Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Mágico de Oz: conhecendo, brincando e inventando historia

 

30/11/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Inventar história a partir da imagem-capa do audiolivro “O Mágico de Oz”.

2. Conhecer a história infantil “O Mágico de Oz”.

3. Demonstrar os conhecimentos adquiridos sobre a história “O Mágico de Oz” por meio de brincadeiras.

4. Ouvir, ler, escrever e corrigir histórias brincando.

5. Desenvolver atitudes favoráveis à leitura.

6. Desenvolver atitudes de interação e de troca de experiências com os colegas.

Duração das atividades
Aproximadamente onze (05) aulas de 50min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Capacidade de interpretação e análise.

2. Ter habilidades básicas de leitura e de escrita. 

Estratégias e recursos da aula

AULA 01 e 02: Produzindo história

 

1º Momento:

 

Professor, informe aos alunos que será trabalhada uma história chamada “O Mágico de Oz”. Para tanto, proponha que observem com atenção a imagem abaixo e respondam em uma folha, as seguintes perguntas:

 

1. Quantos personagens aparecem na imagem?

 

2. Quem são eles? Descreva-os?

 

Figura 1: Capa do audiolivro “O Mágico de Oz”

Capa do audiolivro Magico do Oz

Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=5PAAn_42yC4. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

2º Momento:

 

Proponha a socialização das respostas relativas às questões número 1 e 2, registrando as informações de cada personagem em um papel pardo. Os alunos podem escolher o nome que representará cada um deles.

 

3º Momento:

 

Observando a imagem, o título da história, os personagens e suas características, solicite a cada aluno que construa uma história que contemple todos os personagens citados anteriormente. A história deve ser intitulada e respeitar os padrões da Língua Portuguesa.

 

Ao final, explique que os alunos devem solicitar ajuda dos pais ou responsáveis para revisarem os textos produzidos (ortografia, coesão e coerência), pois, na próxima aula, todos serão entregues ao professor e cinco deles serão sorteados para leitura da sua história.

 

 

AULA 03: Socializando a historia escrita pelos alunos

Figura 2: Imagem do Filme “Oz, Mágico e Poderoso”

Historia inventada

Imagem retirada pela autora do site: http://thiagomarzano.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/03/OzMP10.jpg. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

 

1º Momento:

 

Coloque o nome dos alunos em uma caixinha e sorteie cinco. Os sorteados devem ler as histórias que criaram para os colegas, um por vez, em voz alta.

 

 

2º Momento:

 

Finalizada as leituras, proponha que os alunos defendam e elejam a história que mais gostaram. Em seguida, a história escolhida pode ser ditada pelo professor para que os alunos a registrem individualmente em uma folha.

Encerrada essa atividade, o professor recolhe a história e o ditado de cada aluno, traz na aula seguinte e solicita que o mesmo transcreva-os no caderno de caligrafia a fim de reforçar a correção dos erros e melhorar a letra.

Informe que na próxima aula, os alunos ouvirão a  verdadeira história do Mágico de Oz.

 

AULA 04: O audiolivro “O Mágico de Oz”

 

Figura 3: Dorothy e seus amigos chegando ao castelo do Mágico de Oz

Chegando do Castelo do Magico de Oz

Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=5PAAn_42yC4. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

 

1º Momento:

 

Professor, proponha a apresentação do audiolivro “O Mágico de Oz” e, ao final, solicite que os alunos respondam, em duplas, os questionamentos abaixo:

 

1. Qual  a opinião de vocês sobre a  verdadeira história  do Mágico de Oz?

2. Quantos personagens aparecem  na história?

3. Ao longo da história, são citados outros personagens que não aparecem na capa do audiolivro? Quais são eles?

4. Quais são os lugares citados no audiolivro?

5. Com qual objetivo a Dorothy tinha que seguir a estrada de tijolos amarelos?

6. Quais eram os desejos do Espantalho, do Homem de Lata e do Leão? Quem os realizaria?

7. O que Dorothy e seus amigos precisam fazer para terem seus desejos realizados? Eles conseguiram?

8. Qual a importância dos sapatinhos que Dorothy ganhou?

9. A história escrita pelos alunos  é igual ou diferente da verdadeira historia do Mágico de Oz? 

10. Gostaram  da  história? Contariam  esta história para alguém?

 

 

OBSERVAÇÃO: A história original "O Mágico de Oz" foi publicada por Lymon Frank Baum, em 1969. O livro pode acessado pelo seguinte endereço: http://pt.scribd.com/doc/57803584/Livro-O-magico-de-Oz-L-Frank-Baum. Acesso em 19 de novembro de 2013. Nesta aula, optou-se pelo audiolivro por se tratar de um bom resumo da história e favorecer o alcance dos objetivos propostos.

 

 

Professor, o Audiolivro “O Mágico de Oz” tem a duração de 12min37seg. Está disponível no site https://www.youtube.com/watch?v=5PAAn_42yC4. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

 

Figura 4: Dorothy e seus amigos voltando ao castelo do Mágico de Oz após derrotarem a Bruxa Má do Leste

Voltando ao Castelo

Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=5PAAn_42yC4. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

 

2º Momento:

 

Os alunos socializam suas respostas e, oralmente, auxiliam o professor a corrigir e complementar as informações antes registradas no papel pardo acerca do nome e características dos personagens. Outas informações abordadas no roteiro de perguntas também podem ser registradas.

 

 

AULA 04 e 05: Conversando com os personagens de “O Mágico de Oz”

 

1º Momento:

 

Divida a sala em sete grupos de alunos. Cada um deles escreverá uma carta para um dos personagens da história:

 

1. Tios de Dorothy;

2. Dorothy;

3. Espantalho;

4. Homem de Lata;

5. Leão, Mágico de Oz;

6. Bruxa Má do Leste;

7. Boa Fada do Norte.

 

 

2º Momento:

 

Finalizada a atividade anterior, proponha que os alunos troquem as cartas com algum grupo e destaquem:

 

- os erros ortográficos;

 

- os erros de pontuação;

 

- as frases que não estão claras.

 

 

3º Momento:

 

Na sequência, solicite que os alunos destroquem as cartas e expliquem os destaques aos colegas. Assim, todos podem realizar as correções e transcrever a carta para um editor de texto do computador. Esta atividade pode ser realizada em um Laboratório de Informática ou por meio do computador disponibilizado pelo programa “Um computador por aluno” – UCA.

 

Figura 5: Representação da máquina utilizada no programa UCA

 

UCA

            Imagem retirada pela autora do site: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

 

Posteriormente, os alunos podem enviá-la para o e-mail da professora.

 

 

AULA 05: Brincando com “O Mágico de Oz”

 

1º Momento:

Figura 6: Representação do Jogo “Adedonha”

 

Quadro de Adedonha

Imagem retirada pela autora do site: http://1.bp.blogspot.com/-PCUSqHYbTMg/TspmMMCl2TI/AAAAAAAAAWQ/9MvogQzfP-s/s1600/adedonha.jpg. Acesso em 16 denovembro de 2013.

 

 

Professor, divida a sala em cinco grupos e entregue uma folha de papel para cada um, com as seguintes categorias:

 

Lugar

Personagem

Objeto

Sentimento

 

 

 

 

 

Cada grupo deve eleger um representante e um aluno responsável pelo registro no quadro. Em ambos os casos, pode haver revezamento entre componentes do grupo.

 

Proponha aos alunos o jogo da “Adedonha” e para iniciá-lo, solicite que os representantes de cada grupo, ao sinal de “A-DE-DO-NHA”, representem os números de 1 a 10 utilizando os dedos das mãos. Cada dedo representa uma letra do alfabeto que deve ser contada na sequência crescente. A contagem deve ser reiniciada caso se atinja a última letra do alfabeto. Após a finalização da contagem dos dedos, ter-se-á definida a letra do alfabeto que será usada no jogo. Na sequência, os grupos devem preencher o quadro de categorias usando palavras iniciadas com a letra do alfabeto definida anteriormente. Vale colocar uma palavra por categoria e todas devem relacionar-se à história de “O Mágico de Oz”. O professor deve estipular um tempo para as equipes concluírem a tarefa, após o tempo esgotar-se não serão permitidos novos registros. Em seguida, peça que os grupos socializem as palavras registradas. Se forem diferentes daquelas anunciadas pelos demais grupos, valerão 10 pontos para o grupo. Por outro lado, se forem iguais, contabilizarão 05 pontos para o grupo. Todo esse processo pode ser repetido, desde que se variem as letras do alfabeto e o aluno que está fazendo o registro. Ao final, vence a equipes que obtiver o maior número de pontos.

 

 

2º Momento:

 

O professor recolherá o quadro de registro preenchido com as palavras e verificará os erros de ortografia de cada grupo, junto com os alunos. Cada erro representará uma perda de 05 pontos para os grupos. Assim, o grupo vitorioso até então, pode perder o seu posto.

 

3º Momento:

 

Professores e alunos podem organizar um portfólio com todo material produzido pela turma e apresentá-lo nas outras turmas do mesmo ano. Este momento pode ser utilizado como espaço de socialização e debate sobre o trabalho realizado.

Recursos Complementares

BAUM, L. Frank. O Mágico de Oz. Ed.: Tecnoprint, 1969. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/13059413/L-Frank-Baum-O-Magico-de-Oz. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

Dez curiosidades sobre O Mágico de Oz. Disponível em: http://vejario.abril.com.br/especial/magico-de-oz-curiosidades-687922.shtml. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

GARINI, Miriam Winiaver; Grupo Teatro EIS – Sta Cecília. O Mágico de Oz: adaptação texto. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/62058220/O-Magico-de-Oz-adaptacao-texto. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

Sugestão de vídeo UM MUNDO DE LETRAS - PGM. 2: Poder das Histórias. Duração 26 minutos. Disponível no Sítio “TV Escola”: 

<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4305> . Acesso em 15 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém, por meio das suas observações, da fala e dos registros dos alunos verifique o  desenvolvimento dos  mesmos  quanto a:   

- ouvir, ler e escrever histórias;

- produzir e ler histórias com criatividade, com  autonomia ou com ajuda;

- desenvolver atitudes favoráveis à leitura;

- interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas durante as atividades em grupos;

- demonstrar conhecimento sobre a história aos  responder  as perguntas solicitadas;

 

Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edmilson Zuza, Escola Espaço Educacional Dr. Carlito Didier Pitta , Pernambuco - disse:
    zuzademelo@bol.com.br

    04/12/2013

    Cinco estrelas

    Nossa esta aula é muito legal. Ela esta bem clara, com objetivos e metodologia bem definidos. Parabéns colega!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.