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Contando e reescrevendo um conto

 

26/11/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer características do gênero textual: conto;
  • Ouvir, ler, dramatizar e reescrever um conto;
  • Montar um livrinho de um conto reescrito por ele;
  • Refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 32 -37) o aluno deve:

- “Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura”- (p. 32)

- “Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia. ”- (p. 33)

- “Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas. ”- (p. 34)

- “Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais. ”- (p. 35)

- “Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. ”- (p. 36)

- “Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. ”- (p. 37)

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento.  Ano: 2  unidade 2. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de nov. 2013. 

Essa aula ainda tem como finalidade desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: LETRA VIVA - PGM. 10: PROTAGONISTAS DA PRODUÇÃO CULTURAL.

 

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Fonte: Sítio: “TV Escola. Série Letra Viva. Protagonistas da Produção Cultural”. Disponível em

<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4280>. Acesso em: 07 de nov. 2013.

 

De acordo com o vídeo, a qualidade da produção escrita dos alunos depende das oportunidades oferecidas para que eles escrevam. O foco das propostas apresentadas no vídeo é o trabalho com diferentes linguagens, escritas e reescritas que deve ser um recurso usado pelos professores, pois é muito importante para o desenvolvimento do aluno que deve ser, sempre, protagonista do ensino e da aprendizagem. O professor precisa pensar no resultado do cotidiano da sala de aula, ou seja, nas ações que vão gerar o resultado final de um trabalho. Porque o resultado de qualquer trabalho depende de ações como: quando as crianças podem desenhar, colorir, escrever, ler, errar e superar seus erros, no avanço da linguagem, tanto oral como escrita. É importante lembrar todo o tempo que o produto final de uma atividade revela uma série de saberes e práticas e os alunos precisam reconhecê-los como saberes construídos não no fim, mas no processo e em cada momento da aula.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo algumas versões do Conto “Chapeuzinho Vermelho”

 

Professor, inúmeras são as possibilidades de trabalho com escrita e reescrita de contos. A escolha das atividades mais adequadas vai depender do nível de desenvolvimento e da aquisição do Sistema de Escrita Alfabética em que seus alunos se encontram. Portanto, antes de elaborar sua aula você deve levar em consideração esse aspecto para planejar intervenções que favoreçam o avanço da escrita de seus alunos. É necessário planejar situações de aprendizagem que mobilizem o saber dos alunos e o desejo de se arriscarem na construção de sua escrita.

Nessa aula você pode propor aos alunos um passeio à biblioteca da escola para que escolham o conto que vão trabalhar, ou pode fazer uma seleção dos que você acha melhor. Para elaboração dessa aula foi escolhido o conto “Chapeuzinho Vermelho” por acreditar que, como a maioria das pessoas já conhecem a história, fica mais fácil entender a proposta das atividades.

 

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Fonte da imagem disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DNC-6-qhJ-s>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

Professor, você deve utilizar um projetor multimídia para projetar o vídeo para os alunos assistirem.   Se não for possível você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

 

Se você achar melhor, pode levar para a sala de aula um livro que apresenta uma das versões dessa história, leia para os alunos e permita que eles vejam as imagens.

Quando o professor lê para os alunos, mostra-lhes seu comportamento leitor e contribui para que eles se familiarizem com o universo letrado. Por isso, é fundamental preparar sua leitura ensaiando em voz alta, planejando intervenções para fazer antes, durante ou depois da leitura. Ao trazer um material para ler você também não deve se esquecer da apresentação adequada do livro, para despertar o interesse pelos desenhos e pela leitura.

  • Organize os alunos em roda de conversa. 

A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança. Ouça a opinião dos alunos e faça a mediação ao debate. Reforce a importância da participação de todos e do respeito às diferentes opiniões.

  • Comente com eles que essa história tem várias versões e pergunte se alguém conhece alguma versão diferente da apresentada no vídeo ou no livro. Deixe que contem algumas versões. A comparação de versões de um mesmo texto permite estabelecer critérios de escolha de uma leitura ou contação.

Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis e foi publicada pela primeira vez no ano de 1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Depois disso, o conto é apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a infância das crianças em vários países e épocas. Uma das versões mais conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos Irmãos Grimm. E dentro da versão dos próprios Irmãos Grimm existem diferentes finais. Muitos outros finais foram inventados por outros autores e provavelmente os alunos conhecem vários deles. Esse é um momento interessante para que eles confrontem os finais e defenda o final que mais lhe agrada. Compare os trechos das histórias. Pergunte e analise com eles em que momentos as versões se diferem.

Algumas versões podem ser encontradas nos sítios abaixo:

<http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20110321103125AA3nryM>, acesso em: 10 de nov. 2013. Nessa versão o caçador mata o lobo com um tiro. Mas consegue tirar a vovó inteirinha de dentro da barriga dele, e ainda bem viva.

<http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1>, acesso em: 10 de nov. 2013. Nessa versão o caçador corta a barriga do lobo enquanto dorme, tira Chapeuzinho vermelha e sua avó de lá e coloca pedras no lugar. Quando o lobo acorda, vai beber água no rio e se sente muito pesado, cai no rio e morre afogado, de tanto peso não consegue nadar.

<http://www.recantodasletras.com.br/cordel/153457>, acesso em: 10 de nov. 2013. Versão em poesia na qual o lobo engole a vovó, mas o caçador quer preservar a vida do lobo, e um veterinário faz a cirurgia, tira vovó de dentro da barriga dele e depois de recuperado ele volta à floresta.

<http://sitededicas.ne10.uol.com.br/hti_cv09.htm>, acesso em: 10 de nov. 2013. O lobo convence Chapeuzinho a passar por um caminho cheio de flores para ela fazer um buquê para vovó. No final o caçador coloca pedras também na barriga do lobo quando tira a vovó, mas ele cai no chão quando acorda e morre. A menina afirma que nunca mais desobedeceria a mãe que havia orientado a passar por outro caminho.

Muitas outras versões podem ser encontradas em livros ou em pesquisas na internet.

  • Conte aos alunos que farão algumas atividades com esse conto, mas que eles terão a opção de escolherem a versão preferida para os trabalhos. Comente que o produto final será um pequeno livro com a história contada e escrita por eles. Motive-os.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Representando o conto “Chapeuzinho Vermelho”

 

  • Proponha aos alunos uma dramatização do conto;
  • Organize os alunos em grupos de 4 ou mais alunos;
  • Solicite que escolham uma versão para apresentarem e a forma de apresentação;
  • Auxilie-os na preparação dos materiais;
  • Motive-os a fazerem apresentações diferentes, como:

 

Fantoches de palitos

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Fonte: Imagens da própria autora. Aluna apresentando o conto Chapeuzinho Vermelho, na Escola de Educação Básica - Eseba – UFU. 2013.

 

Teatro de fantoches

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Fonte: Imagem da própria autora. Alunas apresentando o conto Chapeuzinho Vermelho na Escola de Educação Básica - Eseba – UFU. 2013.

 

Teatro

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Fonte da imagem disponível em: <http://cetim.over-blog.com/80-index.html>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

Dedoche

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Fonte da imagem disponível em:

<http://www.brasilimportador.com/loja/product_info.php?products_id=2272>. Acesso em: 10 de nov. 2013.

 

  • Você deverá ajudar os alunos em tudo que for necessário e depois das apresentações deve apontar os possíveis erros e inconvenientes ocorridos.

 

Socializando

Professor, essa atividade deve envolver os pais, portanto, após a apresentação e o apontamento do que é necessário melhorar, proponha a eles uma apresentação para os mesmos. Combinem fazer um evento para que os pais e os alunos de outras turmas possam assistir. Discuta com os alunos qual será a melhor forma de apresentar as histórias aos pais. Faça o planejamento junto com eles. Este evento poderá ter diversos desdobramentos, que possibilitem o trabalho com diferentes gêneros textuais, tais como:

  • Elaboração de um convite aos pais;
  • Solicitação de autorização para realização do evento, à direção da Escola;
  • Lista de tarefas;
  • Relatório da atividade;
  • Dentre outros.

Durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da sua escola, utilizar recursos tecnológicos, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou fazer a edição de um filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

  

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Reescrita do conto

 

Essa atividade consiste na escrita espontânea do conto na versão escolhida pelos alunos. A escrita espontânea deve fazer parte do cotidiano dos alunos em processo de alfabetização. E essa aula é uma ótima oportunidade para o aluno relatar a história e aproximar-se da escrita convencional depois da experiência com o texto, pois, dessa forma, o contexto se torna bastante significativo para ele.

Quando uma atividade é vivenciada pelo grupo o momento do relato se torna bem rico, pois ele vai adquirindo maior riqueza de detalhes e sequência dos fatos. Quando o aluno registra o que vivenciou, sua escrita retrata um significado maior e é estimulado a escrever de forma mais natural.

  • Proponha aos alunos que escrevam em detalhes as partes da história;

  • Instrua-os a não se esquecerem de colocar o título, separar em parágrafos, apontar os diálogos e pontuar o texto corretamente;

  • Faça a correção individual e reescrita, caso necessite.

A escrita de textos conhecidos pelos alunos dá a eles a impressão de que estão brincando, o que torna a atividade prazerosa e lúdica, ao mesmo tempo em que ajudam na reflexão sobre a escrita e no desenvolvimento dos procedimentos de leitura.

  •  Organize os alunos em novas duplas de forma que tenham saberes diferentes a serem compartilhados.

Um dos alunos dita as partes da história enquanto o outro escreve. Permita que, em dupla, eles escolham sobre qual versão desejam escrever. Deixe que discutam como será a escrita, quem será o escriba, o jeito de escrever as palavras.

Cuide para que nos agrupamentos os alunos estejam em níveis diferentes de aquisição da língua escrita, como, um no nível silábico e outro no nível silábico-alfabético para que um possa ajudar o outro em suas hipóteses. Dessa forma eles podem discutir o que pensam e conversar sobre as possibilidades de escrita.

  •  Instrua a colaborarem um com o outro na dupla, pois o trabalho é de cooperação, os dois são autores.

Todos os alunos devem fazer essa atividade de escrita, inclusive os que ainda não leem e escrevam convencionalmente. Quando o professor acredita que os alunos são capazes de escrever textos de seu cotidiano pode planejar atividades significativas para eles. Além disso, é possível prever intervenções a serem feitas enquanto os alunos trabalham.

O professor não pode esquecer que saberes diferentes precisam de interferências diversas. É preciso ajustar as necessidades dos alunos às intervenções adequadas. Em uma mesma atividade deve-se variar os encaminhamentos, dependendo do conhecimento do aluno ou em qual momento do processo de aquisição da escrita alfabética ele se encontra.

  • Explique que será confeccionado um pequeno livro com as histórias dos alunos com diferentes versões.
  • Entregue para eles as folhas de papel para a reescrita do conto e desenho das cenas. 

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  • ·Corrija os textos e faça as interferências necessárias individualmente.

 

  •  Peça aos alunos que reescrevam o texto com as devidas correções, se achar necessário.

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 Fonte: Imagens da própria autora. Autoria de duas alunas do 2º ano da Escola de Educação Básica – ESEBA- UFU. 2013.

 

Organizando o livrinho de contos

Professor, esta etapa cabe a você a orientação e montagem. Depois da reescrita dos contos, organize os textos em forma de um livrinho. Para isso, leve para sala de aula um livro que contenha vários contos ou textos, para que eles vejam como é organizado: capa, índice, prefácio, dentre outros.

Discuta com eles o que deverão fazer:

1º Criar uma capa: eles poderão fazer uma ilustração e depois escolherem por meio de votação qual ficou mais representativo ou cada um faz uma parte.

2º Escolher o nome do livrinho: podem sugerir vários nomes e escolherem um dentre as sugestões por meio de votação.

3º Elaborar o índice: isto só poderá ser feito depois de organizar os contos. Discuta com eles sobre a ordem dos contos. A forma mais democrática é a ordem alfabética, mas eles podem optar por outro critério.

4º Fazer o prefácio: você enquanto organizador tem este direito.

5º Criar uma contra capa: coloque os nomes de todos os autores. É importante identificá-los.

 

Depois de montar todas as etapas do livro, falta apenas reproduzi-lo e marcar o dia do lançamento. Faça uma manhã/tarde de autógrafos e convide a família para prestigiar. Com certeza eles vão se sentir os verdadeiros escritores.

Recursos Complementares

O filme Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mal, no site do Youtube, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=S2fJF1lR1mY  acesso em: 10 de nov. 2013,apresenta uma versão do Conto de Chapeuzinho Vermelho com a participação dos Três Porquinhos. São eles que salvam a Chapeuzinho.

 

No sítio Jogar Jogos de Menina, disponível em : http://www.jogarjogosdemeninas.com/jogos-garotas/412/Chapeuzinho-Vermelho.html  acesso em: 10 de nov. 2013, há um jogo em que o jogador leva Chapeuzinho a comer as bolachinhas pelo caminho, enquanto o Lobo Mal tenta pegá-la. Bom para melhorar a coordenação motora, lateralidade e direção.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Tem como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: demonstrou conhecer as características do gênero textual: conto; foi capaz de ler ou acompanhar a leitura do conto, dramatizar e reescrever um conto. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita, bem como a capacidade de revisar textos. Analise se houve progresso no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

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