Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A piracema e a preservação dos peixes das bacias hidrográficas brasileiras

 

08/12/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 Com esta aula o aluno poderá:
  • Compreender o que é a piracema e o motivo da sua implantação no território brasileiro;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes a presença dos peixes nas bacias hidrográficas brasileiras;
  • Exercitar o processo de observação da implantação da piracema;
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação a necessidade de mudança de hábitos para a preservação dos recursos naturais e evitar a extinção de espécies de peixes das bacias hidrográficas brasileiras.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de recursos naturais e bacias hidrográficas.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a), a poesia é um canal de comunicação e de mobilização do conhecimento, mostra o mundo por intermédio da linguagem poética, que recria a realidade e possibilita desenvolver a capacidade de observar e analisar as paisagens. Assim, em um primeiro momento, permita aos alunos que realizem individualmente a leitura da poesia “O Peixe”. Depois, realize a leitura coletiva e explore as questões apresentadas em seguida.

Tendo como recurso a poesia O Peixe, de Patativa do Assaré, provoque uma discussão sobre a necessidade de observar aquilo que não está visível e que compõem as paisagens dos rios, como a vida animal.

 

Leia a poesia:

 

O Peixe

Patativa do Assaré

Tendo por berço o lago cristalino,
Folga o peixe, a nadar todo inocente,
Medo ou receio do porvir não sente,
Pois vive incauto do fatal destino.

Se na ponta de um fio longo e fino
A isca avista, ferra-a inconsciente,
Ficando o pobre peixe de repente,
Preso ao anzol do pescador ladino.

O camponês, também, do nosso Estado,
Ante a campanha eleitoral, coitado!
Daquele peixe tem a mesma sorte.

Antes do pleito, festa, riso e gosto,
Depois do pleito, imposto e mais imposto.
Pobre matuto do sertão do Norte!

 

Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/anton07.html

Acesso em:novembro de 2013

 

Questões:

1.            Sublinhe as palavras desconhecidas, pesquise no dicionário e anote no caderno o significado.

2.            No caderno, responda as questões:

a.            De que animal trata a poesia?

b.            Em que lugar vive o animal da poesia?

c.            Quem é o principal inimigo do animal da poesia?

d.            A região Norte é apresentada na poesia. Qual a principal bacia hidrográfica desta região?

 

Comentário: Incentive a leitura da poesia que além de tratar do peixe, também possibilita a ampliação do conceito de cidadania a partir da reflexão e discussão sobre como o eleitor é tratado. Para isso, solicite aos alunos que sublinhem no texto a estrofe que retrata a situação em que vive o camponês e amplie a discussão sobre o assunto.  

 

SEGUNDO MOMENTO

Professor(a) para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala. A atividade também poderá ser desenvolvida no Laboratório de Informática da Escola. Com o computador conectado a internet, solicite aos alunos que acessem o link http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u1128.shtml que apresenta uma reportagem sobre o fenômeno da piracema. Caso não tenha acesso à internet providencie cópia da reportagem disponível.

 

ATIVIDADE

Peça aos alunos que leiam a  reportagem “Fenômeno e lenda da piracema atraem turistas a Piracicaba” (figura 1), que sublinhem as palavras desconhecidas e que busquem o seu significado no dicionário anotando-o no caderno.

Observação: O dicionário poderá ser impresso ou digital, sugere-se que acesse o endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx.

 

Figura 1: Texto “Fenômeno e lenda da piracem atraem turistas a Piracicaba”

piracema

 

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u1128.shtml

 Acesso em: novembro de 2013

 

Após a leitura do texto, proponha a atividade a seguir que são questões que os alunos devem responder no caderno:

a.    Os índios Guarani ocupavam varias regiões do território brasileiro, como o lugar em que hoje fica Piracicaba, localizada no estado de São Paulo, e falavam a língua tupi-guarani. Nesta língua, qual o significado da palavra Piracicaba?

b.    O que significa a palavra piracema. Com suas palavras explique o que é este fenômeno?

c.    Entre que meses do ano ocorre a piracema? Qual a sua duração?

d.    Antigamente existia uma fartura de peixes no período da piracema, mas atualmente tem ocorrido a sua diminuição. Que fatores têm interferido neste fenômeno natural em Piracicaba?

e.    A piracema é o movimento dos cardumes de peixes que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução. Faça uma ilustração representando o fenômeno da piracema.

f.     No mapa da hidrografia disponível no endereço web http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm, identifique a bacia hidrográfica em que se localiza o município de Piracicaba.

g.    Agora, localize o estado em que você vive. De que bacia hidrográfica ele faz parte?

 

Comentário: Piracema é o movimento dos cardumes de peixe que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução. Na maior parte do Brasil, a piracema coincide com o período das chuvas de verão e a duração da viagem varia.

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) comente com os alunos que a jornada de subida rio acima é importante para o processo de reprodução. Neste momento, os peixes queimam gordura o que estimula a produção de hormônios que levam ao amadurecimento dos órgãos sexuais. Neste período, como ficam em grande quantidade e nadando contra a maré os cardumes de peixes tornam-se presas fáceis. Para evitar a extinção de espécies o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) proíbe a pesca de algumas espécies, mas nem todos tem respeito por este período e coloca em risco os peixes das bacias hidrográficas brasileiras. Existe um projeto do governo que para aos pescadores profissionais, as pessoas que vivem da pesca, recebam um salário para que neste período não pesquem o que contribui para a preservação das espécies.

Para conhecer um pouco mais o lugar em que os alunos vivem proponha uma atividade de pesquisa.

1.            Organize os alunos em duplas;

2.            Solicite que pesquisem com seus familiares, em livros ou na internet as espécies de peixes que são encontradas na principal bacia hidrográfica do estado que vivem. Depois, procurem identificar se existe alguma espécie de peixe que está em extinção ou que corre o risco de extinguir e façam uma lista no caderno;

3.            Durante a pesquisa peça para que selecionem imagens dos peixes encontrados na bacia hidrográfica do estado em que vivem. Caso não tenham imagens poderão desenhar as espécies de peixes;

4.            Peça para cada dupla elaborar um cartaz, em cartolina, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar as espécies de peixes e de respeitar o período da piracema;

5.            No dia combinado, organize um espaço na escola e solicite aos alunos que levem os cartazes e as imagens das espécies de peixes.

6.            Proponha então, como tarefa final que, coletivamente, organizem um painel para exporem as imagens das espécies de peixes das bacias hidrográficas do lugar em que vivem.

 

Comentário: É importante instruir aos alunos que, ao lado da imagem, coloquem uma plaquinha com a descrição das espécies e também, que se Identifique na escola lugares estratégicos para a exposição dos cartazes.

Professor(a) desenvolva esta atividade em parceria com a disciplina de Ciências, que poderá ampliar a discussão sobre recursos naturais e as espécies de peixes, Artes poderá contribuir com a produção dos desenhos e, com Português, a produção e organização dos cartazes. 

Recursos Complementares

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

 Acesso em: maio de 2013

 

ANA

 Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

 Acesso em:novembro de 2013

 

BACIAS HIDROGRÁFICAS

 Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/bacias_hidrograficas.htm

 Acesso em:novembro de 2013

 

BRASIL HIDROGRAFIA

 Disponível em: http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm

 Acesso em:novembro de 2013

 

MINISTERIO DA PESCA E AQUICULTORES - MPA

Disponível em: http://www.mpa.gov.br/

Acesso em:novembro de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer que a existência dos peixes nas bacias hidrográficas e a ação dos seres humanos que podem provocar extinção de algumas espécies;
  5. A habilidade de realizar trabalho em grupo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patrícia Segtowich, Secretaria Estadual de Educação - SEDUC , Pará - disse:
    patbio1@yahoo.com.br

    09/12/2013

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão de aula. A metodologia pode ser usada em diferentes disciplinas como a minha - Biologia. parabêns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.