19/11/2013
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Recursos naturais e matéria-prima
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Tendo como recurso uma receita culinária, gênero literário discursivo, presente no dia a dia, que tem como objetivo apresentar os ingredientes e informar sobre o processo de produção do alimento, aproveite para propor uma conversa sobre a matéria prima.
1. Leia a receita abaixo:
DOCE DE CAJU EM CALDA
Ingredientes
6 xícaras de açúcar
4 xícaras de água
20 cajus maduros
Modo de preparo
Coloque açúcar e a água em uma panela, leve ao fogo alto mexendo sempre.
Deixe o açúcar dissolver e a mistura começar a ferver.
Pare de mexer e deixe cozinhar até obter uma calda em ponto de fio grosso.
Tire a pele dos cajus e retire as castanhas.
Colocando-os em uma tigela grande com água.
Quando a calda chegar no ponto, fure os cajus em 3 ou 4 lugares com um garfo, aperte entre as mãos para escorrer o excesso de água e coloque aos poucos na panela.
Cozinhe os cajus na calda fervente por cerca de 30 minutos ou até ficarem macios e a calda engrossar.
Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora
Disponível em: http://www.receitastipicas.com/receitas/doce-de-caju-em-calda.html
Acesso em: novembro de 2013
Imagem 1: Doce de Caju
Disponível em: http://www.madameaubergine.com.br/img/receitas_doce_caju.png
Acesso em: novembro de 2013
2. Converse com os alunos sobre:
a. Você já comeu doce de caju? O que achou?
b. Que ingredientes foram utilizados no preparo do doce?
c. Qual o principal produto da receita?
d. Que produtos da receita você consome no seu dia a dia?
e. Que produtos da receita tem origem vegetal?
f. E qual tem origem mineral?
Comentário: Professor(a) se possível, com os alunos, prepare a receita do doce de caju que poderá ser servido, posteriormente, para a comunidade escolar.
SEGUNDO MOMENTO
Comentário: O caju e o açúcar são os principais ingredientes da receita. O caju é uma fruta típica do Brasil que é encontrado na natureza, mas que também é produzido em grande quantidade para fins comerciais como para a produção de doce, suco ou da castanha. A cana de açúcar é cultivada em grande quantidade, e é matéria prima para a produção do açúcar e de outros produtos como o álcool.
O caju e a cana de açúcar são plantas que se reproduzem melhor em áreas de clima tropical como o do Brasil. O caju e o açúcar são recursos naturais que são encontrados na, mas que também podem ser cultivados cultivados. No dia a dia utilizamos diferentes produtos industrializados, como o açúcar, mas muitas vezes não sabemos qual a origem da matéria prima e o processo pelo qual o produto passou para ficar pronto e chegar nas nossas casas, por isso, para saber o que os alunos conhecem sobre a produção desse produto, questione os alunos:
A fim de confirmar ou ampliar o conhecimento demonstrado pelos alunos, solicite-lhes que pesquisem com seus familiares, em livros ou na internet como é o processo de produção do açúcar. Devem investigar todo o processo: plantio da cana de açúcar, colheita, transporte para a usina, transformação do produto, transporte para o comércio, pessoa fazendo compra e o uso do produto em casa.
TERCEIRO MOMENTO
A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. "A linguagem das HQs, com a adoção de um personagem fixo, ação fragmentada em quadros e balõezinhos de texto, surgiu nos jornais sensacionalistas de Nova York com o Yellow Kid (Menino Amarelo)", diz o historiador e jornalista Álvaro de Moya, autor do livro História da História em Quadrinhos. [...] Se a gente for buscar as primeiras raízes das HQs, podemos chegar às pinturas rupestres feitas pelos homens pré-históricos, que serviam para contar, por exemplo, como eram suas aventuras nas caçadas. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-inventou-a-historias-em-quadrinhos>, acesso em: novembro de 2013
A história em quadrinhos é, também, outro recurso didático que deverá ser utilizado para a continuação da discussão do assunto – Matéria prima.
1. Organize os alunos em duplas;
2. Solicite que apresentem um para o outro o resultado de suas pesquisas;
3. Incentive que elaborem uma história em quadrinhos contando o processo de produção do açúcar desde o plantio até o consumidor final tendo como referencia as pesquisas realizadas;
Comentário: Comente com os alunos que a história em quadrinhos deve apresentar diálogo, vários personagens e deve apresentar todo o processo de produção até o consumidor final.
4. Aproveite e organize, com os alunos, um livro de história em quadrinhos da turma e, se possível, produza outras cópias que poderão ser entregues para suas famílias em um dia de autógrafos, onde poderá ser servido doce de caju para a comunidade participante.
Professor(a) desenvolva esta atividade em parceria com a disciplina de Artes, que poderá contribuir com a produção dos desenhos e, com a de Língua Portuguesa, para o estabelecimento do diálogo.
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Água
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html
Acesso em: maio de 2013
Cultivo do cajueiro - EMBRAPA
Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Caju/CultivodoCajueiro/
Acesso em: novembro de 2013
Quadrinhos – Nova Escola
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/quadrinhos/
Acesso em: novembro de 2013
Cultivo cana de açúcar – MAPA
Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/cana-de-acucar
Acesso em: novembro de 2013
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/11/2013
Quatro estrelasÓtima forma de trabalhar, os alunos participam e buscam o cotidiano.