28/11/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Conhecimentos básicos de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Durante as brincadeiras, a criança (re)vive suas alegrias, seus medos, seus conflitos, resolvendo-os a sua maneira e transformando sua realidade. Ela também internaliza regras e desenvolve valores que orientarão seu comportamento.
A brincadeira é uma das melhores maneiras por meio da qual a criança se comunica. Ela é um instrumento que proporciona convívio social, pois brincando se aprende com o mundo que nos cerca.
A proposta desta aula é realizar um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa, partindo dos brinquedos e brincadeiras infantis. Para alcançar este objetivo, utilizaremos a arte visual, a leitura, a produção de texto, a pesquisa histórica.
"Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte têm como objetivo levar as artes visuais, a dança, a música e o teatro para serem aprendidos na escola. Por muito tempo, essas práticas foram consideradas atividades importantes apenas para recreação, equilíbrio psíquico, expressão criativa ou simplesmente treino de habilidades motoras. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entretanto, Arte é apresentada como área de conhecimento que requer espaço e constância, como todas as áreas do currículo escolar. O aluno aprende com mais sentido para si mesmo quando estabelece relações entre seus trabalhos artísticos individuais, em grupos, e a produção social de arte, assimilando e percebendo correlações entre o que faz na escola e o que é e foi realizado pelos artistas na sociedade no âmbito local, regional, nacional e internacional. Aprender Arte envolve, além do desenvolvimento das atividades artísticas e estéticas, apreciar arte e situar a produção social da arte de todas as épocas nas diversas culturas". (PCNs, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, p. 62 e 63). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em 15 de nov 2013.
A partir deste entendimento, a primeira atividade proposta é que o professor faça uma exposição das obras de Ivan Cruz. Abaixo estão a biografia e as imagens de algumas de suas obras, providencie a impressão colorida.
Imagem e biografia disponíveis em: http://aprendendo-e-brincando.blogspot.com.br/2013/04/biografia-do-artista-plastico-ivan-cruz.html. Acesso em: 15 nov 2013.
O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao Museu de Arte Moderna e ao Museu Nacional de Belas Artes. Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda. Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.
Algumas obras de Ivan Cruz:
Imagem disponível em: http://professorjosealexandre.blogspot.com.br/2011/05/jogo-da-memoria-com-obras-de-ivan-cruz_15.html. Acesso em: 15 nov 2013.
Imagem disponível em: http://professorjosealexandre.blogspot.com.br/2011/05/jogo-da-memoria-com-obras-de-ivan-cruz_15.html. Acesso em: 15 nov 2013.
Imagem disponível em: http://professorjosealexandre.blogspot.com.br/2011/05/jogo-da-memoria-com-obras-de-ivan-cruz_15.html. Acesso em: 15 nov 2013.
Professor, caso prefira, é possível exibir um vídeo com a biografia do artista e suas principais obras, que está disponível no seguinte endereço:
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dTzZ-womdL8. Acesso em: 16 nov 2013.
Este próximo endereço é de outro vídeo que também mostra as obras de Ivan Cruz acompanhadas de frases de motivação, revelando a importância de trabalhar brincadeiras e brinquedos na educação. É um excelente vídeo!
Vídeo disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=CUU4ad3sM_I. Acesso em: 16 nov 2013.
Imagem disponível em: http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/. Acesso em: 15 nov 2013.
REFLETINDO:
A parir da exposição das obras de arte ou da exposição dos vídeos, procure levar as crianças às seguintes reflexões:
Eleja uma obra de arte preferida da turma para que os alunos façam sua releitura. Para esta segunda atividade, será necessário tinta, pincéis, tela de pintura ou caixa de pizza, avental de pintura. Se não for possível utilizar esses materiais, os alunos podem fazer a releitura da tela em uma folha sulfite, com lápis de colorir ou giz de cera.
Procure separar um tempo amplo para que os alunos possam, sem pressa, interpretar e se expressar na sua releitura.
Com certeza surgirão lindos trabalhos!
Imagem disponível em: http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/. Acesso em: 16 nov 2013.
Reproduza o poema abaixo, de Olavo Bilac, em um cartaz ou na lousa da sala de aula e faça a leitura com as crianças. Providencie uma cópia para colar no caderno delas.
Imagem criada pela formadora no paint.
INTERPRETANDO O POEMA: (escreva as perguntas na lousa, para que as crianças copiem e respondam no caderno)
1) Quais são os brinquedos citados na poesia de Olavo Bilac?
2) As meninas brigavam por qual brinquedo?
3) No final, quem ganhou o brinquedo da disputa?
4) Você concorda com a atitude das meninas? Por quê?
Depois da interpretação do poema, peça aos alunos que façam a cruzadinha abaixo:
Imagem disponível em: http://lh6.ggpht.com/_mvJviqzDHSo/TEjmkS3kjAI/AAAAAAAAAPc/q1ir-OttVHw/s1600-h/image%5B2%5D.png. Acesso em: 15 nov 2013.
Para esta atividade, a proposta é confeccionar uma peteca. Veja as duas opções sugeridas. Para escolher, considere a faixa etária e o nível de desenvolvimento dos alunos.
1ª opção: Esta é uma opção mais fácil, indicada às turmas de faixa etária menor.
Imagem criada pela formadora no paint, a partir do site http://ceippcantinhodosaber.blogspot.com.br/2013/08/fazendo-uma-peteca_22.html. Acesso em: 16 nov 2013.
2ª opção: Esta opção é mais trabalhosa, mas com certeza ficará ótimo!
Imagem criada pela formadora no paint, a partir do site http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2010/04/06/peteca-maluca/. Acesso em: 16 nov 2013. e do site http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2010/06/vamos-brincar-de-peteca.html. Acesso em: 16 nov 2013.
Molde para a peteca:
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-K8yI-5lp7I4/UWMEVXAHpqI/AAAAAAAAiYI/oeDgfhTit5U/s1600/molde+peteca.png. Acesso em: 17 nov 2013.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_6NqeCimpOOw/TTYdm7shetI/AAAAAAAAAJ8/0ZfHRKz1so0/s1600/mickey_detetive.jpg. Acesso em: 25 nov 2013.
A proposta desta atividade é a realização de uma pesquisa familiar. É importante incentivar e propiciar momentos em que os alunos se tornem pesquisadores. Essa pesquisa possibilitará o conhecimento de brincadeiras tradicionais.
O objetivo da pesquisa é resgatar as brincadeiras que os familiares conhecem.
Siga o Roteiro abaixo:
É importantíssimo que os itens abaixo sejam pensados coletivamente, em sala de aula.
Como metodologia, utilize a entrevista, aqui estão as sugestões de perguntas para este instrumento de pesquisa:
PERGUNTAS PARA ENTREVISTA:
Para mais informação sobre o ensino de artes, acesse:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 16 nov 2013.
http://www.portaleducarbrasil.com.br/UserFiles/P0001/Image/PCNsEnsinoFundamental1/Arte.pdf. Acesso em: 16 nov 2013.
Para mais informações sobre as obras de Ivan Cruz, acesse:
http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/. Acesso em: 16 nov 2013.
http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/2012/02/blog-creche-municipal-zuzu-angel-rj.html. Acesso em: 16 nov 2013.
Durante as aulas, o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2015
Cinco estrelasMuito significativo ,vamos adaptar para a educação infantil.
07/05/2015
Cinco estrelasOtimo planejamento, adorei
17/02/2014
Cinco estrelasAdorei, vou adapta-la para educação.infantil
14/02/2014
Quatro estrelasEssa materia resgata muitas importancias esquecidas.Como brincadeiras antigas.