Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os produtos consumidos no dia a dia: compreendendo o processo de produção do açúcar

 

19/11/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula o aluno poderá:
  • Exercitar o processo de observação dos produtos consumidos no dia a dia;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes aos produtos consumidos no dia a dia;
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação ao processo de produção e consumo.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recursos naturais e matéria-prima

Estratégias e recursos da aula
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

PRIMEIRO MOMENTO

Tendo como recurso uma receita culinária, gênero literário discursivo, presente no dia a dia, que tem como objetivo apresentar os ingredientes e informar sobre o processo de produção do alimento, aproveite para propor uma conversa sobre a matéria prima. 

1.                   Leia a receita abaixo:

 

DOCE DE CAJU EM CALDA

Ingredientes

6 xícaras de açúcar

4 xícaras de água

20 cajus maduros

 

Modo de preparo

Coloque açúcar e a água em uma panela, leve ao fogo alto mexendo sempre.

Deixe o açúcar dissolver e a mistura começar a ferver.
Pare de mexer e deixe cozinhar até obter uma calda em ponto de fio grosso.
Tire a pele dos cajus e retire as castanhas.
Colocando-os em uma tigela grande com água.
Quando a calda chegar no ponto, fure os cajus em 3 ou 4 lugares com um garfo, aperte entre as mãos para escorrer o excesso de água e coloque aos poucos na panela.       
Cozinhe os cajus na calda fervente por cerca de 30 minutos ou até ficarem macios e a calda engrossar.

Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora

 

Disponível em: http://www.receitastipicas.com/receitas/doce-de-caju-em-calda.html

Acesso em: novembro de 2013

 

Imagem 1: Doce de Caju

caju 

Disponível em: http://www.madameaubergine.com.br/img/receitas_doce_caju.png

Acesso em: novembro de 2013

 

2.                   Converse com os alunos sobre:

a.                   Você já comeu doce de caju? O que achou?

b.                   Que ingredientes foram utilizados no preparo do doce?

c.                   Qual o principal produto da receita?

d.                   Que produtos da receita você consome no seu dia a dia?

e.                   Que produtos da receita tem origem vegetal?

f.                    E qual tem origem mineral? 

 

Comentário: Professor(a) se possível, com os alunos, prepare a receita do doce de caju que poderá ser servido, posteriormente, para a comunidade escolar.

 

SEGUNDO MOMENTO

Comentário: O caju e o açúcar são os principais ingredientes da receita. O caju é uma fruta típica do Brasil que é encontrado na natureza, mas que também é produzido em grande quantidade para fins comerciais como para a produção de doce, suco ou da castanha. A cana de açúcar é cultivada em grande quantidade, e é matéria prima para a produção do açúcar e de outros produtos como o álcool.

O caju e a cana de açúcar são plantas que se reproduzem melhor em áreas de clima tropical como o do Brasil. O caju e o açúcar são recursos naturais que são encontrados na, mas que também podem ser cultivados cultivados. No dia a dia utilizamos diferentes produtos industrializados, como o açúcar, mas muitas vezes não sabemos qual a origem da matéria prima e o processo pelo qual o produto passou para ficar pronto e chegar nas nossas casas, por isso, para saber o que os alunos conhecem sobre a produção desse produto, questione os alunos:

  • Qual a matéria prima do açúcar?
  • Você saberia explicar como o açúcar é produzido?
  • E o caminho que ele percorre para chegar até as nossas mesas? 

 

A fim de confirmar ou ampliar o conhecimento demonstrado pelos alunos, solicite-lhes que pesquisem com seus familiares, em livros ou na internet como é o processo de produção do açúcar. Devem investigar todo o processo: plantio da cana de açúcar, colheita, transporte para a usina, transformação do produto, transporte para o comércio, pessoa fazendo compra e o uso do produto em casa.

 

TERCEIRO MOMENTO

A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. "A linguagem das HQs, com a adoção de um personagem fixo, ação fragmentada em quadros e balõezinhos de texto, surgiu nos jornais sensacionalistas de Nova York com o Yellow Kid (Menino Amarelo)", diz o historiador e jornalista Álvaro de Moya, autor do livro História da História em Quadrinhos. [...] Se a gente for buscar as primeiras raízes das HQs, podemos chegar às pinturas rupestres feitas pelos homens pré-históricos, que serviam para contar, por exemplo, como eram suas aventuras nas caçadas. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-inventou-a-historias-em-quadrinhos>, acesso em: novembro de 2013

A história em quadrinhos é, também, outro recurso didático que deverá ser utilizado para a continuação da discussão do assunto – Matéria prima.

1.                   Organize os alunos em duplas;

2.                   Solicite que apresentem um para o outro o resultado de suas pesquisas;

3.                   Incentive que elaborem uma história em quadrinhos contando o processo de produção do açúcar desde o plantio até o consumidor final tendo como referencia as pesquisas realizadas;

Comentário: Comente com os alunos que a história em quadrinhos deve apresentar diálogo, vários personagens e deve apresentar todo o processo de produção até o consumidor final.

4.                   Aproveite e organize, com os alunos, um livro de história em quadrinhos da turma e, se possível, produza outras cópias que poderão ser entregues para suas famílias em um dia de autógrafos, onde  poderá ser servido doce de caju para a comunidade participante.

Professor(a) desenvolva esta atividade em parceria com a disciplina de Artes, que poderá contribuir com a produção dos desenhos e, com a de Língua Portuguesa, para o  estabelecimento do diálogo.

Recursos Complementares
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Água

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html

Acesso em: maio de 2013

 

Cultivo do cajueiro - EMBRAPA

Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Caju/CultivodoCajueiro/

Acesso em: novembro de 2013

 

 

Quadrinhos – Nova Escola

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/quadrinhos/

Acesso em: novembro de 2013

 

Cultivo cana de açúcar – MAPA

Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/cana-de-acucar

Acesso em: novembro de 2013

Avaliação
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer que os produtos industrializados que consumimos tem origem na matéria prima; A colaboração da família no processo de ensino e de aprendizagem;
  5. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  6. A elaboração da história em quadrinhos como forma de divulgar os conhecimentos adquiridos.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.