08/12/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro de Castro Lüscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Esta aula permitirá ao aluno aprender sobre uma época de intensa produção cultural promovida pelo governo brasileiro, período no qual o Brasil vivia sob a ditadura de Getúlio Vargas, também conhecida como Estado Novo (1937-1945). A cultura, neste momento, tinha a função de difundir os valores deste governo autoritário e centralizador. Para tanto, foi criado em 1939, por decreto presidencial, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Cabia a este órgão coordenar os programas de radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa. O DIP era responsável por: produzir e divulgar a propaganda interna e externa do governo; controlar e censurar as produções culturais; promover atividades esportivas e recreativas; organizar manifestações cívicas, festas patrióticas, exposições, concertos, conferências. Desta forma, o DIP garantia ao governo exercer o controle da informação e o domínio da vida cultural do País. Vários Estados possuíam órgãos filiados ao DIP, os chamados "Deips". A propaganda política do DIP investiu no culto à figura do líder, sendo as crianças o principal alvo dessas propagandas. Entre suas principais iniciativas, estão também a “A Hora do Brasil” e o “Cinejornal Brasileiro”. O DIP foi extinto, assim como o Estado Novo, em 1945.
Esta aula possibilitará ao aluno problematizar os mecanismos de difusão de ideias, a relação entre cultura e política, compreendendo que a cultura pode, muitas vezes, servir aos interesses do poder.
É importante que o aluno domine, mesmo que superficialmente, o contexto político da Era Vargas, sobretudo o Estado Novo, e que tenha noção de outros regimes com características totalitárias, como o nazismo e o fascismo italiano.
INTRODUÇÃO
O governo de Getúlio Vargas representa um dos períodos mais interessantes da história política do Brasil; por isso mesmo, costuma ser constantemente trabalhado em sala de aula. Por outro lado, o tema já apresenta certo esgotamento em suas variadas abordagens, que, quase sempre, privilegiam um olhar mais abrangente sobre o período. A proposta desta aula é oferecer ao aluno a possibilidade de estudar uma das principais peças que compõem a estrutura administrativa que possibilitou a permanência de Getúlio Vargas ao longo dos quinze anos ininterruptos (1930-1945) à frente do governo federal.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), além de representar um aspecto valioso para a compreensão do período, também permite ao aluno problematizar os instrumentos de manipulação das massas, tanto naquela época quanto na atualidade. Para tanto, é necessário que o professor faça uma breve introdução expositiva da conjuntura política, econômica e social do período para recuperar conhecimentos já trabalhados.
DESENVOLVIMENTO
1ª AULA
Atividade 1
A princípio, os alunos deverão ter contato com algumas imagens representativas do contexto. Este momento é importante, pois servirá de base para que os alunos possam familiarizar-se com a análise crítica de imagens. O professor deverá incentivar os alunos a buscarem identificar os aspectos iconográficos que compõem cada figura e que debatam com os colegas suas percepções.
Cartaz convidando os trabalhadores para as comemorações do 1º de Maio. Ano: s/data. Disponível em: http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/era-vargas.html
Cartaz anunciando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ano: 1943. Disponível em: http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/era-vargas.html
Fotografia das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador no Estádio Vasco da Gama. Ano: 1942. Disponível em: http://www.convergencia.jor.br/af2007/jrn7bmartielli/galeria.htm
Imagem enaltecendo a figura de Vargas junto às crianças. Ano: s/data. Disponível em: http://www.convergencia.jor.br/af2007/jrn7bmartielli/galeria.htm
Capa da Cartilha Getúlio Vargas: o amigo das crianças. Ano: 1940. Disponível em: http://vargasdavidaparaahistoria.blogspot.com.br/2009/11/vargas-da-vida-para-historia.html
2ª AULA
Atividade 2
O professor deverá orientar os alunos na leitura do pequeno artigo disponível no site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/DIP. A leitura do artigo deverá ser seguida de um curto debate sobre o conteúdo exposto no texto. Os alunos deverão ser estimulados a relacionarem as informações contidas no texto com as imagens apresentadas na aula anterior.
Atividade 3
Neste momento da aula, com o conhecimento adquirido nas atividades anteriores, os alunos deverão pesquisar na Internet outros textos e imagens que complementem o material estudado. O professor poderá sugerir a pesquisa tanto no próprio site do CPDOC/FGV (http://cpdoc.fgv.br/), quanto em outras páginas, tais como a Revista de História da Biblioteca Nacional (http://www.revistadehistoria.com.br/) e o UOL Educação (http://educacao.uol.com.br/). É importante ressaltar que os alunos não devem restringir a consulta aos sites citados. Os mesmos devem servir como ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada em outros domínios virtuais.
3ª AULA
Atividade 4
Com base nas leituras, pesquisas e discussões feitas, o professor deverá propor aos alunos que elaborem panfletos que apresentem o presidente Getúlio Vargas para os diversos perfis sociais que compõem o povo brasileiro. Os alunos deverão direcionar a preparação dos panfletos para determinados grupos, tais como crianças, idosos, profissionais liberais, professores, imigrantes etc. Os panfletos deverão conter imagens e textos que corroborem para a construção da imagem daquele indivíduo retratado em um determinado nicho social. Para tanto, os alunos deverão usar como referência os materiais produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda. O fundamental deste trabalho é que os alunos possam compreender que a imagem de uma pessoa pode ser fabricada de acordo com os interesses em jogo.
CONCLUSÃO
Espera-se que, depois desta aula, os alunos dominem melhor o período da Era Vargas, especialmente o Estado Novo, e que também tenham adquirido maior conhecimento sobre a cultura brasileira produzida na época do Departamento de Imprensa e Propaganda. Assim, após as atividades, os alunos deverão ser capazes de analisar criticamente as matérias veiculadas em jornais e revistas, bem como a propagandas e outros produtos culturais que promovam a construção de figuras icônicas. Pretende-se que, com estas aulas, os alunos possam problematizar o culto a determinados políticos ou, até mesmo, a celebridades midiáticas.
Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o período, pode-se ler o artigo “Diretrizes do Estado Novo (1937-1945): Departamento de Imprensa e Propaganda” (disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/departamento-de-imprensa-e-propaganda-a-censura-no-estado-novo.htm) e “Departamento de Imprensa e Propaganda: A censura no Estado Novo” (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EducacaoCulturaPropaganda/DIP).
BIBLIOGRAFIA
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 10. ed. São Paulo: Edusp, 2002.
NETO, Lira. Getúlio (1930-1945):do governo provisório à ditadura do Estado Novo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
O professor poderá avaliar, além da participação dos alunos nas atividades e nos debates, os panfletos produzidos por eles. Neste material, os alunos deverão demonstrar a capacidade de mobilizar as imagens e elaborar textos que facilitem a compreensão do período estudado.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/03/2014
Quatro estrelasMuito bem elaborada. Uma ótima proposta para o ensino de História do Brasil!