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O Estado Novo sob a égide do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP

 

08/12/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro de Castro Lüscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula permitirá ao aluno aprender sobre uma época de intensa produção cultural promovida pelo governo brasileiro, período no qual o Brasil vivia sob a ditadura de Getúlio Vargas, também conhecida como Estado Novo (1937-1945). A cultura, neste momento, tinha a função de difundir os valores deste governo autoritário e centralizador. Para tanto, foi criado em 1939, por decreto presidencial, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Cabia a este órgão coordenar os programas de radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa. O DIP era responsável por: produzir e divulgar a propaganda interna e externa do governo; controlar e censurar as produções culturais; promover atividades esportivas e recreativas; organizar manifestações cívicas, festas patrióticas, exposições, concertos, conferências. Desta forma, o DIP garantia ao governo exercer o controle da informação e o domínio da vida cultural do País. Vários Estados possuíam órgãos filiados ao DIP, os chamados "Deips". A propaganda política do DIP investiu no culto à figura do líder, sendo as crianças o principal alvo dessas propagandas. Entre suas principais iniciativas, estão também a “A Hora do Brasil” e o “Cinejornal Brasileiro”. O DIP foi extinto, assim como o Estado Novo, em 1945.

Esta aula possibilitará ao aluno problematizar os mecanismos de difusão de ideias, a relação entre cultura e política, compreendendo que a cultura pode, muitas vezes, servir aos interesses do poder.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno domine, mesmo que superficialmente, o contexto político da Era Vargas, sobretudo o Estado Novo, e que tenha noção de outros regimes com características totalitárias, como o nazismo e o fascismo italiano.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O governo de Getúlio Vargas representa um dos períodos mais interessantes da história política do Brasil; por isso mesmo, costuma ser constantemente trabalhado em sala de aula. Por outro lado, o tema já apresenta certo esgotamento em suas variadas abordagens, que, quase sempre, privilegiam um olhar mais abrangente sobre o período. A proposta desta aula é oferecer ao aluno a possibilidade de estudar uma das principais peças que compõem a estrutura administrativa que possibilitou a permanência de Getúlio Vargas ao longo dos quinze anos ininterruptos (1930-1945) à frente do governo federal.

O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), além de representar um aspecto valioso para a compreensão do período, também permite ao aluno problematizar os instrumentos de manipulação das massas, tanto naquela época quanto na atualidade. Para tanto, é necessário que o professor faça uma breve introdução expositiva da conjuntura política, econômica e social do período para recuperar conhecimentos já trabalhados.

 

DESENVOLVIMENTO

1ª AULA

Atividade 1

A princípio, os alunos deverão ter contato com algumas imagens representativas do contexto. Este momento é importante, pois servirá de base para que os alunos possam familiarizar-se com a análise crítica de imagens. O professor deverá incentivar os alunos a buscarem identificar os aspectos iconográficos que compõem cada figura e que debatam com os colegas suas percepções.

s/título

Cartaz convidando os trabalhadores para as comemorações do 1º de Maio. Ano: s/data. Disponível em: http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/era-vargas.html

s/título

Cartaz anunciando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ano: 1943. Disponível em: http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/era-vargas.html

s/título

Fotografia das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador no Estádio Vasco da Gama. Ano: 1942. Disponível em: http://www.convergencia.jor.br/af2007/jrn7bmartielli/galeria.htm

s/título

Imagem enaltecendo a figura de Vargas junto às crianças. Ano: s/data. Disponível em: http://www.convergencia.jor.br/af2007/jrn7bmartielli/galeria.htm

s/título

Capa da Cartilha Getúlio Vargas: o amigo das crianças. Ano: 1940. Disponível em: http://vargasdavidaparaahistoria.blogspot.com.br/2009/11/vargas-da-vida-para-historia.html

2ª AULA

Atividade 2

O professor deverá orientar os alunos na leitura do pequeno artigo disponível no site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/DIP. A leitura do artigo deverá ser seguida de um curto debate sobre o conteúdo exposto no texto. Os alunos deverão ser estimulados a relacionarem as informações contidas no texto com as imagens apresentadas na aula anterior.

Atividade 3

Neste momento da aula, com o conhecimento adquirido nas atividades anteriores, os alunos deverão pesquisar na Internet outros textos e imagens que complementem o material estudado. O professor poderá sugerir a pesquisa tanto no próprio site do CPDOC/FGV (http://cpdoc.fgv.br/), quanto em outras páginas, tais como a Revista de História da Biblioteca Nacional (http://www.revistadehistoria.com.br/) e o UOL Educação (http://educacao.uol.com.br/). É importante ressaltar que os alunos não devem restringir a consulta aos sites citados. Os mesmos devem servir como ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada em outros domínios virtuais.

3ª AULA

Atividade 4

Com base nas leituras, pesquisas e discussões feitas, o professor deverá propor aos alunos que elaborem panfletos que apresentem o presidente Getúlio Vargas para os diversos perfis sociais que compõem o povo brasileiro. Os alunos deverão direcionar a preparação dos panfletos para determinados grupos, tais como crianças, idosos, profissionais liberais, professores, imigrantes etc. Os panfletos deverão conter imagens e textos que corroborem para a construção da imagem daquele indivíduo retratado em um determinado nicho social. Para tanto, os alunos deverão usar como referência os materiais produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda. O fundamental deste trabalho é que os alunos possam compreender que a imagem de uma pessoa pode ser fabricada de acordo com os interesses em jogo.

CONCLUSÃO

Espera-se que, depois desta aula, os alunos dominem melhor o período da Era Vargas, especialmente o Estado Novo, e que também tenham adquirido maior conhecimento sobre a cultura brasileira produzida na época do Departamento de Imprensa e Propaganda. Assim, após as atividades, os alunos deverão ser capazes de analisar criticamente as matérias veiculadas em jornais e revistas, bem como a propagandas e outros produtos culturais que promovam a construção de figuras icônicas. Pretende-se que, com estas aulas, os alunos possam problematizar o culto a determinados políticos ou, até mesmo, a celebridades midiáticas.

Recursos Complementares

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o período, pode-se ler o artigo “Diretrizes do Estado Novo (1937-1945): Departamento de Imprensa e Propaganda” (disponível em:  http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/departamento-de-imprensa-e-propaganda-a-censura-no-estado-novo.htm) e “Departamento de Imprensa e Propaganda: A censura no Estado Novo” (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EducacaoCulturaPropaganda/DIP).

BIBLIOGRAFIA

FAUSTO, Boris. História do Brasil10. ed. São Paulo: Edusp, 2002.

NETO, Lira. Getúlio (1930-1945):do governo provisório à ditadura do Estado Novo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Avaliação

O professor poderá avaliar, além da participação dos alunos nas atividades e nos debates, os panfletos produzidos por eles. Neste material, os alunos deverão demonstrar a capacidade de mobilizar as imagens e elaborar textos que facilitem a compreensão do período estudado.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • José Júnior, Universidade Federal de Campina Grande , Paraíba - disse:
    jose.junior010@gmail.com

    04/03/2014

    Quatro estrelas

    Muito bem elaborada. Uma ótima proposta para o ensino de História do Brasil!


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