cores.

 

O que Marina quer

de aniversário?

– Um rolimã, um patinete

de dois burrinhos mansos,

mascando chiclete.

                     Fonte: CAPARELLI, Sérgio. Boi da cara preta.  Porto Alegre: L&PM, 1983.

 

Professor, após a leitura da poesia faça a interpretação, passe na lousa para que os alunos possam registrar e ilustrar no caderno.

 

Interpretando a escrita

 

1.      Quem é o autor do texto lido?

___________________________________________________________________

2.      Qual é o título do livro do qual o texto foi estudado?

 

3.      O texto é formado de quatro estrofes. Cada estrofe começa com uma pergunta e é seguida de uma resposta. A pergunta é sempre a mesma. As respostas variam. Anote a resposta que você achou mais interessante e curiosa.

 

4.      Junte-se a um colega para saber o que ele gostaria de pedir de aniversário. Anote a resposta dele. Ele fará a mesma pergunta a você.

 

5.      Das coisas que Marina quer de aniversário, há aquelas que são possíveis de obter, ou seja, comuns. Há também aquelas que são difíceis ou impossíveis de se obter, isto é, incomuns. Procure no texto estes presentes e copie na lista abaixo.

 

Lista de presentes

Presentes comuns

Presentes incomuns

 

 

 

 

 

 

 

 

6.      Se fosse para você escolher um presente incomum para ganhar o que você escolheria? Escreva abaixo e faça a ilustração.

 


 

 

 

 

 

 

  

Professor, faça a correção coletiva das atividades e peça para os alunos trazerem na próxima aula exemplos de convite, para que seja montado um painel de convites.

 

Atividades de casa

 

Hoje falamos sobre aniversário, presentes, festas e convites. Para enriquecer nossas atividades traga na próxima aula modelos de convites para montarmos um painel. Pode ser convites de: aniversário, casamento, chá de panela, dentre outros.

 

 2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, peça aos alunos para mostrarem os convites que trouxeram, depois com a ajuda deles, monte um painel com os mesmos. Após o painel ser montado chame os alunos para fazerem a leitura dos convites que trouxeram. Peça que observem as características de um convite, o que deve conter, as diferenças e as semelhanças. Depois faça uma explanação sobre as características de um convite.

Veja abaixo uma sugestão da estrutura de um convite retirada do sítio “Escola Kids. Convite”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/convite.htm>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

 

  • Primeiramente devemos levar em consideração que trata-se de um texto no qual o objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento.

 

  • Por esta razão, todas as informações nele contidas, deverão estar claras, fazendo com que o leitor entenda perfeitamente a mensagem.
  • E você já percebeu que todo texto, por mais simples que seja, sempre tem uma forma específica de ser construído?
  • Então fique atento às partes principais que compõem esse tipo de texto, para que sua festa seja um sucesso, começando pelo convite!
  • O primeiro passo é preencher o envelope com os dados do remetente (a pessoa que envia) e do destinatário (a pessoa que recebe).
     
  • O vocativo – É a pessoa a quem nos dirigimos para enviar o convite. Neste caso devemos estar atentos quanto ao pronome de tratamento que usaremos. Como por exemplo, no caso de uma pessoa mais íntima, é permitido o uso de uma linguagem mais informal.
  • Mas quando tratar-se de alguém que não temos muita convivência, ou uma autoridade, o pronome deverá adequar-se à situação de uso.
  • Em seguida, informa-se todos os elementos necessários à compreensão do leitor, como o local, seguido do endereço completo, data, hora do evento, e, em alguns casos, determina-se o traje específico, no caso de festas juninas, festa à fantasia, formatura e ocasiões mais especiais.
  • Por último vem à despedida, seguida da assinatura de quem enviou o convite.

 

Professor, distribua para os alunos uma cópia do convite abaixo para que eles possam observar sua estrutura, depois proponha que façam a interpretação do convite. Passe na lousa para que tenham o registro no caderno.

Observe a reprodução de um convite de aniversário.

  

aaaaaaaaaa

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 2º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 96. (Coleção: A escola é nossa.).

 

Analisando o convite

1.      Quem está convidando?

2.      Quem é o convidado?

3.      Complete a frase a seguir de acordo com as informações do texto.

4.      A festa foi marcada para o dia__________, às_____________, na rua___________, no número_______________, no bairro__________________.

5.      Imagine se, no convite não houvesse a informação do horário da festa. O que poderia acontecer?

6.      Além da comemoração de aniversário, cite outra ocasião em que as pessoas também mandam convites?

 

 

Professor, após os alunos responderem a interpretação, peça que ajudem a produzir coletivamente um convite para a comunidade escolar visitar o mural de convites criado pela turma. Neste momento, você professor, será o escriba, registre na lousa as informações que os alunos derem de sugestão para a montagem do convite da turma. Oriente-os quando necessário na estruturação do convite. Divida a turma em grupos, para que uns escrevam os convites, outros ilustrem e os demais entreguem nas outras turmas convidando para a exposição.

Prepare a sala de aula para receber os convidados e deixe que os alunos façam a explicação sobre os convites que trouxeram e suas características. Observe a participação dos alunos nesta exposição e estimule a oralidade nas apresentações.

 

 3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

  

Momento de Contação de História

 

Professor, conte a história do “Aniversário do Seu Alfabeto”, esta história pode ser trabalhada também com a ortografia e o alfabeto. Nesta aula será enfatizado o aniversário e o convite da festa do Seu Alfabeto. Utilize os meios tecnológicos que sua escola possui como os laptops do Projeto UCA, Laboratório de Informática, internet, dentre outros.

 

aaaaaaaaaa

Fonte: Sítio: “Youtube”. Aniversário do Seu Alfabeto. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=e3Pb9R3KIsg>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

 

Professor, após contar a história peça que os alunos observem o convite de aniversário de Seu Alfabeto. Faça a interpretação oral analisando o convite e questione-os se:    

  • O convite conta uma história ou traz uma informação?
  • Qual é a informação que ele traz?
  • Quem mandou o convite?
  • Quem é o aniversariante?
  • Onde vai ser a festa?

AA

Fonte: Sítio: “Amor pela profissão. O aniversário do Seu Alfabeto”. Disponível em: <http://amorpelaprofisso.blogspot.com.br/2012/08/o-aniversario-do-senhor-alfabeto_22.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

 

Montando a lista de convidados

 

Professor, após fazer a interpretação oral, proponha aos alunos para montarem uma lista de convidados para ajudar na festa do Seu Alfabeto, comente da importância de se fazer uma lista de convidados para terem uma festa organizada.

 

Imagine que você irá fazer a festa de aniversário do Seu Alfabeto. Que pessoas ele gostaria que você convidasse? Monte uma lista com os convidados do Seu Alfabeto, para ajudar, peça à professora que releia a história. Lembre-se que a lista é muito importante para que a festa seja um sucesso.

 

a

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 2º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 98. (Coleção: A escola é nossa.).

 

Professor, para consolidar esta aula, você poderá organizar com seus alunos uma festa de aniversário para o Seu Alfabeto, com balões, bolo, doces, dentre outros. Leia para eles a curiosidade sobre as velas de aniversário.

 

Fique sabendo!

 

Velinhas de aniversário

aaaaaaaaaa

Um dos itens que não pode faltar nas comemorações, a vela de aniversário é um símbolo de desejos. Seu companheiro inseparável, o bolo, surgiu na Grécia em homenagem a Artemis, a deusa da caça, segundo o “Guia dos Curiosos”, de Marcelo Duarte.

Já a origem da vela vem da Idade Média, quando os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia, então elas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. “Naquela época, o número de velinhas não era igual ao de anos do aniversariante, mas o bolo recebia uma vela a mais como sinal da luz da vida”, afirma o autor.

Fonte: Sítio: “Festas e presentes. Velas de aniversário - Curiosidade”.  Disponível em: <http://festasepresentes.wordpress.com/2010/09/21/velas-de-aniversario-curiosidade/>. Acesso em: 13 de nov. 2013. 

Recursos Complementares

 

Para o professor:

Fonte: Sítio: “Varal de atividades. Estudando convites”. Disponível em: <http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2011/11/estudando-convites-1.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

Fonte: Sítio: “Vivendo com arte. Atividade Gênero textual convite”. Disponível em:  <http://vida-vivendocomarte.blogspot.com.br/2010/08/atividade-genero-textual-convite.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

Fonte: Sítio: “Trabalhando com surdos. Gênero textual convite e bilhete”. Disponível em: <http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com.br/2009/11/genero-textual-convite-e-bilhete.html>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades. Registre suas observações em seu caderno de plano de aula para orientar o seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.